Eu sou um history buff, conheço bem a história da Etiópia e sem qual a etimologia dessas palavras.Apenas um aparte, ate porque é uma area que estudei e relacionada com o meu trabalho, assim ficam todos mais informados.
E fico por aqui, ate porque bloqueei quem tinha de bloquear.
O racismo nao requer intencionalidade, o racismo neste caso está implicito, é estrutural, porque eu nao preciso usar a expressao "bronzeado", "minorca japones" ou "deixa crescer rastas" para definir me referir alguem cujas características etnicas sao diferentes da minha.
Nao é a intencionalidade que conta, é o acto. O preconceito que esta implicito no acto.
Pode não ter intenção, pode nao ser por mal, pode nao ter consciência, mas fez.
Tal como o Bernardo Silva e a historia do conguito. Tal como a historia do Cavani e o negrito ou la o que era.
Eu posso dizer que a intenção dele era acintosa, ele dira que nao.
Porque eu posso dizer que lhe chamei o que quer que seja mas foi sem intencao, um pouco como o cromo do fdp = filho dos popos.
Fazer piadas com "rastas", um simbolo de africanidade, o proprio nome vem de ras (rei em etiope) Tafari (o nome de nascenca do Haile Selassie ultimo imperados etiope), se quiserem posso deixar vos bibliografia, tenho trabalho nesse pais e vivi la varios anos (tal como na Guiné, pais dd onde vem o Baró curiosamente), é algo que é insultuoso e fere a dignidade dos africanos, o cabelo é um statement.
Para quem diz que não racismo ou nao é insultuoso, um desafio: amanha no trabalho comecem a tratar as pessoas conforme as suas caracteristicas e a mandar bocas dessas.
"Epa tu se deixasses crescer rastas e fosses bronzeado como o baro se calhar o chefe ha gostava de ti", "ó minorca japones", "lingrinhas", "gordo", "zarolho", etc. Experimentem.
Acaba aqui, se querem, posso fornecer bibliografia, contactos, informem se.
Eu tambem quando ignoro algo, quando nao sei, gosto que me ensinem.
Neste caso, felizmente, posso ensinar. Porque tenho experiencia nisso.
Mas é óbvio que não houve intencionalidade do colega.
Eu uso descrições físicas como meras descrições por exemplo, uma pessoa de rastas, uma pessoa de cabelo comprido, uma pessoa de cabelo ondulado, uma pessoa de cabelo crespo.
Estamos a discutir opiniões calmamente como sempre tu e eu, mas eu vejo racismo como algo feito com o intuito de distinguir maldosa ou negativamente.
A distinção meramente descritiva, do Siska tem cabelos castanhos médios e um corte de cabelo rapado dos lados, ou o Zé tem cabelo crespo, a Patrícia tem olhos azuis.
Agora claro que se amanhã eu for para o trabalho chamar a Cátia a gorda, o Ernesto o taco de pia, o João o preto, a Anabela a dos dentes tortos e fizer disto o modo de comunicação com forma de distinção negativa não fica lá muito bem e mais tarde ou mais cedo vou criar um ambiente insustentável.
Mas para na minha forma de ver é o intento que faz ou ser um acto racista ou ser uma forma "menos eficaz de comunicação" digamos.
Anyway o Tirsense não pretendia criar um estereótipo com as rastas mas sim penso fazer um descritivo da pessoa.
O "bronzeado" é que já saiu bem mais ao lado.
Agora vamos tentar ultrapassar estes conflitos.
E se possível não insultar os atletas e funcionários (falo daquelas ocasiões em que se chama coisas como lixo ou atrasado, ou ladrão ou senil)
E o mesmo para os colegas.
Não é o "azeiteiro" o "mongolóide" e por aí fora.
Não contribui nada para o que queremos aqui fazer.
Digo eu...