Actualidade Nacional

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,429
26,941
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
É muito isso.

Tenho uma amiga que vive assim. Ela morava com os pais, não pagava contas nenhumas, não ajudava com as despesas, fazia uma vida que bem acima das possibilidades de alguém que ganhava 900€ como designer de moda uma empresa têxtil. Estava farta de viver com os pais e decidiu ir viver sozinha. Arrendou um apartamento por 500€ a 2 minutos da casa dos pais, mas não mudou o estilo de vida e continua a viver da mesma forma porque os pais pagam-lhe a renda. Trabalha a 70 km de casa e desloca-se no BMW dos pais (os pais cederam-lhe o carro e andam com um chaço), farta-se de viajar, em Agosto teve 2 semanas em Itália e 1 semana na Roménia, faz 5/6 viagens por ano e não abdica disso. Faz uma vida muito acima das possibilidades dela. E os pais nem sequer são ricos nem nada que se pareça, ambos professores, o pai já reformado, a mãe perto de se reformar. Ou arranja um marido rico ou um dia que os pais lhe faltem está lixada, ou reduz substancialmente o nível de vida ou vai andar a endividar-se.

Depois o círculo de amigos dela é todo do mundo artístico e da moda, todos com as suas pancas modernas de serem vegans e lutar pelo clima, com carros eléctricos, a maioria com pais ricos, mas fodem o dinheiro todo em roupa de marca e viajam o ano todo. Malta um bocado desconectada da realidade.
Isso que referes é um flagelo nos dias de hoje.
Conheço inúmeros casos assim. Malta já na casa dos 30, a viver com os pais, com estes a bancar tudo - comida, renda, gasolina, etc. Depois, de uma hora para a outra decidem ser "independentes" e sair de casa, mas os pais continuam a pagar rendas, gasolina e os filhos continuam a ir lá a casa fazer as refeições.
Ainda se aproveitassem para poupar, mas depois compram uns sapatos ou um blusão ou outra merda qualquer que custa mais que o salário mínimo nacional...

Não é assim que se ensina a ter responsabilidades. E não é assim que essas pessoas vão ter um futuro melhor, quando os velhos se apagarem.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
É muito isso.

Tenho uma amiga que vive assim. Ela morava com os pais, não pagava contas nenhumas, não ajudava com as despesas, fazia uma vida que bem acima das possibilidades de alguém que ganhava 900€ como designer de moda uma empresa têxtil. Estava farta de viver com os pais e decidiu ir viver sozinha. Arrendou um apartamento por 500€ a 2 minutos da casa dos pais, mas não mudou o estilo de vida e continua a viver da mesma forma porque os pais pagam-lhe a renda. Trabalha a 70 km de casa e desloca-se no BMW dos pais (os pais cederam-lhe o carro e andam com um chaço), farta-se de viajar, em Agosto teve 2 semanas em Itália e 1 semana na Roménia, faz 5/6 viagens por ano e não abdica disso. Faz uma vida muito acima das possibilidades dela. E os pais nem sequer são ricos nem nada que se pareça, ambos professores, o pai já reformado, a mãe perto de se reformar. Ou arranja um marido rico ou um dia que os pais lhe faltem está lixada, ou reduz substancialmente o nível de vida ou vai andar a endividar-se.

Depois o círculo de amigos dela é todo do mundo artístico e da moda, todos com as suas pancas modernas de serem vegans e lutar pelo clima, com carros eléctricos, a maioria com pais ricos, mas fodem o dinheiro todo em roupa de marca e viajam o ano todo. Malta um bocado desconectada da realidade.
Eu trabalho com muitos miúdos num dos meus empregos. E a quantidade deles que têm cartões da Wizink é qualquer coisa de assustador. Mas uma coisa eles têm certo e isso é o endividamento. Quando eu vejo malta que ganha 400/500 euros por mês e fo**-me 10/15 euros por dia no almoço só porque é malta que não quer comer carne eu começo a pensar que está a ficar tudo maluco. E depois, hoje em dia, o porreiro é dizer que se esteve em barcelona, ou em madrid, ou na croácia.. E quem se lixa, normalmente, são os desgraçados dos pais que vão suportando isto. Desaparecendo os pais vêm as depressões e o bater de frente com a triste realidade. E isto vai pagar-se tudo.

Ps: Esta nova moda das coisas bio´s e calçados vegans e afins também tem sido um fenómeno engraçado de se ver.. O que para pessoas que andam à volta do salário mínimo ainda mais deprimente é.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Fosse só no parque nascente, ainda ontem precisei de ir ao braga parque, era só zucas..

Essa do estilo de vida é para rir, até porque se há comunidade que mais se queixa cá em Portugal, é a brasileira...Então na área da saúde é um fartote.

Posso confidenciar que em 10 reclamações no livro do hospital de Braga, 6 são de brasileiros, sendo que reclamam de coisas tipo "a médica falou de forma bruta", "portugueses passaram à frente na fila", etc...

Há dias viajei num intercidades e estavam uns a fazer um autêntico escândalo, a pedir livro de reclamações e tudo, porque ao tirar o bilhete colocaram-nos de costas para o sentido do comboio.

Estes caralhos às vezes perdem a razão..
As reclamações mais engraçadas que temos é de malta na casa dos 60/65 que dizem que no brasil têm tratamento de prioridade porque são idosos ._." E que aqui não se trata bem a malta idosa :(

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A Imigração para Portugal acho que será sempre auto controlada, porque temos um mercado de trabalho limitado. vai chegar a uma altura que haverá muito menos emprego. E os Brasileiros aspiram sempre, um dia a regressarem ao seu País, caso as coisas lá melhorem ou ao juntarem um pé de meia aqui.
Da pouca experiência que tenho visto, não é isso que tenho notado. Vejo mesmo muita gente que já não pensa voltar para lá..

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,257
19,163
33
Vila Das Aves
As reclamações mais engraçadas que temos é de malta na casa dos 60/65 que dizem que no brasil têm tratamento de prioridade porque são idosos ._." E que aqui não se trata bem a malta idosa :(
Atenção que há tugas que não são idosos com esse mesmo argumento.

A minha esposa recebeu há dias um tuga a dizer que "tinha prioridade nas urgências porque no hospital X lhe disseram que há uma lei em que ele podia passar à frente das outras pessoas" e nem idoso era.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Há aqui uma rua à minha beira que está completamente ocupada por brasileiros. As pessoas foram saindo, as mais velhas morreram e grande parte das casas foram remodeladas e colocadas a arrendar, tudo brasileiros. Estão a vir em peso para Portugal.
Tenho uma colega minha que tem faturado algum dinheiro com alguns brasileiros para dar uma espécie de "carta de recomendação" ou reconhecimento que aquela pessoa vive ali na rua dela por causa de alguns papéis para tratar junto das Juntas de Freguesia.. Não sei se para obter alguns benefícios ou se para continuarem a ter vistos mas a verdade é que segundo ela a procura cada vez é maior..

• Like
Reações: Kloppeição

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Os Brasileiros e mesmo os que vêm para cá trabalhar em profissões com educação superior já não pensam voltar. Conheço alguns que compraram mesmo casa. Portugal é o paraíso comparado ao Brasil.

Isso também é o que vai fazer com que o mercado imobiliários nas cidades não vá cair muito. A malta que vem tem de viver em algum lado. Pode é haver muita troca de mãos em relação á habitação.

Última edição:

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,518
2,725
Deixa-me advinhar tambêm fizeram a segunda guerra mundial( ainda recentemente tive um destes) ? :ROFLMAO:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Deixa-me advinhar tambêm fizeram a segunda guerra mundial( ainda recentemente tive um destes) ? :ROFLMAO:
Não, segundo eles, no Brasil é mesmo assim. Tudo que é malta nessa faixa etária tem prioridade. Das duas uma, ou é uma gigantesca peta :unsure: :LOL: ou então aquilo no brasil é malta que se preocupa com os velhotes :)

• Like
Reações: Hulk27

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,187
8,681
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Conheço um caso de um casal de brasileiros classe média/alta e que no Brasil davam ao filho(15anos) uma nota de 10reais por dia para quando fosse assaltado dar logo esse dinheiro ao ladrão.
Cá continuaram com a mesma ideia mas era uma nota de 10euros,perguntei logo onde é que o filho deles passava na rua para ir ter com ele todos os dias. 🤣🤣😁

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,518
2,725
Conheço um caso de um casal de brasileiros classe média/alta e que no Brasil davam ao filho(15anos) uma nota de 10reais por dia para quando fosse assaltado dar logo esse dinheiro ao ladrão.
Cá continuaram com a mesma ideia mas era uma nota de 10euros,perguntei logo onde é que o filho deles passava na rua para ir ter com ele todos os dias. 🤣🤣😁
Conheço um rapaz que como não tinha nada de valor, deu o sanduiche !

• Haha
Reações: MiguelDeco

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,416
46,002
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Isso que referes é um flagelo nos dias de hoje.
Conheço inúmeros casos assim. Malta já na casa dos 30, a viver com os pais, com estes a bancar tudo - comida, renda, gasolina, etc. Depois, de uma hora para a outra decidem ser "independentes" e sair de casa, mas os pais continuam a pagar rendas, gasolina e os filhos continuam a ir lá a casa fazer as refeições.
Ainda se aproveitassem para poupar, mas depois compram uns sapatos ou um blusão ou outra merda qualquer que custa mais que o salário mínimo nacional...

Não é assim que se ensina a ter responsabilidades. E não é assim que essas pessoas vão ter um futuro melhor, quando os velhos se apagarem.
Mas isso só vai aumentar, o sistema de educação está em falência, quem tem dinheiro e acompanha os filhos safa-se porque há ainda empregos a pagar bem em Portugal, mas uma grande parte com a exigência é quase nula nas escola, provoca que os miúdos saiam sem skils da escola e mimados porque tiveram sempre tudo facil... e depois com a imigração que está a vir cada vez mais com gente que vem para cá e quer trabalhar..

E o problema ai para o velhos é que nunca vão ficar descansados.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,416
46,002
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
É muito isso.

Para arranjar o marido rico convem não deixar passar o prazo de validade... há muitas gajas independentes que passam dos 30 iludidas.

• Haha
Reações: simao977

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Mas isso só vai aumentar, o sistema de educação está em falência, quem tem dinheiro e acompanha os filhos safa-se porque há ainda empregos a pagar bem em Portugal, mas uma grande parte com a exigência é quase nula nas escola, provoca que os miúdos saiam sem skils da escola e mimados porque tiveram sempre tudo facil... e depois com a imigração que está a vir cada vez mais com gente que vem para cá e quer trabalhar..

E o problema ai para o velhos é que nunca vão ficar descansados.
Ainda agora sairam os resultados da universidade e ha cursos das novas techs que ficaram com metade das vagas por preencher (Electro do Técnico por exemplo). A malta prefere ir para cursos com "salários emocionais".

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,416
46,002
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ainda agora sairam os resultados da universidade e ha cursos das novas techs que ficaram com metade das vagas por preencher (Electro do Técnico por exemplo). A malta prefere ir para cursos com "salários emocionais".
Por acaso na semana passada falei com o pai de um miúdo que acabou este ano, ele estava-me a dizer que tinha agora começado no primeiro emprego e já lhe tinham dado carro..

Mas esse curso é para gajos com barba rija, acho que informatica se faz melhor e com ordenados melhores.

• Like
Reações: slowboy

danielsousa94

Tribuna Presidencial
9 Junho 2018
7,484
16,862
Conquistas
4
30
Vila Nova de Gaia
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Hulk
É muito isso.

"Estava farta de viver com os pais e decidiu ir viver sozinha. Arrendou um apartamento por 500€ a 2 minutos da casa dos pais, mas não mudou o estilo de vida e continua a viver da mesma forma porque os pais pagam-lhe a renda."
Que mulher independente! Será que também são os pais que pagam a manutenção do carro?

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Por acaso na semana passada falei com o pai de um miúdo que acabou este ano, ele estava-me a dizer que tinha agora começado no primeiro emprego e já lhe tinham dado carro..

Mas esse curso é para gajos com barba rija, acho que informatica se faz melhor e com ordenados melhores.
É verdade, é a malta canivete suiço.
Mas olha que a malta que conheço é muito boa e tem-se safado bem ao longo do tempo.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,416
46,002
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
É verdade, é a malta canivete suiço.
Mas olha que a malta que conheço é muito boa e tem-se safado bem ao longo do tempo.
Sim, safar safam, mas muitos até estão em areas de Engenharia informatica, dai eu dizer que compreendo que fiquem ai vagas por preencher se essa malta escolher informatica.

Mas a longo prazo informática vai ficar saturado acho, e eletro deve dar para safar melhor.