Futebol Clube do Porto e FC Porto SAD

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
O dinheiro da Ithaka é relativo a 25 anos.

Não é dinheiro para "resolver" as contas do atual exercício.

Não é para daqui a 1 ano vendermos outros 30% e em outros 2 ou 3 anos o restante.

Não tenho certeza como vai ser incorporado nas contas, mas a lógica e a prudência indicam que o mais correto seja a repartição contabilística pelos 25 anos.

Tal como, por exemplo, o custo das aquisições de jogadores é amortizado pelos anos de contrato dos jogadores e não no exercício relativo à compra.

Numa gestão séria, competente, que não se ilude, é o caminho mais correto.
Isso não faz sentido. É uma mais valia que vai entrar agora. É capital da nova Porto Stadco.
 
  • Like
Reações: bad_person

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,652
25,822
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O dinheiro da Ithaka é relativo a 25 anos.
Não considero isso assim.
Se fosse um patrocínio, teriamos de dividir o valor pelos 25 anos.
Mas isto é a venda de uma participação. A Ithaka fica imediatamente com 30% portanto creio que o dinheiro deverá ser contabilizado nas contas deste ano...
Mas isto é a minha leitura de leigo...
 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,455
5,930
Não considero isso assim.
Se fosse um patrocínio, teriamos de dividir o valor pelos 25 anos.
Mas isto é a venda de uma participação. A Ithaka fica imediatamente com 30% portanto creio que o dinheiro deverá ser contabilizado nas contas deste ano...
Mas isto é a minha leitura de leigo...
_____________



Não estou a dizer que não vá ser contabilizado por inteiro neste exercício.

Escrevi que não sabia como irá ser incorporado.

Agora, o dinheiro corresponde à venda de uma participação de 30% relativa a 25 anos.

A gestão, independentemente da forma como essa entrada de dinheiro irá contabilisticamente ser integrada, tem que ser feita tendo isso em conta.

O pensamento não pode ser que o dinheiro é para resolver o atual exercício.

Isso seria a direção anterior, que vivia no curto prazo, iludindo associados e adeptos.

O pensamento correto é que esse dinheiro tem que ser muito bem administrado.

As pessoas têm que ter a noção que não há muito mais por onde nos agarrarmos.

As receitas televisivas não chegam, as receitas da UEFA e as mais-valias dos jogadores são incertas, umas vezes existem outras não.

Metade do estádio já está na Sad.

Agora são 30% das receitas comerciais a 25 anos.

Daqui a 2 ou 3 anos, vendemos outros 30% para resolvermos os problemas de curto-prazo, vulgo "empurrar com a barriga"?

Não podemos andar nesta vida.

É esse o ponto.

Não adianta responsabilizarmos a direção anterior pela sua gestão errática e miserável e agora acharmos que o dinheiro da Ithaka é para "resolver" as contas de 1 (!) época.

Ou queremos que o Clube se reerga e posteriormente, a médio-prazo, suba vários outros patamares (aqueles onde já deveríamos estar há muito) e fazemos por isso, ou então vamos continuar nesta vida ad-eternum, iludidos e constantemente afundados e resignados.

Eu por mim, sei muito bem onde quero que o meu Clube esteja daqui a 5 anos, daqui a 10 anos.
 

Asterix

Bancada central
20 Junho 2016
1,325
603
_____________



Não estou a dizer que não vá ser contabilizado por inteiro neste exercício.

Escrevi que não sabia como irá ser incorporado.

Agora, o dinheiro corresponde à venda de uma participação de 30% relativa a 25 anos.

A gestão, independentemente da forma como essa entrada de dinheiro irá contabilisticamente ser integrada, tem que ser feita tendo isso em conta.

O pensamento não pode ser que o dinheiro é para resolver o atual exercício.

Isso seria a direção anterior, que vivia no curto prazo, iludindo associados e adeptos.

O pensamento correto é que esse dinheiro tem que ser muito bem administrado.

As pessoas têm que ter a noção que não há muito mais por onde nos agarrarmos.

As receitas televisivas não chegam, as receitas da UEFA e as mais-valias dos jogadores são incertas, umas vezes existem outras não.

Metade do estádio já está na Sad.

Agora são 30% das receitas comerciais a 25 anos.

Daqui a 2 ou 3 anos, vendemos outros 30% para resolvermos os problemas de curto-prazo, vulgo "empurrar com a barriga"?

Não podemos andar nesta vida.

É esse o ponto.

Não adianta responsabilizarmos a direção anterior pela sua gestão errática e miserável e agora acharmos que o dinheiro da Ithaka é para "resolver" as contas de 1 (!) época.

Ou queremos que o Clube se reerga e posteriormente, a médio-prazo, suba vários outros patamares (aqueles onde já deveríamos estar há muito) e fazemos por isso, ou então vamos continuar nesta vida ad-eternum, iludidos e constantemente afundados e resignados.

Eu por mim, sei muito bem onde quero que o meu Clube esteja daqui a 5 anos, daqui a 10 anos.
o dinheiro da ithaka vai ser uma ajuda para a despesa corrente, cerca de 90M até final de ano.
No 2 semestre vamos ter a receita do mundial de clubes.
Com a redução da folha salarial, dos fse, mais valia com as transferências, podemos apresentar contas positivas.
Não esquecer a renegociação da dívida financeira que deve estar para breve e que vai aliviar a nossa despesa corrente.
No mercado de inverno podemos vender ou emprestar alguns jogadores como Samuel Portugal, Wendell, Zaidu, Grujic, Eustáquio, André Franco e Fran Navarro. E até alguns jogadores da equipa B.
 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,455
5,930
o dinheiro da ithaka vai ser uma ajuda para a despesa corrente, cerca de 90M até final de ano.
No 2 semestre vamos ter a receita do mundial de clubes.
Com a redução da folha salarial, dos fse, mais valia com as transferências, podemos apresentar contas positivas.
Não esquecer a renegociação da dívida financeira que deve estar para breve e que vai aliviar a nossa despesa corrente.
No mercado de inverno podemos vender ou emprestar alguns jogadores como Samuel Portugal, Wendell, Zaidu, Grujic, Eustáquio, André Franco e Fran Navarro. E até alguns jogadores da equipa B.
______________________




Nada do que escreveu invalida o que escrevi.

O dinheiro da Ithaka não deve ser encarado como uma receita extraordinária, mas sim como uma receita "antecipada" de 25 anos.

É essa a lógica.

Tal como, por exemplo, as receitas televisivas jamais deveriam ter sido encaradas e administradas antecipando-se 9 de 10 anos no decorrer do ano de 2024 quando o contrato termina daqui a 4 anos, em 2028.

Independentemente da forma como a receita da Ithaka será contabilisticamente incorporada, é dessa forma que tem que ser administrada, com ponderação e prudência e não "estoirando-a".

É esse o meu ponto.

Por outro lado, continua a confusão entre "resolver" o RL de uma época e o buraco acumulado de uma década, em que este não se recupera com 1 ou 2 anos de contas positivos.

A vida do FC Porto vai muito para lá dos próximos 2 ou 3 anos.

É para a eternidade.
 
  • Like
Reações: MeteOMarega

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
22,591
14,421
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Alguém consegue colocar aqui a notícia do CM? Obrigado


Acho que aqui ha um erro. O Porto nao terá 90 milhões de divida a saldar até ao final do ano, parte dela, espero eu, ja deve ter sido paga.


90 era o que o relatório de contas dizia que faltava liquidar até ao final deste ano, ou seja prazos diferentes.


Creio que será menos que os 90 milhões


O porto precisa urgentemente de renegociar a dívida.
 

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,421
13,232
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20


Acho que aqui ha um erro. O Porto nao terá 90 milhões de divida a saldar até ao final do ano, parte dela, espero eu, ja deve ter sido paga.


90 era o que o relatório de contas dizia que faltava liquidar até ao final deste ano, ou seja prazos diferentes.


Creio que será menos que os 90 milhões


O porto precisa urgentemente de renegociar a dívida.
E ainda havia quem não achava positivo vender o Galeno.
 
  • Like
Reações: Daikan e Dexter2020

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,403
44,651
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21


Acho que aqui ha um erro. O Porto nao terá 90 milhões de divida a saldar até ao final do ano, parte dela, espero eu, ja deve ter sido paga.


90 era o que o relatório de contas dizia que faltava liquidar até ao final deste ano, ou seja prazos diferentes.


Creio que será menos que os 90 milhões


O porto precisa urgentemente de renegociar a dívida.
Esta é uma forma natural de renegociar a divida, no entanto preferiria que tal passo fosse dado através de um ou dois bancos internacionais, mas quiçá por agora resta esta via, oxalá o processo corra bem e tenha enorme adesão.
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,076
6,162
Porto
Esta é uma forma natural de renegociar a divida, no entanto preferiria que tal passo fosse dado através de um ou dois bancos internacionais, mas quiçá por agora resta esta via, oxalá o processo corra bem e tenha enorme adesão.
Alguem sabe como funciona isso?
Nunca investi nestas coisas, mas gostava de saber tipo como podemos fazer, quais os montantes, se há algum risco, quando é que o valor nos será devolvido, etc.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,403
44,651
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Alguem sabe como funciona isso?
Nunca investi nestas coisas, mas gostava de saber tipo como podemos fazer, quais os montantes, se há algum risco, quando é que o valor nos será devolvido, etc.
Em primeiro lugar a SAD deverá divulgar qual o valor nominal das obrigações, bem como a taxa de juro adjacente, depois de conhecidos esses dados se ficará perceber o quanto será necessário investir e também calcular o valor que se poderá vir a receber, finalmente o risco aqui será baixo, dado que só não receberias nada se a SAD pura e simplesmente falisse.
 

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,854
3,217
Conquistas
2
Portugal
Alguem sabe como funciona isso?
Nunca investi nestas coisas, mas gostava de saber tipo como podemos fazer, quais os montantes, se há algum risco, quando é que o valor nos será devolvido, etc.
Na última emissão de obrigações FC Porto SAD 2023-2026 o o preço de subscrição por Obrigação FC Porto SAD 2023-2026 era €5, com um investimento mínimo de €2.500, tinhas uma taxa de juro fixa ao ano de 6,25%, sendo que os juros das Obrigações FC Porto SAD 2023-2026 são calculados tendo por base meses de 30 dias cada, num ano de 360 dias, e vencer-se-ão semestral e postecipadamente a 7 de junho e 7 de dezembro de cada ano.

Eu já participei em algumas emissões, mas aviso-te que as comissões do banco e o Fisco ficam com grande parte dos ganhos dos juros, por exemplo, na realidade para mim a ultima emissão vai render apenas 4% isto com bastante condições especiais de cliente que me reduzem as comissões, um amigo meu está nos 2,80% ao ano sem essas condições. Honestamente para receberes até 3% ou 3,5% ao anos tens várias opções muito mais seguras para investir, especialmente se for a primeira vez.
Deves ter em consideração que é um investimento sem garantia de capital ou perda além do capital investido e já aconteceu adiarem o pagamento do reembolso do pagamento das obrigações em um ano, pelo que nunca se deve aplicar dinheiro que se vai precisar a curto prazo.

Se quiseres saber mais tens aqui a informação completa da última emissão: https://www.novobanco.pt/particulares/investimento/obrigacoes/obrigacoes-porto
 
Última edição:

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
22,591
14,421
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Na última emissão de obrigações FC Porto SAD 2023-2026 o o preço de subscrição por Obrigação FC Porto SAD 2023-2026 era €5, com um investimento mínimo de €2.500, tinhas uma taxa de juro fixa ao ano de 6,25%, sendo que os juros das Obrigações FC Porto SAD 2023-2026 são calculados tendo por base meses de 30 dias cada, num ano de 360 dias, e vencer-se-ão semestral e postecipadamente a 7 de junho e 7 de dezembro de cada ano.

Eu já participei em algumas emissões, mas aviso-te que as comissões do banco e o Fisco ficam com grande parte dos ganhos dos juros, por exemplo, na realidade para mim a ultima emissão vai render apenas 4% isto com bastante condições especiais de cliente que me reduzem as comissões, um amigo meu está nos 2,80% ao ano sem essas condições. Honestamente para receberes até 3% ou 3,5% ao anos tens várias opções muito mais seguras para investir, especialmente se for a primeira vez.
Deves ter em consideração que é um investimento sem garantia de capital ou perda além do capital investido e já aconteceu adiarem o pagamento do reembolso do pagamento das obrigações em um ano.

Se quiseres saber mais tens aqui a informação completa da última emissão: https://www.novobanco.pt/particulares/investimento/obrigacoes/obrigacoes-porto
Digam ao novo banco e restantes para fazerem um perdão de divida de 100 milhões
 
  • Like
Reações: bad_person

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
Na última emissão de obrigações FC Porto SAD 2023-2026 o o preço de subscrição por Obrigação FC Porto SAD 2023-2026 era €5, com um investimento mínimo de €2.500, tinhas uma taxa de juro fixa ao ano de 6,25%, sendo que os juros das Obrigações FC Porto SAD 2023-2026 são calculados tendo por base meses de 30 dias cada, num ano de 360 dias, e vencer-se-ão semestral e postecipadamente a 7 de junho e 7 de dezembro de cada ano.

Eu já participei em algumas emissões, mas aviso-te que as comissões do banco e o Fisco ficam com grande parte dos ganhos dos juros, por exemplo, na realidade para mim a ultima emissão vai render apenas 4% isto com bastante condições especiais de cliente que me reduzem as comissões, um amigo meu está nos 2,80% ao ano sem essas condições. Honestamente para receberes até 3% ou 3,5% ao anos tens várias opções muito mais seguras para investir, especialmente se for a primeira vez.
Deves ter em consideração que é um investimento sem garantia de capital ou perda além do capital investido e já aconteceu adiarem o pagamento do reembolso do pagamento das obrigações em um ano, pelo que nunca se deve aplicar dinheiro que se vai precisar a curto prazo.

Se quiseres saber mais tens aqui a informação completa da última emissão: https://www.novobanco.pt/particulares/investimento/obrigacoes/obrigacoes-porto
Isto. Apesar de tudo, é muito importante as pessoas estarem devidamente informadas.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
o dinheiro da ithaka vai ser uma ajuda para a despesa corrente, cerca de 90M até final de ano.
No 2 semestre vamos ter a receita do mundial de clubes.
Com a redução da folha salarial, dos fse, mais valia com as transferências, podemos apresentar contas positivas.
Não esquecer a renegociação da dívida financeira que deve estar para breve e que vai aliviar a nossa despesa corrente.

No mercado de inverno podemos vender ou emprestar alguns jogadores como Samuel Portugal, Wendell, Zaidu, Grujic, Eustáquio, André Franco e Fran Navarro. E até alguns jogadores da equipa B.
Há que esperar uma boa evolução nestas rubricas mas é um trabalho que levará o seu tempo.

Mas por muito bom que seja esse trabalho, com as mais valias que realizámos neste mercado, não vejo qualquer forma de apresentarmos contas positivas em Junho próximo... sem receitas do mundial de clubes. Que deverá ser encarada como extraordinária para já.

Muito provavelmente nem que se ganhe a Liga Europa e os seus cerca de 40M de prémio. Nem assim.
 

Asterix

Bancada central
20 Junho 2016
1,325
603
Há que esperar uma boa evolução nestas rubricas mas é um trabalho que levará o seu tempo.

Mas por muito bom que seja esse trabalho, com as mais valias que realizámos neste mercado, não vejo qualquer forma de apresentarmos contas positivas em Junho próximo... sem receitas do mundial de clubes. Que deverá ser encarada como extraordinária para já.

Muito provavelmente nem que se ganhe a Liga Europa e os seus cerca de 40M de prémio. Nem assim.
eu já estou a incluir pelo menos 50M do mundial de clubes. Senão tens prejuízo.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
eu já estou a incluir pelo menos 50M do mundial de clubes. Senão tens prejuízo.
É uma incógnita.
Para se ter uma ideia, os concursos para os direitos televisivos da competição foram somente agora lançados. Ainda sem adjudicação naturalmente. E é daí que virá a maior parte do prize money.
 
Última edição:

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,955
5,021
E ainda havia quem não achava positivo vender o Galeno.
A questão não é só o Galeno. Existem foristas que por exemplo acham que o Diogo Costa deve ficar a todo custo e congratulam-se que não haja boas propostas por ele.

Todos os activos do clube tem de ser vendáveis desde que existam boas propostas. Já foi assim com Hulk, Deco, etc jogadores muito mais decisivos que o Diogo porque faziam uma posição em campo muito mais decisiva para obter vitorias e foram vendidos quando tiveram que ser.

O futuro do clube passa por vender cada vez mais e é ambicionar que existam essas propostas.