Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Deu banhos táticos a tudo e todos mas não conseguiu ganhar 1 único clássico..agora imaginem se não desse..
Curiosamente, o problema não se prende com os jogos grandes.
Nesse aspecto, até nem tenho grandes razões de queixa.

São jogos, pela sua natureza, de dificuldade superior e que é normal que acabemos sempre com o coração nas mãos.

O busílis está nos jogos com os ditos pequenos.
A dificuldade que apresentamos para vencer um Boavista em casa é igual (ou mesmo maior visto que até empatamos esse jogo) como ir a Turim.

Em condições normais, em 34 jogos, deveríamos ter 6 a 10 jogos em que acabamos com o credo na boca. Nesses jogos incluo os clássicos e talvez uma ida a Braga (reduto sempre complicado). Os outros são aqueles jogos menos conseguidos contra quem menos esperamos e que acabam ou em empate ou com vitórias sofridas.

Na era Conceição, e especialmente esta temporada, dos 34 jogos, tivemos 6 a 10 que NÃO acabamos com o credo na boca.

Vitórias magras, sempre com a sensação que não temos controlo sobre a partida.
Pessoalmente, não me recordo do último jogo em que tivemos uma vitória convincente. Conquistada - como sempre foi nosso apanágio - ainda antes do intervalo. E mesmo em jogos que até marcamos antes do final dos 45' foram autênticas montanhas russas de onde saí todo vomitado e com o coração a bater no pescoço.

Eu gosto do Conceição. Gosto da forma como ele defende o clube, como ele ama esta casa e como me revejo nele na luta contra a pouca vergonha instalada.

Mas estou cansado deste futebol.
Estou cansado de ver jogadores que são autênticas abéculas promovidas a estrelas da companhia; estou cansado de ver jogadores de qualidade técnica superior a jogar 15min por jogo (quando jogam) em detrimento dum carro de combate que corre muito e dá lenha; estou cansado de ver uma das melhores fornadas da história da formação do futebol português a ser desperdiçada; estou cansado de me sentar no sofá e não ter 90' descansado a desfrutar de um futebol onde a vitória é uma certeza e não uma incógnita.

Eu sei que para muitos é complicado desligar-se dum treinador carismático e que, acima de tudo, tem assumido sozinho o papel que devia ser de outros que andam escondidos.
Mas um treinador é contratado para ganhar, para apresentar bom futebol e trazer resultados condizentes com as nossas expectativas. Tudo o resto é acessório.

Guardo o Conceição para sempre no meu coração como um dos maiores homens que alguma vez vestiu a nossa camisola. Tanto como jogador bem como treinador.
Ficar-lhe-ei eternamente grato por tudo o que deu ao FC Porto e numa altura tão complicada como foi a que encontrou em Julho de 2017. Mas já chega!

Todas histórias têm de ter um fim. E esta já leva uma temporada a mais!
 

Blue_Ice

Bancada lateral
7 Agosto 2020
790
1,015
Até porque SC claramente detestava esses jogadores e até preferia metê-los a comer banco para jogar com Manafá e Zaidu. Sem dúvida.
O que eu sei é que o historial de contratações e de rumores para as laterais apontam num só sentido. E não me venham com o argumento das dificuldades financeiras - por 4M temos obrigação de encontrar um lateral MUITO superior ao banalíssimo Zaidu. O Vinagre foi proposto pelo Mendes e pelos vistos não nos mostrámos muito interessados. Desde que o Sérgio está no Porto temos assistido a um downgrade brutal na qualidade do nosso plantel (fruto das escolhas de merda e não pela questão do investimento, que esse até tem sido considerável) e a tendência será para piorar.
 

Pedro Lopes

Bancada central
9 Agosto 2006
1,197
624
Conquistas
7
Porto
  • Jorge Costa
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • José Mourinho
Até porque SC claramente detestava esses jogadores e até preferia metê-los a comer banco para jogar com Manafá e Zaidu. Sem dúvida.
Boa resposta mas não estamos a falar da mesma coisa!

Estou a falar de contratações, na hora de dar o "sim" quanto à compra podia preferir um jogador mais fisico/rapido de outro estilo em vez do Telles ou Ricardo Pereira.
 
  • Like
Reações: Moreira

Pedro Lopes

Bancada central
9 Agosto 2006
1,197
624
Conquistas
7
Porto
  • Jorge Costa
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • José Mourinho
O que eu sei é que o historial de contratações e de rumores para as laterais apontam num só sentido. E não me venham com o argumento das dificuldades financeiras - por 4M temos obrigação de encontrar um lateral MUITO superior ao banalíssimo Zaidu. O Vinagre foi proposto pelo Mendes e pelos vistos não nos mostrámos muito interessados. Desde que o Sérgio está no Porto temos assistido a um downgrade brutal na qualidade do nosso plantel (fruto das escolhas de merda e não pela questão do investimento, que esse até tem sido considerável) e a tendência será para piorar.
O Vinagre só jogaria com o Conceição se já cá estivesse antes de ele cá chegar para treinar...nunca vida aprovaria a contratação dum lateral desse genero.
 
  • Like
Reações: Moreira

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,159
26,601
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Foi um risco assumido.

Se corresse mal ainda tínhamos um ponto para gerir o segundo lugar, caso ganhássemos ainda havia a esperança do campeonato.

Tentou-se, não deu certo, mas tambem não deu errado. Nunca pior.
Esperança? Qual esperança? Temos de ser realistas e pragmáticos.

Recuperar 6 pontos em 9 quando não os enfrentamos e eles estão sólidos e cheios de confiança é quase impossível.

Perder o 2º lugar por termos dado 3 pontos de mão beijada ao regime, com padres a salivar era já ao virar da esquina.
 

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,598
3,143
40
Almada


Um exemplo perfeito do que disseste, meio campo dos orcs completamente à nora, e atenção isto foi aos 20' de jogo.

Marega se tivesse um bocadinho de definição no passe, mandava a bola para a entrada da área com o Uribe completamente sozinho.
se o taremi metesse a planta do pé na bola em vez do artelho....isso é que era
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
O que eu sei é que o historial de contratações e de rumores para as laterais apontam num só sentido. E não me venham com o argumento das dificuldades financeiras - por 4M temos obrigação de encontrar um lateral MUITO superior ao banalíssimo Zaidu. O Vinagre foi proposto pelo Mendes e pelos vistos não nos mostrámos muito interessados. Desde que o Sérgio está no Porto temos assistido a um downgrade brutal na qualidade do nosso plantel (fruto das escolhas de merda e não pela questão do investimento, que esse até tem sido considerável) e a tendência será para piorar.
Mencionas Zaidu e Vinagre. Em comum, Gestifute. Abrindo o R&C facilmente se conclui que não pagamos um tusto pelo Zaidu no primeiro ano e só começamos a fazê-lo em 2021. O Wolves estaria disposto a cedê-lo sem custos e/ou sem garantias de minutos? O Zaidu foi uma solução de conveniência para fazer face às limitações financeiras, sim. É fraco - e foi a única solução que a SAD deu a SC para substituir o Telles. E não entendo essa paixão pelo Vinagre, que foi comer banco para o Olympiacos.

Mais. Álvaro Pereira, Alex Sandro, Alex Telles. Que têm em comum? Nenhum deles foi um pedido específico de nenhum treinador do FC Porto, todos foram apostas assumidas pela SAD, jogadores observados atempadamente e que obrigaram a um investimento significativo. Mas o SC aparentemente tinha obrigação de descobrir o novo Roberto Carlos no mercado, mas só gostava de pernetas que não dominam uma bola. Nah.
 

nsf

Tribuna
7 Julho 2017
3,966
2,262
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Mencionas Zaidu e Vinagre. Em comum, Gestifute. Abrindo o R&C facilmente se conclui que não pagamos um tusto pelo Zaidu no primeiro ano e só começamos a fazê-lo em 2021. O Wolves estaria disposto a cedê-lo sem custos e/ou sem garantias de minutos? O Zaidu foi uma solução de conveniência para fazer face às limitações financeiras, sim. É fraco - e foi a única solução que a SAD deu a SC para substituir o Telles. E não entendo essa paixão pelo Vinagre, que foi comer banco para o Olympiacos.

Mais. Álvaro Pereira, Alex Sandro, Alex Telles. Que têm em comum? Nenhum deles foi um pedido específico de nenhum treinador do FC Porto, todos foram apostas assumidas pela SAD, jogadores observados atempadamente e que obrigaram a um investimento significativo. Mas o SC aparentemente tinha obrigação de descobrir o novo Roberto Carlos no mercado, mas só gostava de pernetas que não dominam uma bola. Nah.
O Zaidu foi um pedido do SC..... conforme foi o Nanu..... conforme foi o Zé Nulo, e muitos outros..... a SAD tem muitas culpas mas também não as tem todas..... acredita se esses jogadores não fossem fetiches do SC nem calçavam......
 
  • Like
Reações: Conceição Santos

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,597
4,030
Curiosamente, o problema não se prende com os jogos grandes.
Nesse aspecto, até nem tenho grandes razões de queixa.

São jogos, pela sua natureza, de dificuldade superior e que é normal que acabemos sempre com o coração nas mãos.

O busílis está nos jogos com os ditos pequenos.
A dificuldade que apresentamos para vencer um Boavista em casa é igual (ou mesmo maior visto que até empatamos esse jogo) como ir a Turim.

Em condições normais, em 34 jogos, deveríamos ter 6 a 10 jogos em que acabamos com o credo na boca. Nesses jogos incluo os clássicos e talvez uma ida a Braga (reduto sempre complicado). Os outros são aqueles jogos menos conseguidos contra quem menos esperamos e que acabam ou em empate ou com vitórias sofridas.

Na era Conceição, e especialmente esta temporada, dos 34 jogos, tivemos 6 a 10 que NÃO acabamos com o credo na boca.

Vitórias magras, sempre com a sensação que não temos controlo sobre a partida.
Pessoalmente, não me recordo do último jogo em que tivemos uma vitória convincente. Conquistada - como sempre foi nosso apanágio - ainda antes do intervalo. E mesmo em jogos que até marcamos antes do final dos 45' foram autênticas montanhas russas de onde saí todo vomitado e com o coração a bater no pescoço.

Eu gosto do Conceição. Gosto da forma como ele defende o clube, como ele ama esta casa e como me revejo nele na luta contra a pouca vergonha instalada.

Mas estou cansado deste futebol.
Estou cansado de ver jogadores que são autênticas abéculas promovidas a estrelas da companhia; estou cansado de ver jogadores de qualidade técnica superior a jogar 15min por jogo (quando jogam) em detrimento dum carro de combate que corre muito e dá lenha; estou cansado de ver uma das melhores fornadas da história da formação do futebol português a ser desperdiçada; estou cansado de me sentar no sofá e não ter 90' descansado a desfrutar de um futebol onde a vitória é uma certeza e não uma incógnita.

Eu sei que para muitos é complicado desligar-se dum treinador carismático e que, acima de tudo, tem assumido sozinho o papel que devia ser de outros que andam escondidos.
Mas um treinador é contratado para ganhar, para apresentar bom futebol e trazer resultados condizentes com as nossas expectativas. Tudo o resto é acessório.

Guardo o Conceição para sempre no meu coração como um dos maiores homens que alguma vez vestiu a nossa camisola. Tanto como jogador bem como treinador.
Ficar-lhe-ei eternamente grato por tudo o que deu ao FC Porto e numa altura tão complicada como foi a que encontrou em Julho de 2017. Mas já chega!

Todas histórias têm de ter um fim. E esta já leva uma temporada a mais!
As equipas se jogassem contra o Sporting como jogam contra nós ou até, como têm jogado contra eles nesta recta final, estariam a lutar pela liga europe com ou sem Palhinha mais os padres.
 

Blue_Ice

Bancada lateral
7 Agosto 2020
790
1,015
Mencionas Zaidu e Vinagre. Em comum, Gestifute. Abrindo o R&C facilmente se conclui que não pagamos um tusto pelo Zaidu no primeiro ano e só começamos a fazê-lo em 2021. O Wolves estaria disposto a cedê-lo sem custos e/ou sem garantias de minutos? O Zaidu foi uma solução de conveniência para fazer face às limitações financeiras, sim. É fraco - e foi a única solução que a SAD deu à SC para substituir o Zaidu. E não entendo essa paixão pelo Vinagre, que foi comer banco para o Olympiacos e

Mais. Álvaro Pereira, Alex Sandro, Alex Telles. Que têm em comum? Nenhum deles foi um pedido específico de nenhum treinador do FC Porto, todos foram apostas assumidas pela SAD, jogadores observados atempadamente e que obrigaram a um investimento significativo. Mas o SC aparentemente tinha obrigação de descobrir o novo Roberto Carlos no mercado, mas só gostava de pernetas que não dominam uma bola. Nah.
O Wolves estava disposto a cedê-lo sem custos, tanto é que também foi proposto a outros 2 clubes com ligações ao JM. No final, acabou por ir parar ao Famalicão. A única exigência era a tal garantia de minutos, mas isso a partir do momento que não havia (nem há) qualquer alternativa era um dado praticamente adquirido. Até o banal do Zaidu é titularíssimo, o Vinagre não o seria porquê?

Foste buscar 3 gajos por empréstimo, sem opção de compra, no último dia de mercado e em total desespero e não podias trazer o Vinagre? Parece-me óbvio que foi uma escolha da equipa técnica. E sim, esses craques todos que apontas chegaram pela mão da estrutura e não dos treinadores à data. A questão é que agora em vez de teres um Antero tens um Dir. Desportivo só para fazer figura presente e tristes figuras no banco de suplentes. O Eng. Luís Gonçalves pode ser muito bom homem, indiscutivelmente um grande portista, mas não é tido nem achado nas nossas contratações. Tal como o nosso magnifico Dir. Financeiro, não passa de um yes man e eu tenho alguma dificuldade em respeitar gente que desce a esse nível.

A verdade é que o Conceição sempre teve carta branca para por e dispor em termos de contratações - F. Andrade (confirmado pelo próprio Diogo Boa Alma, do Santa Clara - para não negarem que foi um pedido do treinador), Waris, Loum, Zé Luís, Manafá...
 
  • Like
Reações: Moreira

LuccaLisboa

Tribuna
5 Agosto 2013
4,332
2,767
Há aqui uma perseguição aos laterais do NGC e não foi por eles que falhamos alguns objectivos.
É que não concordo em absoluto.

Foram muito mais as fixações patologicas (Marega) e a questão dos estatutos. Não há aqui maior adepto do Sérgio Oliveira, basta ler todos os meus posts a pedir a renovação, mas , e é um explo, como é que nós últimos jogos não foi Grujic titular. O mesmo se aplica a Corona que mais uma vez ficou provado que é um jogador importante, mas tem de estar em forma. O mesmo com Otávio que para mim é o rei da Raça e desde o Covid ( e não da renovação) está a precisar de descansar mais.
 

diogogr22

Tribuna Presidencial
4 Janeiro 2018
9,319
14,410
Conquistas
7
Porto
  • André Villas-Boas
  • Hulk
  • Falcao
  • Kelvin
mas qual é a lógica disso?

"se o jogador for bom o SC não quer e não gosta.

se não for bom o SC adora de certeza"

é literalmente isto e só isto.
e estão sempre a repetir...
Eu não acho que o SC goste de maus jogadores, é só ridículo afirmar isso. Mas uma coisa creio que é consensual: Desde 2017 que a qualidade do plantel tem caído, principalmente nas laterais.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
As equipas se jogassem contra o Sporting como jogam contra nós ou até, como têm jogado contra eles nesta recta final, estariam a lutar pela liga europe com ou sem Palhinha mais os padres.
Certo. Mas se isso o que dizes justifica os resultados dos adversários não pode servir de desculpa para os nossos.

As equipas adversárias nunca nos facilitaram a vida. E nem nós queremos isso. No entanto, noutras eras, venciamos sem grandes aflições.

O que mudou? A nossa competência para vencer esses jogos!
 
  • Like
Reações: Moreira

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,597
4,030
O Zaidu foi um pedido do SC..... conforme foi o Nanu..... conforme foi o Zé Nulo, e muitos outros..... a SAD tem muitas culpas mas também não as tem todas..... acredita se esses jogadores não fossem fetiches do SC nem calçavam......
Sim mas se te oferecem ter um Zaidu ou o Ruben Lima ou mais um João Pedro, se calhar o Sérgio preferiu aquele com maior potencial. Sim porque se o Zaidu melhorasse a parte técnica, seria um jogador diferenciado fruto da velocidade muito acima da média.

Pessoalmente tenho dificuldades em julgar qualquer nosso treinador pela aquisição de jogadores. Epá se fossemos um clube inglês onde normalmente há maior transparência tudo bem, agora aqui, sabes lá quem escolhe jogadores. A criticar fale-se dos factos, dos resultados, do espectáculo. Este último gravemente condicionado por um calendário surrealista e eventualmente a sua gestão do plantel.

Mas e depois se ele tem rodado mais a equipa mas perde o 2º lugar? Já todos sabemos que as alternativas apesar de promissoras, não estão prontas para o nosso sistema de jogo que é muito exigente a nível táctico. Se assim não fosse não teríamos eliminado uma Juve nem teríamos feito vida negra a um dos finalistas. O Francisco Conceição é mais uma prova disso - um talento fantástico mas ainda com muito para evoluir. Não, não lhe falta desgastar defesas mas saber como pressionar, temporizar, saber para onde levar a bola, quando jogar directo ou esperar por apoio e muito, muito mais.

Enfim, é o que é. O SC irá à vida dele e nos iremos à nossa. Eu acho que esta equipa, para além de laterais e um médio, precisa de 1 ou outro extremo que tenha cérebro e saiba marcar golos. Mas esses são caros e não dão muita comissão..
 
  • Like
Reações: nsf

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,408
44,659
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Temos que voltar a ter um diretor-desportivo que acrescente valor conhecimento e capacidade à nossa estrutura, como por exemplo Miguel Ribeiro ou Carlos Carneiro, bem como um gabinete de scouting com outra preponderância, dado que só assim evitaremos estar dependentes de Jorge Mendes, Alexandre Pinto da Costa, Pedro Pinho & companhia.
 

Tiago Esteves

Tribuna
24 Maio 2019
3,079
4,083
2 laterais e um desequilibrador como tinhamos no brahimi e outros que tais, que de um momento para o outro podem fazer um remate ou uma finta ou um passe letal.