Vejo uma total inversão da história por parte de algumas pessoas e isso, não nego, começa a incomodar.
Sempre disse, neste tópico, que seria o último a abandonar as trincheiras do Sérgio Conceição. Pensei que assim seria, mas não foi; contudo, sempre o apoiei. Reconheço-lhe um papel quase heróico ao ter salvo o clube no momento mais negro da era Pinto da Costa. Senão vejamos: o principal rival era o favorito no seu primeiro ano, quase igualando o nosso Penta; não havia dinheiro para contratações; as missas subiram novamente de tom e o clube parecia completamente à deriva.
Sérgio Conceição superou tudo isso e a delapidação da qualidade do plantel, ano após ano, ganhando, pelo caminho, mais títulos de campeão que cada um dos rivais (3 nossos e 2 para cada um deles) e mais Taças de Portugal que esses mesmos rivais juntos. Pelo meio, algumas participações muito meritórias nas competições europeias e uma Taça da Liga que vergonhosamente Pinto da Costa sempre desprezou. Tendo em conta as condicionantes, os resultados são bastante satisfatórios.
Agora, esta situação foi mesmo muito baixa. A minha admiração por Sérgio Conceição foi sendo beliscada, no campo desportivo, por algumas opções criticáveis. Hoje, vai muito além disso. Aquela renovação, o timing, a duração, a chico-espertice e a própria justificação, foi tudo de uma enorme falta de dignidade. Sérgio Conceição, pese embora a obra feita, não está acima do clube - nem Pinto da Costa!... quanto mais Sérgio Conceição.
Se o Bayern ou o Barcelona o tivessem convidado, já cá não estaria. Sairia pela porta grande, para um clube com outras aspirações (candidatos na Champions) e poderio económico, mas ninguém superior ao FC Porto o quis. E ele, neste momento, está a dificultar a vida a AVB, ao FC Porto e a um eventual sucessor, só porque se acha acima do clube. E talvez achasse que a sua cotação seria outra no universo europeu. Já a história do Nápoles, há uns anos, cheirou mal, mas todos nós esquecemos. Esta agora cheira muito pior.
Se AVB quer Vitor Bruno, está no seu direito. É a sua equipa. Boa ou má opção, tem todo o direito a ela. Nunca imaginou, talvez, foi este circo que Pinto da Costa e Sérgio Conceição, de forma indigna (e indigno é um eufemismo, neste caso) montaram. Quando foi o episódio Sousa Cintra/Peseiro, ri-me do rival, e ri-me porque era algo corriqueiro e à imagem daquele clube. Não imaginava uma coisa destas no meu FC Porto. Começo a ficar enojado e com alguma revolta em relação aos protagonistas de tudo isto.
Já chega.