Inglaterra - Liverpool, o único clube estrangeiro que sigo religiosamente porque a PL é o melhor campeonato do mundo. Em 2005, era eu um miúdo, e vi aquela final, o Milagre de Istambul, e fiquei apaixonado. Incrível a reviravolta e a paixão dos adeptos, em tronco nu a cantar o YNWA, mesmo a perder por 0-3. Depois Anfield, a mitica Kop.
Há uns anos, 90.000 pessoas a cantar o YNWA, na Ásia. Na Ásia, do outro lado do mundo. Incrível.
Ah, e Gerrard.
Depois com menos entusiasmo mas com algum interesse pelos resultados.
Itália - Milan, também na final de Istambul fiquei fã desta equipa. O Milan da 1a década dos anos 2000, enchia-me as medidas. Nesta, Maldini, Pirlo, Gattuso, Seedorf, Shevchenko(em 2004 a bola de ouro era do Deco, mas enfim), Inzaghi..
Nápoles, um pouco também, devido ao que o Maradona fez.
Espanha - Athletic Bilbau, devido à sua politica de só jogar com jogadores com ligação ao País Basco.
Conseguir o que já conseguiram com estas limitações é louvável.
Alemanha - Dortmund, por um motivo apenas, a Muralha Amarela. Impressionante.
Sempre estádio cheio, se não me engano, o único com 100% de lotação na Europa.
Aquela equipa do Klopp também foi excelente. Hummels, Gundogan, Sahin, Gotze, Lewa..
Cantam o YNWA também.
Com ainda menos interesse, talvez por serem de campeonatos periféricos e que acompanho menos.
Holanda - Ajax, devido ao Cruijff. Um génio.
Escócia - Celtic, por serem um clube com excelentes relações com o Liverpool. Cantam o YNWA também.
Argentina - River Plate, por causa do meu jogador preferido - Lucho 'El Comandante' González.
Provavelmente o país no mundo onde mais se vive o futebol. Por isso, se Portugal não ganhar que ganhe a Argentina. E obrigado pelo Lucho, Maradona e Messi.
Em Portugal, o que realmente interessa, o meu único amor para a vida, a minha cidade, o meu clube que trago tatuado no corpo - o Futebol Clube do Porto.