Noventa e Nove disse:
Barcelona.
Eu ainda era puto quando os nossos Vítor Baía e Fernando Couto foram para lá, e passei nessa altura a seguir tudo aquilo que conseguia sobre o Barça. Comecei a gostar do clube. Os meus interesses futebolísticos, na altura ainda limitados até porque não tínhamos acesso ao que temos hoje, eram Porto e Barça.
Ajudou o facto de que, quando comecei a perceber um bocadinho mais de futebol para além daquilo que eram os grandes golos e, sobretudo, as grandes defesas (tenho uma panca por guarda-redes, e o Baía acima de todos), o Barça jogava precisamente o estilo de jogo que eu mais gostava e que mais continuo a gostar. Então quando chegamos a Guardiola com Xavi, Iniesta, Messi, para mim aquilo era A equipa de sonho.
Para terminar sobre o Barça, não sou indiferente a uma certa... como vou dizer, simpatia pelos grandes clubes que não jogam nas capitais, com todos os contras a que são habitualmente sujeitos. Como portista nascido e criado na cidade do Porto há certas coisas que nos ficam cá dentro. E o Barcelona em Espanha, como o Porto em Portugal, é também A grande equipa contra o grande clube do regime.
Durante alguns anos também simpatizei com a Juventus, mas era basicamente por causa de Buffon. Saiu Buffon, deixei de querer saber.
Neste momento em termos de futebol jogado, para mim é claramente o Manchester City acima de todas as coisas, mas o clube em si, bem como a forma como é "gerido", não me diz absolutamente nada. Adoro vê-los jogar mas não gosto do clube. No dia em que Guardiola de lá sair, perco o interesse, a não ser que vão buscar outro treinador dentro da "mesma" linha e que consiga dar continuidade (muito difícil).
Não vi Maradona no Barça. Mas vi Romário, Stoichkov, Bakero e Cª lda.
Adorei a época do Figo, Ronaldo Nazario, lá...creio que na altura os jogos davam na TVI...equipa fabulosa...( a minha equipa do Barça que mais adorei...mesmo acima da do Messi)
Ronaldinho e Deco depois.
E por último Messi, Xavi, Iniesta.
Pelo posicionamento Socio cultural e até político anti centralista, e pela paixão pelo futebol consigo perceber que os portistas se sintam muito próximos do Barça,mas...
...na verdade o exemplo, pelo menos após Franco, não é em nada parecido com Porto fifica...
-A Catalunha é mais rica que Madrid e o poder de compra bastante superior;
-Mantém se lá sedes de grandes empresas, bancos, e são administrativamente autônomos.; Ou seja as forças vivas de Barcelona são tao fortes ou mais que Madrid.
-Tem uma comunicação social desportiva mas não só importante;
-Como clube tem tanto ou mais poder financeiro, sócios e adeptos, poder na Uefa como o Real;
-Tem adeptos por toda a Espanha de forma nacional, e por todo o mundo, por toda a Espanha há muitos anti Madrid;
-A Catalunha e o País Basco são a fábrica de Espanha em múltiplas áreas; em termos de reputação o que é da Catalunha é bom é superior.
-Embora menos relevante para o caso tem mais turismo, mais artistas, mais história, tem praia...
-Não simpatizam particularmente com os portugueses, talvez por causa do Figo ou do Ronaldo...parecem me os mais xenófobos dentro dos espanhóis, para com os portugueses.
Eu pessoalmente, apesar de ter amigos catalães, tenho uma impressão negativa sobre o povo catalão ...isto é acho os mais snobs e arrogantes e frios que outros povos de outras partes de Espanha, como por ex Valencia, Andaluzia, Galiza. Por ex é extremamente difícil a uma empresa tuga vender na Catalunha...
Logo na minha opinião pessoal a ligação histórica Socio cultural Porto Barça é apenas uma ilusão...ou um amor não correspondido.
Just My 2 cents