Convido-te a espreitar os dados historicos para se perceber a probabilidade de uma equipa goleada num classico ser feliz no final da época.
O ser goleada ou não é uma batata. É um resultado que envergonha, mas, a título de exemplo de como um jogo não significa nda, na verdade uma das melhores equipas do FC Porto das últimas épocas (em 2010/2011) perdeu 2-0 em casa com o benfica num jogo da taça de portugal (e depois foi lá ganhar 3-1).
Há bem pouco tempo levámos 4-0 do Brugge, assim como lá ganhámos 4-0. Para não falar nos 3-1 ao Bayern de Munique (e resultado subsequente fora).
No ano passado ganhamos 5-0 em casa ao mesmo benfica que ficou à nossa frente no final do campeonato - é triste mas é um facto.
Sim, perder desta forma com um rival tem um enorme impacto. Mas absolutamente nenhum jogo é um barómetro de uma temporada. Fizemos um jogo horrível mas isso nunca é representativo de uma temporada nem um fator preditor forte do que vai acontecer.
O que interessa para as contas do campeonato não é se perdes um clássico por 1-0 ou por 2-0 ou 3-1 ou 4-1 ou 27-3. O que interessa é reagir a isso e fazer uma boa temporada. Porque se a equipa reagir e for capaz de fazer uma boa época, pode atirar este precalço quase para o esquecimento.
E não, eu não acho que tenhamos um mau plantel ou um mau 11, muito pelo contrário. E acho que o treinador precisa de tempo para trabalhar a equipa se queremos fazer alguma coisa de jeito, e que trocar de treinador não resolve nada e é deitar trabalho ao lixo.