No NGC só persiste uma pessoa com dimensão religiosa, e esse alguém é Pinto da Costa. Especialmente para os mais velhos, como os meus pais ou a minha tia, PdC ainda é intocável. Por muito que perca faculdades ou não note os parasitas que o rodeiam, para eles o que conta mais é saber que ele é Portista e que muito do que temos se deve a ele.
O Conceição nem sequer faz cócegas nesse estatuto. No máximo bebe dele quando o próprio presidente lhe demonstra a devoção total. Querer pegar na importância e carisma que o Sérgio tem e transformá-lo num elemento destabilizador é demais.
Fui dos que disse que o Conceição devia de sair no final desta época por sentir que não tinha condições para continuar no ritmo alucinante onde, em grande parte, se tinha metido. Precisávamos de um refresh.
Mas continuando como nosso treinador, se me perguntarem se vou perder o sono eu vou dizer que não. Sei que com ele vamos ser competitivos. Sei que ele invariavelmente vai tentar ganhar todos os jogos. Sei que ele sofrerá tanto ou mais que qualquer um de nós. Chamem carolice mas enquanto Portista isso conta para mim.
Mesmo no meu grupo de amigos, mesmo os que detestam o jogo do Conceição e muitas das suas teimosias, ninguem questiona que ele tem valias para o clube. E ninguém criou um braço armado para o ir criticar no Dragão.
Respirem fundo. Não é por aqui que o clube terá problemas. Olhem mais para cima.