Despedir treinadores a meio da época é muito estúpido...
Com todo o respeito mas estúpido é manter esta situação por muitos mais meses e depois dizerem que se acredita em títulos e quejandos ou que quem não acredita não é portista e baboseiras do género. Só há dois tipos de pessoas neste caso: os que são estúpidos só e os que fingem que acreditam mas que só o dizem para manterem a mama ou um orgulho parvo de não quererem admitir que se enganaram.
Quem é que, no seu perfeito juízo, acredita em títulos a jogarmos desta maneira? Para se ser campeão já não é preciso ter qualidade? Ok, na nossa liga não é preciso ter muita qualidade mas nós, simplesmente, nem sabemos jogar futebol minimamente decente. Isto que temos apresentado não é nada. E eu não quero que isto seja o novo normal no meu clube do coração.
E mais: a jogarmos assim estaremos a breve prazo a lutar pelos 4º ou 5º lugares. Repito: a jogarmos como temos jogado. O Guimarães, se vencer o seu jogo nesta jornada, cola-se a nós no 3º. E nós vamos a Guimarães a seguir. No pior dos cenários, a seguir a essa jornada, estaremos em 4º, colados ao Braga e até ao Boavista e com o Guimarães já a 3 de distância. Eu gostava de imaginar o melhor dos cenários em que estamos na luta pelo 1º lugar mas como? Agarro-me a quê?
Mesmo imaginando, hipoteticamente, que o Conceição tem razão e que a culpa dos maus resultados e das más exibições é dos vários departamentos no clube que este ano desataram a funcionar mal todos ao mesmo tempo: como é que se mudam departamentos inteiros a tempo de se corrigirem os erros em campo? Se esse é o mal a solução é despedir os maus funcionários e contratar novos? E quanto tempo se perde nisso?
Isto já nem é futebol carrascão, é futebol à lá Otávio Machado da vida. Quantas mais "wake up calls" é que a malta vai precisar até começar a ver o incêndio à sua frente?
P.S. mas este desastre não foi nada que alguns não estivessem à espera. E mais irão acontecer. Mesmo estas últimas vitórias, que parece que entusiasmaram muita gente, eu, sinceramente, não vi uma melhoria assim tão substancial para ficar logo tão otimista quanto alguns.