Super Dragões

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,658
3,124
Vila Nova de Gaia, 1981
Miguel ranhada disse:
Este é o maior forum de portistas do país mas nunca cá vi ninguém dos super dragões, será que não há nenhum portista nessa claque? Ou tem vergonha de pertencer a mesma?
Nunca viste? Quem garante que so porque se diz"eu sou" é verdade ou "eu nao sou" é mentira? É preciso postar foto do cartao de membro? É que por ai tambem posso dizer que nunca vi por aqui nenhum Portista. Nao ha cartoes de socio á mostra.
Outra: porque raio, lá porque ha quem goste de ver a bola de pe, e ter lugar ou gostar ao ambiente Sup.Sul , seja obrigatoriedade ser "super dragao". Porque raio continuam a meter todos no mesmo saco e ficaram indignados com a conversa dos velhos da Central? Se na vossa fila houver alguem a cantar Pdc allez, posso depreender que todos da fila sao pro PDC?

Nao é preciso dizer "eu sou". Ja se gastou tanto teclado a afirmar que nao é tudo igual. Ando aqui á uma decada e já se gastaram paginas e paginas a mostrar o porque. Ja se mostrou que os beneficiarios sao apenas meia duzia. E continuam a meter tudo no saco.

Porque nao se faz nada? Precisamente porque o objectivo de muitos é ir ao jogo,apoiar,sentir o jogo á sua maneira e voltar para casa.Só quem andou muito distraido nos ultimos anos com a historia criminal e social da Cidade do Porto pode afirmar, que nao há que ter medo.

Vergonha? Vergonha tenho eu de por vezes ir a jogos onde parece que somos nos a equipa visitante. Isso é que me faz ter vergonha. Era tirar as cadeirinhas e dar o cú á pedra como nas Antas, mas isso sao outros 500...

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,688
20,583
34
Vila Das Aves
apostador87 disse:
Superdragões , é possivel acabar com o cântico "a ganhar ou a perder" ?

Irrita-me profundamente ouvi-lo até porque define bem a nossa situação a nivel de sad e ás vezes de jogadores.

Perder nunca pode fazer parte do vocabulário do Fcporto.
Podem manter a musica, que mudem o 'a ganhar ou a perder', para 'esteja sol ou a chover'.

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,443
15,546
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
O @LuisFreitas falou, e muito bem, pouco mais a dizer.

Vamos exigir á maior claque do F.C.Porto que esteja contra a equipa porque não gostamos do que vemos nas quatro linhas? O F.C.Porto goste-se ou não está em quase todas as frentes, digo quase porque para mim ir á Liga Europa foi uma repescagem, sou contra isso, deviamos estar fora da Europa.

Eu não posso dizer que sou um Super Dragão, não posso dizer quer que sou um Colectivo, posso dizer que sou um adepto do F.C.Porto que gosta de estar de pé o jogo todo a apoiar a equipa.
- Sabem quantas vezes fui contra algumas opções directivas e 'contra' treinador 'x' ou jogador 'y'? Muitas.
- Sabem o que fiz? Expresso a minha opinião e o meu descontentamento, mas onde posso ajudar melhor o clube, faço-o, e tirando algumas exceções, não vejo onde estaria a beneficiar o clube ao não tentar empurrar a equipa para a vitória durante 90 minutos.

Isso dos cânticos, que li na ultima pagina, para mim é anedótico, canta quem quer, quem sente. Quando se canta 'O Porto é nosso' o estádio todo canta? Quando se canta 'quem bate palmas é tripeiro' eu não posso bater só porque nasci a 10km do Porto? Poupem-me.
E sobre contestação e questões mais de fundo, vejo muita gente a falar e pouca a fazer. Um Super Dragão tem a mesma voz que qualquer sócio do F.C.Porto numa Assembleia Geral por exemplo. Quantos aqui pediram a palavra para satisfazer algumas questões em Assembleia Geral?

É fácil falar atrás do teclado, levar a equipa para a frente é estando, mostrar o nosso espírito crítico é lá também.

Miguel ranhada

Tribuna
29 Janeiro 2017
3,685
1,353
LuisFreitas disse:
Nunca viste? Quem garante que so porque se diz"eu sou" é verdade ou "eu nao sou" é mentira? É preciso postar foto do cartao de membro? É que por ai tambem posso dizer que nunca vi por aqui nenhum Portista. Nao ha cartoes de socio á mostra.
Outra: porque raio, lá porque ha quem goste de ver a bola de pe, e ter lugar ou gostar ao ambiente Sup.Sul , seja obrigatoriedade ser "super dragao". Porque raio continuam a meter todos no mesmo saco e ficaram indignados com a conversa dos velhos da Central? Se na vossa fila houver alguem a cantar Pdc allez, posso depreender que todos da fila sao pro PDC?

Nao é preciso dizer "eu sou". Ja se gastou tanto teclado a afirmar que nao é tudo igual. Ando aqui á uma decada e já se gastaram paginas e paginas a mostrar o porque. Ja se mostrou que os beneficiarios sao apenas meia duzia. E continuam a meter tudo no saco.

Porque nao se faz nada? Precisamente porque o objectivo de muitos é ir ao jogo,apoiar,sentir o jogo á sua maneira e voltar para casa.Só quem andou muito distraido nos ultimos anos com a historia criminal e social da Cidade do Porto pode afirmar, que nao há que ter medo.

Vergonha? Vergonha tenho eu de por vezes ir a jogos onde parece que somos nos a equipa visitante. Isso é que me faz ter vergonha. Era tirar as cadeirinhas e dar o cú á pedra como nas Antas, mas isso sao outros 500...
Quem não se sente não é filho de boa gente, e tu sentiste, já agora uma pergunta  sem ofensa de um leigo sobre claques, como é escolhido o líder da claque?

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Miguel ranhada disse:
Quem não se sente não é filho de boa gente, e tu sentiste, já agora uma pergunta  sem ofensa de um leigo sobre claques, como é escolhido o líder da claque?
Para uma pergunta filosófica uma resposta filosófica:

O líder de uma claque não se escolhe, impõem-se. o mesmo acontece por exemplo num grupo de amigos (que no fundo é a essência de uma claque) o líder desse grupo é o que tem mais perfil natural para se auto-impor, seja na escolha da discoteca para onde vão, seja no que vão fazer nas férias.

Depois podemos falar de outra vertente das claques, mas isso só acontece quando elas crescem tanto que se tornam empresas, temos por exemplo os Gaviões da Fiel que julgo que faz eleições, mas estamos a falar de uma claque que até escola de samba tem, no caso concreto dos SD o líder é o Madureira porque em primeiro lugar se soube impor no seio do grupo e depois numa fase posterior registou a claque (como se de uma empresa se tratasse) em seu nome.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,482
3,881
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
No meio de toda esta confusão sobre tomar o todo pela parte existe uma coisa importante a realçar, só faz parte da claque quem quer e se não se identificam com a liderança e com o rumo do grupo não façam parte. Se fazem, é natural que sejam tomados como coniventes "dos que mandam".

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,101
16,042
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Ivganovich disse:
No meio de toda esta confusão sobre tomar o todo pela parte existe uma coisa importante a realçar, só faz parte da claque quem quer e se não se identificam com a liderança e com o rumo do grupo não façam parte. Se fazem, é natural que sejam tomados como coniventes "dos que mandam".
Que argumento.
Então se eu gostar de cantar pelo clube e estar com os meus amigos naquele sector, mas não concordar com a liderança da claque, devo ir para outras partes do estádio onde parece um velório, a não ser quando se lembram de assobiar? Não, devo ir na mesma, estando o Macaco ou o Papa na direção da claque.
Ou então, devo deixar de ser sócio do FC Porto só por não concordar com a direção?
E não, não sou da claque, apesar de ter visto jogos lá, com as claques.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,658
3,124
Vila Nova de Gaia, 1981
Miguel ranhada disse:
Como ves ha enganos. Nao sou membro dos super dragoes. Agora,Fernando Madureira é uma coisa, lider de claque é outra. Um lider seja do que for. Porque um lider nao vem para as redes sociais mostrar a boa vida que leva na Madeira enquanto outros fazem das tripas coraçao para arranjar voos. Um lider nao viaja em voos directos com a equipa quando os seus sao obrigados a dormir em aeroportos para fazer transbordo.Um lider nao se desloca a jogos em viatura particular enquanto os outros se amontoam em camionetas. E por ai fora...Estava aqui a tarde toda

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
17,026
13,129
Londres
LuisFreitas disse:
Como ves ha enganos. Nao sou membro dos super dragoes. Agora,Fernando Madureira é uma coisa, lider de claque é outra. Um lider seja do que for. Porque um lider nao vem para as redes sociais mostrar a boa vida que leva na Madeira enquanto outros fazem das tripas coraçao para arranjar voos. Um lider nao viaja em voos directos com a equipa quando os seus sao obrigados a dormir em aeroportos para fazer transbordo.Um lider nao se desloca a jogos em viatura particular enquanto os outros se amontoam em camionetas. E por ai fora...Estava aqui a tarde toda

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Ivganovich disse:
Que argumento mais estúpido...
Diz-me lá uma coisa, identifico-me com o mundo ultra, vejo jogos de pé e a cantar ainda nem havia SD na superior sul, com a passagem para o Dragão mantive o meu lugar anual atrás da baliza, tenho uma vida profissional estável e com perspectivas de carreira que não me permitem pensar nesses jogos de quem manda mais na curva, nem sequer pago quota aos SD, por isso, limito-me a ir ver os jogos e a beber umas cervejas com os meus amigos de sempre.

Pela tua teoria, eu tinha que deixar de fazer o que gosto só porque o Madureira é líder da claque??
Isso cabe na cabeça de alguém?

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
LuisFreitas disse:
Um líder de um governo também não devia entrar pelas urgências de um hospital e ser logo atendido, enquanto os outros cidadãos esperam horas.
Um líder de um país não devia ter estradas cortadas quando se desloca enquanto o comum cidadão espera horas nas bichas do transito.
Um líder de uma empresa não devia ganhar mais 10000% do que o seu empregado mais baixo.
Um gajo que nasce não devia ser rei só porque nasceu filho de quem era rei.

Não vamos ser nós aqui no forúm que vamos mudar a humanidade...ou será que vamos??
Hello...bom dia!!!

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,658
3,124
Vila Nova de Gaia, 1981
nuno queiros disse:
Um líder de um governo também não devia entrar pelas urgências de um hospital e ser logo atendido, enquanto os outros cidadãos esperam horas.
Um líder de um país não devia ter estradas cortadas quando se desloca enquanto o comum cidadão espera horas nas bichas do transito.
Um líder de uma empresa não devia ganhar mais 10000% do que o seu empregado mais baixo.
Um gajo que nasce não devia ser rei só porque nasceu filho de quem era rei.

Não vamos ser nós aqui no forúm que vamos mudar a humanidade...ou será que vamos??
Hello...bom dia!!!
Não vou mudar humanidade nem quero. Agora não contem comigo para chamar "líder" a quem faz pouco por o ser.se calhar temos noções diferentes do que é a liderança e quanto a isso nada a fazer.

Esses exemplos sao os que temos na sociedade porque ha paises onde isso não acontece. Assim como noutras claques por esse mundo fora o " líder" não enriquece à custa dos que fazem esforços reais para acompanhar o clube

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
LuisFreitas disse:
Não vou mudar humanidade nem quero. Agora não contem comigo para chamar "líder" a quem faz pouco por o ser.se calhar temos noções diferentes do que é a liderança e quanto a isso nada a fazer.

Esses exemplos sao os que temos na sociedade porque ha paises onde isso não acontece. Assim como noutras claques por esse mundo fora o " líder" não enriquece à custa dos que fazem esforços reais para acompanhar o clube
Sobre liderança não vou discutir contigo, sei bem o que é liderança e no meu curso até tive disciplinas sobre liderança e somos avaliados em liderança na prática. E sei muito bem que hoje em dia até aos malucos das seitas religiosas e que se matam a eles mais a meia dúzia lhes chamam lideres...isso dava uma conversa muito longa e maçuda para os outros users.

Mas voltando às claques fiquei curioso por dizeres que por esse mundo fora existe muita claque onde o lider não tira proveitos, até concordo contigo, pois deve haver, mas para sermos justos na analise diz-me uma claque com a dimensão dos SD onde isso aconteça?
Se me vieres falar do líder da Febre Amarela é diferente de falares do Cappo da CUCS (que por acaso já nem existe) ou algo parecido.
E repara que o proveito pode nem ser monetário (embora esteja sempre implícito) basta veres o exemplo dos Ultras polacos que estão quase todos inseridos em movimentos de extrema direita ou nos ultras russos que estão conotados com as diferentes máfias que existem em solo russo.

Como é um tema que me fascina diz-me lá um exemplo de um líder que não tire proveito dessa liderança?
Só o simples fato de ter sempre bilhete seja para que jogo for, para mim já é um proveito, pois eu às vezes não consigo arranjar bilhetes...um ano fomos ao Chelsea e fui sem bilhete, tive que comprar na candonga a um hooligan ingles ao dobro do preço que custou no Dragão...só por isso acho que não vais ter tarefa fácil em indicar-me um líder como dizes que existe.
O próprio Manolo, celebre adepto da seleção espanhola, mesmo não sendo líder nenhum, só pelo seu medianismo teve viagens patrocinadas em diversos europeus e mundiais. 

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,658
3,124
Vila Nova de Gaia, 1981
nuno queiros disse:
Sobre liderança não vou discutir contigo, sei bem o que é liderança e no meu curso até tive disciplinas sobre liderança e somos avaliados em liderança na prática. E sei muito bem que hoje em dia até aos malucos das seitas religiosas e que se matam a eles mais a meia dúzia lhes chamam lideres...isso dava uma conversa muito longa e maçuda para os outros users.

Mas voltando às claques fiquei curioso por dizeres que por esse mundo fora existe muita claque onde o lider não tira proveitos, até concordo contigo, pois deve haver, mas para sermos justos na analise diz-me uma claque com a dimensão dos SD onde isso aconteça?
Se me vieres falar do líder da Febre Amarela é diferente de falares do Cappo da CUCS (que por acaso já nem existe) ou algo parecido.
E repara que o proveito pode nem ser monetário (embora esteja sempre implícito) basta veres o exemplo dos Ultras polacos que estão quase todos inseridos em movimentos de extrema direita ou nos ultras russos que estão conotados com as diferentes máfias que existem em solo russo.

Como é um tema que me fascina diz-me lá um exemplo de um líder que não tire proveito dessa liderança?
Só o simples fato de ter sempre bilhete seja para que jogo for, para mim já é um proveito, pois eu às vezes não consigo arranjar bilhetes...um ano fomos ao Chelsea e fui sem bilhete, tive que comprar na candonga a um hooligan ingles ao dobro do preço que custou no Dragão...só por isso acho que não vais ter tarefa fácil em indicar-me um líder como dizes que existe.
O próprio Manolo, celebre adepto da seleção espanhola, mesmo não sendo líder nenhum, só pelo seu medianismo teve viagens patrocinadas em diversos europeus e mundiais.
Proveitos é uma coisa. Enriquecer sem fazer a ponta de um charuto para não dizer outra coisa  é outra.
Claro que não tenho tarefa fácil em enunciar algum que não enriqueça. E também sei que o dinheiro muda ideias.
Agora que o façam menos descaradamente ou com respeito a quem "lhes" paga. E façam por merecer. E não desvirtuem o que é uma claque.

E dizes bem, claques da dimensão SD.. Que raio de líder,com bilhetes de borla não mete 50 gajos por jogo no pavilhão,com uma claque ,eu chamo-lhe empresa,de tao grande dimensao?

E sei que nao te respondi como pretendias, mas garanto-te que ainda existe gente que faça as coisas por gosto e amor a camisola.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,482
3,881
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
simao977 disse:
Que argumento.
Então se eu gostar de cantar pelo clube e estar com os meus amigos naquele sector, mas não concordar com a liderança da claque, devo ir para outras partes do estádio onde parece um velório, a não ser quando se lembram de assobiar? Não, devo ir na mesma, estando o Macaco ou o Papa na direção da claque.
Ou então, devo deixar de ser sócio do FC Porto só por não concordar com a direção?
E não, não sou da claque, apesar de ter visto jogos lá, com as claques.
A direcção do FCP, apesar de tudo, é eleita, logo podes e deves expressar a tua contestação. Já a claque não. É um grupo comandado por alguém, que faz o que quem manda decide. Se seguem quem manda, são coniventes com as suas acções, é simples.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,482
3,881
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
nuno queiros disse:
Diz-me lá uma coisa, identifico-me com o mundo ultra, vejo jogos de pé e a cantar ainda nem havia SD na superior sul, com a passagem para o Dragão mantive o meu lugar anual atrás da baliza, tenho uma vida profissional estável e com perspectivas de carreira que não me permitem pensar nesses jogos de quem manda mais na curva, nem sequer pago quota aos SD, por isso, limito-me a ir ver os jogos e a beber umas cervejas com os meus amigos de sempre.

Pela tua teoria, eu tinha que deixar de fazer o que gosto só porque o Madureira é líder da claque??
Portanto, estás a perguntar se não tendo ligação à claque te acho conivente com os atos desta e de quem manda nela? a resposta é não, mas também não foi isso que eu disse.

Dragão_Aveiro

Bancada central
12 Abril 2012
2,238
0
34
Aveiro
nuno queiros disse:

X2
Ha malta que não nos entende. Custa a perceber a muitos que boa parte do pessoal vai para os Super é porque se identifica com aquela forma de ver o jogo, de pé e constantemente a cantar pelo clube.
Por aqui somos taxados de mamões 😂😂