Há uma questão que para mim é muito importante. Eu sei que o clube tem analistas mas eu pergunto-me que tipo de trabalho fazem. Se só fazem análise de vídeo, se trabalham dados estatísticos... E como é que esse trabalho é aproveitado. Scouting? Equipa técnica para tomar decisões?
Eu pergunto tudo isto porque no outro dia vi um vídeo do Mark Cuban num podcast onde ele falava sobre como surgiu o interesse no Luka. E uma coisa que ele disse que me marcou foi "Our scouts liked him, our analytics guys loved him"
2:05
Isto fez-me pensar numa série de coisas. Eu com o Whoscored consegui prever que o Carmo ia ser um flop, que o Otávio ia ser um caso de sucesso e que outros jogadores dos rivais como o Raul de Tomas iam ser flops. Da mesma forma e há casos no Porto em que os jogadores que estão a ter melhor desempenho estatístico não jogam sequer e outros com rendimento incomparavelmente inferior têm muito mais oportunidades.
Eu sei que não pode ser tudo resumido à estatística e que há outros aspectos fundamentais como liderança, adaptação a um modelo de jogo... Mas eu não acredito que um analista pudesse olhar para os mesmos dados que eu e aconselhar determinadas contratações.
Tudo isto me faz questionar se estamos a ter essas questões "estatísticas" em consideração, se as estamos a considerar quando analisamos contratações, desempenho de jogadores... É que se não estamos, acho que era uma importante mais-valia.