Tomás Esteves

Tomás Esteves 2

Tomás Esteves

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

JPedroto87

Bancada central
31 Julho 2020
2,496
3,698
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
Então que se aposte numa possível adaptação do João Mário ou vá-se buscar o Fernando Fonseca ou Reggie Cannon como alternativa a um lateral com outra pedalada.
O Fernando Fonseca não mostrou nada nem o Reggie Cannon. O João Mário é bom extremo, é para ficar lá. Pode fazer a posição como o Corona mas não acho que se deva adaptar.

Eu nesta sou suspeito, quiçá polémico, mas um dos melhores laterais direitos do campeonato é o Ivo Pinto. Já sei, para vocês está acabado para o futebol e é tuga, não faz capas, não dá dinheiro ao Mendes, logo não vale nada...

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,715
25,048
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Caso saia em definitivo, deveríamos apostar no Rodrigo Conceição ou adaptar o João Mário a lateral e buscar outro lateral-direito de inegável qualidade, pois tanto Manafá como Nanu são razoáveis jogadores, mas apenas isso.
O Rodrigo não defende nem um sopro...tem q comer uma padaria inteira antes de ser lateral. Ele e o defesa esquerdo são os cangalheiros da equipa B depois dos árbitros e do Rui Barros.

• Like
Reações: R0NIK e Rhaegar

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,511
46,822
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O Fernando Fonseca não mostrou nada nem o Reggie Cannon. O João Mário é bom extremo, é para ficar lá. Pode fazer a posição como o Corona mas não acho que se deva adaptar.

Eu nesta sou suspeito, quiçá polémico, mas um dos melhores laterais direitos do campeonato é o Ivo Pinto. Já sei, para vocês está acabado para o futebol e é tuga, não faz capas, não dá dinheiro ao Mendes, logo não vale nada...
Não me lembrava do Ivo Pinto, mas como retaguarda de outro lateral qualitativamente superior aos que temos quiçá nos desse jeito, pois tem experiência em diferentes campeonatos e pode dar outra serenidade á nossa defesa.

JPedroto87

Bancada central
31 Julho 2020
2,496
3,698
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
Não me lembrava do Ivo Pinto, mas como retaguarda de outro lateral qualitativamente superior aos que temos quiçá nos desse jeito, pois tem experiência em diferentes campeonatos e pode dar outra serenidade á nossa defesa.
Eu não tenho a mínima dúvida que era titular cá, defende bem e ataca bem, com critério. Nunca foi vistoso, hoje em dia as pessoas querem ver um médio-ala na posição de lateral e ele não é dado a correrias, mas compensa com posicionamento e cultura táctica acima da média. Ainda este ano secou o AC Milan.

Claro que não me importava nada de ter ao mesmo tempo um Dalot. Contando que o Ivo seria barato, um Dalot emprestado com OC e tínhamos laterais para 3/4 anos + lucro no final.

Também conta como formado no clube.

Edit: e claro o jogador que dá o nome a este tópico...um dos laterais direitos mais promissores do mundo, um autêntico Dragão.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,511
46,822
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Eu não tenho a mínima dúvida que era titular cá, defende bem e ataca bem, com critério. Nunca foi vistoso, hoje em dia as pessoas querem ver um médio-ala na posição de lateral e ele não é dado a correrias, mas compensa com posicionamento e cultura táctica acima da média. Ainda este ano secou o AC Milan.

Claro que não me importava nada de ter ao mesmo tempo um Dalot. Contando que o Ivo seria barato, um Dalot emprestado com OC e tínhamos laterais para 3/4 anos + lucro no final.

Também conta como formado no clube.
Quiçá o Ivo Pinto pudesse ser uma mais-valia em todos os parâmetros, mas como titular duvido.

D

Dragon_92

Guest
Em primeiro lugar, eu não disse que o Porto contratou melhor que o sporting nem o contrário, isso é o outro assunto. Pus em causa o teu argumento sobre eles terem contratado os melhores jogadores de cada equipa, que é claramente mentira.

Em segundo lugar, o Pote e o Nuno Santos são as duas melhores contratações deles e é público que o Porto tentou contratar. Por isso, não é uma questão de política de contratações. Até o Tabata era um jogador mais que referenciado, não veio por outros motivos.

Depois, faz-me confusão discutir com quem diz que o Toni Martinez não era tão influente como jogador x, tendo em conta que foi "só" o melhor marcador da equipa. Ou alguém que compara a influência de um lateral com a de um médio e um avançado.

Como exemplo, temos o caso do Leiria em 2001/02, que tinha o Derlei que era o jogador mais influente e foi bem contratado. Mas na mesma equipa tinhas o Maciel, que era o segundo melhor marcador e mais novo que o Derlei(o Derlei era um monstro, ser segundo não é mau), o GR Costinha ou um médio como o Silas. Nós contratamos outro destaque: Nuno Valente. Era o melhor jogador da equipa? Não comparo laterais com jogadores de outras posições mas claro que era influente.

Ou o caso do Vitória de Setúbal, em que tinhas um Jorginho, um Hugo Henrique a fazer 17 golos(quase tantos como Derlei) ou um Marco Ferreira também muito bem. Se o Paulo Ferreira era influente? Claro que era, muito.

(curiosamente, ou não, compramos alguns desses jogadores do Setúbal e do Leiria, como Maciel, Jorginho ou Marco Ferreira)

Isso de ser o melhor jogador da equipa, que foi o teu argumento, não tem cabimento nenhum. O único que podes dizer que era o melhor da equipa era o Pote(pode-se discordar), o Nuno Santos era inferior ao Taremi e o Tabata não é nada de especial nem está a mostrar ser uma boa contratação.

Sabes quem era o jogador mais influente do Portimonense? Nakajima. O japonês mostrou muito mais que o Tabata no Portimonense e foi a léguas muito mais influente. Mas isso não significa que o Tabata não possa vingar, enquanto o Naka é o que se sabe... O Tabata foi um destaque de uma equipa que esteve perto de descer. Preferia comprar o melhor e o segundo melhor do Rio Ave do que comprar o melhor do Portimonense.

Portanto, tudo isto para dizer que esse argumento "Claro que estão melhores, eles contrataram os melhores do campeonato e nós nem sequer o melhor da equipa contratamos" não corresponde à verdade. Basta dizer-te que se o Porto tivesse comprado o Pote, como esteve perto de o fazer, esse argumento não só não teria verdade nenhuma como seria absurdo.

Sobre o Paulinho...a primeira opção deles era o Taremi, quem lhes dera...
Eu também não disse que era uma questão de política, mas se não os conseguimos, é preciso entender porquê, porque este campeonato está a mostrar que foi um erro brutal não ter contratado o Pote.

O Toni era o melhor marcador do Famalicão... Mas não é normal os pontas-de-lança serem os melhores marcadores das suas equipas, ou pelo menos serem sérios candidatos a isso? A qualidade não se pode medir por aí. Tens o exemplo da nossa equipa, onde existe o Taremi, a léguas o nosso melhor marcador... Mas se tirares o Otávio, como aconteceu nos últimos jogos, é notório o downgrade na equipa. Acompanhei o Famalicão de perto na época passada, e os jogadores que referi, a meu ver, tinham todos maior preponderância que o Toni.

É perfeitamente possível comparar a influência dos jogadores que jogam em diferentes posições na dinâmica de uma equipa. Há equipas onde os laterais são os mais influentes (nosso caso até à época passada, com o Telles), outras onde são os médios e os avançados, outras que valem mais pela consistência defensiva... É uma questão de analisar.

Relativamente aos exercícios que fazes relativamente ao Leiria e ao V. Setúbal, são válidos, e até concordo. Como deves saber, não acompanhei essas equipas, mas acerca do contexto atual, e dos jogos que tive oportunidade de ver (que não são tantos assim, por isso admito a possibilidade de estar errado), não via, por exemplo, o Zaidu, o Nanu ou o Toni terem uma influência tão grande nas dinâmicas das suas equipas anteriores.

Volto a dizer: o Pote era o melhor, o Nuno Santos era o segundo melhor, o Tabata a partir do momento em que o Nakajima saiu, passou a ser o melhor. Destes, quem era o que queria ver aqui? Obviamente o Pote. Desde o verão que digo que não queria cá o Nuno Santos ou o Tabata, nem pintados. O que nós temos de fazer é avaliar e perceber se os jogadores se destacam nas suas equipas a ponto de se justificar a sua contratação - e como é óbvio o nosso grau de exigência é muito maior que o do Sporting. Penso que também era mais ou menos notório que o Zaidu, o Nanu, o Toni ou o Carraça não tinham a qualidade necessária para o que pretendíamos - o Zaidu tinha para suplente, mas o problema foi que o contratámos a ele e mais ninguém para titular. Os outros sinceramente, e podendo estar a ser precipitado especialmente com o Toni, nem para banco os queria.

A questão que faço é: porque contratamos tantos jogadores que, em princípio, não irão ter a qualidade que pretendemos? E é aí que comparo com o Sporting. Eles fizeram 4 contratações no mercado interno que iam ao encontro da exigência deles. Nós fizemos apenas uma, e errámos várias.

Dizes que o Nakajima é o que se sabe... O Nakajima para mim é muito melhor que o Tabata. No nosso modelo não funcionou, mas noutro contexto acredito muito que poderia ser um jogador importante. O Tabata? No máximo para suplente, e é porque as alternativas que temos aos nossos extremos neste momento são miseráveis.

E claro que se o Porto tivesse contratado o Pote eu não utilizaria este argumento. Fartei-me de o pedir no verão. Era o que tínhamos de ter feito, e temos de evitar cometer erros deste tamanho no futuro.

Sim, quem lhes dera o Taremi.

• Like
Reações: miguel1000

JPedroto87

Bancada central
31 Julho 2020
2,496
3,698
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
Quiçá o Ivo Pinto pudesse ser uma mais-valia em todos os parâmetros, mas como titular duvido.
Idealmente, seria um bom suplente. Mas defensivamente é muito superior ao Manafá e a atacar não faz de extremo mas também não cruza para a bancada, quando ataca é com critério, como o Sapunaru. É nesse sentido que digo que era titular aqui.

Lembro-me sempre da pré-época 2010/11. Sapunaru, Miguel Lopes e Fucile lutam pro 3 lugares... jornal OJogo dá Sapunaru como dispensado, adeptos fazem os plantéis sem contar com ele. No final, ficou o Romeno e o resto é história. Se fosse dispensado talvez tivesse ido para um clube do mesmo nível em que o Ivo Pinto fez carreira, mas ficou e mostrou toda a qualidade que tinha. Porque o futebol não é só correrias nem jogadas vistosas.

Mas eu sei que há preconceito por ter 31 anos e não ter uma carreira vistosa... Já o ano passado foi um dos destaques do Famalicão mas a idade não lhe permite ter artigos em blogs e sites da moda. Como também não é vistoso, dentro de um contexto Famalicão ou Rio Ave não dá nas vistas, passe a redundância. Mas a qualidade está toda lá.

• Like
Reações: FABIOCOSTA

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
18,766
12,356

Desculpa lá mas o Fernando Fonseca neste momento é dos melhores laterais do campeonato.

• Like
Reações: Rhaegar

JPedroto87

Bancada central
31 Julho 2020
2,496
3,698
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
Eu também não disse que era uma questão de política, mas se não os conseguimos, é preciso entender porquê, porque este campeonato está a mostrar que foi um erro brutal não ter contratado o Pote.

O Toni era o melhor marcador do Famalicão... Mas não é normal os pontas-de-lança serem os melhores marcadores das suas equipas, ou pelo menos serem sérios candidatos a isso? A qualidade não se pode medir por aí. Tens o exemplo da nossa equipa, onde existe o Taremi, a léguas o nosso melhor marcador... Mas se tirares o Otávio, como aconteceu nos últimos jogos, é notório o downgrade na equipa. Acompanhei o Famalicão de perto na época passada, e os jogadores que referi, a meu ver, tinham todos maior preponderância que o Toni.

É perfeitamente possível comparar a influência dos jogadores que jogam em diferentes posições na dinâmica de uma equipa. Há equipas onde os laterais são os mais influentes (nosso caso até à época passada, com o Telles), outras onde são os médios e os avançados, outras que valem mais pela consistência defensiva... É uma questão de analisar.

Relativamente aos exercícios que fazes relativamente ao Leiria e ao V. Setúbal, são válidos, e até concordo. Como deves saber, não acompanhei essas equipas, mas acerca do contexto atual, e dos jogos que tive oportunidade de ver (que não são tantos assim, por isso admito a possibilidade de estar errado), não via, por exemplo, o Zaidu, o Nanu ou o Toni terem uma influência tão grande nas dinâmicas das suas equipas anteriores.

Volto a dizer: o Pote era o melhor, o Nuno Santos era o segundo melhor, o Tabata a partir do momento em que o Nakajima saiu, passou a ser o melhor. Destes, quem era o que queria ver aqui? Obviamente o Pote. Desde o verão que digo que não queria cá o Nuno Santos ou o Tabata, nem pintados. O que nós temos de fazer é avaliar e perceber se os jogadores se destacam nas suas equipas a ponto de se justificar a sua contratação - e como é óbvio o nosso grau de exigência é muito maior que o do Sporting. Penso que também era mais ou menos notório que o Zaidu, o Nanu, o Toni ou o Carraça não tinham a qualidade necessária para o que pretendíamos - o Zaidu tinha para suplente, mas o problema foi que o contratámos a ele e mais ninguém para titular. Os outros sinceramente, e podendo estar a ser precipitado especialmente com o Toni, nem para banco os queria.

A questão que faço é: porque contratamos tantos jogadores que, em princípio, não irão ter a qualidade que pretendemos? E é aí que comparo com o Sporting. Eles fizeram 4 contratações no mercado interno que iam ao encontro da exigência deles. Nós fizemos apenas uma, e errámos várias.

Dizes que o Nakajima é o que se sabe... O Nakajima para mim é muito melhor que o Tabata. No nosso modelo não funcionou, mas noutro contexto acredito muito que poderia ser um jogador importante. O Tabata? No máximo para suplente, e é porque as alternativas que temos aos nossos extremos neste momento são miseráveis.

E claro que se o Porto tivesse contratado o Pote eu não utilizaria este argumento. Fartei-me de o pedir no verão. Era o que tínhamos de ter feito, e temos de evitar cometer erros deste tamanho no futuro.

Sim, quem lhes dera o Taremi.
Na forma como devemos contratar estamos de acordo, só discordamos de quem preenche esses critérios.

O problema é fazer a generalização que fizeste quando só há um jogador que devia ter vindo cá parar: o Pote. Não veio porque eles ganharam a corrida, com espionagem e talvez pela vontade do jogador de ser titular. Quanto a isso, não podemos fazer mais nada porque o alvo estava identificado. Devíamos ficar preocupados como é que perdemos um jogador para eles, mas isso é outra questão. Não podes falar de todas as contratações do sporting quando só um teria lugar cá inequivocamente e o mesmo acontece com o Taremi lá. E obviamente o Toni é superior ao TT mas isso não é o ponto.

Discordamos também aí, se o Tabata não é jogador para ser titular no FC Porto, significa que também não é uma grande contratação para o sporting, que luta ou ambiciona lutar pelos mesmos objetivos que o nosso clube. Ainda assim, para suplente não seria mau. Mas para suplente temos melhor até dentro da nossa formação e oportunidades de negócio muito melhores, não tenho pena nenhuma de ter ido lá parar.

E estás enganado, o Toni ainda vai render, o Zaidu não deixou de ser bom jogador pela amostra dos últimos jogos(defende muito bem, ataca mal, como já falamos) e o Nanu será sempre um jogador útil, não espero que venha a assumir a titularidade mas que seja importante na rotação do plantel e até para substituir em caso de necessidade sem perdermos muita qualidade ou obrigar a adaptações.

Ou seja, por mim tinha vindo o Pote e também vinha o Toni Martinez, o Nanu e o Zaidu. Com isto não estou a dizer que não era melhor contratar o novo Falcao, o novo Bosingwa ou o novo Alex Sandro ou que os três mencionados vão chegar a esse nível.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
14,964
16,275
Na forma como devemos contratar estamos de acordo, só discordamos de quem preenche esses critérios.

O problema é fazer a generalização que fizeste quando só há um jogador que devia ter vindo cá parar: o Pote. Não veio porque eles ganharam a corrida, com espionagem e talvez pela vontade do jogador de ser titular. Quanto a isso, não podemos fazer mais nada porque o alvo estava identificado. Devíamos ficar preocupados como é que perdemos um jogador para eles, mas isso é outra questão. Não podes falar de todas as contratações do sporting quando só um teria lugar cá inequivocamente e o mesmo acontece com o Taremi lá. E obviamente o Toni é superior ao TT mas isso não é o ponto.

Discordamos também aí, se o Tabata não é jogador para ser titular no FC Porto, significa que também não é uma grande contratação para o sporting, que luta ou ambiciona lutar pelos mesmos objetivos que o nosso clube. Ainda assim, para suplente não seria mau. Mas para suplente temos melhor até dentro da nossa formação e oportunidades de negócio muito melhores, não tenho pena nenhuma de ter ido lá parar.

E estás enganado, o Toni ainda vai render, o Zaidu não deixou de ser bom jogador pela amostra dos últimos jogos(defende muito bem, ataca mal, como já falamos) e o Nanu será sempre um jogador útil, não espero que venha a assumir a titularidade mas que seja importante na rotação do plantel e até para substituir em caso de necessidade sem perdermos muita qualidade ou obrigar a adaptações.

Ou seja, por mim tinha vindo o Pote e também vinha o Toni Martinez, o Nanu e o Zaidu. Com isto não estou a dizer que não era melhor contratar o novo Falcao, o novo Bosingwa ou o novo Alex Sandro ou que os três mencionados vão chegar a esse nível.
E tu a dares com o Toni..o Toni vai render mas não vai ser aqui, vai ser no Osasuna ou Eibar ou lá o que é, na próxima época já não está cá..

• Like
Reações: Rhaegar

JPedroto87

Bancada central
31 Julho 2020
2,496
3,698
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
E tu a dares com o Toni..o Toni vai render mas não vai ser aqui, vai ser no Osasuna ou Eibar ou lá o que é, na próxima época já não está cá..
É? Deixa-me ir só buscar uma caneta para apontar.

Eu não ponho as mãos no fogo pelas decisões da direção, se o manda para o Osasuna, o Eibar ou para o lá o que é, mas conheço o jogador.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
14,964
16,275
É? Deixa-me ir só buscar uma caneta para apontar.

Eu não ponho as mãos no fogo pelas decisões da direção, se o manda para o Osasuna, o Eibar ou para o lá o que é, mas conheço o jogador.
Eu não acredito na manutenção dele cá..acabará por ser emprestado, é o que eu acho..Haverá Taremi, Evanilson ( que irá começar a jogar mais), com a saída de Marega iremos buscar mais 1..não te esqueças que o calendário voltará mais perto do normal..se ele nem assim neste calendário calça..é bom para um Famalicão e por aí, mas muito curtinho para aqui...

JPedroto87

Bancada central
31 Julho 2020
2,496
3,698
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
Sinceramente não sei se ganha...é genética tipo Romário e Fábio Vieira.
Não era a esse caparro que me referia.

Mas sim, os três podem ganhar poder de choque. E não é genético, são ectomorfos, custa um pouco mais mas conseguem. Se fossem para a casa de uma avó do Alto Minho 1 semana, saiam de lá com o físico do Jorge Andrade. Mas queremos músculo, não gordura.

diogogr22

Tribuna Presidencial
4 Janeiro 2018
9,319
14,410
Conquistas
7
Porto
  • André Villas-Boas
  • Hulk
  • Falcao
  • Kelvin
Não fui eu que disse isso, tens de questionar o Dragon_92.

Apenas peguei na incoerência do argumento do mesmo utilizador.

Mas se achas que o Tabata mexe com o jogo e o Toni Martinez nem para suplente serve demonstra que tens a mesma dificuldade em colocar-te na posição do "vizinho" que o Dragon_92. Imagino o que escreveste quando se falou do Tabata no Porto...
Pouco vi do Tabata jogar, apenas me baseei nos minutos que tem esta época e em que alturas do jogo é chamado (e conheço minimamente as características do jogador). Acredito que tenha sido com esse intuito de mexer com o jogo que foi contratado. Nunca defendi que devia ter vindo para cá, não tanto pela qualidade do jogador em si (apesar de achar que conseguíamos melhor), mas pelo seu clube de origem.

Em relação ao Toni, apesar de não ter grandes expectativas em relação ao jogador, conseguiu mesmo assim desiludir. Tinha um bom número de golos no Famalicão, mas voltando ao início da questão, não era de todo o jogador mais importante no plantel. Apesar dos bons números (e foi por aí que até defendi a sua contratação) nunca gostei do estilo do jogador. Aqui, teve boas oportunidades de se mostrar. Neste momento é o nosso quarto PL na hierarquia e começou como o segundo. Penso que isso diz tudo.

E quando falei de se destacarem, era já no sporting/Porto. Não nos clubes anteriores.

Última edição:

jpgm97

Tribuna Presidencial
1 Julho 2016
10,651
13,445
Conquistas
5
  • Pinto da Costa
  • Hulk
  • Madjer
  • Lucho González
Não entendo bem a necessidade de emprestar o Tomás (e espero que não com intenções de o vender), quando podia muito bem evoluir na B.

Não o tenho acompanhado este ano, mas o ano passado notava-se ainda não ter capacidade física para jogar na A, o que é normal para a idade, ainda para mais para um lateral. Mas é bom saber que anda a ter minutos.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
18,766
12,356
Não entendo bem a necessidade de emprestar o Tomás (e espero que não com intenções de o vender), quando podia muito bem evoluir na B.

Não o tenho acompanhado este ano, mas o ano passado notava-se ainda não ter capacidade física para jogar na A, o que é normal para a idade, ainda para mais para um lateral. Mas é bom saber que anda a ter minutos.
Pro ano preferia um empréstimo na liga portuguesa...acredito que acerte em quase todas as equipas.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,742
21,019

O Tomás pode evoluir muito mais no Championship do que na B.
A qualidade do Championship nem se compara. Ainda por cima está a jogar e a ganhar estofo e maturidade. Não lhe faz nada mal um ano ali.
Espero é que regresse e não seja para vender.