Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
Vieira_Amares disse:
O modelo do VP estava, e está, completamente esgotado...
Prova disso estão os resultados depois da saída do nosso clube.

O problema nunca foi a saída do VP ( nem por sombras ), foram as decisões a nível de treinadores, contratações duvidosas de elevado custo, guerras internas e o crescimento exponencial da casa do povo de Lx.

Tivéssemos contratado um bom treinador em 13/14, e investido nos jogadores certos e hoje não estaríamos assim!

Não se agarrem ao passado.
Estava esgotado em que sentido? O homem em 60 jogos no campeonato só perdeu 1. Foi bicampeão e manteve o Porto como a equipa portuguesa mais forte quando cá esteve.

Na primeira parte da sua época inicial como treinador principal do clube, apanhou com um plantel "partido" em que a maior parte da espinha dorsal da equipa queria sair do Porto, conseguiu retificar o plantel com a saída desses jogadores descontentes e com as contratações do Janko e Lucho sendo campeão. Quanto à segunda, apanhou para mim o melhor plantel do Benfica dos últimos 25 anos, e mesmo com um plantel inferior (especialmente nas opções do banco) conseguiu novamente revalidar o título. Teve sorte na fase final com o empate do Benfica e depois com o golo do Kelvin. Mas também teve azar em outros momentos como contra o Marítimo onde dominamos o jogo na madeira e empatámos. Nunca desistiu de lutar e nos momentos chave não vacilou, quando tinha de vencer ganhou ao 1º e 3º classificados nas últimas duas jornadas.

Os resultados fora do clube não foram propriamente os melhores, é verdade, principalmente pelas más decisões na escolha dos clubes. Mas os resultados dos dois principais também não foram tão maus como isso. No Olympiakos foi campeão e chegou aos oitavos da liga europa, depois de ter pegado na equipa com alguns problemas a meio da época. Já no Turquia tinha o segundo melhor plantel do país (em termos de qualidade mais próxima da 3ª do que propriamente da primeira) e acabou no segundo posto, não tendo conseguido passar a 3ª pré-eliminatória da Champions por um golo contra o Mónaco que depois vai à semi-final da liga dos campeões nesse ano. E é eliminado da liga europa depois de ser muito prejudicado na pedreira contra o Braga.

Para mim o despedimento dele foi provavelmente uma das 5 piores decisões de todo o mandato do PdC. Basta ver que depois dele só ganhamos uma supertaça e graças à vitória anterior do campeonato. E todos esses problemas referidos já aconteciam no clube. Basta lembrar contratações com o Izmaylov ou o Liedson e casos como o Iturbe.

O VP era completamente dizimado pela comunicação social já se sabe a serviço de quem... E tinha de responder sozinho aos ataques a ele e ao clube. Era o JJ o "mestre da tática" e o super Benfica que ganhava os jogos todos com "nota artística". O Porto era referido como aquele clube que ganhava com "sorte", com um futebol "mediocre" (reconheço que o futebol praticado não era visualmente muito agradável mas o Porto dominada 90% do jogo com uma facilidade incrível). E depois olha-se para os resultados e o JJ nunca venceu o Porto do VP... (coisa que até tinha conseguido com o do AVB).

O problema é que esta campanha "baixa" feita pela comunicação social passou para os adeptos e depois para a direção que não quis renovar com ele. Se ele tivesse ficado muito provavelmente teriamos mais títulos nos últimos anos, e nem o campeonato português, mas principalmente o Porto chegavam ao estado atual.

ps. Peço desculpa se escrevi muito, mas não seria exprimir os meus argumentos em poucas linhas xD. E mesmo assim tive de cortar nas análises mais pormenorizadas dos resultados nos anos do VP.

 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
d_white_blue disse:
Nada. até dava dó vê-lo a falar sozinho. Esteve completamente isolado. Depois, perdeu o controlo. Mas não me esqueço do tratamento que a CS lhe deu desde o início: foi nojento. O pior foi muitos adeptos foram atrás da cantiga.
Foram os adeptos carneiros... Ainda há muito disso...

Só de me lembrar da assobiadela que levou e do ambiente que se criou à volta da equipa só porque o menino André Silva não entrou porque ele preferiu meter o Bueno... E tudo isto pasme-se, num jogo em que ganhamos com uma fantástica exibição e passamos para a frente do campeonato

Hoje perde-se o primeiro lugar e é só paninhos quentes e palminhas
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,863
18,604
eh pah esta conversa de que somos "reféns" de ter mandado embora o VP já faz um bocado confusão. Os problemas do Porto são bem mais profundos do que isso e começaram ainda antes do VP ser treinador principal.
Quanto ao resto, sendo o VP assim tão extraordinário e tão "mestre da táctica", porque razão a carreira dele depois do FC Porto se resume a um campeonato e supertaça da Grécia com o Olympiakos (coisa que nem é complicada de conseguir)?
Ele esteve na Arábia Saudita e as coisas correram mal, esteve na Turquia num clube com grande investimento (Fenerbahçe) e as coisas correram mal, esteve na Alemanha (TSV) e deixou o clube pior do que aquilo que estava quando chegou (ou seja, desceu de divisão).
Se o VP fosse esse grande treinador que pintam acho que teria conseguido fazer uma carreira diferente!

Não quer isto dizer que ele seja mau e que não vá a tempo de uma carreira em clubes melhores e com mais sucesso (fora de Portugal), mas fazer do homem a última bolacha do pacote parece-me um bocado exagerado.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,295
44,685
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Fernando Resende disse:
eh pah esta conversa de que somos "reféns" de ter mandado embora o VP já faz um bocado confusão. Os problemas do Porto são bem mais profundos do que isso e começaram ainda antes do VP ser treinador principal.
Quanto ao resto, sendo o VP assim tão extraordinário e tão "mestre da táctica", porque razão a carreira dele depois do FC Porto se resume a um campeonato e supertaça da Grécia com o Olympiakos (coisa que nem é complicada de conseguir)?
Ele esteve na Arábia Saudita e as coisas correram mal, esteve na Turquia num clube com grande investimento (Fenerbahçe) e as coisas correram mal, esteve na Alemanha (TSV) e deixou o clube pior do que aquilo que estava quando chegou (ou seja, desceu de divisão).
Se o VP fosse esse grande treinador que pintam acho que teria conseguido fazer uma carreira diferente!

Não quer isto dizer que ele seja mau e que não vá a tempo de uma carreira em clubes melhores e com mais sucesso (fora de Portugal), mas fazer do homem a última bolacha do pacote parece-me um bocado exagerado.
Quando um clube tem problemas não é muito inteligente arranjar mais problemas, e mandar embora quem vai resolvendo alguns deles.

Quando tens um treinador no FCP durante 2 anos, não precisas de ver o que ele faz depois para perceber se ele é bom ou não... alem de que o que ele fez no FCP não é afectado pelo que fez ou não depois.  E já agora foi campeão na Grecia, e no Fenerbahçe não foi campeão mas não era o favorito, ficou em 2 lugar... estão em quarto esta epoca.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Foi um treinador suficientemente bom para permanecer ao comando da equipa. Que importa que tenha falhado noutros locais… não somos adeptos do Al Ahli nem do TSV, esses terão razões de queixa, nós, portistas, nem tanto.

O Sérgio que se ponha fino, o caminho dos que não ganham é o mesmo de sempre, por muito injusto que seja, considerando o logro e o nojo que o futebol português é. Enquanto não se corta os tentáculos ao polvo, resta produzir improváveis épocas de excelência, sem flutuações comprometedoras. Agora que se escorregou, há que ir vencer à luz – fazer tudo o que for possível para isso – e lutar até ao fim. Sabendo que esta necessidade doida de ser quase perfeito não se pode perpetuar por muito mais tempo. 
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
11,366
6,911
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Há coisas que se têm ou não. Importante ter percepção disso. E melhorar com ajuda.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,980
2,885
VP tem obviamente o seu mérito nas conquistas, mas também muito demérito na forma em que fomos arrumados de taças e Ligas de Campeões. Na primeira época não conseguiu ganhar nenhum dos jogos ao Apoel, na segunda nem reação tivemos em Málaga. Taças nem me lembro de nada de relevante.

Teve Izmailov e Liedson como reforços, mas o onze titular era Hélton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Moutinho, James, Jackson e Varela. Seriam todos titularíssimos atualmente à exceção de Varela e Helton.

Todo o seu espólio pós-FCP é risível. Despedido em todo o lugar e descida para uma terceira divisão depois de querer reinventar a roda. Incomparável a AVB. Este quando decidir sair da China encontra um bom clube na Europa em três tempos.

O Sérgio conseguindo ser campeão este ano, deixar-me-á convencido que está a milhas do VP.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,559
21,595
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Olavo disse:
VP tem obviamente o seu mérito nas conquistas, mas também muito demérito na forma em que fomos arrumados de taças e Ligas de Campeões. Na primeira época não conseguiu ganhar nenhum dos jogos ao Apoel, na segunda nem reação tivemos em Málaga. Taças nem me lembro de nada de relevante.

Teve Izmailov e Liedson como reforços, mas o onze titular era Hélton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Moutinho, James, Jackson e Varela. Seriam todos titularíssimos atualmente à exceção de Varela e Helton.

Todo o seu espólio pós-FCP é risível. Despedido em todo o lugar e descida para uma terceira divisão depois de querer reinventar a roda. Incomparável a AVB. Este quando decidir sair da China encontra um bom clube na Europa em três tempos.

O Sérgio conseguindo ser campeão este ano, deixar-me-á convencido que está a milhas do VP.
No primeiro ano não teve avançado e tinha uma equipa q queria sair toda...andava a jogar com o Hulk a ponta de lança ou Kleber...isto acabou com a Champions...depois em Janeiro trouxeram o pinheiro do Janko e o Lucho e mandaram embora quem não queria cá estar...
Na segunda teve Jackson mas sem Hulk...fez a fase de grupos muito boa e caiu frente a um Málaga q foi eliminado nos descontos pelo finalista Dortmund (o Málaga de Pellegrini era bom) e caiu pq os melhores dois jogadores vinham de lesões James e Moutinho...e claro pq um jogador burro q é Defour foi expulso a meio.

Vítor Pereira fez um bom trabalho.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,980
2,885
Miguel Alexandre disse:
No primeiro ano não teve avançado e tinha uma equipa q queria sair toda...andava a jogar com o Hulk a ponta de lança ou Kleber...isto acabou com a Champions...depois em Janeiro trouxeram o pinheiro do Janko e o Lucho e mandaram embora quem não queria cá estar...
Na segunda teve Jackson mas sem Hulk...fez a fase de grupos muito boa e caiu frente a um Málaga q foi eliminado nos descontos pelo finalista Dortmund (o Málaga de Pellegrini era bom) e caiu pq os melhores dois jogadores vinham de lesões James e Moutinho...e claro pq um jogador burro q é Defour foi expulso a meio.

Vítor Pereira fez um bom trabalho.
Exato. Na primeira época teve Hulk. Na segunda Danilo (Real Madrid/Man City), Otamendi (Valencia/Man City), Mangala (Man City/Valencia/Everton), Alex Sandro (Juventus), Fernando (Man City/algures na Turquia), Lucho, Moutinho (Mónaco), James (Real Madrid, Bayern) e Jackson (Flop em todo lado, mas dos melhores avançados que passaram pelo futebol português).

É inegável que fez um bom trabalho, mas suspirar por ele não faz sentido. Jesualdo foi tri-campeão com prestações em taças e CL muito melhores. Quando se foi embora a indiferença foi igual, ou pior, à do VP. 

Não tenho saudades do VP. O contexto atual é diferente. O VP com o atual plantel, duvido que terminasse a época.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,863
18,604
sirmister disse:
Quando um clube tem problemas não é muito inteligente arranjar mais problemas, e mandar embora quem vai resolvendo alguns deles.

Quando tens um treinador no FCP durante 2 anos, não precisas de ver o que ele faz depois para perceber se ele é bom ou não... alem de que o que ele fez no FCP não é afectado pelo que fez ou não depois.  E já agora foi campeão na Grecia, e no Fenerbahçe não foi campeão mas não era o favorito, ficou em 2 lugar... estão em quarto esta epoca.
Mas eu não disse que ele devia ter saído. Nunca fui fã do futebol das equipas dele mas também não acho que a sua saída, tendo em conta a realidade na altura, tenha sido o movimento mais inteligente. O que não concordo é com esta ideia de que tudo vai mal porque o VP não está no Porto ou porque saiu naquele momento. O Porto já ia mal e continua mal e as pessoas que fazem muito mal o Porto mal já estavam lá antes do VP e continuam por lá (pelo menos a maioria).

Quanto ao resto, é verdade que não acho o VP assim tão bom. É certo que foi campeão na Grécia mas, verdade seja dita, antes do "colapso mental" do presidente do Olympiakos que está a destruir o clube aos poucos, a noticia era não ser campeão lá. Toda a gente era campeão no Olympiakos... no ano passado tiveram 4 treinadores numa época (Paulo Bento incluido e mesmo assim ganharam).
No Fenerbahce é certo que ficou em segundo mas convém não esquecer que foi num ano de investimento enorme do clube. No ano antes do VP chegar já eles tinham ficado em 2º e com menos investimento. Até podiam não ser teoricamente favoritos mas a verdade é que aquilo que aconteceu foi uma desilusão para os adeptos e dirigentes e o VP acabou despedido na época seguinte sem ter alcançado qualquer sucesso por lá.
Quanto à passagem pelo futebol alemão é para esquecer. O trabalho que fez foi francamente mau.
Espero agora que as coisas lhe corram bem na China (para já está na frente) e espero, acima de tudo, que a sua próxima opção de carreira seja um pouco melhor do que aquilo que tem sido até agora. Apesar de não ver nele o treinador que muitos aqui conseguem ver acho, ainda assim, que ele é melhor do que aquilo que tem mostrado nos clubes por onde passa depois de sair do Porto e isso, na minha opinião, é muito fruto das escolhas de carreira que tem feito. Por exemplo, ter escolhido vir para a Alemanha, treinar na segunda divisão para segurar um histórico do futebol alemão com a promessa de que existiria um investimento para levar o clube à primeira liga, foi um erro enorme.
 

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,601
3,146
40
Almada
fjpfcp disse:
Tem que ter havido algum desleixo após a vitória contra o Sporting.

Caramba, goleamos Chaves, Portimonense, viramos no Estoril, ganhamos bem ao Braga e quando parecia que o calendário mais difícil já tinha passado, espetamo nos em Pacos e Belém, duas equipas da treta!!!!!!

Não sei até que ponto, não houve algum excesso de confiança, jogadores a limpar amarelos, juntando  também azar com as lesões, é certo, mas fica me a sensação que já só se pensava no jogo na esterqueira corrupta.

Lamentavel. No melhor pano cai a nodoa, e ditado velhinho.
Caiu Marega...essa era a chave do nosso jogo, esticar na frente e abrir espaço. Não temos mais nenhum Marega. É mais importante que Danilo....brahimi ou Herrera, é o único que quando não está a equipa produz menos.
 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,069
3,056
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Edarf disse:
Caiu Marega...essa era a chave do nosso jogo, esticar na frente e abrir espaço. Não temos mais nenhum Marega. É mais importante que Danilo....brahimi ou Herrera, é o único que quando não está a equipa produz menos.
Mais importante que isso é o SC mudar o estilo de jogo sem Marega.


Isso e restaurar níveis de confiança...
Que esses é que eu não percebo como caíram a pique...

Espero que não seja um problema de balneário...
Especialmente ligado ao rasganço do SC ao SO no intervalo do jogo com o paços.. espero mesmo que não.
 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,069
3,056
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
fjpfcp disse:
Tem que ter havido algum desleixo após a vitória contra o Sporting.

Caramba, goleamos Chaves, Portimonense, viramos no Estoril, ganhamos bem ao Braga e quando parecia que o calendário mais difícil já tinha passado, espetamo nos em Pacos e Belém, duas equipas da treta!!!!!!

Não sei até que ponto, não houve algum excesso de confiança, jogadores a limpar amarelos, juntando  também azar com as lesões, é certo, mas fica me a sensação que já só se pensava no jogo na esterqueira corrupta.

Lamentavel. No melhor pano cai a nodoa, e ditado velhinho.
Eu acho que em vez de excesso de confiança foi perda de confiança...

O porquê... é que não sei
 

TesseracT

Bancada central
4 Agosto 2016
1,393
2,256
Conquistas
1
  • Deco
No próximo jogo tem de ser em 4-3-3. O Sérgio não evolui taticamente, e nos últimos jogos tenta substituir o Marega com jogadores que não têm as suas características.
É triste, mas teve de ser o Danilo a lesionar-se para que um dos melhores médios do campeonato começa a aturar. Oliver no próximo jogo já
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
TesseracT disse:
No próximo jogo tem de ser em 4-3-3. O Sérgio não evolui taticamente, e nos últimos jogos tenta substituir o Marega com jogadores que não têm as suas características.
É triste, mas teve de ser o Danilo a lesionar-se para que um dos melhores médios do campeonato começa a aturar. Oliver no próximo jogo já
Qual é a fixação pelo 4-3-3? O importante são as dinâmicas e as ideias de jogo. E ele abdicou das extraordinárias ideias de jogo que tinha quando mandou o Óliver para fora do 11. O FC Porto do início da época era imparável. Futebol total.
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
33,838
63,842
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Que a equipa neste momento tenha falta de confiança eu percebo. Perdeu duas vezes contra uns tristes da nossa liga.

Mas o que me faz confusão e como é que vamos para Pacos com falta de confiança. Apesar do descalabro com o Liverpool, goleamos várias equipas da metade superior da tabela, ganhamos a um rival directo, e depois vamos com falta de confiança a Paços??

Jogar a passo? Estava mau o tempo? No ano do AVB estava muito pior em Coimbra e lutamos que nem uns dragões.

Não consigo perceber esta quebra nesta altura. Porra, ter o campeonato quase ganho não é estímulo suficiente para ultrapassar as debilidades físicas???

 

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
13,596
14,352
simao977 disse:
Qual é a fixação pelo 4-3-3? O importante são as dinâmicas e as ideias de jogo. E ele abdicou das extraordinárias ideias de jogo que tinha quando mandou o Óliver para fora do 11. O FC Porto do início da época era imparável. Futebol total.
Hum ,deixa cá ver.... talvez o facto de em jogos fora ser sempre a mesma treta, o nosso meio campo nem vê-lo..parece um passador, precisa-se claramente de mais 1 homem lá para ajudar a controlar..Oliver..
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Portoallez2 disse:
Hum ,deixa cá ver.... talvez o facto de em jogos fora ser sempre a mesma treta, o nosso meio campo nem vê-lo..parece um passador, precisa-se claramente de mais 1 homem lá para ajudar a controlar..Oliver..
As dinâmicas são o que realmente importam. Não foi em 4-4-2 que ganhamos em Portimão, Estoril e mais alguns?
O regime não foi treta em 4-4-2?
 
D

Defesa Central

Guest
fjpfcp disse:
Que a equipa neste momento tenha falta de confiança eu percebo. Perdeu duas vezes contra uns tristes da nossa liga.

Mas o que me faz confusão e como é que vamos para Pacos com falta de confiança. Apesar do descalabro com o Liverpool, goleamos várias equipas da metade superior da tabela, ganhamos a um rival directo, e depois vamos com falta de confiança a Paços??

Jogar a passo? Estava mau o tempo? No ano do AVB estava muito pior em Coimbra e lutamos que nem uns dragões.

Não consigo perceber esta quebra nesta altura. Porra, ter o campeonato quase ganho não é estímulo suficiente para ultrapassar as debilidades físicas???
Para mim em Paços foi excesso, e não falta, de confiança.
Excesso de confiança desde o 11 do SC (com Waris e sem Maxi com aquele terreno) a alguns jogadores que provavelmente pensaram que a Liga acabou a 2 de março. Uma pena.

Depois dessa derrota a ansiedade foi o que nos lixou no restelo (mais do que os erros estratégicos do SC).
 

RGalego

Chega de luto, o futuro é já ali!
12 Março 2012
12,306
13,701
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Independentemente dos últimos resultados consegue ainda nos fazer sonhar em abril apesar de nenhum de nós o fazer em Agosto. Não escolheu o plantel e provavelmente pouca folga existirá para escolher o da próxima época.

Sofremos uma zportinguização desportiva no futebol e acabamos de encontrar o nosso "Paulo Bento".

Não tomem as minhas palavras como depreciativas porque não o são.

Considero-o um grande homem e um bom treinador, um treinador à Porto, ele não tem culpa do resto não estar à sua medida e de alguns adeptos. Até porque verdade seja dita, muitos adeptos também mudaram, olharam para as conquistas e sucesso como um imobilizado adquirido, padecemos dum conforto e garantia de vitórias irreal.

A juntar a tudo isto, vimos a corja que se apoderou do futebol português, dos jogos de interesse, corrupção e condicionalismos a árbitros, delegados e dirigentes. Entramos num período de ditadura desportiva encornada e não temos força neste momento de combater.

Resta-nos agarrar à nossa identidade, não à de dez anos para cá mas à de meio século.