Super Dragões

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Em finais dos anos 80 princípios dos anos 90 foi quando se deu o grande "boom" do movimento Ultra em Portugal, copiado naturalmente pelo lideres do movimento da altura que eram as claques italianas..lembro-me perfeitamente do excesso que se cometeu nesse inicio, onde cada deslocação dava um filme de terror. Nós próprios, FCP, tivemos vários problemas de violência causados exclusivamente por nós numa de "só porque sim", Santo Tirso, Guimarães, viagens pela A1 em direcção a Lisboa, tempos difíceis que fizeram com que as empresas de camionagem negassem o aluguer as claques do Porto.

Lembro-me de nessa altura acusarem as claques de serem de extrema direita, o que eu me ria nessa altura com esses pseudo jornalistas armados em conhecedores do movimento (logo eu que até me considero um gajo de esquerda), com os jornalistas e com os burros dos opinadores  amadores (que são aqueles que opinam por tudo e por nada sem saber a missa à metade).

Os anos foram passando e o movimento alterou-se como é óbvio, com o passar do tempo tudo muda, uns concordam com a mudança outros não, é sempre assim, o ser humano tem resistência à mudança por natureza.

Hoje em dia o movimento Ultra está mais "soft", os grandes lideres europeus foram sendo presos, outros simplesmente deixaram a curva, os que ficaram tiveram que se adaptar às novas exigências da policia, da UEFA dos governos...

Não perceber isto é não perceber a evolução do movimento, e hoje tal como nos anos 80 e 90 eu continuo a rir-me com os opinadores.

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Como seria o ambiente nos "campos" de futebol antes do aparecimento das claques?
Será que havia adeptos nesse tempo?

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,081
89,426
40
Estes só vão reagir quando o presidente carregar no botão ON. Aí o senhor madureira começa a movimentar-se e o resto vai atrás dele.

Se o PdC quisesse até o Rui Quinta contratava para treinador pois eles apoiavam. Usar o cérebro é difícil.

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
9,139
8,527
Porto
apocalypto disse:
Estes só vão reagir quando o presidente carregar no botão ON. Aí o senhor madureira começa a movimentar-se e o resto vai atrás dele.

Se o PdC quisesse até o Rui Quinta contratava para treinador pois eles apoiavam. Usar o cérebro é difícil.
Para se usar o cérebro, é preciso ter um, o que no caso....

castrius

Tribuna Presidencial
10 Março 2012
5,595
2,996
Conquistas
11
36
Rio Tinto, Porto, Portugal
  • Paulinho Santos
  • Madjer
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
Pareceu me que o público normal já não acredita nesta equipa. Triste quando um speaker quer ser protagonista ao tentar puxar pelo resto do estádio e os únicos que ficam motivados são os sd.

Diz muito sobre o que é a realidade do nosso clube actualmente.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,081
89,426
40
castrius disse:
Pareceu me que o público normal já não acredita nesta equipa. Triste quando um speaker quer ser protagonista ao tentar puxar pelo resto do estádio e os únicos que ficam motivados são os sd.

A prostituição é assim.

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
21,723
10,900
Com todo o respeito por alguns que lá andam e também por fazerem parte do clube, esses super dragões são mesmo uns bananas.
Cambada de chulos...

20 Março 2015
3,013
858
Conquistas
5
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
castrius disse:

E dará certamente direito a multa.

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
Recentemente, uma das claques do Benfica assobiou a equipa. E imagino, que lá, também devem estar compradas. Não percebo muito de como as claques funcionam mas o que noto, é que os SD , num dos periodos em que a equipa mais mal joga, continuam a comportar-se como se nada se passa. Ok. A mim, não me fazem de parvo.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,431
4,874
Olimpo
Podemos criticar as claques e o speaker por muitas coisas mas criticar por apoiarem a equipa não faz grande sentido, assobios e contestação sim mas só no fim do jogo.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,644
27,991
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Apoiar a equipa e principalmente este treinador é desrespeitar a história e cultura de exigência do Tribunal das Antas.

Até percebia se as intenções fossem puras, e só se relacionassem com o que é melhor para o nosso clube. Mas não o são, não passam de assalariados ou comissionistas do clube a querer manter o status quo e proteger o seu quinhão, com o poder e estatuto de comandar uma massa humana que não passa de uma gigante cobra em que eles são a cabeça. Felizmente os sócios não papam grupos e os desgraçados que vão ao campo levar com esta xaropada assobiam, os outros demonstram a insatisfação com cadeiras vazias. Ver o FCP jogar passou de um prazer para um acto de puro masoquismo

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,431
4,874
Olimpo
Treinador de Bancada disse:
Apoiar a equipa e principalmente este treinador é desrespeitar a história e cultura de exigência do Tribunal das Antas.

Até percebia se as intenções fossem puras, e só se relacionassem com o que é melhor para o nosso clube. Mas não o são, não passam de assalariados ou comissionistas do clube a querer manter o status quo e proteger o seu quinhão, com o poder e estatuto de comandar uma massa humana que não passa de uma gigante cobra em que eles são a cabeça. Felizmente os sócios não papam grupos e os desgraçados que vão ao campo levar com esta xaropada assobiam, os outros demonstram a insatisfação com cadeiras vazias. Ver o FCP jogar passou de um prazer para um acto de puro masoquismo
Assobiar a equipa logo aos 5min de jogo tal como faziam com o VP e Lopetegui ou fazer emboscadas ao treinador e partir-lhe os vidros dos carros tal como fizeram ao Holandês à uns anos, isso já era respeitar a "história e Cultura de exigência do tribunal das Antas"?

E convém não confundir as coisas, as claques são compostas por milhares de pessoas e igualmente sócios do Porto, a maioria delas perdem bem mais do que ganham com aquilo, criticar por essas pessoas apoiarem a equipa é um absurdo.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Zeus disse:
Assobiar a equipa logo aos 5min de jogo tal como faziam com o VP e Lopetegui ou fazer emboscadas ao treinador e partir-lhe os vidros dos carros tal como fizeram ao Holandês à uns anos, isso já era respeitar a "história e Cultura de exigência do tribunal das Antas"?

E convém não confundir as coisas, as claques são compostas por milhares de pessoas e igualmente sócios do Porto, a maioria delas perdem bem mais do que ganham com aquilo, criticar por essas pessoas apoiarem a equipa é um absurdo.
Acho que isso não tem nada a ver com o que o @Treinador de Bancada disse. Estás no 8 e no 80, não me parece lógico esse tipo de exercício. Como é óbvio ninguém quer o estádio a assobiar a equipa aos 5 minutos de jogo, muitas vezes até era mais cedo e muito menos ver os treinadores a serem colocados numa situação de violência como a do Co Adriaanse, mas também ninguém quer ver o que se vê hoje que é praticamente nenhuma cultura de exigência, o FC Porto está imenso tempo a jogar a um nível inenarrável e não há qualquer tipo de descontentamento por parte da claque, cantam do principio ao fim, sempre num tom monocórdico, sempre o mesmo repertório curto e com cânticos contra o rival e é isto a que assistimos.

O tribunal das antas era o barómetro da exigência dos adeptos, ali queria-se um FC Porto ganhador, mas também um FC Porto que respeitasse a sua história com um futebol de equipa grande e de qualidade. Hoje em dia, jogar mal já é algo natural, hoje em dia, para muitos, jogar em casa contra equipas muito inferiores e andar a defender resultados com a equipa toda atrás da linha da bola já se está a tornar hábito. Fomos a Vila do Conde e acabamos o jogo a defender com uma linha de 7, parecia que estavamos a jogar contra uma equipa mista do City e do Barcelona. A cultura de exigência do Tribunal da Antas já só é uma miragem. No FC Porto actual já não se exige a vitória, já há resignação, já se baixa os braços porque o Regime controla isto, controla aquilo, compra isto, compra aquilo e é indiferente se podemos melhorar ou não enquanto equipa. Já é aceitável jogar como equipa pequena. Agora o que interessa é que suamos a camisola e dá-mos tudo em campo, já não interessa ter qualidade. É a nova mentalidade instalada pelo Presidente e pelo treinador e que muitos aceitaram de braços abertos.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,644
27,991
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Zeus disse:

Está difícil entender o que quero dizer. Eu não questiono nem critico quem apoia a equipa nestas circunstâncias. Eu questiono AS MOTIVAÇÕE$ do dirigente da claque e do speaker para taparem o sol como uma peneira. Motivações essas especialmente no caso do Macaco que são a antítese do que uma claque deve ser. A claque deveria ser o braço armado dos sócios e não da $AD. Basta ler as razões do afastamento do Rui Teixeira e tem-se uma noção do que correu mal.

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
746
586
Mas foi impressão minha ou ontem os SD estiveram muito calados o jogo todo? Pareceu-me uma espécie de protesto com o momento da equipa, estilo "não assobiamos mas também pouco ou nada apoiamos". Daí no final até ser esse Saúl a puxar pelas vozes para ver se o jogo acabava "em bem". Isto pela transmissão TV, alguém que tenha estado no estádio que possa confirmar isto ou não.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,081
89,426
40
Treinador de Bancada disse:

Grande post!

Paulo Azevedo

Bancada lateral
20 Junho 2017
834
94
Zeus disse:
Sou totalmente contra agressões e emboscadas a treinadores. Mas Assobiar faz parte do jogo. É uma arma do adepto. Já é uma coisa muito antiga, já vem do tempo do romanos.
A bacorada que o ainda treinador do Porto disse acerca dos adeptos e da ópera, ele é que devia de ir ver ópera para ver se acalmava mais e tinha mais consideração por aqueles que pagam as quotas e os bilhetes para ver os jogos.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,653
801
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O Colectivo não tem poder e se se insurgirem contra a SAD ou treinador, são-lhes retiradas regalias.

Os SD estão manietados, enquanto os macacos e afins estiverem lá vai acontecer sempre como aconteceu uma vez depois de perdermos com a Académica.... Má recepção à equipa no P1, o macaco e outros foram recebidos e sairam de lá a mandar os adeptos embora... Não será difícil de saber como é que mudaram de ideias...