Guerra Rússia - Ucrânia

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Muito alarmismo por estas bandas.. Parece um remake da peste negra aka "covid"
Também acho. Nunca pensei que chegasse a este ponto, como nunca pensei o mesmo do covid.

Mas nem o covid foi a peste, nem isto vai ser a 3ªguerra mundial.
Vai ser uma guerra fria entre a Russia e o ocidente. Sai a ganhar o Putin que tem o seu poder reforçado e sai a perder a Russia.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,545
18,171
acham mesmo que isto pode tomar proporções tais, que levem a Portugal ter que fazer um draft militar como uns ja falaram?
Não. Se chegasse a tais proporções, o draft era a menor das preocupações, sendo a maior o local da queda da próxima arma nuclear. A NATO não vai intervir nesta discussão com homens (somente recursos) e a Rússia não vai ultrapassar as fronteiras da Ucrânia. Aliás acredito que a Rússia até possa conquistar o território ucraniano com relativa rapidez, e depois sofrer mais com combate de guerrilha para manter a posição.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Mas não é isso que está a acontecer? O Chega não está a subir pelo descontentamento geral da população?
Sejamos objetivos e não enfabulemos. Até porque nem toda a gente pensa como tu nem está na mesma situação socioeconómica.
Ponto final para mim nisto. Não me dou bem com realidades distintas nem com mundos em que tudo devia ser cor-de-rosa (que são irrealidades que nunca irão acontecer).
Sim, é o que está a acontecer em parte. Esse estar farto, esse descontentamento, é uma energia que muitos manipulam de forma negativa. Facilmente se transforma a desilusão, a amargura, a frustração... em qualquer coisa destrutiva, até porque é mais fácil. É mais fácil engrossar a polarização que consertar os problemas profundos das sociedades. Somente não desculpabilizo quem o faz. Até porque essa visão tem um problema grave: coloca a resolução dos problemas fora da esfera de actuação dos cidadãos. Não podemos fazer nada, logo não votamos ou fazemo-lo em quem promete a mudança mais radical ou destrutiva. Não é coisa que nos interesse, creio que devemos antes privilegiar entendimentos que revistam o cidadão comum de algum poder. Se nos limitamos a ser manipulados, se não temos poder para alterar a realidade... enfim, nesse caso tanto faz, deixemo-nos conduzir.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,643
25,813
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
A Ucránia é um membro das Nações Unidas reconhecido por todos os Países incluindo a Rússia.
O avanço das tropas russas sobre Kiev é uma declaração de guerra não apenas à Ucránia mas a toda a Europa. Putin não parará ali tal como Hitler não parou em França e na Polónia.
Só um automatismo absurdo pode levar algumas pessoas de esquerda a pôr-se ao lado do maior financiador da extrema-direita europeia. O reconhecimento da independência das duas províncias de Donbass não cumpre qualquer regra do direito internacional e não pararam aí, já vão a caminho de Kiev.
Temos que estar preparados para uma guerra, se Putin não for parado quererá os Países Bálticos e outros. Quanto mais a Europa "baixar as calças" mais será calcada.
Exato.
Era isto que eu queria dizer no outro dia, quando disse que o Putin a seguir ia querer anexar a estónia ou a Letónia...
Olhamos para a geografia europeia - tirando a Bielorrússia que são fantoches do Putin e a Ucrânia, depois há toda uma muralha de países da NATO que impede a expansão da Rússia para a Europa Ocidental.
Ninguém quer acreditar que ele seja capaz de invadir um país da NATO a seguir, mas queremos mesmo correr esse risco?

Há que agir firmemente desde já, apoiar a Ucrânia no que se puder e garantir que uma coisa destas nunca mais volta a acontecer.

Nunca pensei ver uma guerra na Europa no meu tempo de vida. Pensei que isso era muito século 20.
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,641
23,729
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
As sanções não farão qualquer efeito num ditador de um país onde a liberdade de expressão é reprimida e a oposição esmagada. Não vai ser agora que Putin vai ter alguma consideração pelo seu povo. Para ele e para os amigos, mais milhões menos milhões vai dar ao mesmo. Este homem tem um grave complexo de inferioridade e o que ele quer é mesmo Poder.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,325
10,351
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Exato.
Era isto que eu queria dizer no outro dia, quando disse que o Putin a seguir ia querer anexar a estónia ou a Letónia...
Olhamos para a geografia europeia - tirando a Bielorrússia que são fantoches do Putin e a Ucrânia, depois há toda uma muralha de países da NATO que impede a expansão da Rússia para a Europa Ocidental.
Ninguém quer acreditar que ele seja capaz de invadir um país da NATO a seguir, mas queremos mesmo correr esse risco?

Há que agir firmemente desde já, apoiar a Ucrânia no que se puder e garantir que uma coisa destas nunca mais volta a acontecer.

Nunca pensei ver uma guerra na Europa no meu tempo de vida. Pensei que isso era muito século 20.
a Moldávia fica ali ao lado... pode ser pobre mas está à mão e não está na nato... não me admirava nada que fossem eles a seguir