Vincent Aboubakar

Aboubakar 9

Aboubakar

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,520
75,130
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Mágico Deco disse:
Lá está... Para um Braga talvez seja melhor o Soares. Para uma equipa com a dimensão do Porto o Aboubakar (com confiança) é o nosso melhor avançado.

Mas seja qual for o clube, o jogador ou o escalão onde jogam, a capacidade de passe é fundamental de um jogador.

A diferença do Aboubakar para o Soares está no golo do Brahimi na Supertaça deste ano. É só ir ver.
Pedro Emanuel e Paulo Noga são nomes que te são familiares?

Os dois disseram o mesmo num colóquio num auditório em Braga.

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,575
11,763
Jpfreitas91 disse:
Se já estiver mesmo a 100%, deixava-o jogar na B neste fim-de-semana para desenferrujar. Não joga há meio ano, está sem ritmo competitivo nenhum.
Podia-se aproveitar a equipa B pra isso, já que não serve para muito mais...
Mas pelos vistos não..

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,465
5,595
Vieira_Amares disse:
O que é isso na capacidade de passe? Se fosse um oito ou um dez...
Isso não é decisivo num avançado. Quanto muito o primeiro toque, que é o recurso técnico mais utilizado por avançados do estilo do Soares e do Aboubakar a par da receção ( que são muito parecidos nesse aspecto) e nessa característica são farinha do mesmo saco.

Uma coisa que tenho tido como verdade incontestável, pela amostra que tenho tido, é que são os treinadores de bancada ( nós vah, apesar de eu andar no futebol desde 2005 não vivo dele, infelizmente ) que acham o Aboubakar melhor jogador que o Soares. A malta que faz vida do futebol, seja jogadores e treinadores, diz que o Tiquinho é mais jogador, que dá muito mais à equipa, que tem características muito raras num avançado com aquele arcaboiço.
Duelos físicos, duelos aéreos, cobertura da bola, jogo de costas para a baliza, transição defensiva, desmarcação, instinto matador, finalização morta e finalização activa, compromisso com a equipa é tudo que o Aboubakar não tem ou não é tão bom como o Soares.

Pessoas como alguns dos meus amigos, o meu pai e um sem número de outras que a experiência do futebol é de ver na TV, ler jornais, sites e tal e que não entraram no futebol de uma maneira mais séria, como um trabalho, tem a opinião contrária.

Ainda no outro dia tive a felicidade de partilhar o campo, numa partida amigável e depois a mesa na famosa Taberna Belga, com antigas vedetas dos lamps b ( Hugo, J Tomás, Custódio, Alan, Wender e Paulo Jorge ) e falou-se no assunto Soares, por causa da visita do Porto a Braga, e um amigo deles, o tal treinador de bancada como nós, cometeu a irresponsabilidade de dizer isso no tal repasto, e foi imediatamente massacrado com cento e setenta e oito argumentos que o deixaram abananado.
Não é importante um avançado saber fazer um passe? Desculpa ser tão agressivo, mas para quem anda no futebol há tanto tempo, isso é uma visão bastante limitada/retrógrada da coisa. Agora saber passar uma bola é só importante no médio? Quantas e quantas vezes os nossos avançados não matam uma saída de bola ou uma jogada prometedora por falhar um passe simples?

Além disso, o que é um facto é que o Soares nunca ganhou o lugar ao Aboubakar. E tirando esta época, sempre precisou de mais minutos para marcar golos. E o Soares pode ter mais instinto e movimentar-se melhor na área, mas não finaliza melhor, a não ser de cabeça. Fora da área o Soares ganha na dimensão física, mas perde na dimensão técnica. Não tem a capacidade ou a inteligência para dar o melhor seguimento à jogada. É a minha opinião.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,470
10,846
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
RXavier10 disse:
Não é importante um avançado saber fazer um passe? Desculpa ser tão agressivo, mas para quem anda no futebol há tanto tempo, isso é uma visão bastante limitada/retrógrada da coisa. Agora saber passar uma bola é só importante no médio? Quantas e quantas vezes os nossos avançados não matam uma saída de bola ou uma jogada prometedora por falhar um passe simples?

Além disso, o que é um facto é que o Soares nunca ganhou o lugar ao Aboubakar. E tirando esta época, sempre precisou de mais minutos para marcar golos. E o Soares pode ter mais instinto e movimentar-se melhor na área, mas não finaliza melhor, a não ser de cabeça. Fora da área o Soares ganha na dimensão física, mas perde na dimensão técnica. Não tem a capacidade ou a inteligência para dar o melhor seguimento à jogada. É a minha opinião.
por acaso acho que onde diferem mais é na técnica, que o Aboubakar consegue ter mais e dar aquela fantasia de jogador africano ao ataque... e na velocidade (e esta vamos ver como é que o Aboubakar vem da lesão)

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,400
4,777
Olimpo
Bem falta fazem os seus 20 golos... quantos jogos que não ganhamos e com com estes 20 golos tínhamos ganho?

É bom que esteja de volta mas não tenho grandes expectativas, a lesão foi gravíssima!

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,566
38,872
Tenho vista para o Dragão.
Se o Soares é isto tudo que tenho lido por aqui, então facilmente o vendemos por uns 30/40M, até mais, quem sabe...

A SAD deve estar farta de dar negas a clubes estrangeiros e a exigir 30M para começo de conversa.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,406
8,008
Vieira_Amares disse:
Uma coisa que tenho tido como verdade incontestável, pela amostra que tenho tido, é que são os treinadores de bancada ( nós vah, apesar de eu andar no futebol desde 2005 não vivo dele, infelizmente ) que acham o Aboubakar melhor jogador que o Soares. A malta que faz vida do futebol, seja jogadores e treinadores, diz que o Tiquinho é mais jogador, que dá muito mais à equipa, que tem características muito raras num avançado com aquele arcaboiço.
Duelos físicos, duelos aéreos, cobertura da bola, jogo de costas para a baliza, transição defensiva, desmarcação, instinto matador, finalização morta e finalização activa, compromisso com a equipa é tudo que o Aboubakar não tem ou não é tão bom como o Soares.
Não concordo minimamente com a parte relevada.
O Aboubakar, nestes aspetos, ofereceu sempre maior capacidade de segurar a bola longe da baliza, e foi um parceiro melhor para o Marega na vertente da receção, contenção e apoio na desmarcação. O FC Porto com Marega e Soares no ataque funciona em 2 dimensões, porque os jogadores não são complementares, aquilo que Soares faz não é compatível com o que Marega faz, e o maliano é invariavelmente chamado a jogo por passes longos de colegas de outros setores. Com Aboubakar, os dois funcionavam juntos, precisamente porque Aboubakar tinha essas capacidades.

No entanto, reconheço que Soares tem trabalhado bastante esta vertente do seu jogo. Ainda no último jogo, vimo-lo receber uma bola na linha, driblar um adversário e distribui-la ao colega, coisa que não conseguia fazer há um ano, altura em que qualquer bola nos pés de Soares nas laterais era sinónimo de bola perdida.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
Vieira_Amares disse:
O que é isso na capacidade de passe? Se fosse um oito ou um dez...
Isso não é decisivo num avançado. Quanto muito o primeiro toque, que é o recurso técnico mais utilizado por avançados do estilo do Soares e do Aboubakar a par da receção ( que são muito parecidos nesse aspecto) e nessa característica são farinha do mesmo saco.

Pessoas como alguns dos meus amigos, o meu pai e um sem número de outras que a experiência do futebol é de ver na TV, ler jornais, sites e tal e que não entraram no futebol de uma maneira mais séria, como um trabalho, tem a opinião contrária.

Ainda no outro dia tive a felicidade de partilhar o campo, numa partida amigável e depois a mesa na famosa Taberna Belga, com antigas vedetas dos lamps b ( Hugo, J Tomás, Custódio, Alan, Wender e Paulo Jorge ) e falou-se no assunto Soares, por causa da visita do Porto a Braga, e um amigo deles, o tal treinador de bancada como nós, cometeu a irresponsabilidade de dizer isso no tal repasto, e foi imediatamente massacrado com cento e setenta e oito argumentos que o deixaram abananado.
Não leves a mal pelo que vou dizer, mas é por opiniões como essas que não vives do futebol.

O passe e receção são a base de toda a formação no futebol. Quando se aprende a jogar futebol, diferente de jogar á bola, o foco é esse. São os gestos básicos e são transversais a todas as posições. Eu era guarda redes e tinha treinos focados no jogo de pés e passe, quer longo, quer curto. Imagina então o avançado.

O avançado tem de saber passar bem. Principalmente no futebol actual em que o pinheiro para estar plantado na área para meter a redonda na rede está cada vez mais fora de equação. O avançado cada vez mais é um jogador móvel, que cai na ala, vem dar apoios junto ao meio campo e que em transição tem de conduzir a bola. Assim sendo, é de fulcral importância que no capítulo do passe, um avançado seja no mínimo razoável. Não é tão importante como é num médio cuja função é a distribuição do jogo, mas dizer que não interessa para nada é absurdo. Ainda para mais num sistema de dois avançados.

Nem discuto Aboubakar vs Soares porque são completamente diferentes. O Soares é um jogador que apesar de abnegado e de massacrar uma defesa, onde está bem é na área. As lacunas que tem a nível técnico não lhe permitem jogar longe da baliza. Já o Aboubakar tem mais capacidade de tabelar, sair com bola no pé e tem alguma fantasia a nível técnico. É jogador que pode mais facilmente jogar solto e meter o passe para um Soares que é forte na desmarcação.

A discussão não deve ser Soares ou Aboubakar, pois são complementares. Mais que Soares e Marega por exemplo.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,470
3,848
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não me parece que depois da lesão que teve e do tempo de paragem ainda venha a ser útil à equipa esta época. E já não sobram jogos até ao final para nos darmos ao luxo de lhe dar grande tempo de jogo.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,520
75,130
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Pedro R. disse:
Não leves a mal pelo que vou dizer, mas é por opiniões como essas que não vives do futebol.

O passe e receção são a base de toda a formação no futebol. Quando se aprende a jogar futebol, diferente de jogar á bola, o foco é esse. São os gestos básicos e são transversais a todas as posições. Eu era guarda redes e tinha treinos focados no jogo de pés e passe, quer longo, quer curto. Imagina então o avançado.

O avançado tem de saber passar bem. Principalmente no futebol actual em que o pinheiro para estar plantado na área para meter a redonda na rede está cada vez mais fora de equação. O avançado cada vez mais é um jogador móvel, que cai na ala, vem dar apoios junto ao meio campo e que em transição tem de conduzir a bola. Assim sendo, é de fulcral importância que no capítulo do passe, um avançado seja no mínimo razoável. Não é tão importante como é num médio cuja função é a distribuição do jogo, mas dizer que não interessa para nada é absurdo. Ainda para mais num sistema de dois avançados.

Nem discuto Aboubakar vs Soares porque são completamente diferentes. O Soares é um jogador que apesar de abnegado e de massacrar uma defesa, onde está bem é na área. As lacunas que tem a nível técnico não lhe permitem jogar longe da baliza. Já o Aboubakar tem mais capacidade de tabelar, sair com bola no pé e tem alguma fantasia a nível técnico. É jogador que pode mais facilmente jogar solto e meter o passe para um Soares que é forte na desmarcação.

A discussão não deve ser Soares ou Aboubakar, pois são complementares. Mais que Soares e Marega por exemplo.
Também não deves ser professor de português, porque tens dificuldades de interpretação...

Eu não disse que o passe/recepção não são importantes, não é à toa que é a primeira coisa que se ensina aos traquinas, apenas disse que num avançado não é a característica mais importante, mais até o passe do que a receção...

Isto é uma discussão absurda, que nem sequer leva troco da minha parte, ainda por cima com julgamentos da minha vida.

Era o que faltava eu numa noite estar a discutir futebol com tipos que jogaram ao mais alto nível e eles serem bem mais humildes, e na outra a levar supostas lições de gente a quem não reconheço o mínimo de credibilidade e de currículo para mas darem.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Fez uma pré época e início de época sofrível.

Marcou alguns golos, mas notava-se que estava mal tecnicamente e fisicamente. Entrava em campo totalmente rebentado. Sentia-se que tinha recuperado mal da lesão no fim da época transacta.

Espero que agora com esta paragem tenha recuperado tudo bem, inclusive os indices físicos.

Se voltar como começou a época, estamos melhor com o Tico.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,520
75,130
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
John19 disse:
Oh @Vieira_Amares , como moderador até te fica mal responderes dessa forma a quem tem opinião contrária á tua.
Respondo de forma musculada a quem não respeita a minha opinião e entra em ataques pessoais.

Não suporto paternalismos e tons chauvinistas.

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,575
11,763
Ivganovich disse:
Não me parece que depois da lesão que teve e do tempo de paragem ainda venha a ser útil à equipa esta época. E já não sobram jogos até ao final para nos darmos ao luxo de lhe dar grande tempo de jogo.
Para lhe dar tempo de jogo tínhamos a equipa B.. amanhã em vez de provavelmente ficar na bancada em Portimão podia fazer 10, 15 minutinhos contra o Paços....

N

Noventa e Nove

Guest
Pedro R. disse:

Completamente de acordo.

J

JAEP

Guest
Tanta discussão por causa de 2 suplentes que era o que deviam ser em condições minimamente normais.
Entre Soares & Abou? Epah, venha o diabo e escolha.

Eu prefiro Soares também. Mas a diferença é quase nula. Ambos precisam de 5 oportunidades por jogo para fazer um raio de um golo. Por aqui se vê a enorme incompetência desta SAD.

vale

Tribuna
10 Março 2012
3,069
1,616
Eu pessoalmente gosto mais do Soares acho que da mais soluções a equipa...

Já o aboubakar quando entra naquela espiral de fase  negativa nunca mais acaba.... E é fraquíssimo mentalmente e nisso num ponta de lança é grave....

Mas no fundo nenhum dos 2 tem nível para ser um grande ponta de lança do grande FC Porto!

Mas é o que temos......