Até me dá uma dor de alma quando o pessoal tenta justificar o SC ser o melhor treinador da história do clube...
Melhor de sempre nem pouco mais ou menos.
Pela sua longevidade, pelas dificuldades que certamente atravessou e por ter conquistado o que conquistou no pior momento do FC Porto nos últimos 45 anos penso que o coloque num lugar de destaque mas melhor mesmo não penso que seja.
Já agora, permitam-se dizer o meu top 3 e respectiva justificação.
1 - Pedroto
Por ter sido o homem que lançou os alicerces do FC Porto e que Pinto da Costa (o que "faleceu" algures no início deste século e foi substituído por uma versão da Temu) deu continuidade, por ser o mentor do FC Porto europeu (as finais de 84 e 87 são suas) e, num plano mais abrangente, ter revolucionado o futebol português deste novas metodologias de treino como no plano técnico táctico.
2 - Mourinho
Não sei se vale a pena dizer muito depois daqueles 2 anos extraordinários.
3 - AVB
Um pouco controverso este lugar pois só esteve um ano como treinador mas foi o melhor futebol que alguma vez vi o FC Porto praticar.
Não nos limitavamos a ganhar. Nós atropelavamos as equipas.
E o que mais me custou na sua saída não foi propriamente ter sido a 15 dias do início da época ou porque era esta a cadeira de sonho. Isso são merdices que só um aziado qualquer é que implica.
Foi por já sonhar com a Champions no ano seguinte e saber que era uma realidade plausível. Excepto o Barcelona do Messi, Xavi, Iniesta, Busquets e Guardiola que estavam noutro patamar (e curiosamente nem ganharam nesse ano!), não me parecia que houvesse outra equipa a praticar um futebol como o nosso.
Para fechar o top 7 teria Sérgio Conceição, Bobby Robson, Jesualdo e Artur Jorge não necessariamente por esta ordem.
Aliás, por não ter ordem é que não consigo completar a lista.