Lesionou-se mas o que eu disse não deixa de ser um facto. Depois podemos especular se Portugal ganharia o jogo na mesma se o Ronaldo não tivesse saído na minha opinião não teria ganho mas isso aceito outras opiniões e nunca saberemos o que iria acontecer.
Quanto aos outros lances são apenas a realidade, Ronaldo já falhou em muitos momentos decisivos na seleção e podia estar aqui a dizer outros mas bastou esses para demonstrar que o super decisivo afinal não é assim tão decisivo como querem fazer parecer.
Os jogadores mais decisivos nos últimos anos têm sido os centrais - Ricardo Carvalho e Pepe. Mesmo atualmente o Pepe continua um verdadeiro monstro e está no top 5 claramente! Ronaldo nunca teve a influencia na equipa de acordo com o seu estatuto de vedeta. Quando falam dos super sprints, dos grandes saltos, ou de coisas extra futebol é para manter a bajulação excessiva a um grande jogador mundial. Dou muito mais valor a um corte de Pepe a ganhar em velocidade a Mbappé do que um salto longo sem efeito prático. O verdadeiro monstro da equipa é o Pepe, tal como tivemos com Carvalho!
Outra coisa diferente, é o estatuto e peso institucional que Ronaldo dá à seleção e o super agente Jorge Mendes. É notório a nível de arbitragem, que somos muito mais respeitados e beneficiados por esse estatuto. Investimos muito nos bastidores do futebol. Alguém se acredita que noutros tempos numa fase final de um europeu algum árbitro marcaria 2 penaltys discutíveis e deixaria por assinalar o lance de Bruno Fernandes???
Agora com a Bélgica, vamos assentar num esquema defensivo muito forte, meio campo de qualidade e músculo - Danilo, Renato, Oliveira, Moutinho, Ruben, na lateral Dalot dá muito mais futebol que o errante Semedo. André Silva tem que jogar ao lado de Ronaldo ou entrar mais cedo em jogo. Dá uma dimensão de jogo no ataque que mais nenhum dá. Pra ganhar finais temos que ter avançados com jogo de equipa, que saibam baixar no terreno.
Rui Patricio
Dalot
Pepe
Ruben
Gerreiro
Danilo
Renato - Ruben - S. Oliveira
Moutinho
Jota
André Silva
Ronaldo
Isto pode ser polémico, mas acho que daquilo que tenho visto de Jota e André Silva, os dois no ataque dariam algo mais em termos de equipa. Dupla de respeito! Ronaldo pela forma atual de jogar, não permite o aparecimento de Jota, mesmo Bruno Fernandes não aparece tanto na finalização. Precisamos de jogar com um ataque mais imprevisível e menos centrado em Ronaldo que é muito estático e condiciona movimentos alternados do ataque.