Actualidade Internacional

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
A anexação da Crimeia foi uma consequência da operação Euromaidan em 2013. Foi aí que verdadeiramente começou a guerra Rússia-Ucrânia.

"Operação Euromaidan"... Tambem tratas a nossa revolução por "operação 25 de Abril"?
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,035
121,950
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Portanto a ideia de que o plano da Rússia que a Ucrânia fosse um estado tampão e neutro não tem cabimento. O plano era que a Ucrânia fosse um país pro Rússia.
A ideia é que fosse um "puppet state" como é a Bielorrússia.

Quanto à questão da anexação primária da Crimeia o @Dagerman has his point, foi geo-estratégico, relacionado com o posicionamento da península no Mar Negro.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,897
3,268
"Operação Euromaidan"... Tambem tratas a nossa revolução por "operação 25 de Abril"?
Coisas diferentes. A revolução de 25 de Abril derrubou uma ditadura, e que eu saiba não foi patrocinada pela CIA nem por Moscovo.
A Ucrânia em 2012 não vivia em ditadura, tinha um governo democraticamente eleito. Que Maidan foi uma operação de destabilização do país, até os americanos o admitem: 5 mil milhões de dólares gastos para promover a "democracia" na Ucrânia, tal como confessou Victoria Nuland em 2013.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,897
3,268
Portanto a ideia de que o plano da Rússia que a Ucrânia fosse um estado tampão e neutro não tem cabimento. O plano era que a Ucrânia fosse um país pro Rússia.
Neutro ou pró-Rússia, é só uma questão de semântica. Os ucranianos se fossem inteligentes tinham jogado em dois tabuleiros, mantendo ao mesmo tempo boas relações com a Rússia e com a UE. Decidiram atirar-se de cabeça para um dos lados. Só podia ter corrido mal.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,803
15,835
Coisas diferentes. A revolução de 25 de Abril derrubou uma ditadura, e que eu saiba não foi patrocinada pela CIA nem por Moscovo.
A Ucrânia em 2012 não vivia em ditadura, tinha um governo democraticamente eleito. Que Maidan foi uma operação de destabilização do país, até os americanos o admitem: 5 mil milhões de dólares gastos para promover a "democracia" na Ucrânia, tal como confessou Victoria Nuland em 2013.
pois, pois...

Já agora, a Venezuela tb não vive em ditadura, tem um governo democraticamente eleito...
Será que tambem há uma "operação em curso"?
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,035
121,950
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Quando és vizinho duma super-potência, só tens duas opções: ser um puppet state ou um estado falhado. Ou então manobrar muito bem de maneira a ficares de bem com os dois lados, como a Turquia.
Não necessariamente, há países vizinhos de superpotências que não são seus aliados e são estados de sucesso.
Depende mais da estrutura desses mesmos países.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,897
3,268
pois, pois...

Já agora, a Venezuela tb não vive em ditadura, tem um governo democraticamente eleito...
Será que tambem há uma "operação em curso"?
Não tenho opinião sobre o que se passa na Venezuela. É uma telenovela que não acompanho. Que me interessa a Venezuela?
 
  • Like
Reações: RR11

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,897
3,268
Não necessariamente, há países vizinhos de superpotências que não são seus aliados e são estados de sucesso.
Depende mais da estrutura desses mesmos países.
Só me lembro de Taiwan e do Japão. Mas são casos muito particulares. A Índia também consegue manter alguma independência, graças ao seu gigantismo, mas não é propriamente um grande sucesso como país.
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,035
121,950
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Só me lembro de Taiwan e do Japão. Mas são casos muito particulares. A Índia também consegue manter alguma independência, graças ao seu gigantismo, mas não é propriamente um grande sucesso como país.
E da Coreia do Sul, e da Finlândia que é vizinha da Rússia.E tudo isso está relacionado com estrutura, o que as leva a não dependerem da proximidade do gigante mais perto.
A Índia é um estado falhado infelizmente, é sim gigantesco, mas como estado...aquilo é um total shithole.
 

Cheue

12 Maio 2016
22,507
36,154
Conquistas
7
108
Os advisors do GOP andam bastante preocupados com o Donald, acham que ele está a ter um breakdown psicológico.
Será que tal como o Bidé, está senil?
Hummm....
acho que senil não está
parece é ter ficado lixado e desorientado com a saída de cena do Bidet ..

a obsessão com os tamanhos das 'crowds' já é antiga.
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,035
121,950
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
acho que senil não está
parece é ter ficado lixado e desorientado com a saída de cena do Bidet ..

a obsessão com os tamanhos das 'crowds' já é antiga.
Mas tens muito pessoal do GOP que acha que ele já não tem o engajamento que tinha antes, quer em 2016 ou em 2020.
Que há um certo staling digamos assim do "comboio Trump".
O que é estranho porque concorre contra uma adversária que é um verdadeiro candidato de cartolina.
Talvez os mesmos rants e rages já tenham gasto e se tornado uma pólvora muito seca.
 
  • Like
Reações: Cheue

Brakk9900

Superior
28 Novembro 2017
66
143
Os advisors do GOP andam bastante preocupados com o Donald, acham que ele está a ter um breakdown psicológico.
Será que tal como o Bidé, está senil?
Hummm....
Só o tentaram matar. Levar um tiro na cabeça é algo fácil de lidar. Fora aquilo que não sabemos. Por alguma coisa o querem despachar.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,897
3,268
E da Coreia do Sul, e da Finlândia que é vizinha da Rússia.E tudo isso está relacionado com estrutura, o que as leva a não dependerem da proximidade do gigante mais perto.
A Índia é um estado falhado infelizmente, é sim gigantesco, mas como estado...aquilo é um total shithole.
Durante todo o século XX a Finlândia manobrou de forma inteligente entre o Ocidente e a URSS, tentando manter-se o mais neutral possível. E tornou-se um caso de sucesso económico, sobretudo a partir dos anos 90.
A Coreia do Sul teve a sorte de se ter formado numa época em que a China ainda tinha pouco peso político, económico e militar. Se a China já fosse uma super-potência em 1950, dificilmente iria permitir o mau exemplo duma democracia rica no seu quintal das traseiras (além de que a Cotreia do Sul só se tornou um sucesso a partir dos anos 70. Até aí era um país mais atrasado que Portugal na época.)
 

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,035
121,950
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Só o tentaram matar. Levar um tiro na cabeça é algo fácil de lidar. Fora aquilo que não sabemos. Por alguma coisa o querem despachar.
Não digo que seja fácil lidar com a pressão de seres um "alvo".
Felizmente não sei o que isso é.
Agora na verdade um presidente da maior superpotência mundial de certa forma é sempre um alvo, mas uma coisa é o hipotético, outra é quando realmente se passa pela coisa.