Super Dragões

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
14,872
23,017
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Estranhei completamente a forma como não existiu contestação e insatisfação.

Parece que já tudo se resignou.
Desde as centrais, passando pelos setores dos SD, muito pouca contestação se viu ou ouviu.

Mesmo com o toninhas do megafonea a puxar por isso, foram poucos os que o seguiram e protestaram contra aquilo que se estava a ver.

Os jogadores são uns coitados que nem coragem tiveram para dar a cara, não se chegaram nem aos SD, nem ao sítio onde a malta do Coletivo estava no fim do jogo.

Já passaram 24 horas desde que sócios e adeptos foram agredidos barbaramente, dentro e fora do estádio sem que o clube se tenha manifestado contra isso.

Se a direção do clube não defende os seus sócios quem o vai fazer?

• Like
Reações: Psantos123 e Rui

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,921
1,364
Desde as centrais, passando pelos setores dos SD, muito pouca contestação se viu ou ouviu.

Mesmo com o toninhas do megafonea a puxar por isso, foram poucos os que o seguiram e protestaram contra aquilo que se estava a ver.

Os jogadores são uns coitados que nem coragem tiveram para dar a cara, não se chegaram nem aos SD, nem ao sítio onde a malta do Coletivo estava no fim do jogo.

Já passaram 24 horas desde que sócios e adeptos foram agredidos barbaramente, dentro e fora do estádio sem que o clube se tenha manifestado contra isso.

Já foi lançado um comunicado, bem feito, às 21:12, anda antes deste teu post.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
84,772
201,870
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
23,222
25,611
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto

Sinal dum clube morto.

• Like
Reações: Psantos123

Psantos123

Arquibancada
22 Fevereiro 2025
271
185
Não tinha lido o comunicado.

Bem o clube ao meter pressão sobre o CD da FPF, lembrando o caso da interdição do nosso estádio por um episódio semelhante.
O comunicado não chega

O responsável máximo do clube tinha que ter marcado uma conferência de imprensa apenas e só para isso, dada a gravidade do assunto, a impunidade com os FDPs atuam e a cumplicidade das supostas forças de autoridade

Mas nada....

Somos um bando de gajos porreiros....

Ele bravo, bravo é com os Super Dragões.....

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,687
9,534
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
"Tratei de sócios que foram agredidos": ouvido enfermeiro que estava a prestar serviço na assembleia

Começa a ser ouvido Daniel Cunha, enfermeiro que estava a prestar serviço na assembleia.
“O auditório era muito pequeno e então a assembleia passou para o Dragão Arena. Quando cheguei fui buscar o equipamento médico e depois fui para o pavilhão”, começa por explicar.
“Dava para perceber a insatisfação das pessoas, que era uma vergonha. Queixavam-se que era uma confusão, comentava-se que estava muita gente fora e não conseguiam entrar. Estava de facto muita confusão”, lembra a testemunha.

“Estavam a ser proferidos insultos”, diz Daniel, que não se lembra dos insultos que em concreto foram proferidos.

"Estavam pessoas nas bancadas que se dirigiram a outros sócios. Diziam para se calarem, para estarem sentados. Não consigo identificar quem se levantou, alguns tinham roupas alusivas a claques", continua a descrever a testemunha.

“As pessoas tentavam falar na assembleia e outros diziam: cala-te, está calado, não é para falar. Existiram confrontos físicos depois disso”, recorda.

"Tratei de sócios que foram agredidos na assembleia. Quando trato as pessoas, tenho umas 5 ou 6 pessoas junto de mim que também tinham sido agredidas. Em determinado momento cheguei a ter 7 pessoas à minha beira que tinham sido agredidas, penso que no total tratei umas 12 pessoas. Existiram também pessoas que caíram nas bancadas", lembra o enfermeiro.

"As pessoas estavam muito ansiosas, nervosas. Assisti um casal que estava muito assustado, tinham sido agredidos e queriam sair dali rapidamente. Já tinha estado em assembleias e nunca tinha acontecido isto", prossegue.

Sobre os membros da mesa da assembleia, o enfermeiro fala também em passividade. "em momento algum tiveram algum tipo de atitude para travar o que aconteceu. Acredito que se tivessem pegado no microfone em algum momento podiam ter conseguido impedir que aquilo continuasse", explica.

“A sensação que tenho é que as pessoas tentavam opinar e eram impedidas, mandadas calar”, acrescenta a testemunha já em resposta a perguntas da advogada do FC Porto.

O enfermeiro explica que das cerca de 12 pessoas que terá auxiliado na assembleia nenhuma era dos Super Dragões.

A testemunha diz ainda que existia um tom intimidatório por parte de algumas pessoas.

O enfermeiro recorda ainda que também foi intimidado na assembleia. “Eu nesse dia nem pensei na roupa que ia vestir e levei uma camisola verde. Veio depois o senhor Vítor ‘Catão’ na minha direção e disse-me: ó filho da p… porque é que estás vestido de verde? Ele veio na minha direção e só não aconteceu nada mais grave porque outro elemento dos Super Dragões veio em meu auxílio”, recorda a testemunha.

"Nas bancadas vi pessoas a serem empurradas e caírem no meio das cadeiras. Depois comecei a assistir as pessoas e deixei de ver o que se passava. As pessoas relatavam que tinham sido agredidas", continua a descrever.

Gonçalo Nabais, advogado de Vítor Manuel 'Aleixo' e do pai queria que fossem lidas as declarações do enfermeiro prestadas na fase de inquérito por considerar que existiam discrepâncias no que diz respeito ao número de pessoas que a testemunha diz que assistiu. O Ministério Público opôs-se à leitura das declarações que apenas foram prestadas perante as autoridades. O depoimento não será assim lido.

A testemunha continua a responder a perguntas e lembra-se que entre as pessoas que assistiu "estava um casal, um outro homem e três jovens com cerca de 30 anos".

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,687
9,534
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
"Eles [Fernando e Sandra] proferiam insultos": sócio que estava na AG do FC Porto teve receio de ser agredido

Começa agora a ser ouvido Pedro, sócio que estava na assembleia. “Fui à assembleia com amigos, já tinha ido a outras”, começa a explicar.

“Quando cheguei a fila era muito extensa, as coisas estavam mais ou menos tranquilas. Mas ouvia muitos barulhos vindos do P1 com cânticos e petardos. Percebia-se que o ambiente estava alterado. Vi o Fernando e a Sandra Madureira, eles estavam a comandar a fila, quem era acreditado e não era. Puxavam pessoas que estavam mais atrás e passavam-nas à frente na fila”, recorda a testemunha.

“Eles [Fernando e Sandra] proferiam insultos variados: ingratos, betinhos, filhos da p…”, lembra a testemunha. “Esses insultos eram para todos aqueles que não estavam alinhados com a atual direção. Eles também diziam: nós sabemos quem vocês são. Aí senti receio de ser agredido”, acrescenta.
A testemunha recorda o que se passou ainda na zona do auditório. “O que me surpreendeu foi que o senhor Fernando Madureira estava a comandar quase como um mestre de logística a indicar onde se deviam sentar, isto às pessoas mais próximas dele”, lembra.

“Depois começaram cânticos e a intimidação. Os cânticos tinham um carácter extremamente agressivo, a forma como aquelas pessoas se manifestavam tinha também um carácter extremamente agressivo, não eram cânticos apenas de apoio a alguém, digo isto pela postura corporal, pelo tom. Eram entre a 40/50 pessoas que estavam de pé atrás no auditório”, descreve Pedro Miguel.

“Fui a 4/5 assembleias. Estes cânticos ouviram-se em outras assembleias quando alguém que discursava ia contra a opinião de outros”, acrescenta a testemunha, que diz que também no auditório sentiu medo.

“As pessoas foram depois entrando aos solavancos e sem controlo no Dragão Arena. Estive na bancada central, percebi muitas movimentações, berros, altercações, isto por pessoas mais afetas a Pinto da Costa. Essas pessoas berravam, chamavam outros de traidores e diziam que não se podia filmar”, descreve, dando conta já do que se passou no pavilhão. “Quando entrei vi também o Vítor ‘Catão’ junto ao bar que estava fechado. Tinha lá uma arca, subtraiu-as e distribuiu-as”, conclui.

“Vi agressões ao Henrique Ramos e depois a três, quatro pessoas na bancada topo norte. Pessoas que foram agredidas e caíram, agora sei que eram pessoas da mesma família. Vi pessoas caídas no chão, agora não sei se foram atacadas a soco, pontapé, isso não sei. Eu também levei com uma garrafa de água na cara”, lembra a testemunha, que diz que sofreu ferimentos e começou a sangrar.

"Sempre que alguém fazia algum comentário contra a então direção ouviam-se outras pessoas a dizerem: calem-se, vocês são uns ingratos. Isto eram pessoas que estavam colocadas em vários pontos do Dragão Arena com um objetivo comum", considera.
“Se sentiu medo porque é que não se foi embora?”, pergunta Adélia Moreira, advogada de José Pereira.

“Porque entendo que não devo ser limitado por pessoas que querem condicionar os meus direitos ou a minha liberdade de expressão”, afirma Pedro Miguel.
“Na altura não era nenhuma, agora é uma pessoa com quem posso trocar uma, duas palavras”, diz Pedro Miguel, que foi candidato como suplente ao conselho superior na lista de Villas-Boas, mas garante que não desempenha qualquer função.

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,687
9,534
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
“Pessoas de mau aspeto físico, comportamental e linguístico”: sócio do FC Porto descreve companhias de Madureira

O sócio Pedro que estava na assembleia continua a ser ouvido. A testemunha explica ainda que algumas das pessoas com quem estava na assembleia eram amigas de Villas-Boas e que no auditório chegaram a entrar pela porta dos órgãos sociais.

“Fernando Madureira estava a gesticular e a falar de forma agressiva com as pessoas que estavam na bancada. Estava a protestar com as pessoas que estavam naquela bancada. Não me pareceu que estivesse a tentar sanar fosse o que fosse, digo isto pela expressão corporal que tinha”, acrescenta a testemunha ainda no seu depoimento.

Os advogados fazem muitas questões sobre o tipo de pessoas que a testemunha diz que identifica como próximas de Fernando Madureira. “São geralmente pessoas de mau aspeto físico, comportamental e linguístico”, descreve, fazendo uma relação com pessoas ligadas à claque dos Super Dragões. Pedro disse ainda que as mesmas são de baixo estrato social. Foi este tipo de pessoas que diz ter visto junto a ‘Macaco’ na zona do auditório.

• Wow
  • Like
Reações: Dias_21 e Raba

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,632
29,164
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
“Encontrei o senhor presidente da mesa da Assembleia que estava com um amigo meu, o Alípio Jorge, e disse que deviam cancelar a assembleia, estavam a entrar dezenas de pessoas que não eram sócias do clube. Eu vi darem cartões e papéis a não sócios. O senhor Lourenço Pinto perguntou: tem provas? E eu disse-lhe que as pessoas tinham visto, queria mais provas? Por isso acabei a conversa por ali”, refere a testemunha, dando conta de que tal conversa aconteceu ainda antes do início da assembleia.

Isto é grave. Foi ainda antes da AG começar. Se isto não dá a entender uma operação concertada entre os SD e a SAD, então eu não sei que mais dizer...

Raba

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,632
29,164
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

Hoje às 16h21
"Madureira tinha uma folha A4 que ia rasgando papéis, uns davam pulseiras, outros cartões, valia tudo", diz sócio do FC Porto e esteve presente na AG
Está a ser ouvido António, que é sócio do FC Porto e esteve presente na assembleia.

“Cheguei por volta das 19h45 e estava à espera que abrisse. Nós íamos participar numa assembleia e achamos estranho, o senhor Vítor ‘Catão’ estava possuído, aos gritos, a insultar toda a gente. Eu estava com as minhas familiares e três amigos e ele começou a disparatar contra toda a gente. Ele dizia barbaridades ‘vêm estes filhos da p… para aqui, são do André Villas-Boas, ides morrer, ides morrer’, era isto que ele dizia”, recorda a testemunha.

"Ainda antes chegou um carro da comunicação social e o Vítor 'Catão' saiu possuído para insultar a comunicação social. Eu liguei para a polícia e disse: venham cá que isto vai acabar mal. Ele dizia também à comunicação social: ide embora, isto não é a vossa casa, filhos da p... Eu ainda na guerra e não fico intimidado, mas fiquei preocupado porque estava com a minha neta e a minha sobrinha", acrescenta.

"Antes da acreditação rebentaram três petardos e aí foi o pânico generalizado", lembra.

"O pessoal dos Super Dragões chegava, o senhor Fernando Madureira tinha uma folha A4 que ia rasgando papéis, uns davam pulseiras, outros cartões, valia tudo", afirma a testemunha, que diz que se chegou a queixar a um elemento da SPDE.

O sócio garante ainda que viu um membro dos Super Dragões a distribuir pulseiras, mas não consegue identificar.

“Encontrei o senhor presidente da mesa da Assembleia que estava com um amigo meu, o Alípio Jorge, e disse que deviam cancelar a assembleia, estavam a entrar dezenas de pessoas que não eram sócias do clube. Eu vi darem cartões e papéis a não sócios. O senhor Lourenço Pinto perguntou: tem provas? E eu disse-lhe que as pessoas tinham visto, queria mais provas? Por isso acabei a conversa por ali”, refere a testemunha, dando conta de que tal conversa aconteceu ainda antes do início da assembleia.

Meti aqui o testemunho deste homem porque me parece que toda a gente deve ler.

Este homem procurou alertar a polícia, procurou alertar a SPDE que fazia a segurança do evento, e tentou até apelar ao bom senso do PMAG, que encontrou na rua antes da AG se iniciar.

Cada vez mais, a ideia que dá, é que temos ali uma dúzia de indivíduos acusados mas faltavam estar ainda outros tantos que são tanto ou até mais responsáveis por tudo o que sucedeu.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
84,772
201,870
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas

Isto é grave. Foi ainda antes da AG começar. Se isto não dá a entender uma operação concertada entre os SD e a SAD, então eu não sei que mais dizer...
No tempo do Lourenço Pinto em Atenas na Grécia Antiga entrava toda a gente para a discussão

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
9,806
27,123
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto

Hoje às 16h21
"Madureira tinha uma folha A4 que ia rasgando papéis, uns davam pulseiras, outros cartões, valia tudo", diz sócio do FC Porto e esteve presente na AG
Está a ser ouvido António, que é sócio do FC Porto e esteve presente na assembleia.

“Cheguei por volta das 19h45 e estava à espera que abrisse. Nós íamos participar numa assembleia e achamos estranho, o senhor Vítor ‘Catão’ estava possuído, aos gritos, a insultar toda a gente. Eu estava com as minhas familiares e três amigos e ele começou a disparatar contra toda a gente. Ele dizia barbaridades ‘vêm estes filhos da p… para aqui, são do André Villas-Boas, ides morrer, ides morrer’, era isto que ele dizia”, recorda a testemunha.

"Ainda antes chegou um carro da comunicação social e o Vítor 'Catão' saiu possuído para insultar a comunicação social. Eu liguei para a polícia e disse: venham cá que isto vai acabar mal. Ele dizia também à comunicação social: ide embora, isto não é a vossa casa, filhos da p... Eu ainda na guerra e não fico intimidado, mas fiquei preocupado porque estava com a minha neta e a minha sobrinha", acrescenta.

"Antes da acreditação rebentaram três petardos e aí foi o pânico generalizado", lembra.

"O pessoal dos Super Dragões chegava, o senhor Fernando Madureira tinha uma folha A4 que ia rasgando papéis, uns davam pulseiras, outros cartões, valia tudo", afirma a testemunha, que diz que se chegou a queixar a um elemento da SPDE.

O sócio garante ainda que viu um membro dos Super Dragões a distribuir pulseiras, mas não consegue identificar.

Meti aqui o testemunho deste homem porque me parece que toda a gente deve ler.

Este homem procurou alertar a polícia, procurou alertar a SPDE que fazia a segurança do evento, e tentou até apelar ao bom senso do PMAG, que encontrou na rua antes da AG se iniciar.

Cada vez mais, a ideia que dá, é que temos ali uma dúzia de indivíduos acusados mas faltavam estar ainda outros tantos que são tanto ou até mais responsáveis por tudo o que sucedeu.

Sem dúvida

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,784
90,681
40
"Eles [Fernando e Sandra] proferiam insultos": sócio que estava na AG do FC Porto teve receio de ser agredido

Começa agora a ser ouvido Pedro, sócio que estava na assembleia. “Fui à assembleia com amigos, já tinha ido a outras”, começa a explicar.

“Quando cheguei a fila era muito extensa, as coisas estavam mais ou menos tranquilas. Mas ouvia muitos barulhos vindos do P1 com cânticos e petardos. Percebia-se que o ambiente estava alterado. Vi o Fernando e a Sandra Madureira, eles estavam a comandar a fila, quem era acreditado e não era. Puxavam pessoas que estavam mais atrás e passavam-nas à frente na fila”, recorda a testemunha.

“Eles [Fernando e Sandra] proferiam insultos variados: ingratos, betinhos, filhos da p…”, lembra a testemunha. “Esses insultos eram para todos aqueles que não estavam alinhados com a atual direção. Eles também diziam: nós sabemos quem vocês são. Aí senti receio de ser agredido”, acrescenta.
A testemunha recorda o que se passou ainda na zona do auditório. “O que me surpreendeu foi que o senhor Fernando Madureira estava a comandar quase como um mestre de logística a indicar onde se deviam sentar, isto às pessoas mais próximas dele”, lembra.

“Depois começaram cânticos e a intimidação. Os cânticos tinham um carácter extremamente agressivo, a forma como aquelas pessoas se manifestavam tinha também um carácter extremamente agressivo, não eram cânticos apenas de apoio a alguém, digo isto pela postura corporal, pelo tom. Eram entre a 40/50 pessoas que estavam de pé atrás no auditório”, descreve Pedro Miguel.

“Fui a 4/5 assembleias. Estes cânticos ouviram-se em outras assembleias quando alguém que discursava ia contra a opinião de outros”, acrescenta a testemunha, que diz que também no auditório sentiu medo.

“As pessoas foram depois entrando aos solavancos e sem controlo no Dragão Arena. Estive na bancada central, percebi muitas movimentações, berros, altercações, isto por pessoas mais afetas a Pinto da Costa. Essas pessoas berravam, chamavam outros de traidores e diziam que não se podia filmar”, descreve, dando conta já do que se passou no pavilhão. “Quando entrei vi também o Vítor ‘Catão’ junto ao bar que estava fechado. Tinha lá uma arca, subtraiu-as e distribuiu-as”, conclui.

“Vi agressões ao Henrique Ramos e depois a três, quatro pessoas na bancada topo norte. Pessoas que foram agredidas e caíram, agora sei que eram pessoas da mesma família. Vi pessoas caídas no chão, agora não sei se foram atacadas a soco, pontapé, isso não sei. Eu também levei com uma garrafa de água na cara”, lembra a testemunha, que diz que sofreu ferimentos e começou a sangrar.

"Sempre que alguém fazia algum comentário contra a então direção ouviam-se outras pessoas a dizerem: calem-se, vocês são uns ingratos. Isto eram pessoas que estavam colocadas em vários pontos do Dragão Arena com um objetivo comum", considera.
“Se sentiu medo porque é que não se foi embora?”, pergunta Adélia Moreira, advogada de José Pereira.

“Porque entendo que não devo ser limitado por pessoas que querem condicionar os meus direitos ou a minha liberdade de expressão”, afirma Pedro Miguel.
“Na altura não era nenhuma, agora é uma pessoa com quem posso trocar uma, duas palavras”, diz Pedro Miguel, que foi candidato como suplente ao conselho superior na lista de Villas-Boas, mas garante que não desempenha qualquer função.
O dia mais vergonhoso da história do FC Porto.

O dia em que perdemos a moral para falar dos outros.

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
10,401
5,547
Conquistas
32
33
Maia
  • Jardel
  • Madjer
  • Deco
  • Hulk

E desde esse dia que as redes sociais do casal símio está carregada de insultos e ameaças de morte. Indivíduos comuns com vidas estabelecidas dão a cara sem medo e escreveram insultos e ameaças do piorio aos símios. Volto a dizer que enviá-los para a prisão não faz nada pois nós contribuintes teremos de os sustentar em alojamento e alimentação. Era mas é largá-los na sede dos NN que eles até já esfregam as mãos de vontade de lhes fazerem atrocidades.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,841
20,977
34
Vila Das Aves
Marta, sócia que estava na assembleia: "...um indivíduo depois agarrou-me no braço e disse: és Villas-Boas, desaparece daqui se não levas mais, hoje já falaste muito. Ele deu-me dois pontapés na perna direita enquanto se dirigia a mim. Foi o Hugo Loureiro

Outro depoimento sobre os órgãos sociais: "...estava orquestrado na minha opinião porque enquanto estive na fila passaram dirigentes do clube para a zona da acreditação e fizeram zero. Eles é que tinham responsabilidade de chamar a atenção para as ilegalidades e fizeram zero. Eles ouviram o que eu ouvi, os gritos, os petardos e nada fizeram. Intimidaram os sócios para que aprovassem os estatutos"

Eu sei que estamos num momento de merda, mas livramo-nos de gente muito pouco recomendável para o clube.

• Like
Reações: Gatão1983