Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Licha disse:
O Felipe foi outro odiozinho de estimação (apesar de tudo não tanto como outros, felizmente). E porquê? Porque supostamente estava a tirar o lugar a um dos meninos queridos.
Mas curiosamente foi com a dupla Felipe-Militão que o NGC atravessou a melhor fase, com 18 vitórias seguidas.
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
tripeiro_de_gema disse:
Mas curiosamente foi com a dupla Felipe-Militão que o NGC atravessou a melhor fase, com 18 vitórias seguidas.
E era a dupla que devia ter continuado.

Eu não critico o Sérgio em ter tentado o Militão à direita, porque o Pepe é um reforço demasiado grande para nem sequer tentar encaixar na equipa. Critico é ter insistido na ideia depois de ver os resultados.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Ignis Draco disse:
E era a dupla que devia ter continuado.

Eu não critico o Sérgio em ter tentado o Militão à direita, porque o Pepe é um reforço demasiado grande para nem sequer tentar encaixar na equipa. Critico é ter insistido na ideia depois de ver os resultados.
Com a chegada de Pepe, SC podia  ter procedido à rotação dos centrais se fosse necessário. Na altura que veio o Pepe, o NGC necessitava mais de um lateral direito do que um central.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,292
16,663
Licha disse:
Dizer que o Marcano não sabe sair a jogar é absolutamente surreal. Aliás, a desvalorização do Marcano no seu todo já é qualquer coisa de patético, mas menosprezar aquilo que ele tem de melhor é o cúmulo. Faz lembrar outro forista (não sei precisar qual) que dizia que o Layun cruzava mal.

O Porto com o Marcano e o Felipe teve dois anos irrepreensíveis defensivamente. Este ano com o Marcano e o Pepe tem estado também consistente no centro da defesa. Mas os centrais não têm culpa do estado de forma péssimo do Danilo, que ninguém discute e que faz com que não recuperemos uma bola a meio-campo. E também não têm culpa das laterais estarem uma casa a arder (Alex Telles incluído).

Deixem lá os ódios de estimação. Faz mal à saúde e desvia o foco dos problemas reais que há para resolver.

Eu acho que o Marcano comete demasiados erros, acho que não acerta um passe longo (ou quase) e tenta em demasia, acho que sai mal a jogar e toma muitas vezes as decisões erradas nesse momento (desculpa mas é o que acho). Não acho que seja péssimo nem tenho qualquer "ódio de estimação" para com o jogador. Acho é que está longe de ser um grande central.
Não fui um grande admirador da sua passagem por cá antes de sair, não fiquei particularmente feliz com o seu regresso e não acho que agora esteja a surpreender (nem pela positiva nem pela negativa)... está a ser aquilo que já era e que, na minha opinião, é banal! Mas é apenas a minha opinião.

Quanto ao resto, concordo que a raiz do problema não está propriamente nos centrais. Acho que o problema está mesmo no processo defensivo (as bolas paradas por exemplo são exemplo disso) e que a baixa de forma do Danilo (que referes e bem) só vem aumentar essa percepção. Se o processo já é fraco, quando não tens o "tampão" do meio campo a render o que seria esperado a coisa tende a ficar ainda mais exposta.
Foi isso que eu acho que aconteceu com a saída do Militão. Não digo que a culpa e/ou problema seja o facto de termos o Marcano, até porque se o processo fosse melhor o Marcano servia perfeitamente para uma dupla de centrais segura com o Pepe (como serviu com o Felipe). O que acho é que as caracteristicas e a qualidade do Militão disfraçavam (e de que maneira) o deficiente processo defensivo da equipa. Com o Marcano no seu lugar isso não acontece porque estamos perante um jogador diferente e de muito menor dimensão (a todos os níveis)! 
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Fernando Resende disse:
...e que a baixa de forma do Danilo (que referes e bem) só vem aumentar essa percepção. Se o processo já é fraco, quando não tens o "tampão" do meio campo a render o que seria esperado a coisa tende a ficar ainda mais exposta.
O Danilo está em baixo de forma, mas também está numa posição que não é aquela onde sempre brilhou. Tenho toda a convicção que mesmo em baixo de forma, na posição 6 ainda seria um "monstro".
 

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,775
630
Fernando Resende disse:
O que acho é que as caracteristicas e a qualidade do Militão disfraçavam (e de que maneira) o deficiente processo defensivo da equipa. Com o Marcano no seu lugar isso não acontece porque estamos perante um jogador diferente e de muito menor dimensão (a todos os níveis)!
Que o Marcano é pior do que o Militão, toda a gente concorda. Mas quando não havia o Militão - que, em bom rigor, só esteve 1 ano - e a equipa defendia bem com Felipe/Marcano, não havia nenhum disfarce. Éramos competentes a defender, ponto.
 
D

Dragon_92

Guest
Dizer que o melhor que o Marcano tem é saber sair a jogar deve ser brincadeira 😂😂😂 Esta época tem sido sempre no chutão para a frente, e já por várias vezes com a nossa camisola cometeu erros infantis a tentar sair a jogar.

O ponto mais forte dele, como é óbvio, é o jogo aéreo. Nunca o sair a jogar...

Sentiu-se logo a diferença quando entrou o Mbemba no jogo contra o Vitória... Isso sim, é um central que sabe verdadeiramente sair a jogar, já que infelizmente o Pepe (que saiu para entrar o congolês) também tem sido sempre no chutão.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,292
16,663
Licha disse:
Que o Marcano é pior do que o Militão, toda a gente concorda. Mas quando não havia o Militão - que, em bom rigor, só esteve 1 ano - e a equipa defendia bem com Felipe/Marcano, não havia nenhum disfarce. Éramos competentes a defender, ponto.
Muito pior diga-se....

Defendiamos melhor do que agora. O processo defensivo é pobre já desde a época passada....
A verdade é que éramos fortes em coisas nas quais deixamops de ser (bolas paradas defensivas por exemplo).
Há coisas que só o treinador pode explicar!
Mas quando digo que somos fracos no processo defensivo e que cometemos muitos erros não me refiro apenas aos centrais. A equipa toda faz parted desse processo...
 

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,775
630
Fernando Resende disse:
Muito pior diga-se....

Defendiamos melhor do que agora. O processo defensivo é pobre já desde a época passada....
A verdade é que éramos fortes em coisas nas quais deixamops de ser (bolas paradas defensivas por exemplo).
Há coisas que só o treinador pode explicar!
Mas quando digo que somos fracos no processo defensivo e que cometemos muitos erros não me refiro apenas aos centrais. A equipa toda faz parted desse processo...
Muito pior? Não acho nada. Acho que defendíamos primorosamente no último terço do terreno, tanto no ano passado, como há dois, como há três. Com o Nuno, o Porto tinha as mesmas virtudes e os mesmos defeitos no processo defensivo que vem tendo este ano com o Sérgio (e que, no ano passado, também cometeu a certa altura): a linha defensiva aguentava-se muitíssimo bem e aguentava a bronca que o meio-campo ia deixando. No primeiro ano do Sérgio, éramos uma equipa fortíssima nas transições defensivas, por isso mesmo fomos a melhor defesa do campeonato (e o melhor ataque também).
 

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,775
630
Dragon_92 disse:
Dizer que o melhor que o Marcano tem é saber sair a jogar deve ser brincadeira 😂😂😂 Esta época tem sido sempre no chutão para a frente, e já por várias vezes com a nossa camisola cometeu erros infantis a tentar sair a jogar.

O ponto mais forte dele, como é óbvio, é o jogo aéreo. Nunca o sair a jogar...

Sentiu-se logo a diferença quando entrou o Mbemba no jogo contra o Vitória... Isso sim, é um central que sabe verdadeiramente sair a jogar, já que infelizmente o Pepe (que saiu para entrar o congolês) também tem sido sempre no chutão.
Dizer que o Marcano não sabe sair a jogar não é brincadeira, é só ignorância. A técnica e o critério de passe do Marcano são óptimos. Nisso sempre foi muito melhor do que o Felipe, por exemplo. Esse sim, usava e abusava do chutão.
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,677
22,870
Conquistas
3
Porto
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Licha disse:
Que o Marcano é pior do que o Militão, toda a gente concorda. Mas quando não havia o Militão - que, em bom rigor, só esteve 1 ano - e a equipa defendia bem com Felipe/Marcano, não havia nenhum disfarce. Éramos competentes a defender, ponto.
A diferença é que o Marcano dessa altura tinha entrado no último ano de contrato, havia ali uma grande motivação e um foco total em fazer a melhor temporada possível para entrar na lotaria dos jogadores livres do mercado de verão. O que acabou por compensar quando assinou pela Roma a receber quase o dobro do que recebia connosco e com um prémio chorudo pela saída a custo zero.

O Marcano que voltou é um Marcano mais velho, acomodado e que sabe que não terá mais nenhuma oportunidade num clube europeu de topo. Esse é um dos (vários) motivos pelos quais me opus veementemente à sua contratação.
 
D

Dragon_92

Guest
Licha disse:
Dizer que o Marcano não sabe sair a jogar não é brincadeira, é só ignorância. A técnica e o critério de passe do Marcano são óptimos. Nisso sempre foi muito melhor do que o Felipe, por exemplo. Esse sim, usava e abusava do chutão.
Conclusão: não temos visto os mesmos jogos esta época.

Siga.
 
D

Dragon_92

Guest
Licha disse:
Pois não. Nem nesta, nem em 16/17 e 17/18.
17/18 ele esteve muito bem, não me custa nada admitir.

16/17 esteve certinho, mas nada do outro mundo.

Esta época tem estado um desastre, tal como nas duas épocas anteriores a 16/17.

É a minha opinião.

E nem acho que os chutões que tenho visto nele sejam totalmente culpa do jogador... São também ordens do treinador. Mas que o Mbemba é bem melhor que ele a sair a jogar, disso não tenho dúvidas. Melhor que ele e que todos os outros centrais do plantel... Bastou ver os minutos que fez contra o Vitória para se sentir logo a diferença.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,457
920
Porto, 1977
Pergunta: O que é que tem a dizer pelo facto do VAR ter reconhecido publicamente o erro no jogo de Portimão?

Resposta: Isso faz parte do jogo passado.

É bom ter um treinador emocional e com o coração ao pé da boca que, para além de ter contrato, também sente o clube.
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
DrGero disse:
Pergunta: O que é que tem a dizer pelo facto do VAR ter reconhecido publicamente o erro no jogo de Portimão?

Resposta: Isso faz parte do jogo passado.

É bom ter um treinador emocional e com o coração ao pé da boca que, para além de ter contrato, também sente o clube.
Talvez o jornalista fosse um gajo alto e corpulento. Se fosse tipo Bruno Costa ou Nakajima levava resposta a sério deste homem cheio de portismo e de coragem.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,830
2,569
Porto
DrGero disse:
Pergunta: O que é que tem a dizer pelo facto do VAR ter reconhecido publicamente o erro no jogo de Portimão?

Resposta: Isso faz parte do jogo passado.

É bom ter um treinador emocional e com o coração ao pé da boca que, para além de ter contrato, também sente o clube.
O Foco absoluto dos jogadores e tecnicos tem que ser o jogo de amanha.

Para alem disso, hoje toda ( ou quase) afirmaçao menos alinhada, dá castigo  e o FCP tem hoje uma estrutura  a quem cabe, essencialmente  dar respostas a essas questoes, se assim o entenderem.



 

Blue Dragon

Tribuna
3 Março 2016
2,695
155
COTADRAGÃO disse:
O Foco absoluto dos jogadores e tecnicos tem que ser o jogo de amanha.

Para alem disso, hoje toda ( ou quase) afirmaçao menos alinhada, dá castigo  e o FCP tem hoje uma estrutura  a quem cabe, essencialmente  dar respostas a essas questoes, se assim o entenderem.
Engraçado que antes do treinador ser o Sérgio Conceição não era assim...

Tanto que o NES era sempre criticado por ser um manso.

Mas com o Sérgio Conceição está tudo bem. Afinal um treinador não deve comentar arbitragens.

É preciso manter o foco no nosso extraordinário futebol.

 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,830
2,569
Porto
Blue Dragon disse:
Engraçado que antes do treinador ser o Sérgio Conceição não era assim...
Tanto que o NES era sempre criticado por ser um manso.
Eu nao gostei essencialmente que o NES desse no final da epoca os parabens ao benfica....achei Infeliz.

Quanto do facto de durante a epoca se ter resguardado, em termos de considerandos, até o posso perceber, dado o que tinha acontecido com Lopetegui, quando e bem falava do "Manto Sagrado" .

E hoje ha um Departamento de Comunicaçao, programas diarios a noite do Porto Canal , sem invalidar que o Clube/Sad emita comunicados quando entender ou tome outras iniciativas.

Dado o momento que se vive de ha uns tempos para cá, no Futebol Portugues, acho que a equipa tecnica se deve resguardar um tanto, até para o Clube falar a "uma só voz" e nao entrar em contradiçoes.