Nunca tiveste cá um treinador consagrado e de peso, tirando o Trapp já em fase descendente.Será que não se consegue estabalecer um traço comum aos treinadores de sucesso no FC Porto, pelo menos nas ultimas 2 décadas? Um unico traço que seja?
Para além da competencia da direção, falando apenas de teinador?
Se calhar consegue-se... Eu chamar-lhe foco. Foco no sentido de método, de ambição, de fome, de risco, de se convencer que tinham um "edge" sobre os outros, etc... Até Jesualdo o tinha.
Um treinador consagrado, em Portugal, tem? Muito dificilmente... Não significa que não funcione, mas...
Um treinador que, sei lá, mostre insegurança numa CI, que seja pouco assertivo, tem? Não me parece...
Um treinador cujo plantel transpareça cá para fora que não o respeita, tem? Tb não me parece...
etc..
Falo em generalidades, não estou "subrepticiamente" a falar de alguem em concreto.
Já agora, tambem acho que são, de forma inerente, treinadores de grande desgaste. E incluo o Sergio nisto. Aliás, um pouco na brincadeira, enquanto falava com um amigo há dias, veio-me à conversa aquela famosa tirada do Dark Knight: "ou morres um heroi ou vives o suficiente para te tornares um vilão", qq coisa assim.
Vocês fazem do campeonato português uma ciência quântica. Não é.
É um campeonato fraco, nivelado por baixo, em que os 3 grandes facilmente chegam aos 80 pontos, mesmo tendo treinadores/jogadores de baixo perfil e de nível mediano.
É impensável, num campeonato competitivo, uma equipa que tem André Almeida, Pizzi e Seferovic fazer 89 pontos... é impensável uma equipa com Zaidu, Eustáquio e João Mário fazer 89 pontos.
Qualquer treinador por cá, se conseguir manter o grupo unido, motivado e conseguir montar um esquema estável, consegue competir pelo campeonato até ao fim.
Por isso, não me venham com tretas das especificidades e outros clichês, porque jogar em Vigo, Toulouse, Mainz ou na Sampdoria é bem pior que no Paços de Ferreira ou no Marítimo.
O problema dos treinadores estrangeiros que vem para cá é que são de baixo perfil ou então aprendizes de feiticeiro. Vem para cá aprender, estão a dar os primeiros passos e vão cometer erros.
Põe cá um Tuchel, um Pochettino, um Luís Enrique ou um Conte e tu vês se não são campeões ou ficam perto disso!