Até acredito que o VB venha a ser um excelente treinador. Pelo menos bom, pode muito bem vir a ser. Tal como o PF que, não sendo excelente, é bom. Não estava era preparado para assumir o cargo. Neste caso, isso é ainda mais evidente. O PF, pelo menos, tinha experiência como treinador principal, na I Liga, e com registos bem interessantes. Esperar que isto corresse bem era um exercício de Fé, que é coisa que não costumo ter. Mas gosto de dar o benefício da dúvida!
Admiro a fé e a convicção do AVB em ter acreditado nesta aposta. Acho que ele estava muito consciente do risco que era. Mas tudo o que é um risco, pode correr muito mal. E, neste caso, parece que a experiência está condenada ao fracasso. Não só pelas capacidades do VB, que pode valer muito mais que isto, não tenho dúvidas, como de todo o contexto. Para isto correr bem, as coisas tinham que começar a correr logo muito bem desde o início. E, se o início não foi mau de todo (sobretudo depois de uma época menos conseguida a nível exibicional e de campeonato), esta últma sequência de resultados deixou o ambiente insustentável.
Empatar em casa do Anderlecht, per se, não é um mau resultado. O problema é o contexto em que surge, a sequência de resultados negativos e o empobrecimento constante a nível de exibições. A par de erros que se repetem uma e outra vez.
Neste momento, já não é preciso só Fé. É preciso ser um fundamentalista fanático de alguma crença, para achar que isto vai acabar por correr bem. Neste momento, já nem peço muito, só queria um treinador com algumas provas dadas na primeira divisão portuguesa, e com estofo mental para dar um empurrão para a frente a este grupo! Não acho que o VB tenha perdido o grupo, mas acho que o grupo deixou de acreditar em si mesmo, e o VB não vai conseguir mudar isso.