És um fanático.Não colocam.
O valor da vida é relativo, porque nós somos especistas. A esmagadora maioria dos "amigos dos animais" acaba até por ser seletivo nos animais que gostam.
Esse argumento é igual a outro que oiço muito que é o "Porquê se preocupar com animais, quando existem pobres e sem-abrigo?" como se uma coisa invalidasse a outra. Provavelmente as pessoas que se preocupam com os animais são também as que se preocupam com os pobres e os sem-abrigo.
Li o teu post como se fosse o chalupa a falar. Encaixa bem, não reparaste? É só mudar "animais" para "ciganos".
3 pontos relevantes para desmistificar tudo o que disseste:
1) a responsabilidade dos animais abandonados é dos humanos. Diz aí mesmo no termo: "abandonados".
2) os tontinhos, como te referes, querem apenas condições de vida dignas para os animais. Para eles e para mim também, tu és o tontinho por achares que as coisas se resolvem à base do abate, como se não houvessem outros tontinhos amanhã a abandonar outros animais e a recomeçar tudo outra vez. Ou não haviam animais abandonados antes do abate ter sido proibido?
3) e a mais importante, a obsessão no antropocentrismo é o que irá levar à extinção da humanidade e de todos as outras espécies que têm o azar de partilhar o planeta connosco. Essa incapacidade que as pessoas têm de perceber que o seu consumismo excessivo e que o quero, posso e mando de abusar dos recursos porque são nossos está a eliminar as nossas próprias condições de habitabilidade. A parte mais cómica, ou trágica, dependendo do ponto de vista, é que cada geração rouba recursos aos seus próprios filhos até haver a geração que simplesmente vai deixar de existir, dolorosamente, porque não terá mais recursos para roubar. E os relatórios da ONU preveem que essa geração está agora a gatinhar. Mas os tontinhos gostam é de caminhar para o abismo.
Não vale apena.