Actualidade Nacional

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,107
72,684
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
No Porto cada qual vai no seu carro. São inúmeros casos que podem partilhar boleias, ou usar transportes públicos, mas não o fazem. Nós portugueses somos muito comodistas. Até sei de casos que o trabalho é a menos de 5km e podiam ir de bicicleta, mas não o fazem... Cansa.
Até para sair de casa para protestar somos comodistas... Estes constantes politicozecos que vão aparecendo nos sucessivos governos estão num cantinho do Céu.
É sempre muito bonito mandar os outros andar de bicicleta, transportes públicos e boleias... muito bonito.

A culpa é sempre da classe média. Sempre.

É o tal viver acima das possibilidades né?

• Like
Reações: maiden73 e slowboy

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,107
72,684
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Eu não diria que temos uma gama automóvel fortíssima... As marcas que mais devem estar a vender em Portugal devem ser a Peugeot ou a Renault, portanto não é gama automóvel alta. Hoje em dia parece que só vejo Peugeots 2008, 3008 ou 308 novos. Devem estar a vender como nunca.

No resto é um retrato fiel do país. Restaurantes, hotéis e festivais cheios.

No Sábado liguei para o restaurante o Lago, na Feira, para ir almoçar no Domingo e não me arranjaram mesa. Ainda perguntei ao homem se arranjava mesa se eu fosse almoçar mais tarde, mas ele disse que não conseguia. Portanto, se nem às 2h me arranjavam mesa, e é um restaurante relativamente caro, confirma-se que nem toda a gente vive mal em Portugal.
E isso é mau?

Temos que viver todos como espartanos e frades franciscanos? É só trabalhar e dormir?
Vivemos na União soviética?

Ainda hoje fui ver se arranjava 4 bilhetes para o Portugal vs Espanha ao continente e quando lá cheguei, um pouco antes das 8, a fila parecia para um concerto dos coldplay... e eu fiquei chateado mas ao mesmo tempo satisfeito porque enquanto houver dinheiro para circo e pão não andamos todos à batatada e a partir coisas na rua

• Like
Reações: maiden73

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,107
72,684
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Que coisa mais ridícula que acabaste de escrever.
Não tenho ninguém que trabalhe comigo ou vizinhança que faça o que dizes...🤦🤷

Tu se soubesses o que são reformas de 300€ e casais a viver com 2 salários mínimos...

Sai da cidade que é onde vivem as pessoas com capacidade financeira, e anda para as aldeias, e verás quem conta os trocos. ;)
A minha percepção é totalmente a oposta.

Onde existe mais miséria e pobreza é nas cidades/arredores. Mas não é só em Portugal.

Nas aldeias as pessoas tem algum dinheiro, não por ganharem reformas e terem trabalhos de luxo, mas por contarem cada cêntimo gasto e não terem os "vícios" que nós temos.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,107
72,684
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Acalma-te jovem. Sei precisamente o País onde vivemos, desempenhei todo tipo de trabalhos, sei o que pagam e a injustiça que é. Mas precisamente por saber o País onde estamos, te digo que ganhar 1000 Euros, mesmo com sábados, por um trabalho NÂO QUALIFICADO, porque ser servente nas obras não requer conhecimentos especiais, apenas forma física aceitável, não é mau .... no País que temos. Fala-me da Hotelaria, 12 horas por dia, com uma só folga e ganhar 750 euros.... esse sim é mau. Sabes porque acabavas os dias todo partido quando trabalhaste nas obras ? Falta de hábito... Porque também já passei por isso.
Quanto a mim é melhor ganhar 1000 suados, com sofrimento, do que ter de depender dos Pais, de ajudas miseráveis do Estado, ou que falte alguma coisa aos meus filhos e passar o dia no tasco a ler jornal e tomar cafés.
És do chega não és?

Discurso decalcado.

Já agora ler nunca é não fazer nada.

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,187
8,681
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Crédito pessoal, pequenos Créditos. É assim.
Nós somos o país dos 3F:

Futebol, Fátima e Festas nunca falta dinheiro.

Se fosse como muitos,ah e tal tenho que ir de férias para Ibiza" foda se faço um crédito e depois vemos como vai ser....".
Para andar o resto do ano a comer sempre sopa e pão recesso???
Infelizmente existe muita gente assim....eu se não tenho dinheiro não vou de férias,ponto.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Nós somos o país dos 3F:

Futebol, Fátima e Festas nunca falta dinheiro.

Se fosse como muitos,ah e tal tenho que ir de férias para Ibiza" foda se faço um crédito e depois vemos como vai ser....".
Para andar o resto do ano a comer sempre sopa e pão recesso???
Infelizmente existe muita gente assim....eu se não tenho dinheiro não vou de férias,ponto.
Sopa e água de caldo e pão recesso são a base para um dos meus pratos preferidos de todos os tempos..
Infelizmente, e sendo sempre contra as generalizações, não somos um povo propenso à poupança salarial. E na gama jovem isto ainda será pior. É absolutamente normal que um jovem, nos dias de hoje, que ganhe 900 euros, chegue a dia 15 já sem dinheiro nenhum.. E se a alguns salvam os pais, a outros é o eterno ciclo do empurrar a dívida e juros com cartões de crédito..

• Like
Reações: danielsousa94

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A minha percepção é totalmente a oposta.

Onde existe mais miséria e pobreza é nas cidades/arredores. Mas não é só em Portugal.

Nas aldeias as pessoas tem algum dinheiro, não por ganharem reformas e terem trabalhos de luxo, mas por contarem cada cêntimo gasto e não terem os "vícios" que nós temos.
Não se trata de terem dinheiro. Porque até têm menos. O problema é que nas aldeias não é preciso gastar dinheiro em batatas, cebolas, cenouras, tomates, alfaces e limões, e por aí fora.. Porque ou se cultiva ou existe sempre alguém que vai arranjando.. Na cidade não existe nada disso e tudo é pago.. e a preços de loucos. E esse comodismo de estar sempre perto de tudo, também acaba por trazer maior incentivo ao consumo e por aí fora.. E muito boa gente consome mais do que devia, em certas ocasiões, não porque quer consumir de facto mas por causa deste maldita competição da sociedade atual de querer viajar para todo o lado e provar tudo. E se alguns podem, a maior parte não pode.. E mais cedo ou mais tarde teremos novo resgate. É uma questão de tempo, não de possibilidade.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,518
2,725
experimenta comparar o que ganhava um GNR ou um professor 22 anos atrás e o que ganha agora, nos ultimos 5/6 anos a habitação aumentou muito mesmo, especialmente nos últimos 2 anos.

Não é que fosse facil, mas penso que se fazia, mas a comparação não e direta.

Se quiseres tambem podes pensar em quanto custa um quarto em Braga para um estudante hoje, e quando custava em 2012 por exemplo.
Caro @sirmister a comparação pode ser feita praticamente a todos os niveis. Eu tenho clientes que compraram apartamentos aqui na Suiça há 30 ou 40 anos por 200.000-300.000 CHF. Hoje esses apartamentos valem mais de um milhão de francos suiços. Tenho um ex-cliente, morreu recentemente(92 anos), que pagava o apartamento 50 francos por mês( ganhava 400CHF). A mulher nem precisava de trabalhar. Hoje em dia aquele apartamento não o consegues ter por menos de 1500-2000 CHF/mês. Se não ganhares 6000 francos( 3 vezes o preço do aluguer) muito dificilmente o consegues ter. O meu irmão com o Mestrado em arquitectura nem sequer ganha isso. Essa mesma pessoa era quimico na L'Oréal sem sequer ter diploma... E tenho diversos exemplos iguais mesmo nos anos 80 ou 90. Hoje mesmo com um diploma sem 3-5 anos de experiência(estagios mal ou até nem pagos) é complicado encontrar.

Última edição:

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,257
19,163
33
Vila Das Aves

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Isso já acontece há imenso tempo, conheço um brasileiro que faz cerca de 600/700€ por cada brasileiro (ou agregado) que lhe venham pedir ajuda com documentação, arranjar trabalho, casa, etc.

Se é legal ou não, desconheço completamente, mas dá para o homem ter uma vida (bem) acima da média.
O que acho curioso é que, por exemplo, no parque nascente, cerca de 50% dos clientes são brasileiros.. É uma autêntica invasão :) E uma outro coisa que vejo recorrentemente é o facto de andarem pessoas brasileiras a fazerem lives do facebook a demonstrarem que o preço de vida é baixo em portugal e a referir que somos um país de pessoas idosas e que não têm jovens para trabalhar..

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,415
46,002
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Pior é quem está a pensar comprar nos próximos tempos...
A partir dos 30 anos já não há crédito a 40 anos. Obrigar as pessoas a pagar em menos anos equivale a mensalidades mais altas. Aliado à subida das taxas de juro e aos preços altos a que estão os imóveis, comprar casa começa a não ser fácil para o português médio.
Sao 37 anos dos 30 aos 35, e 35 anos a partir dos 35 anos.

Como as condições tornaram o acesso mais fácil e barato ao credito, num primeiro momento ali por 2015 deu para fazer grandes negocios, mas depois fez o preço disparar, se a taxa nunca tivesse descido tanto e os prazos alargados os preços não tinham disparado tanto.

De resto os jovens não podem perder tempo no início de vida, tem que começar logo a poupar, aproveitar se viverem com os pais para pouparem tudo o que podem, se perderem muito tempo e depois entrarem no arrendamento é difícil sair disso, mas isso não se insina na escola e quando se está nos 20 é dificil pensar nisso.

Mas a tendência é só pior a todos os níveis..

• Like

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,415
46,002
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Habitação é bem cara, quer se alugue , quer se compre e se calhar também tem a ver com a especulação dos terrenos.
é tudo, poucas casas, a construção aumentou muito porque a mão de obra é muito mais cara, e os materiais tambem aumentaram.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
Sopa e água de caldo e pão recesso são a base para um dos meus pratos preferidos de todos os tempos..
Infelizmente, e sendo sempre contra as generalizações, não somos um povo propenso à poupança salarial. E na gama jovem isto ainda será pior. É absolutamente normal que um jovem, nos dias de hoje, que ganhe 900 euros, chegue a dia 15 já sem dinheiro nenhum.. E se a alguns salvam os pais, a outros é o eterno ciclo do empurrar a dívida e juros com cartões de crédito..
É muito isso.

Tenho uma amiga que vive assim. Ela morava com os pais, não pagava contas nenhumas, não ajudava com as despesas, fazia uma vida que bem acima das possibilidades de alguém que ganhava 900€ como designer de moda uma empresa têxtil. Estava farta de viver com os pais e decidiu ir viver sozinha. Arrendou um apartamento por 500€ a 2 minutos da casa dos pais, mas não mudou o estilo de vida e continua a viver da mesma forma porque os pais pagam-lhe a renda. Trabalha a 70 km de casa e desloca-se no BMW dos pais (os pais cederam-lhe o carro e andam com um chaço), farta-se de viajar, em Agosto teve 2 semanas em Itália e 1 semana na Roménia, faz 5/6 viagens por ano e não abdica disso. Faz uma vida muito acima das possibilidades dela. E os pais nem sequer são ricos nem nada que se pareça, ambos professores, o pai já reformado, a mãe perto de se reformar. Ou arranja um marido rico ou um dia que os pais lhe faltem está lixada, ou reduz substancialmente o nível de vida ou vai andar a endividar-se.

Depois o círculo de amigos dela é todo do mundo artístico e da moda, todos com as suas pancas modernas de serem vegans e lutar pelo clima, com carros eléctricos, a maioria com pais ricos, mas fodem o dinheiro todo em roupa de marca e viajam o ano todo. Malta um bocado desconectada da realidade.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,133
6,880
Bragança
O que acho curioso é que, por exemplo, no parque nascente, cerca de 50% dos clientes são brasileiros.. É uma autêntica invasão :) E uma outro coisa que vejo recorrentemente é o facto de andarem pessoas brasileiras a fazerem lives do facebook a demonstrarem que o preço de vida é baixo em portugal e a referir que somos um país de pessoas idosas e que não têm jovens para trabalhar..
A Imigração para Portugal acho que será sempre auto controlada, porque temos um mercado de trabalho limitado. vai chegar a uma altura que haverá muito menos emprego. E os Brasileiros aspiram sempre, um dia a regressarem ao seu País, caso as coisas lá melhorem ou ao juntarem um pé de meia aqui.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,257
19,163
33
Vila Das Aves
Fosse só no parque nascente, ainda ontem precisei de ir ao braga parque, era só zucas..

Essa do estilo de vida é para rir, até porque se há comunidade que mais se queixa cá em Portugal, é a brasileira...Então na área da saúde é um fartote.

Posso confidenciar que em 10 reclamações no livro do hospital de Braga, 6 são de brasileiros, sendo que reclamam de coisas tipo "a médica falou de forma bruta", "portugueses passaram à frente na fila", etc...

Há dias viajei num intercidades e estavam uns a fazer um autêntico escândalo, a pedir livro de reclamações e tudo, porque ao tirar o bilhete colocaram-nos de costas para o sentido do comboio.

Estes caralhos às vezes perdem a razão..

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Fosse só no parque nascente, ainda ontem precisei de ir ao braga parque, era só zucas..

Essa do estilo de vida é para rir, até porque se há comunidade que mais se queixa cá em Portugal, é a brasileira...Então na área da saúde é um fartote.

Posso confidenciar que em 10 reclamações no livro do hospital de Braga, 6 são de brasileiros, sendo que reclamam de coisas tipo "a médica falou de forma bruta", "portugueses passaram à frente na fila", etc...

Há dias viajei num intercidades e estavam uns a fazer um autêntico escândalo, a pedir livro de reclamações e tudo, porque ao tirar o bilhete colocaram-nos de costas para o sentido do comboio.

Estes caralhos às vezes perdem a razão..
Um gajo vai à avenida ao Domingo e parece que está em Copacabana 😂

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
Há aqui uma rua à minha beira que está completamente ocupada por brasileiros. As pessoas foram saindo, as mais velhas morreram e grande parte das casas foram remodeladas e colocadas a arrendar, tudo brasileiros. Estão a vir em peso para Portugal.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,257
19,163
33
Vila Das Aves
É muito isso.

Tenho uma amiga que vive assim. Ela morava com os pais, não pagava contas nenhumas, não ajudava com as despesas, fazia uma vida que bem acima das possibilidades de alguém que ganhava 900€ como designer de moda uma empresa têxtil. Estava farta de viver com os pais e decidiu ir viver sozinha. Arrendou um apartamento por 500€ a 2 minutos da casa dos pais, mas não mudou o estilo de vida e continua a viver da mesma forma porque os pais pagam-lhe a renda. Trabalha a 70 km de casa e desloca-se no BMW dos pais (os pais cederam-lhe o carro e andam com um chaço), farta-se de viajar, em Agosto teve 2 semanas em Itália e 1 semana na Roménia, faz 5/6 viagens por ano e não abdica disso. Faz uma vida muito acima das possibilidades dela. E os pais nem sequer são ricos nem nada que se pareça, ambos professores, o pai já reformado, a mãe perto de se reformar. Ou arranja um marido rico ou um dia que os pais lhe faltem está lixada, ou reduz substancialmente o nível de vida ou vai andar a endividar-se.

Depois o círculo de amigos dela é todo do mundo artístico e da moda, todos com as suas pancas modernas de serem vegans e lutar pelo clima, com carros eléctricos, a maioria com pais ricos, mas fodem o dinheiro todo em roupa de marca e viajam o ano todo. Malta um bocado desconectada da realidade.
Nesse tipo de casos, infelizmente parte da culpa deve ser apontada aos pais.

Se os pais desde cedo incutissem o sentido de responsabilidade à chavala, talvez ela tivesse uma visão completamente diferente da vida.

Ela vive um estilo de vida com os dias contados, até porque os pais não serão eternos..

• Like