Futebol Clube do Porto e FC Porto SAD

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,486
9,915
Alguem sabe como funciona isso?
Nunca investi nestas coisas, mas gostava de saber tipo como podemos fazer, quais os montantes, se há algum risco, quando é que o valor nos será devolvido, etc.
Risco há sempre, até agora clubes futebol pagaram sempre. Mas há casos BES que dizem que isto não é garantido.
Normalmente podes investir um mínimo de 1000€, mas para as comissões não terem um peso muito grande convém que sejam investidos pelo menos 5000€
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
22,551
14,332
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Acho que pela primeira vez vou subscrever um empréstimo obrigacionista. Sempre melhor que um DP e tenho confiança na atual SAD, mas o passado também diz que nunca houve problemas de pagamentos.
Pois, pensa bem, é o teu dinheiro
 

MD1893

Lugar Anual
5 Janeiro 2024
603
765
Renegociar o patrocionio das camisolas tambem me parece interessantes, algo tipo a Fly Emirates dos lampiões de forma a conseguirmos um valor maior, a Betano teria de ser secundária.
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,486
9,915
Pois, pensa bem, é o teu dinheiro
Tem que ser sempre parte do dinheiro, obviamente ficaria chateado se não fosse pago (mas penso que o risco é reduzido), mas não ficarei descalço se algo acontecer.
No entanto primeiro é preciso esperar que avance e verificar qual a taxa paga, se por um lado para o Porto quero que seja o menor possível, para mim quero que seja o mais alto possível..
 
Última edição:
  • Like
Reações: Regod

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,486
9,915
Certo, o Porto fica com 70% das receitas e a Ithaka com 30%. Pode ser que ganhemos muito com a parceria, com aluguer do estádio para eventos tipo concertos, e coisas que tais, se as receitas anuais aumentarem mais de 43% ficamos a ganhar.
As receitas anuais de bilheteira vão aumentar, mesmo descontando os 30%.
Pela aumento dos bilhetes.
PElo aumento de número de lugares anuais.
Por deixarem de existir borlas.
Por deixarem de existir desvios.
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,687
3,753
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
As receitas anuais de bilheteira vão aumentar, mesmo descontando os 30%.
Pela aumento dos bilhetes.
PElo aumento de número de lugares anuais.
Por deixarem de existir borlas.
Por deixarem de existir desvios.
Certo, mas não aumentam por causa da Ithaka e portanto esse é dinheiro que perdemos. Vamos ficar sem 30% das receitas de bilhética se bem que este aumento pode render 35M€ até 2026.
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,486
9,915
Como funciona maia concretamente esse processo ao longo destes 25 anos? Nós continuamos com 70%....significa que continuaremos a obter 70% das receitas anuais dessa area? Nao e possivel aumentar as receitas nessa area, e acabarmos por ainda ganhar mais dinheiro, do que iriamos ganhar sem essa parceria?
As obras que eles vão fazer estão todas direcionadas para aumentar receitas nesta área, não serão obras de manutenção do estádio. Tanto eles como nos teremos interesse em aumentar receitas. Agora está direção preferia que este negócio e distribuição dos 30% não existisse. Daí ter acordado as condições para terminar o negócio ao fim de 10 anos, ou de 15 anos.
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,687
3,753
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Renegociar o patrocionio das camisolas tambem me parece interessantes, algo tipo a Fly Emirates dos lampiões de forma a conseguirmos um valor maior, a Betano teria de ser secundária.
Para já temos de cumprir os contratos existentes. Já agora o do regime com a Emirates não tem nada a haver com os que existem com o Real ou Arsenal ou Milan. Os lampiões recebem muitissimo menos.
https://www.abola.pt/futebol/notici...s-menos-que-o-real-madrid-2024081418281751735
 

Rafa

Tribuna
31 Agosto 2012
2,606
2,779
Conquistas
1
  • Lucho González
O suposto empréstimo obrigacionista terá algo haver com um eventual fracasso no negócio de reestruturação da dívida?

Bem sei que se calhar ninguém aqui poderá dar uma resposta concreta, por isso seria de valor se a direcção nos pudesse esclarecer...

A ser verdade claro.
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,486
9,915
O suposto empréstimo obrigacionista terá algo haver com um eventual fracasso no negócio de reestruturação da dívida?

Bem sei que se calhar ninguém aqui poderá dar uma resposta concreta, por isso seria de valor se a direcção nos pudesse esclarecer...

A ser verdade claro.
Não me parece. A renegociação deve estar nas ultimas fases da negociação.
O Programa eleitoral já previa continuidade de empréstimos obrigacionistas.

"Diversificação das fontes de financiamento: pretendemos restaurar a
credibilidade que o Clube merece junto dos parceiros financeiros atuais e
potenciais, que permitam a diversificação das fontes de financiamento, que
hoje em dia se reduzem aos empréstimos obrigacionistas que pretendemos
manter e reforçar, assim como ao “factoring” que mais não é do que
uma antecipação de receitas de épocas futuras que põem em causa a
sustentabilidade futura do Clube;"

Agora como foi demonstrado tanto a necessidade como o valor são um exercício especulativo do Correio da Manha. O dinheiro da Itahaka até pode ser usado para as obrigações deste ano..
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,070
12,420
A confirmar-se a emissão de dívida em montante recorde, isso significa que a renegociação da dívida com os bancos internacionais com taxas de juro menos usuárias não está a correr bem ou isto é apenas para gestão de tesouraria a curto prazo ?
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,486
9,915
A confirmar-se a emissão de dívida em montante recorde, isso significa que a renegociação da dívida com os bancos internacionais com taxas de juro menos usuárias não está a correr bem ou isto é apenas para gestão de tesouraria a curto prazo ?
A taxa de um EO poderá andar nos 6%. Com a banca estrangeira poderá ser mais alta. Se lembrar que a anterior SAD tinha previsto um financiamento de 250M a juros na ordem de 10%.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
70,992
121,876
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A confirmar-se a emissão de dívida em montante recorde, isso significa que a renegociação da dívida com os bancos internacionais com taxas de juro menos usuárias não está a correr bem ou isto é apenas para gestão de tesouraria a curto prazo ?
O Programa previa a continuação da emissão de E.O, pelo que será para gestão de tesouraria num prazo mais imediato.

Agora há é que esperar que venha citado em fontes credíveis.
 
  • Like
Reações: Regod

Anselmo Andrada

Lugar Anual
24 Julho 2024
500
510
Provavelmente a renegociação da dívida deve ser um instrumento complementar aos EO. Ou seja, devem coexistir taxas de juro absurdas negociadas quase negócio a negócio por impossibilidade da liquidação desses valores em causa, e a renegociação da dívida deverá englobar primordialmente essas dívidas. Já os EO, poderão ou não fazer parte, pois acredito que o seu custo é a comissão associada tenham valores consideráveis. Ou seja, admite-se a existência de um ou outro EO mas dificilmente se consegue suportar os custos de 5 ou 6 EO. Além que será sempre bom ter mais que uma fonte de financiamento.

Acredito que o que está em causa será um pacote de dívida (renogociada, com carência de capital, juros adequados) e manter sempre um ou dois EO.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
22,551
14,332
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O Programa previa a continuação da emissão de E.O, pelo que será para gestão de tesouraria num prazo mais imediato.

Agora há é que esperar que venha citado em fontes credíveis.
No fundo é pagar aqueles que estão a vencer e alargar o prazo, ficando com x para efeitos de tesouraria
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,572
4,621
Não vejo futuro com esta divida gigantesca e impagável. Vamos andar a penar 30 anos sem força financeira nenhuma, não vamos conseguir segurar nenhum jogador no futuro.

Seja o que Deus quiser.
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,486
9,915
Não vejo futuro com esta divida gigantesca e impagável. Vamos andar a penar 30 anos sem força financeira nenhuma, não vamos conseguir segurar nenhum jogador no futuro.

Seja o que Deus quiser.
A dívida tem que ir sendo reduzida tenho lucro todos os anos.
Os custos estão a ser reduzidos, despesas potênciadas, o que nos permitirá ter lucro mais facilmente. Uma coisa é teres um orçamento com défice orçamental de 60M outra é teres um de 30M.

Por exemplo o benfica apesar de ter uma dívida menor tem um défice orçamental absurdo, basicamente anda a fazer vendas (apesar de muito boas) só para não ter prejuízo, é nem isso tem conseguido.
 
  • Like
Reações: Dragon Lonis e nprc

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,572
4,621
A dívida tem que ir sendo reduzida tenho lucro todos os anos.
Os custos estão a ser reduzidos, despesas potênciadas, o que nos permitirá ter lucro mais facilmente. Uma coisa é teres um orçamento com défice orçamental de 60M outra é teres um de 30M.

Por exemplo o benfica apesar de ter uma dívida menor tem um défice orçamental absurdo, basicamente anda a fazer vendas (apesar de muito boas) só para não ter prejuízo, é nem isso tem conseguido.
E se não fizeres uma boa venda num ano? Isto não é sustentavel e penso que o AVB acha tambem que não.