(Agora vem a parte que eu dou como certa, mas que, visto não ser dono da razão, aceito na desportiva se alguém a vier desmentir)
Apesar dos 3 Costa terem ido com excelentes contratos (principalmente o Ricardo), a verdade é que existe bem mais por detrás da decisão deles.
E não será difícil adivinhar que foi algo (visões diferentes) que colocou o prof. Magalhães (e eventualmente outros elementos de menor estatuto) em rota de colisão com os grandes responsáveis pela secção.
Se calhar o prof. Magalhães entendia que os irmãos eram o futuro da equipa enquanto que outros entenderam que eles seriam "dispensáveis" pois não seriam importantes, que alguém pagar a cláusula deles seria excelente para a secção e que o plantel deveria ser constituído por jogadores de outro nível.
Devo confessar que quando tive a certeza que as transferências iam ser uma realidade, eu próprio me tentei convencer que esta 2ª versão seria a mais correcta e tentei moldar os meus comentários nesse sentido.
Para mim, hoje em dia sobram poucas dúvidas de quem tinha razão.
Aliás, estas últimas movimentações (que muitos catalogaram como surpreendentes) soam a um "dar a mão à palmatória".
E a ver vamos o destino do Caldeira pois não dou como certo que ele continue.
Excelente ponto! Poucas vezes abordado nesta secção!
Mas, afinal, em que lado da (pseudo?) barricada está o elemento unânime desta secção?
Afinal, quem foi o responsável pelo despedimento do rcosta treinador? (e, consequentemente, quem "trocou" o rcosta pelo dinamarquês?)
E, neste contexto, sabendo-se da profunda intimidade (e passado comum) entre os dois, como terá sido interpretada pelo treinador a decisão? Existiram promessas e/ou explicações oficiosas e/ou garantias de regresso?
E como entender que um tipo que dava entrevistas ao Porto Canal, quer no âmbito da fatalidade do Quintana, quer porque dava boleia ao filho quando vinha jogar contra o FCP, tenha adoptado uma postura tão anti-FCP? Qual foi o/existiu gatilho?
Respostas a algumas destas questões seriam importantes para se perceber o entrono de muitas outras, como:
- o motivo pelo qual o rcosta entrou no scp com tanto anti-FCP?;
- durante muitos anos, ouvimos a estória do Donner/Obradovic como luta de poder interna! Corria um bocadinho por todo o lado! Não há história Walther/Magnus?
- qual o plano de carreira que traçaram para o Carlos Martingo? vamos fazer com o Carlos o mesmo que o scp fez com o rui silva?;
- como é possível aceitar que alguém tão transformador, como o Magnus, antecipe a sua saída uma época?;
- sendo esta uma modalidade em que se ganham títulos por um golo, numa época inteira, apesar da tão propalada paz podre, quem é o responsável pelo "bocadinho mais" que os nossos jogadores, invariavelmente, têm vindo a dar, época após época?
- etc.