A entrevista de ontem recordou-me o porquê de ter uma admiração enorme pelo SC.
Infelizmente - e por muito que nos custe - o NGC está órfão de liderança. Já esmiuçamos esse tema no tópico dedicado e acho que todos concordamos que o Presidente, nos últimos anos, tem sido um mero figurante.
Ora, esse espaço deixado de vago pelo Presidente teve de ser ocupado por alguém. Esses "alguéns" foram SC e FJM.
FJM na comunicação e em todo o trabalho que ele fez na guerra contra o Polvo.
SC no futebol fazendo regressar a garra e, de certa forma, a mística que se tinha perdido com o Lopetegui e que desapareceu completamente com o coninhas do NES.
Eu gosto da personalidade do SC. Gosto de um treinador que responde a quem tem de responder; que dá um hipotético soco a quem tiver de dar; que sente o clube como sente qualquer adepto fervoroso.
Eu gosto disso. Na falta de liderança forte é importante ter alguém no banco que mostre os dentes aos adversários e que traga de volta a mística que faz parte do nosso ADN.
Mas a mística são resultados. Sem vitórias a mística é uma palavra vazia.
O problema - no meu ponto de vista - nunca se coloca nesse ponto. O problema está nos resultados e na qualidade do nosso futebol.
Eu não acho o SC pior treinador hoje do que era quando cá chegou.
O papel de um treinador num clube tem prazo de validade. Nos dias que correm, um treinador fica no máximo 4 anos no mesmo clube.
E porquê? Porque é necessário que um treinador tenha a capacidade de se reinventar para não se tornar previsível.
Ora, acho que o SC pecou - e muito - nesse aspecto. Continua a apostar na mesma fórmula que nos levou à conquista do campeonato quando já se percebeu que neste momento esta está obsoleta e qualquer treinador que se preze consegue-a anular facilmente.
Nestes últimos jogos houve uma mudança.
Embora tenham sido jogos de dificuldade baixa, houve uma clara melhoria na qualidade de jogo. A entrada de Naka obrigou a que a bola fosse jogada no chão, com critério e qualidade e não no chutão para o Marega e entrada de Leite trouxe uma estabilidade no processo defensivo que não se via há desde janeiro.
Espero que este seja o momento de viragem na cabeça do SC.
Que largue os dogmas e que aposte, de uma vez por todas, na qualidade.
Se assim o fizer, acredito que ainda podemos virar isto com o SC ao leme. Se voltar atrás e colocar Marcano e Marega e tirar o Naka é sinal que "burro velho não aprende línguas" e por mim é o fim da linha.