Um treinador que joga a titular com Cavaleiro e deixa no banco jogadores como Bruma, Mané ou Rafa muito dificilmente terá o meu perdão. Inacreditável.
A selecção A joga em 4-4-2 desde que entrou o F. Santos.Xabiote disse:Deve jogar em 433 como a seleção A. Não faz sentido que seja de outra forma.
O Gonçalo em 4-4-2 nunca vai funcionar porque ele é super lento, nao lhe podem pedir para ir no espaço porque ele nao vai, nao tem essas caracteristicas....Alves disse:Com o Gonçalo em campo a equipa pode jogar em ambos os sistemas, o 4-4-2 só nasceu porque o ponta-de-lança que havia no início da qualificação era o Betinho que, para além de não ser grande coisa (na minha opinião) entretanto desapareceu da face da Terra.
Mas sinceramente entre o 4-3-3 "à Portuguesa" e o 4-4-2 losango que esta equipa usa, a diferença táctica não é assim tanta. A maior diferença é que perde o ponta de lança fixo para ganhar um "10", pois os 2 avançados do 4-4-2 praticamente funcionam como extremos, ou "avançados interiores". Eram o Cavaleiro/Ricardo/Mané/Bruma que faziam este papel, e nenhum deles é ponta de lança. A coisa resultava porque para eles a diferença era pouca entre os 2 sistemas, apenas tinham que vir mais para dentro quando a bola vinha pelo flanco oposto. O Gonçalo tanto aparece na área como faz de 10, a assistência que fez para o golo do Mané contra a Noruega é o exemplo perfeito da jogada típica desta equipa: bola vem da direita para o Gonçalo, que desmarca o Mané que vinha sozinho da esquerda para dentro e marca golo.
A selecção A joga em 4-4-2 desde que entrou o F. Santos.
Com o Gonçalo em campo em 4-3-3, a dinâmica é a mesma que jogar em 4-4-2 sem ele, apenas as características do jogador central mudam.Bruno94 disse:O Gonçalo em 4-4-2 nunca vai funcionar porque ele é super lento, nao lhe podem pedir para ir no espaço porque ele nao vai, nao tem essas caracteristicas....
O 4-4-2 losango do rui jorge pede sempre aos dois avançados que ataquem o espaço nas costas das defesas (isto nao favorece o gonçalo, porque é lento e pouco movél), e que caiam nas alas para dar um pouco de largura (isto já o favorece muito,sendo ele forte no 1x1) o problema é que o 4-4-2 losango nao pede aos avançados que venham cá atrás buscar a bola (onde gonçalo é forte) porque atrás dos dois avançados já tem um medio ofensivo que faça esse papel porque o é em losango...Alves disse:Com o Gonçalo em campo em 4-3-3, a dinâmica é a mesma que jogar em 4-4-2 sem ele, apenas as características do jogador central mudam.
Presumo que o que estejas a dizer é que o Gonçalo não deve jogar como um dos 2 avançados em 4-4-2, certo? Eu concordo plenamente, pois os 2 avançados são basicamente extremos. Só que quando o Gonçalo joga, é outro gajo que acaba por fazer esse papel.
Com o Gonçalo em campo, tanto podemos chamar à táctica 4-3-3 como 4-4-2 losango, pois ele baixa muito para receber a bola e tanto faz de "10" como aparece na área, basta ver o jogo com a Noruega (onde infelizmente teve a lesão).
Eu percebi o que querias dizer. Por isso é que escrevi isto:Bruno94 disse:O 4-4-2 losango do rui jorge pede sempre aos dois avançados que ataquem o espaço nas costas das defesas (isto nao favorece o gonçalo, porque é lento e pouco movél), e que caiam nas alas para dar um pouco de largura (isto já o favorece muito,sendo ele forte no 1x1) o problema é que o 4-4-2 losango nao pede aos avançados que venham cá atrás buscar a bola (onde gonçalo é forte) porque atrás dos dois avançados já tem um medio ofensivo que faça esse papel porque o é em losango...
O meu problema nao está no 4-4-2, mas sim no Losango, nao favorece nada o gonçalo, este sistema teria um raio de açao menor....
PS: A seleçao de sub 21 jogou em 4-3-3 ontem, apesar de ser um jogo um bocado chato, gostei de algumas coisas desta equipa, vejo um grande potençial nesta equipa nao só nos jogadores mas também no modelo de jogo....
Presumo que o que estejas a dizer é que o Gonçalo não deve jogar como um dos 2 avançados em 4-4-2, certo? Eu concordo plenamente, pois os 2 avançados são basicamente extremos. Só que quando o Gonçalo joga, é outro gajo que acaba por fazer esse papel.
Na minha opiniao em Losango nao dá para o Gonçalo, espero estar enganado...Alves disse:Eu percebi o que querias dizer. Por isso é que escrevi isto:
O meu ponto é que quando o Gonçalo joga nesta equipa em 4-4-2 losango (que só aconteceu 2 ou 3 vezes), o jogador que devia ser o "10" ou o interior direito é que acaba na prática por fazer de avançado quando a equipa tem a bola (contra a Noruega foi o Rafa a fazer isto, mais tarde o Ronny Lopes. Contra a Macedónia foi o B. Silva) e o Gonçalo faz o papel de "10". O Gonçalo nunca é o jogador que ataca as costas da defesa ou cai na ala, é o pivot dos ataques. Baixa e toca para o outro flanco ou isola um dos avançados. Basicamente o mesmo que faz no 4-3-3 mas a recuar mais vezes, porque o "10" foi para a ala direita e deixou-lhe aquele espaço, enquanto o outro avançado (na prática extremo-esquerdo) faz diagonal para dentro para receber a bola enquadrado com a baliza. Curioso que nesse jogo depois do Gonçalo se lesionar o Rafa também "desapareceu" e andou perdido até ser substituído.
Sem o Gonçalo aí sim, por vezes o Bernardo Silva faz o papel do "10" tradicional no losango, mas nem sempre.
Claro que o Gonçalo pode jogar em 4-4-2, depende é muito do entrosamento da equipa. Ninguém disse que os 2 avançados têm de ser dois gajos móveis ou dois gajos mais fixos. Pode muito bem ser um avançado mais fixo, neste caso o Gonçalo, e depois alguém que jogasse como 2º avançado, que tivesse um papel mais solto no ataque, um Cavaleiro (para mim é onde rende mais), um Ricardo, um Mané ou mesmo o Bruma.Bruno94 disse:Na minha opiniao em Losango nao dá para o Gonçalo, espero estar enganado...
O Gonçalo paciençia ainda tem que melhorar muitos aspectos do seu jogo, pela qualidade tecnica que tem, ele tem que ter um raio de açao maior, tem que estar mais disponivel para o jogo, por exemplo cair varias vezes nas alas porque é forte no 1x1, vir muitas mais vezes cá atrás buscar jogo onde é o seu forte, porque ás vezes olho para ele e pareçe um preguiçoso que nao se mexe, até ao momento em que a bola toca-lhe nos pés, aconteçe magia...
O Rafa deve descer aos sub-20, digo eu. E faz sentido, não vale a pena deixa os sub-20 órfãos do Rafa quando há o Guerreiro disponível para jogar pelos sub-21.panenka disse:O William pode ir, ele ate comecou a qualificacao mas duvido que baixe. O Andre Gomes tambem duvido que va baixar. O unico que eu estou a ver ir ao Europeu e' o Joao Mario+ o Raphael Guerreiro, embora tenho gostado muito de ver o Rafa na primeira parte. De resto concord que o 4-4-2 nao prejudicao Bruma nem prejudice o Carlos Mane e o Cancelo tem talento mas sai prejudicado por jogar na esquerda e tem de facto tiques de vedeta que nao o ajudam. Ainda no ultimo jogo com o Valencia estava-se a rir por a bola nao sair for a para poder entrar. Quanto ao Bruno Fernandes nao teria grandes hipoteses numa seleccao com Bernardo Silva, Marcos Lopes e Toze.
já criei um tópico para isso mesmoVlk disse:Não há tópico dos sub20 por isso deixo aqui: vitória por 2-0 contra o Uzbequistão com golos dos nossos Ivo (pen) e André Silva.
Claro que o gonçalo paciencia pode jogar em 4-4-2 mas nunca em losango,o 4-4-2 losango pede aos avançados que sejam rapidos e moveis...RXavier10 disse:Claro que o Gonçalo pode jogar em 4-4-2, depende é muito do entrosamento da equipa. Ninguém disse que os 2 avançados têm de ser dois gajos móveis ou dois gajos mais fixos. Pode muito bem ser um avançado mais fixo, neste caso o Gonçalo, e depois alguém que jogasse como 2º avançado, que tivesse um papel mais solto no ataque, um Cavaleiro (para mim é onde rende mais), um Ricardo, um Mané ou mesmo o Bruma.
O Cardozo que o diga...Bruno94 disse:Claro que o gonçalo paciencia pode jogar em 4-4-2 mas nunca em losango,o 4-4-2 losango pede aos avançados que sejam rapidos e moveis...
O Benfica jogou alguma vez em 4-4-2 Losango?RXavier10 disse:O Cardozo que o diga...
Não, nunca. Nem teve lá o Aimar nem nada.Bruno94 disse:O Benfica jogou alguma vez em 4-4-2 Losango?
O que tem haver a inclusao do Aimar com o 4-4-2 losango? O Benfica nunca jogou em losango, o Aimar jogava como segundo avançado..RXavier10 disse:Não, nunca. Nem teve lá o Aimar nem nada.
O segundo avançado era o Saviola. O Benfica jogava num losango aberto (Javi Garcia, Ramires, Di Maria e Aimar)Bruno94 disse:O que tem haver a inclusao do Aimar com o 4-4-2 losango? O Benfica nunca jogou em losango, o Aimar jogava como segundo avançado..
O benfica no primeiro ano de jesus jogava em losango sim senhor : Javi Garcia como 6 , Ramires e Di Maria como interiores e Aimar como 10. Saviola e Cardozo na frenteBruno94 disse:O que tem haver a inclusao do Aimar com o 4-4-2 losango? O Benfica nunca jogou em losango, o Aimar jogava como segundo avançado..