Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
19,712
25,906
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
O Tomás Esteves com utilização irregular no Pisa e o Diogo Queirós suplente do Farul Constanta deviam ter sido apostas de um clube como o Futebol Clube do Porto. Está tudo dito.
O Tomás Esteves podia ter tido mais oportunidades. Por exemplo, na época 20/21 ele sai para o Reading e nós ficamos com os seguintes DD: Manafá, Nanu e Carraça.
O Diogo Queirós nem pensar, não esteve sequer próximo do nível necessário para ser opção na equipa A.
 

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
1,171
1,971
Ler pessoas a qualificar o Sérgio como um "excelente" treinador faz-me ter sérias dúvidas sobre o estado do futebol atual. Aliás, recorda-me daquela hilariante e desrespeitosa comparação com o Zé do Boné, o melhor treinador português de sempre.

Por acaso, estou nos antípodas das posições que os adeptos do SC costumam ter: considero-o um treinador medíocre, mas tenho estima pela pessoa. Nos últimos tempos, porém, tenho tecido certas questões sobre o seu carácter. Não relevo, pois assumo que seja em honra ao Presidente dos Presidentes.

O Sérgio devia ter saído em 2021. Vou explicar o meu raciocínio.

Em 2017/2018, o mérito é totalmente dele. Demonstrou um futebol agradável, recorrendo sobretudo a jogadores encostados ou emprestados, ainda que tivessem qualidade.

Em 2018/2019, o futebol tornou-se penoso. O Porto perde o campeonato por exclusiva responsabilidade do Sérgio, cujas decisões levaram à perda de uma confortável vantagem que possuíamos em relação ao Benfica.

Em 2019/20, o Porto faz o maior investimento da sua história em contratações (+- 60M). Surpreendentemente, perdemos com o Krasnodar (!) nos play-offs da Champions. Não satisfeito, o Sérgio sabota a Liga Europa. Ganhamos a Liga mais por demérito dos nossos rivais (Benfica com mudança de treinador durante a temporada e o Sporting completamente destruído) do que por nosso mérito.

Em 2020/21, o SC mais uma vez perde um campeonato em fevereiro/março. Empates atrás de empates, com um futebol penoso que já vinha de há épocas. Em condições normais, no FC Porto que me habituei a ver, um treinador teria saído. Acaba por não sair - terá a boa performance da Champions constituído um fator determinante? De todo o modo, é um sinal; Conceição toma conta da estrutura do Porto, e demonstra que não é um treinador normal na nossa história.

Em 2021/2022, era imperativo ao Porto ganhar o campeonato. A equipa volta a demonstrar um bom futebol, mas creio que isso se deve mais à qualidade dos jogadores (Otávio, Vitinha, Fábio Vieira, Díaz, Evanilson, etc.) do que à tática do treinador. Não vou menosprezar alguma influência do Sérgio, pese embora a equipa fosse mesmo de grande qualidade; desde os tempos do Vítor Pereira, que o Porto não via uma tão boa. Qualquer treinador decente, a meu ver, teria ganho, com maior ou menor dificuldade.

Em 2022/2023, perdemos outra vez o campeonato. O futebol foi penoso, porém não vou culpar o Sérgio por isto, por ser precisamente uma fase de transição da nossa equipa.

Quanto à presente época, nada tenho a dizer - é do conhecimento de todos.

No que concerne as contratações, o Sérgio falhou muito.

Em 2018/2019, foram pedidos expressos do treinador: Loum; Manafá; Pepe; Fernando Andrade; Jorge; Waris; Janko. Destes, renderam o Pepe e o Manafá (q.b.). O Militão foi uma contratação do Luís Gonçalves.

Em 2019/2020: Marcano (depois de ter saído a custo zero...); Zé Luís (SC ameaçou demitir-se caso esta contratação não fosse firmada). Destes, aproveitou-se Marcano. Uribe, Marchesin, Díaz e Saravia foram contratações do LG. Nakajima foi uma questão de oportunidade. O Sérgio desaproveita o Nakajima e o Saravia (que podia dar jeito ainda hoje como suplente...).

Em 2020/21: Taremi; Zaidu; Sarr; Grujic. O Felipe Anderson foi contratação do Gonçalves e foi desaproveitado.

2021/22: Bruno Costa; Galeno; Ruben Semedo; Wendell; Fábio Cardoso; Eustáquio. O Pepê foi do LG.

22/23: Grujic (!!!); Eustáquio; André Franco; David Carmo.

Acrescento ainda a não aposta no Óliver Torres e em jovens como o Tomás Esteves, o Diogo Queirós, o Diogo Leite, entre outros.
@Dexter2020 achas que é um bot pago pela lista B para denegrir o treinador que vai sair?

Até tem um nick com nome presidencial e tudo.
 

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
1,171
1,971
Deviam, e mais do que apostas - precisavam de apoio. Um jogador jovem, por mais talento que tenha, sem apoio nada é. Quantos jogadores da formação com talento não perdeu o Porto nos últimos 10 anos? Eram todos flops?

Olha o Fábio Vieira no Arsenal. Sempre que joga, joga bem, mas não é potencializado. Vai ter de sair e demonstrar o que é. Ou não: pode ter perdido a vontade.
O Fabio Vieira tem tido algum azar.

No FCP apanha um treinador obcecado por pretos altos, rapidos e sem técnica para o seu kick and rush tuga.

Depois vai para o Arsenal e apanha um treinador de posse.

Assim nao da. Falta sensibilidade ao Ceiçao e ao Artetao.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,980
2,885
Deviam, e mais do que apostas - precisavam de apoio. Um jogador jovem, por mais talento que tenha, sem apoio nada é. Quantos jogadores da formação com talento não perdeu o Porto nos últimos 10 anos? Eram todos flops?

Olha o Fábio Vieira no Arsenal. Sempre que joga, joga bem, mas não é potencializado. Vai ter de sair e demonstrar o que é. Ou não: pode ter perdido a vontade.
Acho que respondes à tua própria pergunta. Se calhar o talento não era assim tanto e tem que se fazer pela vida. Chorar por um Diogo Queirós é peculiar.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,989
3,663
@AdrianSmith anda cá ler mais posts de pessoas que querem dividir e criar conflito....
Não disse que querias criar conflito por criticares a postura do SC. Entendeste mal.

Disse que pareces fã de dividir por dizeres que andavam os amantes (não sei se foi bem isto, não leves a mal a falha) do SC a dizer que ele estava a treinar.

Aceito a tua opinião (obviamente…) mesmo podendo não concordar.
Dividir é dizer que os que referem o treino são amantes do treinador…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,076
4,327
Olimpo
Ontem levei aqui na cabeça por achar que AVB não ia querer pagar tanto por Gasperinis quanto paga pelo SC por uma questão de controlo de custos, não de competência. Hoje sai isto:

Isto é uma estupidez, se há lugar que não há problema em gastar é num treinador que dê garantias, eu diria que é decisivo.

O varandas nao teve problemas em gastar 20M num treinador e safou-se bem.