Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,297
13,057
É anormal ver o Varela a construir jogo e o Eustáquio atrás? Acho que não.

Percebo o que dizes mas isso acontece bem mais vezes do que "dinâmicas de compensação" esporádicas.
Em momentos pode acontecer mas regra geral é claramente o Varela atrás.

O vitinha também vinha muitas vezes buscar jogo junto dos centrais mas não fazia dele uma 6. Uribe era sempre o last resort do meio campo defensivo. Alias Vitinha era trabalhador e batalhava mas tinha muito pouca vocação para recuperar bolas.

Então na altura do Danilo, essa posição 6 ainda era mais vincada.
 

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
2,903
3,639
Em momentos pode acontecer mas regra geral é claramente o Varela atrás.

O vitinha também vinha muitas vezes buscar jogo junto dos centrais mas não fazia dele uma 6. Uribe era sempre o last resort do meio campo defensivo. Alias Vitinha era trabalhador e batalhava mas tinha muito pouca vocação para recuperar bolas.

Então na altura do Danilo, essa posição 6 ainda era mais vincada.
Foi exatamente com o Danilo que isso aconteceu mais. Não ira anormal ver o Danilo a tentar construir e o Oliver/Herrera atrás dele. Era das coisas que mais se apontava ao SC e ainda se continua a apontar.

O Vitinha recuperava muitas bolas.

Eu aceito que o Varela jogue mais atrás mas não é tão vincado como julgas ser, nem lá perto.
 

Hischier

Bancada central
17 Setembro 2022
2,407
4,818
Quem acha que encontramos a formula milagreira, o 11 perfeito e que vai ser tudo bonito como ontem... que tire o cavalinho da chuva.

Francisco nao tem pedalada para isto.
Galeno tem pedalada mas faltam pés.
Ivan Jaime era bom explodir mas enquanto nao estiver pronto fisicamente, nao vai ser titular. Se for aumentando a carga (minutos) nos proximos jogos ja seria interessante. Até, quem sabe, tirar o Galeno do 11.

Com um extremo direito esquerdino a sério para o 11 e o Chico no banco, ja seria outra musica...

Depois, em relaçao ao Pepê. Nao tenho qualquer duvida sobre a sua valia, farto-me de referir contra ventos e marés que é o nosso melhor jogador.
Mas tenho sérias duvidas que seja a soluçao de excelencia para o meio campo que o jogo de ontem da a entender.

Se marcassemos sempre primeiro / rapido... talvez.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,083
16,889
Vila Nova de Gaia, 1975
La esta Martins de um lado e Di Maria do outro. A tal assimetria.
O que se estava a discutir não era o centro do meio campo? O duplo pivot?

Nas alas o JJ tanto usava dois extremos puros, como um extremo puro (Salvio e Gaitan, por exemplo) e um ala mais médio (como Ramires ou João Mário - e este último até joga agora a extremo no 4231 do regime). Sempre com os extremos sem os pés trocados como utiliza agora o SC, o que fazia com que os extremos fossem muito mais à linha que no esquema do SC.
 

Cheue

12 Maio 2016
20,246
31,884
Conquistas
7
108
pela conversa a opção do Pepê no meio campo foi só estratégia para o jogo de ontem...

espero mesmo é que o Nico continue no 11
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,297
13,057
O que se estava a discutir não era o centro do meio campo? O duplo pivot?

Nas alas o JJ tanto usava dois extremos puros, como um extremo puro (Salvio e Gaitan, por exemplo) e um ala mais médio (como Ramires ou João Mário - e este último até joga agora a extremo no 4231 do regime). Sempre com os extremos sem os pés trocados como utiliza agora o SC, o que fazia com que os extremos fossem muito mais à linha que no esquema do SC.
O 11 base do JJ sempre foi com um extremo puro e um ala interior. Como o 11 base do 442 do Sergio.

Por vezes jogou de outra forma? Sim, como todos, mas a base era esta.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,083
16,889
Vila Nova de Gaia, 1975
E então? Mas o meu caso é precisamente esse, que um dos medios centro é mais defensivo e outro mais ofensivo. Tal como com o SC. Mais nuance e menos nuance é sempre isso. Com um e com outro.
Está complicado de perceberes.

A diferença é colocares os dois médios na horizontal (o tal duplo pivot) ou na vertical como fazia o JJ.

É a diferença entre jogar em 4231 ou o tradicional 4222 do SC e 4132.

É a diferença entre isto:

IMG_20240110_130944.jpg

Ou isto:

IMG_20240110_131013.jpg

E isto:

IMG_20240110_131037.jpg
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,297
13,057
Está complicado de perceberes.

A diferença é colocares os dois médios na horizontal (o tal duplo pivot) ou na vertical como fazia o JJ.

É a diferença entre jogar em 4231 ou o tradicional 4222 do SC e 4132.

É a diferença entre isto:

Visualizar anexo 22178

Ou isto:

Visualizar anexo 22179

E isto:

Visualizar anexo 22180
Eu falo de funções em campo q é o q interessa. Os sites podem desenhar o que lhes apetecer, agira se formos pelos heatmaps dos medios centro, tvz se conclua sim.
 

Nyctalus

Tribuna
1 Setembro 2012
3,601
3,754
Conquistas
5
40
Sligo - Irlanda
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
O proprio Uribe foi ficando cada vez mais 6. Uribe e Vitinha, o melhor meio campo da era SC, tb nunca jogou em duplo pivot.

Em relação a ontem, no inicio do jogo o Pepê quase me parecia segundo avançado. Até pela maneira como pressionamos sempre muito nos primeiros 15 minutos. Depois ficou mais como 10. E muitas vezes, mais na parte final, pareceu 8...

No centro Pepê fica com mais visão. A partir da ala, tenta transportar mais a bola.
Eu reparei nos comentários ao jogo que deixaste. Não concordava, mas percebi porque dizias isso.
Na minha opinião, acho que não era suposto que o Pepê subisse tanto naqueles minutos e talvez tenham corrigido isso com alguma indicação a partir do banco ou o próprio Pepê apercebeu-se disso.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,083
16,889
Vila Nova de Gaia, 1975
Eu falo de funções em campo q é o q interessa. Os sites podem desenhar o que lhes apetecer, agira se formos pelos heatmaps dos medios centro, tvz se conclua sim.
E as funções são diferentes. Nunca o SC utilizou um 6 cabeça de área como o JJ fazia com o Javi Garcia, Matic, William, Vandinho. Como um Fernando cá, por exemplo.

Pelo contrário. Mesmo os jogadores que poderiam desempenhar esse papel, como o Danilo, eram colocados mais à frente ao lado de outro médio.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,297
13,057
Eu reparei nos comentários ao jogo que deixaste. Não concordava, mas percebi porque dizias isso.
Na minha opinião, acho que não era suposto que o Pepê subisse tanto naqueles minutos e talvez tenham corrigido isso com alguma indicação a partir do banco ou o próprio Pepê apercebeu-se disso.
Ou se calhar foi propositado. A verdade é que iniciamos os jogos sempre com a equipa bem subida e a pressionar o máximo bem na frente.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,297
13,057
E as funções são diferentes. Nunca o SC utilizou um 6 cabeça de área como o JJ fazia com o Javi Garcia, Matic, William, Vandinho. Como um Fernando cá, por exemplo.

Pelo contrário. Mesmo os jogadores que poderiam desempenhar esse papel, como o Danilo, eram colocados mais à frente ao lado de outro médio.
N me parece, é o q posso dizer…

É como digo, so os heatmaps poderão esclarecer alguma coisa.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,083
16,889
Vila Nova de Gaia, 1975

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
66,574
112,309
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A grande diferença entre o 442 do JJ e do SC:
O Jesus jogava declaradamente com um 6 e um 8. E um ficava mais atrás (Fesja/Javi/Matic) e o outro ficava mais à frente (Enzo à cabeça). São na mesma dois jogadores no meio campo mas distintos.
O SC joga declaradamente com dois meio campistas. Para ele não interessa quem joga à frente ou atrás. O Varela joga várias vezes à frente do Eustáquio, tal como o Uribe jogou à frente do Vitinha e o Danilo à frente do Herrera. O que é estúpido porque limita em muito a construção do jogo!
E o 442 do JJ é, na minha opinião e talvez por ter sido executado por outros interpretes, muito melhor que o do SC alguma vez foi.


No entanto, não deixa de ser curioso o que o VP dizia na altura:

"Bola longa, Cardoso na primeira bola e segundas bolas."

"Bola longa, Taremi na primeira bola e duelos"
O 4-4-2 do Jesus esgotou-se tanto como o 4-4-2 do SC, no entanto as equipas sempre pareceram mais afoitas a criar táticas para contrariar o do SC ao fim de um ano de estarem a ser atropeladas do que com o sêlêbê (muitas delas descobrimos depois porquê, enquanto aqui se acusava este e aquele de sermos tolinhos das conspirações hehehehehe).
Era fastidioso ver o sêlêbê do Jesuca a fazer constantes sobreposições na ala até resultar, sempre a mesma jogada da sobreposição e do passe atrasado e certas equipas cairem.

Não considero que fosse superior ou inferior ao do SC, diferente.
O Jesuca nunca atacou muito a profundidade, abusava das sobreposições entre alas, laterais e um médio a apoiar, muitas vezes tentavam 4 vezes na mesma jogada até dar, o 4-4-2 do JJ mais parecido ao do SC foi apenas o da primeira época, sobretudo porque teve o seu "Otávio", um pouco menos criativo e mais físico o Ramires que o tornava mais híbrido. No entanto o SC nunca usou um 6 tradicionalmente posicional, cabeça de área, e o JJ usava, o modelo de meio campo do SC sempre foi mais "britânico", dois MC's com capacidade de ir e vir e se revezarem entre papeis de construção, pressão, recuperação, transporte.
No entanto o do SC foi-se aproximando ao do JJ na dinâmica da dupla atacante quando desaparece o factor Mareguiano. Antes o SC apostava em 2 Strikers declarados, um para jogar na área e proximidades e mais em apoios e tabelas, o outro para atacar a profundidade, comer e galgar metros, libertar a equipa de pressão e a fazer constantes movimentos de "agressão" à linha defensiva em desmarcações, quer para receber um passe na profundidade, ou para arrastar as marcações. Depois passou a ser mais próximo ao do JJ quando perdeu o jogador para esta função, ou quando o mesmo começou a perder rendimento. Com a entrada de Taremi, e com a sua inteligência, principalmente a partir de 21/22 onde esta passou a fazer de "9 e meio", papel similar ao que foram tendo Saviola, Lima e Conas nas táticas vermelhuscas do Djizas.

O próprio Djizas teve fases, a fase all out attack do primeiro 4-4-2 que durou até ao fim da época 10/11.
As goleadas e humilhação dessa época fizeram o Djizas tornar a equipa um pouco mais consevadora, ainda mais nos jogos com o Porto. 11/12 a equipa dele era bem menos "espetacular" e dada a cavalgadas ofensivas, muitos jogos ganhou-os a defender e sair no contra, ou com umas mijas desgraçadas, lembro-me deles estarem na frente e eu ter sempre a sensação que iam acabar por cair, sobretudo porque o Djizas era um pouco peco na contenção.
Manteve o mesmo tom na época seguinte mas melhorou a qualidade, e por isso a liga foi mais disputada, até ao pontapé de fé do Kelvin.
Lá fora Djizas depois de uma CL humilhante em 10/11 (e depois de cair na LE por um milagreiro golo do Lacazete no jogo das outras equipas nos descontos, foi eliminado nas meias pelo Braga) raramente jogou em 4-4-2, quase sempre um 4-2-3-1 em casa e um 4-5-1 fora. Chegou à final da LE com uma das mais descomunais mijas de que me lembro (ao contrário do ano seguinte em que salvo a eliminatória com a Juve onde foi uma grande mijanga, foi sempre bem melhor nas outras eliminatórias), fez um recorde absoluto de levar bolas nos postes, só com o Leverkusen em dois jogos levou 6 bolas nos ferros, 2 fora e 4 em casa, do Newcastle idem aspas levou umas 2 , do Fener levou 3 bolas nos ferros. E a jogar quase sempre em contenção e contra.
No fim a carga de derrotas nas decisões, quer na "final" do campeonato (onde jogou para o empate e para matar tempo do 1º ao último minuto) quer nas finais da Taça e LE "mataram" aquele Djizas.
Que se renovou com uma tática de puro contra-ataque, abdicou do ponta-de-lança mais de área para isso na maioria da vezes, lançando a dupla de 2ºos avançados Rodrigo e Lima aapoiados pelos esticões em velocidade do frágil mas rápido Markovic. Reultou em pleno, por dois motivos, ausência de concorrência devido ao FC Porto ter escolhido um técnico sem "mãos para o carro", e porque os adversários estavam já demasiado mecanizados para o "velho Djizas" e isto acabou por surpreender a Liga. Na Europa casou perfeitamente porque casou perfeitamente com a ideia que o mesmo já trazia de anos anteriores. Mas isto durou uma época, Djizas logo desmontou isto, primeiro porque perdeu o "cavalo", depois porque ele lá tinha a sua ideia base, voltou a ela, já super gasta, às sobreposições abusivas nos flancos, ao mesmo modelo de pressão em "L" etc. E foi uma época fraquíssima, onde acabou campeão por oferenda quando devia ter ficado em 3º ou 4º na luta com o Braga, a equipa só jogou moderadamente a partir de...Abril, quando se sentiu finalmente motivada por tanto colo e de ver que tinha "rede" a cobrir. Mas mesmo assim apenas medianamente, de Agosto a Março foi a equipa que pior jogava dos 4 primeiros.
Se não tivesse treinado do SLB Jesus teria "morrido" taticamente muito mais cedo, e mesmo assim deixaram-no morrer taticamente ganhando um campeonato.
De tal forma que RV depois de falhar rotundamente na aplicação das suas dinâmicas, tirou esta tática morta do caixão, continuou a jogar mal e a degradar a olhos vistos a cada época...mas sempre com o título oferecido, e com muitos jogos ganhos "á priori" porque os adversários entravam não ão surpreendentemente derrotados, ou eram derrotados por padralhadas absurdas.

Desde ai, e fora o périplo pelo Flamengo Djizas nunca mais assentou no modelo, após o falecimento do seu modelo lá atrás, no regresso ao pardieiro perdeu-se entre o 4-2-3-1 demasiado estático que usava na Europa em 2012 e tentativas de emulação do modelo do Amorim, que o levaram a duas épocas (época e meia) péssimas, e a ser esmagado pelo Porto várias vezes seguidas, de tal forma que quando empatou contra um Porto reduzido a 10 (e que esteve mais próximo de ganhar do que perder), baseado em pancada, paulada e agressividade fora da lei, quase festejou como se fosse uma grande vitória moral.

Por isso desconfio sempre de quando se fala do JJ para cá, porque acho que, se o modelo do Sc está esgotado e penso que temos a ganhar se ele aplicar modelos mais próximos ao que vimos ontem estaremos melhor, então com um JJ seria pior, porque os modelos que ele preconizava estão mortos desde 2013, e o homem anda há uns anos a fazer emulações de ideias alheias e a tentar inventar coisas, acho sinceramente que está ultrapassadíssimo, não só modelos base, mas o próprio homem em si.
 

Nyctalus

Tribuna
1 Setembro 2012
3,601
3,754
Conquistas
5
40
Sligo - Irlanda
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
Sinceramente, a questão neste momento não está se jogamos num 433 clássico ou num 4-2-3-1.

A questão principal aqui é deixar de ter apenas dois médios e o ala direito deixar de ser aquela posição híbrida para a qual não temos jogador que a possa fazer com qualidade necessária. E mesmo que tivéssemos, o segundo médio não pode ser o Eustáquio nem o Grujic.

A questão passa em perceber que o Eustáquio em termos de organização ofensiva não dá o que o Nico pode oferecer. Eles podem jogar juntos, mas nunca podemos prescindir do 8 ser o Nico. O Nico vem da linha de um Moutinho e de um Vitinha, não precisam de correrias loucas para fazer o nosso meio campo funcionar como deve ser: segurar a bola e fazê-la circular inteligentemente.
 

Nyctalus

Tribuna
1 Setembro 2012
3,601
3,754
Conquistas
5
40
Sligo - Irlanda
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
Ou se calhar foi propositado. A verdade é que iniciamos os jogos sempre com a equipa bem subida e a pressionar o máximo bem na frente.
É possível, não digo que não. No início dos jogos as equipas levam sempre uns minutos até se organizarem convenientemente e se adaptarem ao adversário. Pode ser isso que o SC pretende com isso, mas não deixa de ser especulação. Precisamos de ver mais jogos neste sistema para ver se isso se mantém.
 
  • Like
Reações: Daikan

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,297
13,057

Mas basta ouvires o que diz o SC. Ele fala sempre no duplo pivot...
“Depende daquilo que se trabalha e daquilo que se passa ali dentro daquele retângulo», detalhou o técnico portista, acrescentando: «Agora, as peças 3-4-3, 4-3-3, 4-4-2 ou por aí fora não conta para nada. Zero!”

SC dixit
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
22,083
16,889
Vila Nova de Gaia, 1975
“Depende daquilo que se trabalha e daquilo que se passa ali dentro daquele retângulo», detalhou o técnico portista, acrescentando: «Agora, as peças 3-4-3, 4-3-3, 4-4-2 ou por aí fora não conta para nada. Zero!”

SC dixit
Descontualizacao pura e simples.

Tudo parte de uma base tática e essa já te foi explicada pelas mais diversas pessoas/fontes.

Insistes em não querer dar o braço a torcer...