Dou todo o mérito ao argumento é sua coerência mas permite-me discordar.
Posso falar de forma distante pois não sou adepto acérrimo da seleção. Gosto da azáfama jornalística e da ansiedade global das pessoas que me rodeiam quando acontecem estes torneios mas principalmente gosto de futebol é claro que quero que a seleção portuguesa ganhe sempre.
Dito isto, não sou apologista da defesa do argumento que Portugal só poderá ganhar quando jogar como aconteceu em 2016. Tens exemplos de países como a Dinamarca ou Grécia que também ganharam europeus assim é nunca mais foram referências do futebol mundial. Os fins justificam os meios, mas os meios de uma seleção portuguesa nunca podem ser o futebol pessimista de redução do erro e ataque rápido. Não é essa a formação que os nosso jogadores recebem desde os 10 anos quando começam as suas carreiras futebolísticas. O nosso futebol é caracterizado pela posse, técnica e pés periodização tática. E obviamente como disseste muito dificilmente ganharemos ou enfrentaremos de igual para igual seções como a Alemanha, Espanha e França mas nós já estivemos no topo europeu sem jogar este futebol que limita tanto individualmente como coletivamente o nosso rendimento.
Esta discussão será sempre eterna, os
resultados vs o futebol romântico, desde que vejo futebol que a ouço. Vale o que vale, o que conta é o que se passa dentro do campo. E a verdade, é um facto, só ganhaste quando foste pragmático.
Em relação a,
mas nós já estivemos no topo europeu, podes dizer-me quando? Alguma vez esta selecção esteve no topo? Nem mesmo quando ganhou o EURO 2016. Topo para mim, está a Espanha, quando limpou por esta ordem, europeu, mundial e europeu! Ou França que fez algo de semelhante! Ou Alemanha, penso com 3 títulos europeus e 3 títulos mundiais! Se te referes por "estar no topo europeu" a nossa geração de ouro com Luís Figo e Rui Costa eu pergunto o que eles ganharam!
Uma coisa é o nosso canto a beira mar plantado, pensarmos que o planeta Terra se resume a isto, quando para a maioria de quem está fora, nem sequer sabe onde Portual se situa. Posso dizer-te que para os franceses, nunca ficaram convencidos que lá porque perderam contra nós, nós eramos superiores. Tenho colegas franceses que sempre me disseram,
tiveram sorte!
E também gostava de saber, de um país
com a nossa dimensão, que alguma vez tenha estado no topo europeu! E não vale os exemplos de Grécia ou Dinamarca como disseste e bem, são eventos únicos que acontece uma vez na vida. E eu acrescentaria, Portugal de 2016.
Gostava mesmo de ter exemplos, de paises com a nossa dimensão, que conseguiram bater-se de igual para igual, com uma Alemanha, França, Itália, Espanha, países que têm 6,7,8 vezes mais população que a nossa, muito mais escolha. A França hoje, tem quase 2,3 jogadores por posição e nós, nem sequer laterais direitos conseguimos ter!
Desde a geração de ouro, e quem acompanha as selecções, houve apenas um factor estrutural que mudou! Um! Sabes qual foi? É que até aí, Portugal sempre conseguiu ter alguns bons jogadores, mas o que fazia a diferença nestes torneios, é que enquanto tu, eras capaz de ter, 1 ou 2 jogadores dos melhores do mundo, as selecções de topo também os tinham e além disso, tinham banco! Tu dificilmente aguentas um torneio todo até ao fim a jogar sempre com os mesmos, enquanto França e companhia, rodavam e refrescavam! Portugal acaba por mais cedo ou mais tarde dar o estouro.
O que mudou é que hoje, já consegues ter banco. Já consegues tirar um jogador e colocar lá outro e a balança continua mais ou menos equilibrada. O resto continua tudo igual, de forma estrutural. Continuas a perder contra França, Alemanh, a etc! Até podes conseguir ganhar a um, mas é preciso muito mais para estar no
topo europeu. Estar no topo para mim, é ganhar continuamente. E isso duvido que, um país da nossa dimensão alguma vez consiga isso! É preciso ser realista.
Podes ganhar alguma vez e deve ser por aí, que nos devemos focar todas as nossas energias e perceber as nossas limitações. E não ser como o típico tuga, que vai do 8 ou 80 mais depressa que a luz, só porque acha, que ter jogadores que para mim são banais como Bernardo Silva (veremos se continua no City), Bruno Fernandes ou Félix (até agora é flop) / Jota e um CR7 que já tem a idade que tem, vamos comer este mundo e o outro!
O português é assim, gosta muito de bazofia mas fomos de vela! Mais uma vez!