O clube deve muito ao Sérgio, disso, não tenho quaisquer dúvidas. Por um lado, penso que é o fim de ciclo para ele e que algo tem de ser feito.
É preciso uma renovação de equipa técnica, bem como de alguns jogadores. Com o Pinto da Costa antigo, esse processo não me preocuparia, mas com este Pinto da Costa e atual direção, esse processo preocupa-me bastante, porque já presenciamos a inação do presidente e a incapacidade para saber contratar. Temo que com a saída do Sérgio nos deparemos com um qualquer treinador sem capacidade para pegar nesta equipa e ser capaz de dar o peito às balas em momentos conturbados, pois da direção não terá qualquer apoio.
A equipa tem perdido qualidade, o grupo de jogadores utilizado pelo treinador é basicamente o mesmo. Há uma série de jogadores que foram praticamente proscritos pelo treinador. Porque motivo não valorizamos um jogador nosso como o Loum e andamos a jogar com um emprestado como o Grujic? Se o Loum não tem qualidade não se conseguia ver isso antes de dar 7M?
Entre Naka, Loum e Zé Luis está aqui imenso dinheiro deitado fora sem quaisquer perspetivas de retorno quer desportivo, quer financeiro e a culpa aqui também é muito do treinador.
Este plantel pedia urgentemente para ser reforçado em Janeiro, qualquer adepto o vê, há posições fulcrais que necessitariam de ser reforçados e o que se viu foi uma completa inação. Do não reforço, à exclusão de jogadores a equipa ficou ainda mais centralizada em 14/15 que chegados a esta altura estão de rastos.
Já ontem escrevi aqui que é possível contratar no mercado interno e por preços não muito elevados. Piazon não devia ser assim tão caro, Gauld está em fim de contrato, Eustáquio não deverá ser inacessível para as nossas contas, Oleg ontem teria dado muito jeito. Alias, qualquer lateral esquerdo ontem não tinha dado aquelas abébias como deu Sarr.
Um plantel mal pensado, mal construído, com jogadores que não contam para o treinador, ideias de jogo que já não funcionam, jogadores em fim de contrato, processo defensivo horrível e a ausência de uma direção, deixam-me muito preocupado.
Por outro lado, penso que é possível comprar de forma seletiva, rigorosa, reforçando a equipa onde ela necessita sem se gastar rios de dinheiro. É preciso haver vontade e engenharia financeira. É preciso também um treinador que tire o melhor de cada um, que consiga valorizar o que temos, fazendo mais com menos.
É possível retirar mais do Vieira, do Baró, Leite, Loum, Evanilson, porra!!! eu penso que até o Carraça à direita e o Manafá à esquerda teriam feito melhor ontem.
A minha aposta para a próxima época seria Leonardo Jardim.