Não acho esta crítica justa. Não me lembro desse ataque à formação. Aliás, quem refere o "ouro da casa" não pode cair na patetice de julgar que ele apareceu debaixo do tapete na 27 de Abril. Já lá estava. Foi fruto do trabalho de muitos bons profissionais. Uns que ainda estão no clube e de outros que saíram.Já foi apresentada alguma alternativa que responda às necessidades da formação? Não. Mas aqui eu dou de barato face à nossa situação financeira.
O que foi dito pelo AVB durante a campanha foi no sentido de apontar falta de competência e promiscuidade na formação do clube ao nível de equipas técnicas, coordenação, prospeção...
O que faz quando assume a presidência do clube? Vai buscar ex-profissionais do clube que meses atrás tinha posto em causa a sua valia. Eu até acho que o Sérgio Ferreira e o José Tavares foram duas contratações em cheio mas a questão é que em período eleitoral disse uma coisa e depois de assumir a presidência fez o oposto.
A comunicação passada para fora foi sempre na aposta no "ouro da casa". Praticamente na apresentação de todos os treinadores essa expressão foi referida. Estranho por isso que, por exemplo, o Gonçalo Ribeiro tenha perdido o lugar de terceiro GR na equipa principal ou que o Gabriel Brás não seja o quarto central da equipa A. Acho que com a situação financeira do clube e face à qualidade dos miúdos não era de todo descabido terem um papel secundário na equipa A. Até por uma questão de motivação.
Isto são tudo sinais preocupantes do meu ponto de vista.
Lembro-me, sim, de um ataque directo e justíssimo às negociatas da B. Descaradas, boçais e nefastas para o clube.
Quanto aos casos em concreto do Brás e do Gonçalo, na minha opinião, não é justa a crítica. Estiveram na pré-época. São parte integrante do plantel.
Acontece que o FC Porto tem jogadores com contracto. O AVB não pode por artes mágicas fazer desaparecer o Samuel Portugal e os 5 centrais da A (entretanto poderá sair o Fábio Cardoso...veremos. E se sai mais algum). São jogadores com vínculos contratuais, que têm salários acima do seu valor de mercado (herança pesada da cleptocracia) e que sabem que ao sair do FC Porto jamais assinarão contratos desta magnitude. Por isso, preferem ficar a fazer número e cumprir o contrato. Só assim se entende que um GR aceite ter 0 minutos oficiais em duas épocas.
Espero que a administração faça o que puder para se libertar deste lastro que herdou. Sabendo que métodos à Conceição, que passam os Tonis desta vida de indispensáveis, que jamais podem ser vendidos a encostados e a treinar à parte, jamais podem ser usados.
Estou satisfeito pelo Martim estar a ter continuidade a titular. O Borges já aparece na equipa. O Mora e o Gonçalo Sousa já andam por lá. O Gabi e o Gonçalo Ribeiro irão ter o seu espaço quando as situações de forem resolvendo. Pois contam com eles, claramente.
Última edição: