somos facilmente anulados por qualquer equipa que defenda.
farto... farto e farto
já não acredito neste treinador
farto... farto e farto
já não acredito neste treinador
Emoldurar...Absolution disse:Já não sei o que escrever sobre este assunto.
Infelizmente, continuamos a perdurar este futebol esgotado na mediocridade à espera que surja um milagre.
Meio mundo já percebeu que com SC não vamos lá. Mas há outro meio que ainda anda a tapar o Sol com uma peneira.
Com isto não quero tirar responsabilidade a quem nos tem tirado pontos e oferecido alguns ao nosso rival: os árbitros.
Há, claramente, uma dualidade de critérios gritante entre lances que envolvam o NGC e os merdas. Isso tem-nos tirado da luta pelo título. Tanto este ano como no ano passado.
Agora, alguém me recorde da equipa que foi campeão a jogar mal e porcamente? Não falo em jogar feio. A jogar feio tivemos o Boavista em 2001 que tinha um futebol que parecia a varinha de um cego. No entanto, estes tinham uma ideia de jogo e conseguiam pô-la em prática.
A nossa ideia de jogo é qual? Bola do central para o Marega enquanto os homens do meio campo lutam incessantemente por não se aleijarem no pescoço ao olhar para a bola a passar por cima de suas cabeças?
Abdicar da qualidade na zona central em prol da força? O meio campo ser apenas uma zona de combate na recuperação da bola e serem completamente ostracizados na construção de jogo?
Ok. Por mim tudo bem. Mas isso tem trazido resultados? NÃO.
E porquê?
Vamos lá a alguns pontos:
1) Qualidade dos avançados.
O SC continua a apostar no Marega. Jogador limitadíssimo que apenas sabe correr. Qualquer lance em que seja obrigado a dar mais que 2 toques na bola é lance perdido. Esta decisão é ainda mais gravosa quando todos sabemos que temos no plantel jogadores muito mais habilitados para essas funções.
- Fábio Silva: tecnicamente um prodígio;
- Zé Luís: avançado com mais qualidade técnica aliada à capacidade física;
- Luís Diaz: na minha opinião, poderia jogar como avançado pois tem bastante golo, velocidade e técnica;
E depois os casos de dispensa incompreensíveis:
- Paciência: o Frankfurt agradece a oferta;
- Galeno: razão pela qual o Sá Pinto ainda é treinador do Braga.
2) Ausência de inovação táctica.
Se este modelo até funcionou no ano em que fomos campeões, agora está completamente obsoleto.
Os treinadores adversários, como qualquer profissional que ser preze, faz o seu trabalho de casa. E se na 1ª época foram apanhados na curva, agora é impossível.
Um bom treinador sabe que tem de mudar o sistema de jogo pois corre o perigo de ser previsível. Que é o nosso caso.
Temos sido completamente anulados por todo e qualquer adversário. Seja no campeonato, seja na Europa. Isto porque continuamos a insistir no mesmo modelo, modelo esse que já foi esmiuçado por todos os adversários.
Anulas o Marega e anulas o Porto. E é tão fácil anular o Marega...
3) Meio campo de pedreiro.
O SC está-se a cagar para a qualidade dos seus meio campistas. Aquela zona serve só para plantar batata e destruir jogo do adversário. O caso paradigmático foi o desperdício do Oliver. Qualidade nos pés? Isso não assiste ao SC. Siga pôr gente que saiba defender naquela zona e assistir a bola a passar por cima.
Danilo e Loum no mesmo 11 é o sinal claro do que este pretende. Pouca construção; muita destruição.
Com isto não ponho em causa a qualidade dos jogadores e mesmo a sua titularidade, mas colocar 2 médios defensivos é sinal claro do que pretende.
4) Insistência em jogadores de qualidade dúbia.
Num plantel onde temos Diogo Leite e insiste-se no Marcano, onde temos Tomás Esteves e joga-se com Manafá, onde temos qualquer jogador e joga-se com Marega, onde temos Fábio Silva e joga-se com Soares é algo incompreensível. É criminoso.
Alguém que me explique isto porque não compreendo.
Isto não implica que o SC tenha de ser propriamente mau treinador. Apenas significa que o sistema está esgotado e o treinador não tem capacidade para mudar.
Não sou apologista de mudanças de treinador a meio da época. Acredito na aposta num projecto até ao fim.
No entanto, um projecto tem de ter evolução e não regressão.
SC vai na 3ª época e o futebol tem deteriorado a olhos vistos e de jogo para jogo.
Só não vê quem não quer ver: Este projecto morreu no fim da época passada e neste momento estamos a assistir, apenas e só, há missa de corpo presente.
Agora, temos de tomar uma decisão: ou insistimos neste treinador e esperamos pelo milagre de Lázaro ou então mudamos agora enquanto ainda estamos na luta pelos nossos objectivos. Não se lembrem é de mudar quando já estivermos arredados de tudo. Para isso, mais vale estar quieto.
Quinta-feira temos um jogo essencial para os nossos objectivos.
Estamos a um pequeno passo de ficarmos de fora da Liga Europa num grupo partilhado com Young Boys, Feyenoord e Rangers. Isto, claro, depois de termos sido eliminados em casa pelo hiper poderoso Krasnodar.
Eu acredito na vitória e quero acreditar que vamos marcar presença nos 16 avos de final da competição. Contudo, e digo isto com uma tristeza enorme, tenho medo do que estará para acontecer na próxima 5ª feira. A jogar assim, temo muito pelo nosso futuro. Em 34 anos de vida, é o primeiro ano em que encaro uma partida com a convicção de que é muito provável que percamos pontos.
E isto não é Ser Porto.
aqui está alguem que dá a sua opinião fundamentando a mesma. E nao chegar aqui e descascar no treinador só porque dá jeito. Coerência. Ha alguns aqui, nem os vou adjectivar, que a conversa é sempre a mesma mas com esses nem quero conversa, vão ao desplante de citar o meu nome quando querem destratar o treinador pensam que sou familiar dele, é que nem atentos estão ao que escrevo pois critico e muito as opcoes do Sergio e o futebol que praticamos, mas estão tão ávidos a procurar os "defensores" do treinador que não vêem mais nada.Treinador de Bancada disse:Emoldurar...
Blackadder disse:... e consegue perder um campeonato quando tinha 7 pontos de avanço no fim da primeira volta..
No clube não há descontentamento nenhum. O clube tem UMA estratégia, apostar todas as fichas em q os adeptos se esqueçam.Sakamoto disse:Pela ausência de notícias deduzo que não houve nenhuma recepção digna de mostrar o descontentamento que paira no clube.
Isto só me faz pensar que o Sérgio deve ter esta direcção agarrada pelos tomates. Ou não há mesmo dinheiro para se ir buscar outro treinador, o SC sabe disso e deixa-se estar, ou há um jogo de interesses meio esquisito por trás disto tudo que faz com que não haja contestação nenhuma. Ou então não é nada disto e está tudo doido.
As coisas deixaram de fazer sentido há algum tempo e não se vê movimentações nenhumas no sentido de melhorar. É o que me preocupa mais, parece que ontem não perdemos pontos e continua tudo normal.