Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

FCPsempre

Arquibancada
20 Maio 2016
106
97
Como se explica, o mesmo 11 que fez um bom jogo na Champions... joga tão mal logo a seguir, na liga tuga?
Mesmo 11 não quer dizer mesmo sistema nem mesma forma de jogar, Marselha 442 clássico com a linha do meio campo em linha e Luís Diaz e Marega soltos no meio campo. Portimonense 4231 passando Otávio a 10, Luiz Diaz a extremo e Marega no meio fixo, é aqui uma das grandes diferenças Marega não é nem nunca foi referência de ataque, e sem espaço (Portimonense) muito mais fechado tínhamos de ter um jogador mais apto a tabelas e capaz de elaborar o jogo, pois equipas como o Portimonense sabem que retirando o espaço entre linhas e a profundidade o Marega vale 0, o Luís Diaz da se muito melhor com espaço para “embalar” embora acho que se adapte a um futebol mais rendilhado, com maior paciência.
Resumindo, concordo com a utilização do Marega em 3 pontos:
- Se não for a referência do ataque, mas sim o complemento(2 avançados)
- Se for para jogar contra uma equipa que goste de ter posse de bola e jogue com linhas subidas;
- Quando estivermos a ganhar e o adversário estiver atrás do prejuízo.

Isto em termos ofensivos(muito breve)

Em termos defensivos o meio campo em 4231 teoricamente conta com menos um avançado e conta com mais um no meio campo... nesta modelo não é bem assim. SC procura que os extremos sejam mais “avançados “ para ter mais gente na chegada à baliza e irem para dentro enquanto os laterais se projectam para dar largura no campo, por isso ficamos com apenas 2 médios de cobertura para defender o meio e compensar as subidas dos laterais(que sobem sem qualquer responsabilidade nem critério, a qualidade deles também não ajuda) para além disto o SC pede que um dos médios tenha chegada à baliza o que deixa a equipa demasiado exposta. No 442 os alas têm mais obrigações defensivas, defendendo a lateral se for do lado deles ou o meio se for no lado oposto. Equilibrando muito mais a equipa.

Resumindo concordo com o uso de qualquer sistema e até gosto mais do 4231 no entanto as peças usadas não têm sido as melhores(a escolha do Marega como referência parece me absurda) e as rotinas do meio campo e das laterais têm de melhorar muito, até lá usava o 442 pois parece mais trabalhado e os jogadores estão mais à vontade, apesar de não gostar tanto.
 

PortistaNando

Tribuna Presidencial
20 Fevereiro 2017
10,919
12,075
O SC anda perdido.
Fazer substituições aos 87 e 92 não é normal.
A não ser que seja para castigar os jogadores que entram por algum motivo...

Enviado do meu MI 6 através do Tapatalk
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,500
44,873
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
A nossa equipa necessita de assentar o seu jogo, procurar controlar os acontecimentos e defensimente ganhar outra consistência,pois neste momento cada desafio é um tormento e de uma incerteza assustadora,por isso oxalá paulatinamente o Sérgio Conceição conseguia indireitar a nau que comanda, senão no final da temporada terá que sair.
 

Patrao

Bancada lateral
29 Agosto 2016
871
819
O SC anda perdido.
Fazer substituições aos 87 e 92 não é normal.
A não ser que seja para castigar os jogadores que entram por algum motivo...

Enviado do meu MI 6 através do Tapatalk
Acrescento apenas que o SC foi jogador profissional, e ele melhor que ninguém deveria saber o estado anímico de um jogador que entra para queimar minutos.

Vergonhoso.. o Nakajima no último jogo, nem na bola tocou.

Cada vez mais enojado de ter de levar com esta pessoa a treinador...
 

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
O SC anda perdido.
Fazer substituições aos 87 e 92 não é normal.
A não ser que seja para castigar os jogadores que entram por algum motivo...

Enviado do meu MI 6 através do Tapatalk
Pois, deve andar mesmo perdido! Nada como deixar passar o tempo e olhar um bocadinho para trás para manter as coisas em perspectiva.

A gritaria, berraria que aqui se gerou pelo Porto ter perdido o jogo contra o Paços por 3-2! O que se seguiu?

O Benfica, o super Benfica, o super grande Jorge Jesus, o melhor treinador do planeta e universo, levou 3 batatas no cu no Bessa! No jogo a seguir, leva mais 3 batatas na bunda contra o Rangers (liga Europa), e no jogo a seguir ao campeonato, leva mais 3 batatas!

Três jogos consecutivos a levar na bunda, o jogar o tripo, deve ser 3 x 3, 3 jogos a mamar três, deve ser isso!

Dois jogos consecutivos para a liga portuguesa, 6 golos mamados contra dois marcados! Duas derrotas!

Bom, hoje, 11 de Novembro de 2020, olhar para isto, realmente, e ver a berraria e gritaria de alguns, como se o mundo fosse acabar, o que isto diz deles !? Têm alguma credibilidade no que dizem? Alguém, que é tipo diário da bolsa, sobe e desce, é credível no que diz?

E para aqueles que querem mudar porque sim, porque jogamos mal, é para termos Jorge Jesus's? Para quê? O que o clube ganha?

Isto é simplesmente ridículo.

Quando há problemas, a experiência diz-nos sempre isto, não entres em paranoia, calma, deixar o pó assentar na terra, porque o facto de haver problemas, não significa que estejas bem mas também não significa que o mundo vai acabar!

Há que manter a perspectiva para não sermos ridículos ou baratas tontas aos zigue zagues.
 

Johny

Bancada central
31 Agosto 2016
1,564
1,933
Pois, deve andar mesmo perdido! Nada como deixar passar o tempo e olhar um bocadinho para trás para manter as coisas em perspectiva.

A gritaria, berraria que aqui se gerou pelo Porto ter perdido o jogo contra o Paços por 3-2! O que se seguiu?

O Benfica, o super Benfica, o super grande Jorge Jesus, o melhor treinador do planeta e universo, levou 3 batatas no cu no Bessa! No jogo a seguir, leva mais 3 batatas na bunda contra o Rangers (liga Europa), e no jogo a seguir ao campeonato, leva mais 3 batatas!

Três jogos consecutivos a levar na bunda, o jogar o tripo, deve ser 3 x 3, 3 jogos a mamar três, deve ser isso!

Dois jogos consecutivos para a liga portuguesa, 6 golos mamados contra dois marcados! Duas derrotas!

Bom, hoje, 11 de Novembro de 2020, olhar para isto, realmente, e ver a berraria e gritaria de alguns, como se o mundo fosse acabar, o que isto diz deles !? Têm alguma credibilidade no que dizem? Alguém, que é tipo diário da bolsa, sobe e desce, é credível no que diz?

E para aqueles que querem mudar porque sim, porque jogamos mal, é para termos Jorge Jesus's? Para quê? O que o clube ganha?

Isto é simplesmente ridículo.

Quando há problemas, a experiência diz-nos sempre isto, não entres em paranoia, calma, deixar o pó assentar na terra, porque o facto de haver problemas, não significa que estejas bem mas também não significa que o mundo vai acabar!

Há que manter a perspectiva para não sermos ridículos ou baratas tontas aos zigue zagues.
Epá eles jogam tão mal que estamos atrás deles.
Eu quero lá saber como eles jogam, eu tenho é saudades do Porto que se estava bem a cagar para como eles jogam.
Esta perspectivas é medir pilinhas entre Sérgio e Jesus. Isso pouco me importa.
Eu concordo que a procissão ainda vai no adro mas este "portinho" do "ah eles hão-de perder pontos", "ah mas eles jogam mal". Quero.lá.saber.deles.

A malta fica exaltada porque vê onde se podiam fazer as melhorias, não é que os rapazes vão para o campo todos a comer a relva numa tática estupenda.
Também temos que ter noção disso.
 

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
Epá eles jogam tão mal que estamos atrás deles.
Eu quero lá saber como eles jogam, eu tenho é saudades do Porto que se estava bem a cagar para como eles jogam.
Esta perspectivas é medir pilinhas entre Sérgio e Jesus. Isso pouco me importa.
Eu concordo que a procissão ainda vai no adro mas este "portinho" do "ah eles hão-de perder pontos", "ah mas eles jogam mal". Quero.lá.saber.deles.

A malta fica exaltada porque vê onde se podiam fazer as melhorias, não é que os rapazes vão para o campo todos a comer a relva numa tática estupenda.
Também temos que ter noção disso.
A malta fica exaltada porque vê onde se podiam fazer as melhorias

É muito fácil de refutar este tipo de argumentos. Se vocês vêem sempre tudo muito melhor do que os profissionais que fazem disto as suas vidas e trabalham nisto há décadas, todos os dias, de sol a sol, então, andam aqui a perder o vosso tempo a comentar! Vão para treinadores! Façam-se a vida, ao menos assim, se realmente forem bons, vão ganhar muito mais do que provavelmente hoje ganham!

São bons no quê, no Football Manager (FM) ou PlayStation? Há milhões, que são bons nisso! Isto é a vida real, humanos contra humanos, não são máquinas, que por muito boas que possam ser, são sempre previsíveis (as máquinas, software, são codificadas por seres humanos)!

Eu de futebol percebo zero! No entanto, já o vejo há mais de 40 anos! Não sou profissional disto!

E como é possivel, hoje, com a tecnologia que existe, de fora, poderes VER melhor, do que quem está dentro? Como? Quem estudou um bocadinho de Física, sabe que, é impossível! Tive um professor, um dia, que respondeu assim a um cromo: tu consegues ver o sol? Impossivel! A realidade não se apreende! Quando muito, podes ter uma estimativa do que ela possa ser, o que ela é na realidade, mesmo quem faz disso vida, não consegue!

Vocês sabem as condições físicas e mentais dos jogadores? Vocês conhecem os indicadores de desempenho nos jogos? Os indicadores de desempenho nos treinos? Os indicadores de saúde? Há uma monstruosidade de dados/informação, que não está acessível, a quem vê jogos de fora!

Se não têm essa informação, como podem aferir, de fora, se a opção A ou B é boa ou má?

Opinar sentado num sofà é sempre muito fácil. Mas há muita coisa que eu não sei!

Tenho de ter a humildade de respeitar, quem faz disto, a sua vida! Só há uma coisa, como adepto, que posso medir! São os resultados! Porque o resto é uma caixa preta. Não posso presumir, que o pouco que vejo, é suficiente para entender o que está dentro da caixa!

Só notei a contradição de muitas críticas que aqui vejo e fiz a comparação, com um competidor directo do Porto. Que tal como nós, quer ganhar! E esse competidor, do que observamos do exterior, gastou muito mais dinheiro que nós, foi buscar o que vi aqui no Fórum um treinador que muitos queriam que viesse para o Porto, e é consensual na crítica, como um dos melhores treinadores da atualidade português! E esse mesmo treinador perde como os outros! A verdade é essa!

E também notei, o exagero que são as críticas! Porque se se critica assim por se perder contra um Paços, quando na realidade ainda não se perdeu nada e somos campeões nacionais, o que dizer do principal competidor directo com o investimento que fez (e já perderam um objetivo que foi a despromoção para a liga europa)!


Eu quero lá saber como eles jogam, eu tenho é saudades do Porto que se estava bem a cagar para como eles jogam.

Se queres ganhar sempre, é fácil. Vira-te para Itália e segue a Juventus. Eles todos os anos ganham o campeonato! Mas vai haver um dia que vão perder como os outros! Porque ganhar sempre é coisa que não existe nesta vida! Aliás, por absurdo, se fosse possível, simplesmente matarias o futebol! Perderia interesse.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,192
9,735
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
A malta fica exaltada porque vê onde se podiam fazer as melhorias

É muito fácil de refutar este tipo de argumentos. Se vocês vêem sempre tudo muito melhor do que os profissionais que fazem disto as suas vidas e trabalham nisto há décadas, todos os dias, de sol a sol, então, andam aqui a perder o vosso tempo a comentar! Vão para treinadores! Façam-se a vida, ao menos assim, se realmente forem bons, vão ganhar muito mais do que provavelmente hoje ganham!

São bons no quê, no Football Manager (FM) ou PlayStation? Há milhões, que são bons nisso! Isto é a vida real, humanos contra humanos, não são máquinas, que por muito boas que possam ser, são sempre previsíveis (as máquinas, software, são codificadas por seres humanos)!

Eu de futebol percebo zero! No entanto, já o vejo há mais de 40 anos! Não sou profissional disto!

E como é possivel, hoje, com a tecnologia que existe, de fora, poderes VER melhor, do que quem está dentro? Como? Quem estudou um bocadinho de Física, sabe que, é impossível! Tive um professor, um dia, que respondeu assim a um cromo: tu consegues ver o sol? Impossivel! A realidade não se apreende! Quando muito, podes ter uma estimativa do que ela possa ser, o que ela é na realidade, mesmo quem faz disso vida, não consegue!

Vocês sabem as condições físicas e mentais dos jogadores? Vocês conhecem os indicadores de desempenho nos jogos? Os indicadores de desempenho nos treinos? Os indicadores de saúde? Há uma monstruosidade de dados/informação, que não está acessível, a quem vê jogos de fora!

Se não têm essa informação, como podem aferir, de fora, se a opção A ou B é boa ou má?

Opinar sentado num sofà é sempre muito fácil. Mas há muita coisa que eu não sei!

Tenho de ter a humildade de respeitar, quem faz disto, a sua vida! Só há uma coisa, como adepto, que posso medir! São os resultados! Porque o resto é uma caixa preta. Não posso presumir, que o pouco que vejo, é suficiente para entender o que está dentro da caixa!

Só notei a contradição de muitas críticas que aqui vejo e fiz a comparação, com um competidor directo do Porto. Que tal como nós, quer ganhar! E esse competidor, do que observamos do exterior, gastou muito mais dinheiro que nós, foi buscar o que vi aqui no Fórum um treinador que muitos queriam que viesse para o Porto, e é consensual na crítica, como um dos melhores treinadores da atualidade português! E esse mesmo treinador perde como os outros! A verdade é essa!

E também notei, o exagero que são as críticas! Porque se se critica assim por se perder contra um Paços, quando na realidade ainda não se perdeu nada e somos campeões nacionais, o que dizer do principal competidor directo com o investimento que fez (e já perderam um objetivo que foi a despromoção para a liga europa)!


Eu quero lá saber como eles jogam, eu tenho é saudades do Porto que se estava bem a cagar para como eles jogam.

Se queres ganhar sempre, é fácil. Vira-te para Itália e segue a Juventus. Eles todos os anos ganham o campeonato! Mas vai haver um dia que vão perder como os outros! Porque ganhar sempre é coisa que não existe nesta vida! Aliás, por absurdo, se fosse possível, simplesmente matarias o futebol! Perderia interesse.
What the fuck
 
  • Like
Reações: Moreira e Dragon_92
J

Johny

Bancada central
31 Agosto 2016
1,564
1,933
A malta fica exaltada porque vê onde se podiam fazer as melhorias

É muito fácil de refutar este tipo de argumentos. Se vocês vêem sempre tudo muito melhor do que os profissionais que fazem disto as suas vidas e trabalham nisto há décadas, todos os dias, de sol a sol, então, andam aqui a perder o vosso tempo a comentar! Vão para treinadores! Façam-se a vida, ao menos assim, se realmente forem bons, vão ganhar muito mais do que provavelmente hoje ganham!

São bons no quê, no Football Manager (FM) ou PlayStation? Há milhões, que são bons nisso! Isto é a vida real, humanos contra humanos, não são máquinas, que por muito boas que possam ser, são sempre previsíveis (as máquinas, software, são codificadas por seres humanos)!

Eu de futebol percebo zero! No entanto, já o vejo há mais de 40 anos! Não sou profissional disto!

E como é possivel, hoje, com a tecnologia que existe, de fora, poderes VER melhor, do que quem está dentro? Como? Quem estudou um bocadinho de Física, sabe que, é impossível! Tive um professor, um dia, que respondeu assim a um cromo: tu consegues ver o sol? Impossivel! A realidade não se apreende! Quando muito, podes ter uma estimativa do que ela possa ser, o que ela é na realidade, mesmo quem faz disso vida, não consegue!

Vocês sabem as condições físicas e mentais dos jogadores? Vocês conhecem os indicadores de desempenho nos jogos? Os indicadores de desempenho nos treinos? Os indicadores de saúde? Há uma monstruosidade de dados/informação, que não está acessível, a quem vê jogos de fora!

Se não têm essa informação, como podem aferir, de fora, se a opção A ou B é boa ou má?

Opinar sentado num sofà é sempre muito fácil. Mas há muita coisa que eu não sei!

Tenho de ter a humildade de respeitar, quem faz disto, a sua vida! Só há uma coisa, como adepto, que posso medir! São os resultados! Porque o resto é uma caixa preta. Não posso presumir, que o pouco que vejo, é suficiente para entender o que está dentro da caixa!

Só notei a contradição de muitas críticas que aqui vejo e fiz a comparação, com um competidor directo do Porto. Que tal como nós, quer ganhar! E esse competidor, do que observamos do exterior, gastou muito mais dinheiro que nós, foi buscar o que vi aqui no Fórum um treinador que muitos queriam que viesse para o Porto, e é consensual na crítica, como um dos melhores treinadores da atualidade português! E esse mesmo treinador perde como os outros! A verdade é essa!

E também notei, o exagero que são as críticas! Porque se se critica assim por se perder contra um Paços, quando na realidade ainda não se perdeu nada e somos campeões nacionais, o que dizer do principal competidor directo com o investimento que fez (e já perderam um objetivo que foi a despromoção para a liga europa)!


Eu quero lá saber como eles jogam, eu tenho é saudades do Porto que se estava bem a cagar para como eles jogam.

Se queres ganhar sempre, é fácil. Vira-te para Itália e segue a Juventus. Eles todos os anos ganham o campeonato! Mas vai haver um dia que vão perder como os outros! Porque ganhar sempre é coisa que não existe nesta vida! Aliás, por absurdo, se fosse possível, simplesmente matarias o futebol! Perderia interesse.
benHur78,
eu percebo uma parte da origem do teu argumento, mas fazemos o quê à exigência?
Vamos dar um abraço ao Marega no fim de um jogo horrível e dizer "deixa lá, também não sei como está a tua cabeça."?
Damos uma festinha ao Sérgio porque "deixa lá tu é que sabes melhor e se realmente vamos substituir aos 87" e 92" é porque tu é que és o profissional, tu é que sabes."?
Baixamos a cabeça cegamente ao Presidente porque ele lá sabe o que faz porque "isto é a vida real, não é a Playstation e você também quer ganhar."?

Mas claro que todos queremos ganhar e todos eles querem. Isso não está em questão.
Eu não preciso de ir para treinador para criticar um treinador, nem para jogador, nem para presidente. O que eu preciso de fazer como adepto que ama o FC Porto e quer o seu melhor é ser exigente e exigir o melhor. E se eu (ou tu, ou qualquer outro) não vir pessoas no clube a fazer o melhor, então claro que as posso criticar.

O futebol não é só um jogo, é algo que transcende o jogo. E o motor de um clube é a exigência dos adeptos.
Se passamos a dizer que "eles é que sabem" então estamos como na política e todos vemos em que estado está.
O que nos trouxe o bom que temos foi a nossa exigência. Vitórias morais é no Sporting.

A questão aqui que me incomoda é a comparação com o regime. Por que raio deveríamos medir a nossa exigência por aquilo que o Regime faz? É isso que não entendo. Uma espécie de "estão a ver como eles são uma merda?" e eu quero lá saber se eles são. Um clube que está mais que provado que corrompe tudo e todos, que tem mais maneiras de ganhar que as convencionais, etc.

Comparar o Regime e o nosso clube deve ser apenas um exercício de estatística, de cálculos, de confronto directo. Nunca deve definir a nossa exigência. Eu estou tranquilo porque há uma coisa em que sou coerente, apoio o clube quando ganha e perde e critico o clube quando perde e quando ganha. No dia em que deixarmos de ser exigentes, enfraquecemos. E eu que sou de uma geração mais nova que a tua acho que as antigas eram bem mais exigentes. E acho que há algo que se perdeu com isso.

Aqui no fórum há vários amigos que me dão 15-0 em análise do jogo, análise tática, em falar DE futebol, como diz o nosso treinador.
Ora, se durante um jogo 90% do pessoal está a "pedir" as mesmas alterações, a fazer as mesmas análises, se vários membros que já mostraram saber dessa área são da mesma opinião, se quando o treinador faz essas mudanças a equipa melhora e controla o jogo, por que razão não poderíamos criticar? É essa exigência que nos faz avançar. Ou devíamos deixar o NES quieto porque "ele é profissional e quer ganhar"?

Não tenho interesse em virar-me para a Itália, para a Juventus ou para o que quer que seja. O meu clube é o Futebol Clube do Porto. E aqui quero que sejam os melhores, que sirvam o clube no limite da sua dedicação, em qualquer área. Se o que vejo não é isso, só tenho que criticar e ainda mais importante, não tenho que comparar com ninguém. Muito menos com corruptos e batoteiros.

Os jogadores não são máquinas, verdade. Mas quando há um que se dedica, que baixa a cabeça e trabalha, que melhora, que nos mostra que merece que gritemos por ele, começa-se a ouvir no estádio "este gajo é uma máquina". E precisamente por no futebol 1+1 ser muitas vezes igual a 3 ou a 4 é que precisamos de estar prontos e sermos exigentes, trabalhar no limite, fazer o melhor. E quando está à vista de tantos que pode ser melhor, criticamos. Simples.

Se esta exigência nos levar a ganhar sempre, óptimo. É uma consequência. Ninguém aqui quer ganhar "porque sim". Queremos ganhar porque nos dedicamos, porque comemos a relva e mostramos que somos melhores. Porque gerimos bem e deixamos os outros a anos luz da nossa organização. Porque usamos tecnologia de topo e formação de raíz que nos garante o futuro. Porque asseguramos o futuro com gestão decente e planeamos com os pés em 2020 mas a ambição em 2025. E quando assim não é, quando nalgum lugar podemos melhorar, estamos sujeitos a críticas. A exigência do adepto é gasolina para o nosso sucesso.

Por tudo isto, não vejo problema nenhum em criticar mas sim em comparar. Nenhum clube neste país se compara ao nosso. Por isso quando começamos a olhar para o vizinho do lado baixamos a nossa guarda e descemos a nossa qualidade.

E em cada área e em cada jogo aqui estamos sempre para apoiar, mas de certeza que estamos cá para criticar. Nunca crítica sem fundamento, isso fica para os papagaios dos programas e para os taberneiros. Mas crítica com alvo ao sucesso, sempre.
 
B

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
benHur78,
eu percebo uma parte da origem do teu argumento, mas fazemos o quê à exigência?
Vamos dar um abraço ao Marega no fim de um jogo horrível e dizer "deixa lá, também não sei como está a tua cabeça."?
Damos uma festinha ao Sérgio porque "deixa lá tu é que sabes melhor e se realmente vamos substituir aos 87" e 92" é porque tu é que és o profissional, tu é que sabes."?
Baixamos a cabeça cegamente ao Presidente porque ele lá sabe o que faz porque "isto é a vida real, não é a Playstation e você também quer ganhar."?

Mas claro que todos queremos ganhar e todos eles querem. Isso não está em questão.
Eu não preciso de ir para treinador para criticar um treinador, nem para jogador, nem para presidente. O que eu preciso de fazer como adepto que ama o FC Porto e quer o seu melhor é ser exigente e exigir o melhor. E se eu (ou tu, ou qualquer outro) não vir pessoas no clube a fazer o melhor, então claro que as posso criticar.

O futebol não é só um jogo, é algo que transcende o jogo. E o motor de um clube é a exigência dos adeptos.
Se passamos a dizer que "eles é que sabem" então estamos como na política e todos vemos em que estado está.
O que nos trouxe o bom que temos foi a nossa exigência. Vitórias morais é no Sporting.

A questão aqui que me incomoda é a comparação com o regime. Por que raio deveríamos medir a nossa exigência por aquilo que o Regime faz? É isso que não entendo. Uma espécie de "estão a ver como eles são uma merda?" e eu quero lá saber se eles são. Um clube que está mais que provado que corrompe tudo e todos, que tem mais maneiras de ganhar que as convencionais, etc.

Comparar o Regime e o nosso clube deve ser apenas um exercício de estatística, de cálculos, de confronto directo. Nunca deve definir a nossa exigência. Eu estou tranquilo porque há uma coisa em que sou coerente, apoio o clube quando ganha e perde e critico o clube quando perde e quando ganha. No dia em que deixarmos de ser exigentes, enfraquecemos. E eu que sou de uma geração mais nova que a tua acho que as antigas eram bem mais exigentes. E acho que há algo que se perdeu com isso.

Aqui no fórum há vários amigos que me dão 15-0 em análise do jogo, análise tática, em falar DE futebol, como diz o nosso treinador.
Ora, se durante um jogo 90% do pessoal está a "pedir" as mesmas alterações, a fazer as mesmas análises, se vários membros que já mostraram saber dessa área são da mesma opinião, se quando o treinador faz essas mudanças a equipa melhora e controla o jogo, por que razão não poderíamos criticar? É essa exigência que nos faz avançar. Ou devíamos deixar o NES quieto porque "ele é profissional e quer ganhar"?

Não tenho interesse em virar-me para a Itália, para a Juventus ou para o que quer que seja. O meu clube é o Futebol Clube do Porto. E aqui quero que sejam os melhores, que sirvam o clube no limite da sua dedicação, em qualquer área. Se o que vejo não é isso, só tenho que criticar e ainda mais importante, não tenho que comparar com ninguém. Muito menos com corruptos e batoteiros.

Os jogadores não são máquinas, verdade. Mas quando há um que se dedica, que baixa a cabeça e trabalha, que melhora, que nos mostra que merece que gritemos por ele, começa-se a ouvir no estádio "este gajo é uma máquina". E precisamente por no futebol 1+1 ser muitas vezes igual a 3 ou a 4 é que precisamos de estar prontos e sermos exigentes, trabalhar no limite, fazer o melhor. E quando está à vista de tantos que pode ser melhor, criticamos. Simples.

Se esta exigência nos levar a ganhar sempre, óptimo. É uma consequência. Ninguém aqui quer ganhar "porque sim". Queremos ganhar porque nos dedicamos, porque comemos a relva e mostramos que somos melhores. Porque gerimos bem e deixamos os outros a anos luz da nossa organização. Porque usamos tecnologia de topo e formação de raíz que nos garante o futuro. Porque asseguramos o futuro com gestão decente e planeamos com os pés em 2020 mas a ambição em 2025. E quando assim não é, quando nalgum lugar podemos melhorar, estamos sujeitos a críticas. A exigência do adepto é gasolina para o nosso sucesso.

Por tudo isto, não vejo problema nenhum em criticar mas sim em comparar. Nenhum clube neste país se compara ao nosso. Por isso quando começamos a olhar para o vizinho do lado baixamos a nossa guarda e descemos a nossa qualidade.

E em cada área e em cada jogo aqui estamos sempre para apoiar, mas de certeza que estamos cá para criticar. Nunca crítica sem fundamento, isso fica para os papagaios dos programas e para os taberneiros. Mas crítica com alvo ao sucesso, sempre.
Antes de mais, parabéns pelo teu post. Não fazes como muitos que, em vez de contra argumentarem, passam para o ataque pessoal.

eu percebo uma parte da origem do teu argumento, mas fazemos o quê à exigência?
Gostava que definissem primeiro, o que é isso da "exigência". Porque basta vir aqui, para perceber logo que todos tem a sua definição.

Para mim ser exigente, não inclui certos comportamentos. Por exemplo, no jogo Porto - Marselha, neste fórum, houve um utilizador que ainda antes do jogo ter começado, só porque o SC colocou o Marega a jogar, disse algo do género, SC, vai para a put* que te pariu... Isto para mim não é ser exigente, é ser labrego, mal educado! Basta ir ver essa thread para ficar estupefacto com o comportamento de alguns. E o Porto ganhou esse jogo e foi consensual, nos jornais desportivos OJogo, até ABola, que o Porto fez um bom jogo.

Ataques pessoais, para mim, não é ser exigente! É ser mal educado! Gente chateada com a vida que vem para aqui descarregar no homem. Não é ser exigente!

Sobre se joga A ou B ou C, por definição, há sempre jogadores que não jogam, porque só podem jogar 11. Sempre ouvi esse tipo de argumentos na minha vida. Quando se quer atacar, vamos aos que não jogam! Como há sempre jogadores que não jogam, para mim esse tipo de argumentos não contam muito.

Vou dar-te a minha definição de ser exigente e é tão válida como a dos outros. E tem de ser contextual, ter em conta o tempo em que vives. É maximizar o número de títulos que podes ganhar! É essa a minha definição! É um indicador objectivo, não está sujeito a interpretações. Tendo em conta essa definição, ainda não vi aqui ninguêm a propor nada melhor ao que temos hoje! Algo que vá melhorar esse indicador nos próximos tempos!

O argumento que para mim é fraquinho, do jogamos mal, para além de altamente subjetivo, nem sequer é consensual nos adeptos, cada um tem a sua definição, quem dá esse argumento não explica COMO é que passamos a jogar bem e simultaneamente, melhorarmos o indicador que dei, os títulos! Porque passar a jogar bem mas perder, não, obrigado!

Eu já dei aqui um exemplo recente, o Lage fez uma época extraordinária, é consensual que "jogava bem", mas foi de vela ao fim de um ano! Porquê? Porque perdeu!

Vou dizer-te uma coisa. Se o SC estivesse a jogar como está a jogar e não tivesse conseguido títulos, meu amigo, o homem já tinha ido de vela! O problema para quem usa esse tipo de argumentos, é que nunca ou raramente ou evita apresentar estatísticas/indicadores para sustentarem as suas ideias, vão sempre para o "jogamos mal", porque o SC refuta com números todos os que estão contra ele!

E eu na minha definição de ser exigente, prefiro sempre números, porque são factos, do que pseudo coisas altamente subjetivas, que valem zero.

Ainda recentemente, num jornal desportivo, davam este indicador: o SC desde que está no Porto fez mais pontos para o campeonato que o rival directo, o Benfica! Isto é objetivo! Não é subjetivo!

Eu não preciso de ir para treinador para criticar um treinador, nem para jogador, nem para presidente. O que eu preciso de fazer como adepto que ama o FC Porto e quer o seu melhor é ser exigente e exigir o melhor. E se eu (ou tu, ou qualquer outro) não vir pessoas no clube a fazer o melhor, então claro que as posso criticar.

Como referi, depende sempre se a crítica é construtiva ou para destruir o homem. Argumentos de destruição não são críticas. É seres labrego, mal educado, mal formado!

A questão aqui que me incomoda é a comparação com o regime. Por que raio deveríamos medir a nossa exigência por aquilo que o Regime faz? É isso que não entendo. Uma espécie de "estão a ver como eles são uma merda?" e eu quero lá saber se eles são. Um clube que está mais que provado que corrompe tudo e todos, que tem mais maneiras de ganhar que as convencionais, etc.

Tinha um colega meu que dizia, o que há em Portugal são "Anti's". Anti Benfiquista, Anti Portista. Concordo que se deveria só falar de futebol. Infelizmente, em Portugal o futebol é primitivo, tribal, e só conta uma coisa: para tu ires para o trabalho dizeres ao colega do lado que a tua pila é maior do que a dele! Basta ver os comentários aqui e sobretudo quando o Porto perde. As pessoas ficam lixadas porque a semana já vai correr mal, porque já não podem ir para o trabalho com o ego cheio.

Se tu o que dizes fosse verdade, quando o Porto perdeu contra o Paços, não haveria a histeria, gritaria, que houve. Era apenas um jogo que correu mal.

Aqui no fórum há vários amigos que me dão 15-0 em análise do jogo, análise tática, em falar DE futebol, como diz o nosso treinador.
Ora, se durante um jogo 90% do pessoal está a "pedir" as mesmas alterações, a fazer as mesmas análises, se vários membros que já mostraram saber dessa área são da mesma opinião, se quando o treinador faz essas mudanças a equipa melhora e controla o jogo, por que razão não poderíamos criticar? É essa exigência que nos faz avançar. Ou devíamos deixar o NES quieto porque "ele é profissional e quer ganhar"?


Nunca valorizei isso na minha vida como adepto. Sempre houve pessoas que ao falar, parece que percebem bué da coisa, da tática, epa, para mim, aquilo é só uma bola, às vezes entra, outras não. No entanto, há uma coisa que sei. Quem está fora racha lenha! E com isso não quero dizer que não devemos questionar, atenção! O que valorizo no fim, é se ganhas ou perdes, se atingiste os objetivos tendo em conta o contexto!

Se jogas feio, muito feio, mas no fim ganhas mais que os outros, amigo, temos pena, mas tu estás errado! Tens de rever os teus conceitos. O que conta, é se ganhas.

Há dois anos, sensivelmente, comecei a estudar Xadrez. É um jogo do crlh! E recentemente descobri o seguinte. Quem se torna professional e até consegue atingir o patamar de grande mestre, a estudar todos os dias 2 horas, levou em média, 17 anos! Achas realmente, que quem está de fora, percebe mais do quem está dentro?

E vou dizer-te mais. Contra o computador, ganho facilmente em níveis avançados. Contra seres humanos, há dias, em que me fodo sempre! Há dias, em que ganho mais, há dias, em que tudo corre mal! Tipo, 10 jogos seguidos a levar no cu! Explica lá isso! Quem faz ou fez algum desporto, sabe responder a isso! Nem tu próprio sabes porque perdes. Há coisas que não controlas, como a mente.

Os jogadores não são máquinas, verdade. Mas quando há um que se dedica, que baixa a cabeça e trabalha, que melhora, que nos mostra que merece que gritemos por ele, começa-se a ouvir no estádio "este gajo é uma máquina". E precisamente por no futebol 1+1 ser muitas vezes igual a 3 ou a 4 é que precisamos de estar prontos e sermos exigentes, trabalhar no limite, fazer o melhor. E quando está à vista de tantos que pode ser melhor, criticamos. Simples.

Uma das coisas que me levou a gostar do Porto é a raça, a entrega. É algo que externamente, visto de fora, podes sentir. Podes sentir, se realmente, aquele jogador dá tudo o que tem e isso contagia as pessoas. Mas estás a contradizer-te. Porque há muito tempo, que noto que o Porto perdeu isso. É para mim um dos fatores da queda do clube. Mas com o SC, voltaste a ter um pouco disso! Eles podem jogar "feio" mas entrega e raça com o Sérgio, não tem faltado! Perdeste isso com todos os treinadores que se seguiram ao Vitor Pereira. É um facto.
 

Patrao

Bancada lateral
29 Agosto 2016
871
819
benHur78,
eu percebo uma parte da origem do teu argumento, mas fazemos o quê à exigência?
Vamos dar um abraço ao Marega no fim de um jogo horrível e dizer "deixa lá, também não sei como está a tua cabeça."?
Damos uma festinha ao Sérgio porque "deixa lá tu é que sabes melhor e se realmente vamos substituir aos 87" e 92" é porque tu é que és o profissional, tu é que sabes."?
Baixamos a cabeça cegamente ao Presidente porque ele lá sabe o que faz porque "isto é a vida real, não é a Playstation e você também quer ganhar."?

Mas claro que todos queremos ganhar e todos eles querem. Isso não está em questão.
Eu não preciso de ir para treinador para criticar um treinador, nem para jogador, nem para presidente. O que eu preciso de fazer como adepto que ama o FC Porto e quer o seu melhor é ser exigente e exigir o melhor. E se eu (ou tu, ou qualquer outro) não vir pessoas no clube a fazer o melhor, então claro que as posso criticar.

O futebol não é só um jogo, é algo que transcende o jogo. E o motor de um clube é a exigência dos adeptos.
Se passamos a dizer que "eles é que sabem" então estamos como na política e todos vemos em que estado está.
O que nos trouxe o bom que temos foi a nossa exigência. Vitórias morais é no Sporting.

A questão aqui que me incomoda é a comparação com o regime. Por que raio deveríamos medir a nossa exigência por aquilo que o Regime faz? É isso que não entendo. Uma espécie de "estão a ver como eles são uma merda?" e eu quero lá saber se eles são. Um clube que está mais que provado que corrompe tudo e todos, que tem mais maneiras de ganhar que as convencionais, etc.

Comparar o Regime e o nosso clube deve ser apenas um exercício de estatística, de cálculos, de confronto directo. Nunca deve definir a nossa exigência. Eu estou tranquilo porque há uma coisa em que sou coerente, apoio o clube quando ganha e perde e critico o clube quando perde e quando ganha. No dia em que deixarmos de ser exigentes, enfraquecemos. E eu que sou de uma geração mais nova que a tua acho que as antigas eram bem mais exigentes. E acho que há algo que se perdeu com isso.

Aqui no fórum há vários amigos que me dão 15-0 em análise do jogo, análise tática, em falar DE futebol, como diz o nosso treinador.
Ora, se durante um jogo 90% do pessoal está a "pedir" as mesmas alterações, a fazer as mesmas análises, se vários membros que já mostraram saber dessa área são da mesma opinião, se quando o treinador faz essas mudanças a equipa melhora e controla o jogo, por que razão não poderíamos criticar? É essa exigência que nos faz avançar. Ou devíamos deixar o NES quieto porque "ele é profissional e quer ganhar"?

Não tenho interesse em virar-me para a Itália, para a Juventus ou para o que quer que seja. O meu clube é o Futebol Clube do Porto. E aqui quero que sejam os melhores, que sirvam o clube no limite da sua dedicação, em qualquer área. Se o que vejo não é isso, só tenho que criticar e ainda mais importante, não tenho que comparar com ninguém. Muito menos com corruptos e batoteiros.

Os jogadores não são máquinas, verdade. Mas quando há um que se dedica, que baixa a cabeça e trabalha, que melhora, que nos mostra que merece que gritemos por ele, começa-se a ouvir no estádio "este gajo é uma máquina". E precisamente por no futebol 1+1 ser muitas vezes igual a 3 ou a 4 é que precisamos de estar prontos e sermos exigentes, trabalhar no limite, fazer o melhor. E quando está à vista de tantos que pode ser melhor, criticamos. Simples.

Se esta exigência nos levar a ganhar sempre, óptimo. É uma consequência. Ninguém aqui quer ganhar "porque sim". Queremos ganhar porque nos dedicamos, porque comemos a relva e mostramos que somos melhores. Porque gerimos bem e deixamos os outros a anos luz da nossa organização. Porque usamos tecnologia de topo e formação de raíz que nos garante o futuro. Porque asseguramos o futuro com gestão decente e planeamos com os pés em 2020 mas a ambição em 2025. E quando assim não é, quando nalgum lugar podemos melhorar, estamos sujeitos a críticas. A exigência do adepto é gasolina para o nosso sucesso.

Por tudo isto, não vejo problema nenhum em criticar mas sim em comparar. Nenhum clube neste país se compara ao nosso. Por isso quando começamos a olhar para o vizinho do lado baixamos a nossa guarda e descemos a nossa qualidade.

E em cada área e em cada jogo aqui estamos sempre para apoiar, mas de certeza que estamos cá para criticar. Nunca crítica sem fundamento, isso fica para os papagaios dos programas e para os taberneiros. Mas crítica com alvo ao sucesso, sempre.
Brilhante. Isto mesmo.
 
  • Like
Reações: Moreira

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,799
71,481
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
A malta fica exaltada porque vê onde se podiam fazer as melhorias

É muito fácil de refutar este tipo de argumentos. Se vocês vêem sempre tudo muito melhor do que os profissionais que fazem disto as suas vidas e trabalham nisto há décadas, todos os dias, de sol a sol, então, andam aqui a perder o vosso tempo a comentar! Vão para treinadores! Façam-se a vida, ao menos assim, se realmente forem bons, vão ganhar muito mais do que provavelmente hoje ganham!

São bons no quê, no Football Manager (FM) ou PlayStation? Há milhões, que são bons nisso! Isto é a vida real, humanos contra humanos, não são máquinas, que por muito boas que possam ser, são sempre previsíveis (as máquinas, software, são codificadas por seres humanos)!

Eu de futebol percebo zero! No entanto, já o vejo há mais de 40 anos! Não sou profissional disto!

E como é possivel, hoje, com a tecnologia que existe, de fora, poderes VER melhor, do que quem está dentro? Como? Quem estudou um bocadinho de Física, sabe que, é impossível! Tive um professor, um dia, que respondeu assim a um cromo: tu consegues ver o sol? Impossivel! A realidade não se apreende! Quando muito, podes ter uma estimativa do que ela possa ser, o que ela é na realidade, mesmo quem faz disso vida, não consegue!

Vocês sabem as condições físicas e mentais dos jogadores? Vocês conhecem os indicadores de desempenho nos jogos? Os indicadores de desempenho nos treinos? Os indicadores de saúde? Há uma monstruosidade de dados/informação, que não está acessível, a quem vê jogos de fora!

Se não têm essa informação, como podem aferir, de fora, se a opção A ou B é boa ou má?

Opinar sentado num sofà é sempre muito fácil. Mas há muita coisa que eu não sei!

Tenho de ter a humildade de respeitar, quem faz disto, a sua vida! Só há uma coisa, como adepto, que posso medir! São os resultados! Porque o resto é uma caixa preta. Não posso presumir, que o pouco que vejo, é suficiente para entender o que está dentro da caixa!

Só notei a contradição de muitas críticas que aqui vejo e fiz a comparação, com um competidor directo do Porto. Que tal como nós, quer ganhar! E esse competidor, do que observamos do exterior, gastou muito mais dinheiro que nós, foi buscar o que vi aqui no Fórum um treinador que muitos queriam que viesse para o Porto, e é consensual na crítica, como um dos melhores treinadores da atualidade português! E esse mesmo treinador perde como os outros! A verdade é essa!

E também notei, o exagero que são as críticas! Porque se se critica assim por se perder contra um Paços, quando na realidade ainda não se perdeu nada e somos campeões nacionais, o que dizer do principal competidor directo com o investimento que fez (e já perderam um objetivo que foi a despromoção para a liga europa)!


Eu quero lá saber como eles jogam, eu tenho é saudades do Porto que se estava bem a cagar para como eles jogam.

Se queres ganhar sempre, é fácil. Vira-te para Itália e segue a Juventus. Eles todos os anos ganham o campeonato! Mas vai haver um dia que vão perder como os outros! Porque ganhar sempre é coisa que não existe nesta vida! Aliás, por absurdo, se fosse possível, simplesmente matarias o futebol! Perderia interesse.
Isto é a negação do futebol!

Eu não sou cozinheiro, mas sei quando a comida que me servem é boa ou não!

Podemos falar do nosso treinador, sem falae do benfica?
É possível falarmos apenas da nossa casa?