------------------------------No fundo concordas comigo.
Eu nunca fui para a GNR ou para a PSP porque o primeiro que me desse um banano ou outra coisa parecia só parava no hospital e eu provavelmente perdia o emprego e bem!
Não tenho o perfil para dar a outra face sinceramente. Levar um banano e ficar quieto e ir para casa como se nada fosse ia-me consumindo até me matar.
Por isso admiro profundamente quem vai para lá e aguenta esses abusos constantes sobre a autoridade, rondas perigosas e faltas de respeito por parte de quem manda.
É o único ponto onde os salazaristas do chega marcam alguma pontuação comigo. Aliás, do meu seio de conhecidos 90 % votam chega por causa de ser único partido ( mais vocal que outra coisa ) que fala sobre isto abertamente.
Todos os outros tem muitos complexos a falar das polícias a esquerda porque não gosta deles e a direita a que eu pertenço porque tem medo de ser acusada de autoritária e securitária.
Mas eu digo que sem a autoridade a democracia não vale de nada. Sem segurança e polícias bem pagos, motivados, respeitados e preparados não podemos encher a boca de orgulho que somos uma democracia plena.
Quando um polícia é agredido é a autoridade do estado que é posta em causa.
Eu concordo em parte contigo e sei por amigos e por alguns familiares que o Chega tem popularidade fácil nas forças militarizadas.
Mas eu queria lembrar o que era PSP e a GNR e militares em geral no antes 25 de Abril, era forças com agentes provindo 80% do interior sem habilitações que quando apanhavam pessoal nas esquadras enchiam de porrada qualquer desgraçado. Mas a carreira deles, não existia era apenas o uso e abuso do poder.
Queria também lembrar que os agentes, após o 25 de Abril felizmente conseguiram progressos e ter uma carreira como nunca houve com Salazar, gratificados, ditornidades, serviços médicos e sociais muito bons (como filho de militar até aos 24 anos até casas de estudante e de férias desfrutei e ), reformas antecipadas por doença e não só. Coisas raras em muitas carreiras. Reformas aos 53, 54 e 58 anos, e ainda bem. E meus amigos, nem queiram comparar o agente de hoje, cada vez mais bem formado e seguro do seu papel, com um agente de há 40 ou até 30 ou 20 anos atrás. Conheci uma mulher que em 2002 foi fazer queixa do ex marido, e foi enxovalhada na esquadra, uma vergonha, saiu de lá a tremer em panico direta para o Hospital.
A autoridade do Estado como valor é um pilar que falha nas policias, mas também em outros setores do Estado, como Médicos, Professores, Juízes, funcionarios da SS AT, que são insultados e agredidos. Razão para isso? O poder judicial falha, e que pode fazer um PSP, um GNR, um medico, enfermeiro, um professor, ou outro funcionario que sabe de antemão que após uma queixa de agressão, o agressor passado uns dias lhe aparece no Hospital, na Rua, na Esquadra, na Escola ou serviço Publico porque nada aconteceu. A justiça é lenta e ineficaz. Aqui a esquerda falha porque ao querer integrar e incluir qualquer cidadão na sociedade dá tantas oportunidades que acaba por violentar os direitos dos outros cidadãos, por isso há esta reação.
Última edição: