Sou do tempo em que não havia claques no futebol ou qualquer outra modalidade desportiva. Os adeptos, quer fossem da equipa visitada ou visitante ficavam todos misturados. Podem perguntar: E não havia problemas? Claro que de vez enquanto havia, mas nada de grave que a Polícia não resolvesse no local ou então desse voz de prisão e levava os agressores para a esquadra.
Recordo-me de ver mais desacatos entre adeptos portista do que com adeptos da equipa adversária. No jogo dos célebres 4 golos do Lemos aos lampiões (31 de Janeiro de 1971) quase levei porrada, de um adepto portista, só porque disse que o primeiro golo me pareceu em fora de jogo.
Velhos tempos em que um grupo de amigos ia para o "campo de futebol" com um "menino de 5 anos" (garrafão de 5 litros de vinho) pela mão, presunto, bolinhos de bacalhau e broa e fazia uma festa durante o jogo.
Não tenho nada contra as claques desde que saibam ocupar o seu lugar e não se julguem mais portista do que aqueles que não pertencem ao grupo.
P.S. No final de cada época, façam as contas às multas que o FCP paga pelo mau comportamento das claques.