Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
As coisas até podiam estar a correr mal a nível de resultados, mas se a equipa exibisse qualidade nos processos era diferente, mas não é isso que acontece. O FC Porto tem obtido maus resultados e tem somado péssimas exibições, com processos defensivos e ofensivos manifestamente medíocres. O Marítimo marcou 3 golos no Dragão e só não marcou 4 porque o VAR assinalou um daqueles foras-de-jogo muito comuns actualmente de 4/5 cm. O Paços marcou 3 e só não marcou 4 porque lhes anularam um golo limpo. Além disso, jogue o Pepe, jogue o Diogo Leite, jogue o Manafá, jogue o Corona a lateral, a equipa exibe sempre os mesmos padrões defensivos e se nesta altura o Marchesin não tivesse a jogar ao nível que está, poderíamos estar a falar numa situação bem pior.
Ofensivamente não vale a pena falar muito, porque a pobreza é atroz e já o é desde há muito, muito tempo. Uma equipa extremamente dependente de individualidades como Corona e Luis Diaz, e que tem todo o seu futebol montado em torno de um jogador que não tem a menor capacidade para ser titular do FC Porto. Quando as individualidades não estão inspiradas, o processo ofensivo do FC Porto é um dos mais fracos da Primeira Liga.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,835
18,539
Vou ser muito honesto em relação ao meu sentimento para com o SC como treinador.
Aquilo que sinto, desde o inicio, é que o SC traz ao clube essencialmente as características emocionais inerentes à sua forma de ser e à sua personalidade. Isso pode ser importante em determinado momento da história do clube (e foi claramente naquele primeiro ano) mas esgota-se de forma rápida e com facilidade. Chega a um ponto em que esse grito, essa garra, essa vontade e toda essa personalidade forte (para não dizer mau feitio) é mais esgotante para os adeptos, para os jogadores e para ele próprio do que outra coisa qualquer. Essa gestão tem que ser muito bem feita e isso não acontece por uma simples razão: o SC não tem qualquer inteligência emocional e não consegue controlar os ímpetos.

Na minha opinião (e não quer dizer que esteja minimamente correcta, mas é o que sinto) isto é o que o SC traz ao Porto enquanto treinador e, tenho que ser honesto, foi fundamental para conquistar aquele primeiro titulo e quebrar o caminho de vitórias do benfica.

Para além disso que, como referi atrás, se não for bem gerido se esgota facilmente, o SC traz muito pouco.
Acho, muito honestamente, que em termos técnicos e tácticos é um treinador pouco mais do que mediano que não é capaz de evoluir no seu próprio trabalho e que, muito por causa de um feitio e ego que não lhe permite reconhecer e assimilar erros, é incapaz de corrigir as lacunas que tem e fazer a equipa dar o passo seguinte na procura de soluções mais eficazes. Isso explica a falta de evolução do nosso futebol nos últimos anos e os constante avanços e recuos na procura de algo diferente que nunca chega!
A nossa equipa não tem ligação (e infelizmente isso não é de agora), não tem identidade futebolística, não tem fio de jogo, não tem assimilação de processos. E não tem nada disso porque o treinador não tem capacidade para o implementar. O processo ofensivo é muito limitado e, tendo em conta as opções que temos, deveria ser muito mais consistente. O processo defensivo é como se não existisse e se fosse perdendo com o passar dos anos e à saída de cada jogador valioso que já estava no clube. Cada referência de qualidade que se perde torna ainda mais visível e a nossa fragilidade de processos e de ideias e isso, na minha opinião, é grave e de total responsabilidade do treinador.

Bem sabemos que a situação que o clube vive está muito longe de ser a ideal e que temos uma direcção que é de uma incompetência estratosférica. Ainda assim, as responsabilidades do treinador também existem, não só pelo poder que claramente tem dentro da estrutura futebolística do clube, como também por se perceber que há uma barreira de qualidade que não está a ser ultrapassada por incapacidade sua.
Honestamente e infelizmente, acho que esta barreira dificilmente será ultrapassada com o SC ao comando da equipa. A competência e a qualidade do treinador não lhe permitem ultrapassar essa barreira sem evoluir muito primeiro e, infelizmente, as sua personalidade, o seu ego, a sua teimosia e a sua dificuldade em aceitar criticas e reconhecer erros não lhe permitem evoluir para além do patamar em que já está.
Posso estar errado e até ser injusto mas acho que daqui a 5 anos (e podia dizer 10 que ia dar ao mesmo), a menos que a sua personalidade mude muito (o que não acredito) acho o SC será, técnica e tacticamente, o mesmo treinador que é hoje em dia!
 
Última edição:

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,165
26,648
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Eu não acho que o SC seja tacticamente mediano.

Arrisco-me a dizer que é muito bom no que respeita a condicionar os adversários.

O problema é que em Portugal 90% dos jogos o Porto tem de desmontar autocarros, e.saber jogar em ataque organizado em.30/40 metros. E nisso, bolas paradas á parte,.o SC é muito fraquinho.
 

lucas8

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2015
6,164
4,266
Acho que é o fim de linha para o Sérgio, fez o mais difícil ser campeão 2 em 3.
Na primeira época sem contratações meteu a equipa a render no máximo das suas capacidades, com percalços pelo meio... goleado no Dragão pelo futuro campeão europeu mas contra tudo e contra todos venceu o campeonato. Na segunda época muito por conta da sua teimosia entregou o campeonato, mas no geral fez o que pôde.
Sérgio é um excelente motivador, acho que ninguém conseguia fazer o que ele fez na sua primeira época e dou lhe muito valor por isso.
Como treinador na parte táctica tem as suas limitações à muito conhecidas...
Não sou capaz de vir aqui ofender e denegrir o seu trabalho ao longo destes 3 anos acho que era difícil fazer melhor devido as suas limitações.

Dói ver tanta ingratidão com o nosso treinador.

Neste momento só vejo Leonardo Jardim (ainda por cima está disponível) como alguém capaz de dar a volta a esta situação, e mesmo este ano vai ser muito difícil, nada como preparar uma época desde início.

Enviado do meu SM-A600FN através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Magic e tripeiro95

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,507
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu, sendo resultadista, como me parece que és, concordo com isto. Já o disse uma vez, não é a empatar em Alvalade que se perde campeonatos, é a perder com Paços e Maritimos desta vida.

Agora acho que a imagem do Sérgio está desgastada ao limite, tanto junto dos adeptos como dos jogadores. Já não acredito muito que ele consiga dar a volta mas torço para que o consigo, não quero ver o clube perder. Trocar por trocar não quero, ou se troco com carimbo de qualidade ou mais vale não o fazermos. Mas, se houver essa qualidade disponível, acho bem que se troque. Mesmo sabendo que, porventura, pode já não dar para ganhar o campeonato.
Eu sou adepto do Porto acima de tudo, não sou adepto de jogadores, treinadores nem de bom futebol. Quero ganhar, não me interessa como.

Dito isto, se me dissesses que uma equipa que nas laterais tem Manafa, Nanu, Zaidu e Carraça ia lutar pela Europa, eu se calhar ria-me...e no entanto empataram em Alvalade.
Não foi mau resultado, apenas porque empataram no fim. Paços e marítimo foi péssimo, obviamente.
 
  • Não gosto
  • Like
Reações: Moreira e Sakamoto

Tiago Esteves

Tribuna
24 Maio 2019
3,079
4,083
Aqui está tudo dito, despedir SC não é solução quando não têmos dinheiro para contratar um treinador melhor.
Se ele sair, viria um Couceiro qq fazer pior.
Tem que se apoiar SC que muito fez pelo clube, vais dar a volta.

Enviado do meu ELE-L29 através do Tapatalk
Nós não podemos ter receio do futuro.

Pá, não me leves a mal, mas não concordo com esse pensamento. Parece derrotista e de impotência logo à partida.

Abraços portistas.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,835
18,539
Eu não acho que o SC seja tacticamente mediano.

Arrisco-me a dizer que é muito bom no que respeita a condicionar os adversários.

O problema é que em Portugal 90% dos jogos o Porto tem de desmontar autocarros, e.saber jogar em ataque organizado em.30/40 metros. E nisso, bolas paradas á parte,.o SC é muito fraquinho.
isso só mostra que é mediano! Sabe condicionar uma equipa como fez em Manchester mas isso traduz-se em preocupação com os outros e em “defender”! Não somos uma equipa para jogar assim em quase nenhum jogo, excluindo contra estes tubarões!
para treinar uma equipa grande aquilo que dizes no último parágrafo não pode acontecer e, infelizmente, acontece!
 

Tiago Esteves

Tribuna
24 Maio 2019
3,079
4,083
Não sou a favor da saída do Sérgio. Acho que é mais vítima da péssima gestão da SAD do que culpado. Basta ver a quantidade de primeiras escolhas falhadas no mercado. Nuno Santos, Pote, Pepê, Veríssimo ( não acredito que foi o Sérgio a não o querer).

Mas também ele pode estar a acusar cansaço desta gestão, de não lhe garantirem os jogadores que ele quer. E não me venham dizer que ele é que escolhe. Já há muitos anos que sabemos que a SAD só trabalha com um grupo restrito de empresários e e dali que vem toda a gente.

Mas se for para mudar, gostava que dessem uma oportunidade ao Vitor Oliveira. Acho que merecia, as equipas dele costumam jogar muito bem.
O vitor oliveira foi há pouco tempo entrevistado para substituir um treinador que estará para sair. Do que soube da entrevista arrepiei-me e deixou-me de pé atrás.
não conhecia os jogadores, não queria miúdos, e outras coisas. Quem me contou disse que parecia um velho do restelo.
 

O Fafe do AB6

Superior
15 Junho 2017
78
107
Vou ser muito honesto em relação ao meu sentimento para com o SC como treinador.
Aquilo que sinto, desde o inicio, é que o SC traz ao clube essencialmente as características emocionais inerentes à sua forma de ser e à sua personalidade. Isso pode ser importante em determinado momento da história do clube (e foi claramente naquele primeiro ano) mas esgota-se de forma rápida e com facilidade. Chega a um ponto em que esse grito, essa garra, essa vontade e toda essa personalidade forte (para não dizer mau feitio) é mais esgotante para os adeptos, para os jogadores e para ele próprio do que outra coisa qualquer. Essa gestão tem que ser muito bem feita e isso não acontece por uma simples razão: o SC não tem qualquer inteligência emocional e não consegue controlar os ímpetos.

Na minha opinião (e não quer dizer que esteja minimamente correcta, mas é o que sinto) isto é o que o SC traz ao Porto enquanto treinador e, tenho que ser honesto, foi fundamental para conquistar aquele primeiro titulo e quebrar o caminho de vitórias do benfica.

Para além disso que, como referi atrás, se não for bem gerido se esgota facilmente, o SC traz muito pouco.
Acho, muito honestamente, que em termos técnicos e tácticos é um treinador pouco mais do que mediano que não é capaz de evoluir no seu próprio trabalho e que, muito por causa de um feitio e ego que não lhe permite reconhecer e assimilar erros, é incapaz de corrigir as lacunas que tem e fazer a equipa dar o passo seguinte na procura de soluções mais eficazes. Isso explica a falta de evolução do nosso futebol nos últimos anos e os constante avanços e recuos na procura de algo diferente que nunca chega!
A nossa equipa não tem ligação (e infelizmente isso não é de agora), não tem identidade futebolística, não tem fio de jogo, não tem assimilação de processos. E não tem nada disso porque o treinador não tem capacidade para o implementar. O processo ofensivo é muito limitado e, tendo em conta as opções que temos, deveria ser muito mais consistente. O processo defensivo é como se não existisse e se fosse perdendo com o passar dos anos e à saída de cada jogador valioso que já estava no clube. Cada referência de qualidade que se perde torna ainda mais visível e a nossa fragilidade de processos e de ideias e isso, na minha opinião, é grave e de total responsabilidade do treinador.
Concordo plenamente, acrescentando que o processo defensivo não existe - e não é de agora - as derrotas copiosas, constantes, no Dragão para as provas europeias são disso prova - porque em termos técnico-tácticos, o processo OFENSIVO implantado pelo SC - inexistente - é um corpo estranho no histórico vitorioso do reinado de Pinto da Costa. Não há defesa - porque não há meio-campo - que resista a um ataque de uma equipa que NUNCA aguenta a bola na defensiva adversária mais do que 5 segundos, com tudo o que isso implica: desposicionamento geral, laterais subidos apanhados em contra, tabelas sem retorno, perda constante da bola para o adversário ... tudo e muito mais, e mais. Toda esta fragilidade, inconstância e incongruência táctica sempre existiu no FCP de Sérgio Conceição, porque ele treina e joga unicamente em função de Marega, um jogador que não sabe dominar, passar e tabelar uma bola ... NÃO SABE ... e não há contra-argumentação para este facto. Mas Marega, apesar de ser muito forte e muito rápido (??!!), também não sabe usar o corpo e também não sabe correr ... e toda a equipa, toda a ideia de jogo, todos os jogadores, toda a sua movimentação atacante ou de marcha-à-ré, estão dependentes desse "embrião mal-formado" de jogador de futebol. Pasme-se - como é possível - que um antigo credenciado jogador de futebol (SC), em 3 anos não consiga descobrir esta mediocridade gritante de Marega, que em 20 bolas recebidas entrega 19 ao adversário, seja por mal-deformação técnica seja por faltas sem nexo e sem cabimento. Para além de todos os malefícios que a titularidade de Marega (inquestionável para SC - até com uma lesão grave para 3 meses o mandou para a China, para recuperação rápida, para jogar e entregar o campeonato ao inexperiente Bruno Lage, que o comeu de cebolada, quando o FCP, sem Marega, vinha jogando muito melhor) implica, reduzindo drasticamente a qualidade competitiva da equipa, a verdade é que Marega não é futebolisticamente inteligente ... sequer.
É demais para a minha insignificante inteligência, perceber como é que o FC Porto, com uma impressionante história de sucesso, qualidade competitiva e qualidade de posse de bola, cai neste profundo e nauseabundo abismo de mediocridade sem fim à vista.
Há muito anos atrás demoramos 19 anos a ressuscitar e a impor a nossa qualidade ... hoje, temo que 38 anos não chegarão. Nessa altura, já cá eu não estarei ... e, felizmente para o FC Porto, nem Pinto da Costa ...
 
Última edição:

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
782
796
Acho que é o fim de linha para o Sérgio, fez o mais difícil ser campeão 2 em 3.
Na primeira época sem contratações meteu a equipa a render no máximo das suas capacidades, com percalços pelo meio... goleado no Dragão pelo futuro campeão europeu mas contra tudo e contra todos venceu o campeonato. Na segunda época muito por conta da sua teimosia entregou o campeonato, mas no geral fez o que pôde.
Sérgio é um excelente motivador, acho que ninguém conseguia fazer o que ele fez na sua primeira época e dou lhe muito valor por isso.
Como treinador na parte táctica tem as suas limitações à muito conhecidas...
Não sou capaz de vir aqui ofender e denegrir o seu trabalho ao longo destes 3 anos acho que era difícil fazer melhor devido as suas limitações.

Dói ver tanta ingratidão com o nosso treinador.

Neste momento só vejo Leonardo Jardim (ainda por cima está disponível) como alguém capaz de dar a volta a esta situação, e mesmo este ano vai ser muito difícil, nada como preparar uma época desde início.

Enviado do meu SM-A600FN através do Tapatalk
Concordo plenamente com o teu comentário.

Apesar de achar que também chegou o fim de ciclo de SC no Porto, porque o que se tem visto, principalmente nos últimos 4 jogos é muito pobre (então o último jogo foi o bater no fundo). No entanto muita gente aproveita logo para desvalorizar os feitos que teve como nosso treinador e exagerar nas análises, no fundo para tentarem trazer para si o Baluarte do "eu sempre tive razão", ele não presta.

O trabalho que Conceição fez, principalmente na primeira época é muito meritório e que ninguém venha dizer que aquela equipa não sabia defender ou atacar. Agora aquilo que pensávamos que seria uma equipa limitada, era se calhar uma equipa exatamente há medida das ideias de jogo do treinador e aqui sim tenho de concordar que o SC não sabe lidar com jogadores mais técnicos e nunca soube arranjar um sistema de jogo alternativo efizaz.

Nota-se que aprecia apenas um determinado perfil de jogadores que na realidade não honram os pergaminhos de uma equipa como a nossa e depois da introdução de um sistema tático e modelo de jogo diferente ao que estávamos habituados (e os adversários também), de processos simples mas eficazes, que ao longo do tempo foram ficados desgastados e são cada vez mais facilmente anulados, não se mostra capaz de inverter a situação.

Mas ingratidão nunca, irá ter sempre um lugar de destaque na nossa história e no nosso museu.
 

Diogo Dias

Bancada lateral
29 Julho 2016
508
669
A mim o que me custa é jogadores como o Fábio, o naka, o Romário entre outros que começam bem tem técnica rasgos de qualidade e talento e arruma-os para um canto quando ainda estão bem para que nem possam aspirar a continuar a ser titulares