Ao fim de um ou dois meses de competição?
Eu combato os extremismos e os exageros. No caso do SC havia uma paixão exacerbada que tudo desculpava e tudo endeusava. Aqui há muito do oposto. E muita distorção da realidade para o fazer (esta discussão sobre os minutos finais do jogo de ontem é particularmente sintomática).
Em ambos os casos há pontos positivos e negativos a apontar.
Vamos por partes, como dizia o outro palhaço.
Cada pessoa tem a sua propria aura e carisma. SC chegou ao FCP apos 4 anos a seco e veio com um discurso de confiança. Até algo arrogante com a cena do ensinar.
A equipa começou logo na pré época a entusiasmar com um futebol ofensivo e pressionante. Isto sem reforços e com renegados a regressarem.
Começamos o campeonato a jogar grande futebol e a empolgar os adeptos que começaram a ver uma luzinha ao fundo do tunel que lhes dava esperança de evitar um penta dos cornos. O que se verificou, com o FCP a ser campeao. Isso e a personalidade bombastica de SC criou uma certa aura à volta dele. Compreensivelmente.
Mas 1 ano depois ja se via tudo e todos a pedir a sua cabeça apos uma época em que ficamos em segundo a uns dois pontos dos lampioes (que tiveram o colinho que se sabe) e fomos aos quartos da Champions. Até os SD se deram a um espectaculo triste em Vila do Conde.
E foi sendo assim. Como de resto acontece sempre se formos a ver bem. Se ganhas és tolerado (e às vezes nem assim porque o futebol tem de cheirar bem). Se perdes és um grande palhaço. Rua etc.
Eu estive aqui embora nem sempre com o mesmo nick e a verdade é que so pode ser brincadeira falar em SC ser endeusado. Isso é um mito que se criou. SC tinha a tal relaçao umbilical com PdC e por isso ficou tanto tempo mas nao se pode confundir isso com o que se dizia/disse neste espaço ao longo dos 7 anos...
Para cada post de "defesa" ou mais tolerante tinhas 10 a insultar e pedir a cabeça.
Se na tua cabeça ficaram gravado os posts tolerantes isso ja é outra historia.
Na vida real e no estadio nao posso falar porque nao tenho a oportunidade de acompanhar de perto esse ambiente. Até pode ter sido mais tolerante mas a questao aqui era este espaço. E a tal possivel maior tolerancia que tenha havido no estadio tambem tem a ver com o facto de os adeptos se reverem na forma de ser de SC. Aquela vontade e paixao loucas. O bater no peito tambem contribui de alguma forma certamente. A forma como a equipa dava sempre tudo independentemente da qualidade do futebol praticado tambem contagia. Se os jogadores andassem a passear pelo campo de certeza que os adeptos nao deixavam passar...
Em relaçao a VB, como treinador, veremos o que sai daqui. Do que vi até agora nao me sinto desconfortavel. Vejo alguns bons sinais e acho que ha margem para todos (staff e jogadores) irem crescendo.
Agora, VB nao tem qualquer carisma. Parecendo que nao, isso tambem influencia. Se tens no banco (e nas conferencias) um poeta bem falante mas com cara pouco "convincente" e a roçar o medo, os adeptos vao automaticamente sentir desconfiança e quando os maus resultados aparecem a margem fica mais curta em comparaçao com alguem que mostre sinais de incoformismo, azia e cara de fodido. É o que é. Pode até ser ridiculo mas o ser humano funciona muito assim. Adeptos de futebol ainda mais. Precisam de se agarrar a algo. E VB nao foi nosso ex jogador (de sucesso ainda por cima como foi o caso de SC).
Com VB, em termos de personalidade/carisma/imagem nao ha nada a que se agarrar. Por isso vai ter que construir a sua aura com resultados ficando potencialmente com margem reduzida da parte dos adeptos do FCP que sao extremamente exigentes.
Mas no final o que conta é o que acha AVB. Quem tem a palavra final é ele. Os adeptos podem "guinchar" à vontade, nao estou a ver AVB mudar os seus planos à minima contrariedade.