Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

happy dragon

Tribuna
13 Julho 2015
2,737
0
Pepalves disse:
Depende, o descansar com bola é meter jogo no "congelador" e ter uma posse mais passiva e segura em zonas de pouco risco. Não haverá tanta verticalidade, velocidade. Haverá uma posse mais horizontal, mais de pé para pé sem grande velocidade, médios e defesas a trocar a bola com muita mais pausa, até aparecer um bom momento para agredir o aparelho defensivo do adversário
Acho que o mais sensato é lateralizar entre os médios e os extremos forçando os lançamentos laterais e faltas, concentrar a bola no centro do terreno é muito arriscado digo eu.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,397
523
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.asp

SÉRGIO CONCEIÇÃO: “TENHO UM GRUPO FANTÁSTICO”

Treinador elogiou a evolução da equipa e não negou a emoção no regresso ao Dragão, agora como treinador

Sérgio Conceição voltou a dar nota positiva à equipa após mais um teste de pré-temporada. O treinador do FC Porto elogiou o comportamento de todos os jogadores numa fase delicada da temporada, em que o trabalho é muito e o tempo é pouco para assimilar as novas ideias, deixando bem claro que tem à disposição um grupo fantástico. Entre a aceitação dessas novas ideias e os golos marcados, que destacou como pontos positivos na vitória sobre o Deportivo da Corunha (4-0)?, o técnico não esconde que há ainda muita coisa a melhorar até ao dia do início oficial da competição, até porque o objetivo é, como já referium roçar o mais possível a perfeição.

No dia em que regressou ao Estádio do Dragão, o ex-extremo portista não escondeu a emoção de pisar um palco que tanto lhe diz, garantindo que tudo vai fazer para que o clima de festa se prolongue sempre que o FC Porto jogar, de preferência até maio.

Análise à partida
“Gostei da aceitação dos jogadores do nosso principio de jogo e dos golos que marcámos. Tivemos uma dinâmica de jogo que nos permitiu chegar à baliza adversária de forma rápida, intensa, com uma pressão constante sobre o adversário. O menos positivo foram os momentos em que estamos fora de tempo, no que chamamos o encurtar sobre o adversário. Não podemos deixar esse espaço e permitir que a equipa adversária saia com perigo, porque um ponto forte nosso não pode depois ser uma fragilidade. Em alguns momentos também precisamos de descansar com bola. Há muita coisa a trabalhar, mas há muita também que já é bem feita. Não paro de ouvir que a base do FC Porto é igual à do ano passado, e, relativamente aos jogadores, é verdade, mas penso que a dinâmica é completamente diferente. Não se pode fazer comparações. Em determinados momentos peço coisas aos jogadores que eles não estavam habituados a fazer e daí a importância do tempo. Bem sei que no futebol não há tempo, mas tentamos abreviar ao máximo esse tempo para chegarmos ao ponto que nós queremos, que é roçar a perfeição. Tenho um grupo fantástico naquilo que é o acreditar. Temos feito um trabalho difícil, exigente, mas que vai fazer que em maio estejamos todos felizes.

A dupla de avançados
“São dois jogadores importantes. Importa também perceber que o trabalho deles não se esgota no momento de construção, mas também se prolonga no momento defensivo. E quando eles não o fazem perdemos alguma presença no meio-campo que nos deixa em dificuldades, pois só temos dois médios e precisamos desse equilíbrio. São as tais situações que vamos trabalhando.”

O regresso como treinador
“Para mim foi muito difícil. Para já porque não gosto de festas. Percebo perfeitamente a paixão destes adeptos por este clube e estamos todos aqui para fazer uma festa sempre que o FC Porto joga, mas acho que a festa devem fazer os adeptos depois do nosso trabalho em campo. Voltar aqui foi uma emoção grande. Foi o regresso a uma casa que me criou alguma emoção, por tudo o que disse na minha apresentação. Chegar aqui como treinador principal é fabuloso. Depois tenho que dar uma palavra ao nosso presidente, pois foi ele que deu a grandeza que o clube tem neste momento. Lembrei-me dele quando entrei aqui porque foi ele que me deu esta oportunidade. Foi um dia emocionante.”

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,141
4,027
39
Porto, Portugal
Sim a equipa desiquilibra-se e ás vezes parece meia desarrumada em campo
Mas com o tempo de trabalho que tem, impressiona
Acima de tudo o Sergio sabe o que quer e está a trabalhar os jogadores para o conseguir
Parece-me obvio que isto é uma tactica JJ 2.0, o que me deixa um sabor agridoce

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Ainda me recordo que uma das coisas que mais elogiavam no FC Porto do NES era a pressão sobre o portador da bola e a reação à perda. Isso não é novidade nesta equipa.

A diferença é o momento de definição, o que fazer à bola depois da recuperação. Neste caso, a equipa está muito bem, envolve muito bem os laterais na profundidade, e o Brahimi e o Corona são finalmente aproveitados da melhor forma (são extremos de jogo interior, não de linha).

O problema será mesmo a falta de alternativas à altura às primeiras linhas. A ideia do SC para esta equipa está muito bem adequada, se tiver matéria prima para isso.

wassup

Bancada central
21 Maio 2016
1,129
36
https://blogvisaodemercado.pt/2017/07/lacuna-da-pre-epoca-azul-branca/

O que se fala por aqui, em imagens. Acredito que ele consiga resolver isso, não é algo difícil de reparar.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,387
2,075
Conquistas
1
  • André Villas-Boas

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
Na imagem 2 é o Danilo mal posicionado, é um jogador com menos ritmo neste altura. Na imagem 1, ambos os jogadores do duplo pivot foram na ajuda do lateral porque o extremo chegou atrasado.

Nas imagens 3 e 5 parecem-me em momentos que eles conseguiram sair da nossa pressão e estavamos a recuperar.

Na imagem 4 temos demasiados jogadores na área perante apenas 2 avançados, um dos médios devia ter dado uns paços em frente.

São tudo falhas que podem ser corrigidas, é preciso mais rodagem.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
21,275
22,763
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Nirvanes disse:
É um sintoma dum trabalho que vai nem a meio.

Os automatismos tacticos nesta equipa ainda estao por solidificar nalguns casos e noutros por assimilar.
O automatismo defensivo ainda está por apurar e por varios factores:

. Porque o posicionamento tactico da linha defensiva relativamente ao duo de medios está por afinar
. Porque se os medios centrais estiverem descompensados têm que ser equilibrados pela interiorização dum ala, em particular o do flanco contrario donde o adversario está a atacar
. Porque o lateral pode ter que fazer de central para um central sair e cobrir o espaço deixado por um medio, e por sua vez o extremo desse lado suprir a saida de lugar do lateral, e por sua vez um dos avançados suprir a do extremo...and on and on
. Acima de tudo porque isto é tudo um xadrez e é necessario afinar tacticamente com coragem e com sabedoria de psoicionamento e automatismos para se poder estar compacto em todos os momentos, inclusive saber desdobrarmo-nos em varias nuncaes tacticas durante o mesmo jogo...ate porque garanto-vos que o Pedro Emanuel quando for com o Estoril ao Dragao vai com a lição estudada para aproveitar toda e qualquer lacuna, podem acreditar nisso.
Isto é um processo gradual

Ha duas coisas que me alegram:
. O facto deste modelo de jogo se coadunar muito mais ao que nos precisamos
. O facto de cada vez que ouço o treinador percebo que ele acima de todos consegue ver as lacunas e sabe o que tem que melhorar

9 Março 2012
3,919
2,093
O melhor disto é que o SC tambem identifica esses problemas e fala deles sem medo , nao atira areia para os olhos dos adeptos , assume que nem tudo está bem nem tudo está mal. Obrigado Sergio , vais dedicar este titulo ás pessoas que te ajudaram a ser quem és. Estejam onde estiverem estão muito orgulhosos certamente de teres chegado como treinador ao FCP

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,387
2,075
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
ElTigre disse:
Olá, tenho estado muito ocupado nos últimos tempos... Mas para já o "produto" do SC tem sido positivo.

Ao longo desta época vou escrever algumas vezes no blog "Dragões Online", um projecto onde alguns portistas vão escrever sobre vários temas do clube: https://www.vomoa.com/dragoesonline

Os primeiros dois artigos são meus e já dão para ter uma ideia sobre o que penso deste FC Porto.

À vontade, Nirvanes. Só lê o que eu escrevo quem quer e se todos concordassem comigo isto pouca piada tinha, a única coisa que eu peço sempre é que os contra-argumentos sejam lógicos e plausíveis.
Eu leio o que escreves :) só não sabia que eras tu que escrevias. Mas a discussão que estavamos a ter não era para te tirar qualquer credibilidade enquanto analista(?), atenção, só estava a tentar provar um ponto. Parabéns pelo teu trabalho, aprecio! Se tiver alguma crítica justa ao teu trabalho serás o primeiro a saber!

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,278
26,928
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Nirvanes disse:
Que surpresa que analisem mais o clube que foi campeão nos últimos 4 anos uh?

Lembram-se daquele blog que fazia análise táctica e expunha fragilidades do Porto de Lopetegui que até tiveram de deitar abaixo para não ajudar os rivais (lol)? A mim não me chateia nada que analisem mais profundamente os outros.

Não sei que blog é o do El tigre. É o Espaço Futebol? Esse é uma página de facebook sobre futebol de um portista, também tem análises interessantes. Será que é mais válido porque é portista? Se calhar na vossa cabeça é.
Posts do lateral esquerdo sobre o Rúben Dias dos Orcs desde o início do defeso: 2

Posts sobre o Porto de SC : 2

I rest my case!

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,507
11,168
ElTigre disse:
Olá, tenho estado muito ocupado nos últimos tempos... Mas para já o "produto" do SC tem sido positivo.

Ao longo desta época vou escrever algumas vezes no blog "Dragões Online", um projecto onde alguns portistas vão escrever sobre vários temas do clube: https://www.vomoa.com/dragoesonline

Os primeiros dois artigos são meus e já dão para ter uma ideia sobre o que penso deste FC Porto.

À vontade, Nirvanes. Só lê o que eu escrevo quem quer e se todos concordassem comigo isto pouca piada tinha, a única coisa que eu peço sempre é que os contra-argumentos sejam lógicos e plausíveis.
Parabéns pelos artigos.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,748
Conquistas
1
  • José Mourinho
Nyctalus disse:
Deixa-me discordar contigo principalmente num aspecto: o problema do Porto não está no meio-campo. É normal não termos um meio-campo preenchido, temos apenas dois médios. O problema está na defesa, em certos momentos deveria estar mais subida de forma a encurtar espaços ao adversário.

Mas essas coisas treinam-se. Acho que foi o Luís Castro que há umas semanas falou isso mesmo sobre o Rio Ave do ano passado: que o mais difícil foi fazer a sua defesa acreditar que podia jogar mais à frente, "descurando" o espaço que dava nas costas. Porque era isso mesmo, esse espaço eram eles que o estavam a dar e não o adversário a conquistar. E que isso eram um aspecto forte da equipa e não fraco. Concordo inteiramente com o LC neste aspecto.

Penso que o problema do nosso Porto é algo semelhante.

EDIT: Apenas para dizer que o SC está a fazer um trabalho notável nestas semanas. E ele tem razão: A equipa não tem nada a ver com o ano passado! E acrescento: Está muitooooo melhor!
Eu também acho que a defesa deve jogar mais subida mas para ela ter confiança para o fazer o ideal seria o 6 ter outra qualidade e segurança no passe, bem como um maior sentido posicional, para que a quantidade de vezes em que estaríamos expostos às transições rápidas dos adversários fosse menor.

O Danilo não tem essa segurança no passe (como o William) e muito menos tem a genialidade do Rúben Neves nesse capitulo de jogo. E qualquer um dos dois ganha também no capitulo do posicionamento. No caso do Rúben Neves isso é evidente em organização ofensiva por além da qualidade que tem para fazer passes de ruptura também se posiciona muito bem para receber a bola em espaços curtos.

As maiores valências do Danilo estão no aspecto físico, no comprometimento com o jogo, na velocidade e na explosão com bola que o faz queimar varias etapas no processo ofensivo da equipa. Esta época parece-me que o Danilo não terá a influencia que teve nestas ultimas. Bem pelo contrario.

Ainda por cima mesmo os DC´s não têm grande qualidade com bola. E esta época precisávamos de um DC tipo Otamendi para que não exista tantas perdas de bola no inicio de construção de jogo da equipa.

Temos por outro lado o Oliver. É um génio e os génios tem a capacidade de resolver muitos problemas. Esperemos que ele resolva estes problemas na construção de jogo. O SC tem procurado que seja ela a baixar para que inicie a construção de jogo e assim anular as fragilidades que o Danilo, o Felipe e o Marcano apresentam nesse capitulo.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,278
26,928
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Philipp disse:
Eu também acho que a defesa deve jogar mais subida mas para ela ter confiança para o fazer o ideal seria o 6 ter outra qualidade e segurança no passe, bem como um maior sentido posicional, para que a quantidade de vezes em que estaríamos expostos às transições rápidas dos adversários fosse menor.

O Danilo não tem essa segurança no passe (como o William) e muito menos tem a genialidade do Rúben Neves nesse capitulo de jogo. E qualquer um dos dois ganha também no capitulo do posicionamento. No caso do Rúben Neves isso é evidente em organização ofensiva por além da qualidade que tem para fazer passes de ruptura também se posiciona muito bem para receber a bola em espaços curtos.

As maiores valências do Danilo estão no aspecto físico, no comprometimento com o jogo, na velocidade e na explosão com bola que o faz queimar varias etapas no processo ofensivo da equipa. Esta época parece-me que o Danilo não terá a influencia que teve nestas ultimas. Bem pelo contrario.

Ainda por cima mesmo os DC´s não têm grande qualidade com bola. E esta época precisávamos de um DC tipo Otamendi para que não exista tantas perdas de bola no inicio de construção de jogo da equipa.

Temos por outro lado o Oliver. É um génio e os génios tem a capacidade de resolver muitos problemas. Esperemos que ele resolva estes problemas na construção de jogo. O SC tem procurado que seja ela a baixar para que inicie a construção de jogo e assim anular as fragilidades que o Danilo, o Felipe e o Marcano apresentam nesse capitulo.
Não acho o Marcano mau na construção. Mete muitos passes verticais no meio do bloco adversário e tem uma técnica boa para central quando a bola está nos seus pés. O Danilo não tem nem nunca terá a capacidade de jogar a 1,2 toques que o Rúben Neves tinha e o Felipe concordo contigo na construção é fraco. Compensa com um atleticismo ao nível dos melhores do mundo na sua posição. É muito difícil ser comido nas suas costas.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,507
11,168
Philipp disse:

Com este esquema que maravilha era RN e Oliver..

RN este ano vai fazer que muitos que ficaram contentes pela venda do suplente terem saudades dele.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,278
26,928
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Retenho o que li numa entrevista do Luís Castro há pouco tempo. "Gosto de jogar com a defesa subida, dar muito espaço nas nossas costas, tendo já um desafio pela frente, aquele espaço tem de ser ganho pelos adversários e se tivermos coragem e bem posicionados como equipa, será lhes difícil nos ganharem o espaço"

O Porto tendo Felipe, Marcano, e Danilo fortíssimos nos duelos físicos e na capacidade de ir recuperar a bola metida nas costas não tem que ter medo de subir a defesa. Têm e esta é a parte que só com treino compromisso e coragem é que se consegue ir lá, estar sempre com o bloco junto, tem de ser intensa nos duelos e tem de ter  o discernimento quando intensificar a pressão e quando fazer só contenção, quando meter ritmos mais altos ou quando gerir a posse de bola para recarregar baterias. É essa inteligência colectiva que tem de ser trabalhada, sob pena de uma pressão tresloucada nos poder expor várias vezes principalmente quando encontrarmos equipas com critério e qualidade na saída em construção.

As equipas pequenas com menos qualidade frente a nós  têm 2 soluções, ou tentam sair correndo riscos de perderem a bola e serem punidas, ou batem longo para o seu 9 e esperam que ele saque faltas ou segure a bola à espera da subida do seu meio campo.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,794
12,415
ElTigre disse:
Nunca gostei de nenhuma equipa do Sérgio Conceição em Portugal e vi praticamente todas que ele treinou cá.

Não vi o Nantes e disseram-me que era diferente do que havia feito por cá, tive dificuldade em acreditar dado o registo que tinha dele e honestamente continuo sem saber.

Mas a verdade é que até à data este FC Porto agrada-me, e digo o que penso consoante o que vejo, seja o Sérgio ou o Manuel.

Desde início que NES e Lopetegui não me agradaram de maneira nenhuma, por exemplo.

O que acontecerá daqui em diante não sei e cá estaremos todos para dizer o que achamos, mas que é raro ver um treinador mudar tanto de ideias, lá isso é, daí a minha surpresa até ao momento.

O derradeiro "teste" será perante o insucesso, que é quando veremos se estas boas ideias resistem ou não.

Também não gosto da transição defensiva da equipa, mas ainda é cedo para avaliar, principalmente quando com bola se vê várias coisas interessantes.
Sempre um prazer ler as opiniões tácticas :) ...bem vindo :)

Sobre o modelo SC, tenho curiosidade como ele vai trabalhar aquele meio campo. Vejo que defensivamente a posição 6 deixa alguns espaços à entrada da área e quando estamos a pressionar lá na frente o adversário a posição 8 sobe em demasia e deixa espaços no meio. Talvez os extremos tenham que fechar mais um pouco ou os pontas de lança descer mais para defender.