Actualidade Nacional

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Não acho que vá rebentar bolha, porque acho que a diferença se fez nos ultimos 5 anos, com os últimos dois anos ainda mais especulativos, e há pouca habitação a ser construída.

Alem dos valores altos, há uma parte que ainda pediu creditos pessoais para a entrada.. mas nem é só o problema de a prestação aumentar, é tambem o facto de se a euribor continuar a aumentar muitos negocios falirem, de os custos com energia terem aumentado muito é muita coisa junta.

E porque estamos no forum do FCP, há varios anos que venho dizendo que o FCP não podia usar o facto dos jutos negativos para se continuar a endividar, porque não ia ser sempre assim..
Acho que podemos assistir a uma conjuntura diferente mas igual, é a bolha não arrebentar a nível imobiliário nos grandes centros urbanos. É uma hipótese. Porém será um mercado que corre o risco de ficar totalmente estagnado.com assimetrias regionais. Pois a partir do momento em que a banca contrair o mercado abranda e fica só disponível para quem tem capitais próprios.
Os créditos pessoais tem taxa fixa.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,418
46,005
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Acho que podemos assistir a uma conjuntura diferente mas igual, é a bolha não arrebentar a nível imobiliário nos grandes centros urbanos. É uma hipótese. Porém será um mercado que corre o risco de ficar totalmente estagnado.com assimetrias regionais. Pois a partir do momento em que a banca contrair o mercado abranda e fica só disponível para quem tem capitais próprios.
Os créditos pessoais tem taxa fixa.
O mercado deve baixar para preços de há 2 ou 3 anos digo eu.

Os creditos pessoais tem taxa fixa mas como as durações são mais curtas a prestação é alta e soma com a do CH.

• Like
Reações: PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393

Os creditos pessoais tem taxa fixa mas como as durações são mais curtas a prestação é alta e soma com a do CH.
Estava a referir que a Euribor corrige me se tiver enganado afecta mesmo os CH e não tanto o tecido empresarial ou os créditos ao consumo e outros produtos de crédito.
O que pode acontecer é as empresas não se conseguirem endividar mais que o que já estão para isso tem de ser sustentáveis.
Em relação ao FCPORTO pode ter mais dificuldades em termos novos financiamentos e aí amortizar o que tem em dívida penso eu.

• Like
Reações: sirmister

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393

Sim quem juntou crédito pessoal ao crédito habitação e vê um incremento de 300euros na prestação da casa aumenta significativamente a sua taxa de esforço. Resta saber a percentagem da população em situações desse tipo.
Fora outras despesas correntes resultantes da inflação. Mas será impossível o sector privado das PMES acompanharem um aumento salarial que consiga acompanhar a inflação.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,418
46,005
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Estava a referir que a Euribor corrige me se tiver enganado afecta mesmo os CH e não tanto o tecido empresarial ou os créditos ao consumo e outros produtos de crédito.
O que pode acontecer é as empresas não se conseguirem endividar mais que o que já estão para isso tem de ser sustentáveis.
Em relação ao FCPORTO pode ter mais dificuldades em termos novos financiamentos e aí amortizar o que tem em dívida penso eu.
E há sempre aquele setor com muita gente em portugal dos Restaurantes/Cafes/pastelarias que é onde se corta primeiro, e os Brasileiros dos Uber eats..

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,418
46,005
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sim quem juntou crédito pessoal ao crédito habitação e vê um incremento de 300euros na prestação da casa aumenta significativamente a sua taxa de esforço. Resta saber a percentagem da população em situações desse tipo.
Fora outras despesas correntes resultantes da inflação. Mas será impossível o sector privado das PMES acompanharem um aumento salarial que consiga acompanhar a inflação.

Já se fala que o governo vai trazer uma dedução dos juros no IRS.

• Like
Reações: PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
O pior é que a gente não vê aquela merda daquela guerra terminar. E a China cada vez se afasta mais do ocidente com consequências brutais nos bens de consumo transacionaveis e materiais primas. Sendo que a permiscuidade e dependência e pavor da Alemanha face á Rússia é brutal e se Alemanha se constipa.
Mais facilmente vejo a UE a desfragmentar que a Rússia de Putin.
Digo isto com receio e tristeza.
Até porque acho que este discurso fanfarrão meio lampião sobre a Rússia tipo Inês Pedrosa ou Pedro Marques Lopes não ajuda nada. Não é por tentarmos menosprezar os inimigos que eles passam a ser fracos ou vulneráveis.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
Ja te disseram, 125 paus em outubro se não fores gandulo.
Oh, mas isso é um acto de solidariedade do governo para ajudar os portugueses a combater a inflação. O Pedro Nuno Santos tinha prometido que os lucros da TAP iam ser distribuídos pelos portugueses. Agora que o governo se prepara para vender a TAP suponho que será por um valor superior à compra com os lucros depois a serem partilhados pelo povo.

Portugal será um país próspero. Grande PS.

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,728
5,678
Oh, mas isso é um acto de solidariedade do governo para ajudar os portugueses a combater a inflação. O Pedro Nuno Santos tinha prometido que os lucros da TAP iam ser distribuídos pelos portugueses. Agora que o governo se prepara para vender a TAP suponho que será por um valor superior à compra com os lucros depois a serem partilhados pelo povo.

Portugal será um país próspero. Grande PS.
Ajudar? Eu dou lhe um porco todos os meses em descontos e ele vai me dar um chouriço uma única vez. Achas que isso é ajudar?

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,429
26,942
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,429
26,942
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Pois.. e o problema é que muita gente acreditou no pai natal, e que íamos ter sempre euribor negativa para sempre, quem não se precaveu vai sentir bem na pele, em especial quem comprou nos ultimos 2 anos.
Pior é quem está a pensar comprar nos próximos tempos...
A partir dos 30 anos já não há crédito a 40 anos. Obrigar as pessoas a pagar em menos anos equivale a mensalidades mais altas. Aliado à subida das taxas de juro e aos preços altos a que estão os imóveis, comprar casa começa a não ser fácil para o português médio.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,518
2,725
apertem os cintos.

É uma situação complicada devido a inflação ( 25% na Estonia ) e porque ao mesmo tempo tens mais de dez paises com dividas superiores a 100%( algumas bem superiores) do PIB. Se fosse a Alemanha( paises com menos divida)a decidir, provavelmente que teriam aumentado ainda mais as taxas de juro.

Última edição:
  • Like
Reações: sirmister