Muito interessante. Dessa geração quase todos jogavam na equipa B no início da época passada. Entretanto a SAD tinha já transferido o Dalot por 24 milhões (numa época em que iria ser titular de cadeira), o Vitinha e o Fábio Silva foram vendidos num negócio total de 50 milhões de €. Só nestes 3 estão 74 milhões de €. E quem os chamou à equipa principal? Quem lhes deu utilização? Quanto aos restantes. Baró. Foi titular na Luz e a sua utilização passa a residual depois de ter sido caçado em campo por um certo jogador do Santa Clara. Teve uma paragem muito longa e perdeu o momento. Diogo Leite. É neste momento melhor do que Pepe e Mbemba? Então porque deveria jogar sempre? Não foi a terceira opção para a posição?
Fábio Vieira. É melhor neste momento do que Otávio (de que é concorrente)? Não tem tido jogos e minutos?
João Mário. Fez exatamente o mesmo percurso. B e promoção à equipa principal. Acaba a época a titular. Foi muitas mais vezes chamado do que um jogador com cartel como Felipe Anderson.
Diogo Costa - está a fazer o seu caminho. Titular na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Pelo que vejo e até à data tem um enorme guarda redes à sua frente. E até à data Marche é melhor que ele.
Essa questão da melhor fornada de sempre é tão relativa. Desde que há Youth League contam se pelos dedos os jogadores que tendo saído das equipas vencedoras já se tenham afirmado em equipas de elite (como é o FC Porto). Loftus Cheek, Tommy Abraham, Mingueza, Puig e pouco mais. E nem um destes é sequer habitual titular nas suas equipas. E todos estes são mais velhos do que os nossos.
Para finalizar. Eu acho que Marcano não deveria ter sido contratado. O Diogo Leite para opção primeira tem qualidade mais que suficiente.
Eu acho que o Fábio Vieira já poderia ter mais minutos.
Mas nada disso apaga o essencial. O lançamento de jogadores jovens numa equipa de elite é algo complexo. Exige tempo e paciência. Quer do treinador. Quer e principalmente dos jogadores.
Um relogio parado tambem está certo 2 vezes ao dia...
SC tem uma das melhores fornadas da nossa formação, não conseguiu valorizar ainda um inequivocamente.
Estando à 4 anos no FCP, todos os jogadores do plantel tiveram, no mínimo, a sua aprovação.
E chegámos a final da época 2020/21, não há um a valer mais de 25M.
Está é a realidade e pensar que o treinador não tem responsabilidades, só mesmo por amor.