Para mim, neste momento, com o actual plantel do FCPorto, para mim o Ruben é titularíssimo ao lado de Danilo e com Herrera mais solto na frente, a esticar mais o jogo.
O Ruben para mim, foi prejudicado pela forma como o FCPorto se exibiu na época passada, principalmente na 2ª metade da época e isso atrasou um pouco a sua evolução e retirou-lhe alguma confiança.
Esta época, espero que o Nuno perceba que o FCPorto melhora substancialmente a sua primeira fase de construção com Ruben em campo, e espera que não insista em colocar Herrera a recuar e a pautar o início do processo de construção do FCPorto. Ganhamos se Herrera jogar mais à frente, e ganhamos também se for o Ruben a comandar o início das operações na primeira fase de construção. No último jogo no Dragão, vimos muitas vezes Herrera a recuar para iniciar a construção e o Ruben a avançar para a linha de meio-campo, espero que o Nuno não insista nisto, porque o FCPorto ganha muito mais se for o Ruben a ter esse papel. O Ruben é um jogador com uma qualidade de passe extraordinária, vimos imensos lances ainda no último jogo, onde ele faz passes de 30/40 metros tanto para Layun como para Maxi com grande qualidade, bem como bolas em profundidade nas costas da defesa contrária, teleguiadas.
O Ruben pode perfeitamente jogar e jogar muito bem, neste 4-3-3 do FCPorto, não pode é ser num meio campo com pouca intensidade e fisicamente limitado. Um meio campo com Ruben mais posicional a pautar o jogo desde trás, com Danilo mais próximo de Ruben, mas com mais liberdade e área de acção para dar músculo, poder físico e capacidade de recuperação e um Hector Herrera mais adiantado, mais pressionante, a esticar mais o jogo e a dar profundidade à equipa e a aparecer em zonas próximas ao ponta de lança.
Aliás, para este jogo de amanhã com a Roma, o meu meio-campo seria Ruben, Danilo e Herrera. Acho que é indispensável para este jogo, contarmos com um jogador com a qualidade de passe e visão do Ruben, especialmente quando temos que aproveitar a velocidade dos homens da frente, e a qualidade de passe do Ruben pode ser fundamental no aproveitamento da profundidade nas costas da defesa da Roma.