Râguebi

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,997
5,450
DeepBlue disse:
Haka, Cibi e Sipi Tau

Emoção e orgulho tribal/patriota a rodos. Uma injecção de pura adrenalina!

» Haka (All Blacks)

https://www.youtube.com/watch?v=wOuycLaJ-_s

» Cipi (Fiji)

https://www.youtube.com/watch?v=sI7LXothE9c

» Sipi Tau (Tonga)

https://www.youtube.com/watch?v=ME8NtctI_Ro
Sempre que vejo o Haka lembro-me do meu jogador de Rugby favorito de sempre - Sebastian Chabal - a olhar para os Kiwis cheio de ganas de os morder :

https://www.youtube.com/watch?v=hPKyZKOcsIk

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Di Charis disse:
Sempre que vejo o Haka lembro-me do meu jogador de Rugby favorito de sempre - Sebastian Chabal - a olhar para os Kiwis cheio de ganas de os morder :

https://www.youtube.com/watch?v=hPKyZKOcsIk
Eu falar que sei que não vai cair bem mas é o que eu penso e felizmente neste espaço foi respeitado desde que não insulte ninguém.
Eu devo ser das poucas pessoas no Mundo que não acho graça alguma nesse "Haka" eu se jogasse pelo time contrário se estivesse motivado ainda me sentiria mais motivado a arrebentar com essa palhaçada do tipo eu não consumo mel eu como Abelha..
Podem invocar que isso faz parte da cultura deles até aceito mas como eles têm a deles os outros têm a sua e até considero isso como arrogância e exibicionismo barato.
Cada um pode pensar o que quiser apenas falei algo que penso.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,997
5,450
Morais disse:
Eu falar que sei que não vai cair bem mas é o que eu penso e felizmente neste espaço foi respeitado desde que não insulte ninguém.
Eu devo ser das poucas pessoas no Mundo que não acho graça alguma nesse "Haka" eu se jogasse pelo time contrário se estivesse motivado ainda me sentiria mais motivado a arrebentar com essa palhaçada do tipo eu não consumo mel eu como Abelha..
Podem invocar que isso faz parte da cultura deles até aceito mas como eles têm a deles os outros têm a sua e até considero isso como arrogância e exibicionismo barato.
Não vejo problema algum em teres uma opinião discordante.

O Haka é sem dúvida um espectáculo hoje em dia, é algo que vende - mas também trás qualquer coisa ao Rugby e ao evento de ver jogar a Nova Zelândia.

A maioria das equipas que estão perto do nível da nova zelândia ou em fases de forma em que acreditam que lhes podem ganhar, acabam por usar o haka como isso mesmo, um motivador.

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Di Charis disse:
Não vejo problema algum em teres uma opinião discordante.

O Haka é sem dúvida um espectáculo hoje em dia, é algo que vende - mas também trás qualquer coisa ao Rugby e ao evento de ver jogar a Nova Zelândia.

A maioria das equipas que estão perto do nível da nova zelândia ou em fases de forma em que acreditam que lhes podem ganhar, acabam por usar o haka como isso mesmo, um motivador.
Entendo mas eu não sou nada mercantilista com meus valores culturais e sobretudo com meus preceitos que até é uma salgalhada de culturas e países.
Posto isto se eu defronta-se seja lá em que modalidade for e visse isso,eu em meu estado normal sempre entrei para dividir e joguei futebol num caso desses eu entraria para rachar no meio,são perspetivas e conceitos culturais dos mais díspares,mas sou desse jeito,errado ou certo sou desse jeito,considero isso desaforo e nunca tive o costume de o levar para casa.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,726
29,005
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Morais disse:
Eu vejo o oposto.
Desafiando e provocando acabam por demonstrar respeito pelo adversário E o haka tem mais efeito quando do outro lado se sabe que para além do haka existe um enorme conjunto de jogadores.. Por falar nisso tenho imensas saudades de os ver jogar.. 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
MiguelDeco disse:
Eu vejo o oposto.
Desafiando e provocando acabam por demonstrar respeito pelo adversário E o haka tem mais efeito quando do outro lado se sabe que para além do haka existe um enorme conjunto de jogadores.. Por falar nisso tenho imensas saudades de os ver jogar..
Tua forma de estar,cultura é muito abrangente a minha não é.Lugar de palhaço é no Circo aí eu acho graça.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,726
29,005
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Morais disse:
Tua forma de estar,cultura é muito abrangente a minha não é.Lugar de palhaço é no Circo aí eu acho graça.
Não me parece que seja circo. Não concordo. Quando vês boxe, na antevisão e naqueles momentos antes do combate, existem vários momentos de olhares intensos e tentativas de intimidação. Faz parte dos mind games de um desporto que é violento. O rugby é igual. É um desporto muito violento em termos físicos onde a vertente do mind game prévio é bastante interessante e normal. E já nem falo da vertente cultural que está subjacente a tudo isto...

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
MiguelDeco disse:
Não me parece que seja circo. Não concordo. Quando vês boxe, na antevisão e naqueles momentos antes do combate, existem vários momentos de olhares intensos e tentativas de intimidação. Faz parte dos mind games de um desporto que é violento. O rugby é igual. É um desporto muito violento em termos físicos onde a vertente do mind game prévio é bastante interessante e normal. E já nem falo da vertente cultural que está subjacente a tudo isto...
Não concordo e digo mais se fizessem isso na minha frente e num contexto de jogo se estivesse armado mandava bala,punha todo o mundo para correr já que querem show que seja completo.
São maneiras de ver a coisa e nada a ver com um combate de boxe em que os dois pugilistas se encaram,isso considero normal ,num jogo de raguebi não,que eliás não acho nada de violento apenas bruto nada além disso.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
37,733
17,827
Daikan disse:
NZ vs SA foi um jogo de pormenores... Os erros dos sul-africanos acabaram por ser fatais. o Faf esteve irreconhecível.

Mas engane-se quem pensa que isto será um passeio para a NZ. Há ali problemas nas linhas atrasadas que podem e devem ser explorados pelos adversários. É no geral uma geração mais "acessivel" ( impossível dizer fraca ) que as ultimas da NZ. E mantenho que o Beauden deveria jogar a 10 e o Bem Smith a 15...
Achas que a África de Sul tem hipóteses de vencer o Mundial? Ou com maior ou menor dificuldade a Nova Zelândia vence isto?
E que pensas da Irlanda e Inglaterra?

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
dragao86 disse:
Achas que a África de Sul tem hipóteses de vencer o Mundial? Ou com maior ou menor dificuldade a Nova Zelândia vence isto?
E que pensas da Irlanda e Inglaterra?
Eu diria que este é o mundial mais em aberto de sempre. Os ultimos tempos do rugby foram de loucos, 3/4 equipas a passarem pela liderança do ranking mundial. Uma NZ imbatível durante anos a dar uma coça na australia, depois a perder com a irlanda e depois a levar uma coça da mesma australia.
Um pais de Gales a ganhar tds os jogos do torneio das 6 nações mas depois a baixar muito. Uma SA a ganhar o rugby championship. Agora aparece uma Inglaterra em muito boa forma também...

Para mim, a nivel de possibilidades colocaria:
1-SA e NZ
2-Inglaterra e Irlanda
3-Pais de Gales

Com 95% de certeza será um destes, até diria dos 4 primeiros. Nem coloco a Australia mas....
Gostava que fosse Gales mas é complicado pela pouca profundidade de plantel. Os ultimos 20min costumam ser penosos porque o banco, em especial para o pack avançado, não tem a mesma qualidade do titular.

Apostando dinheiro, ainda o metia na SA...

De recordar que em 8 campeonatos do mundo, apenas 1 foi conquistado por um país do hemisfério norte, a Inglaterra em 2003 com aquele famoso pontape de ressalto do Jonny Wilkinson.

Também não esquecer que a toda poderosa NZ até ficou 24 anos sem ganhar o mundial...

Ja agora, é praticamente certo um
Irlanda-SA nos quartos já!

E assim sendo podemos ter meias finais tipo:
Ingalterra-NZ
SA/Irlanda-Gales ( mais uma vez descontando a australia, mas vai ser interessante, o Gales-Australia )

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Em relação às danças antes dos jogos tipo Haka, é uma tradição maori com significado, mesmo que muitos jogadores não tenham até sangue maori. Mas até acaba por ser interessante isso, numa de conciliação e união do povo...

Curioso que há uns anos houve um NZ-Australia muito quente em que os jogadores australianos viraram as costas ao Haka.. Na altura foi um escandalo. Anos mais tarde, o capitão australiano dessa equipa, numa de arrependimento, participou de um documentário em que foi à NZ descobrir o que é mesmo o Haka ( e até acaba dançando também ).
Recomendo este pequeno documentário.

jfc_campos

Tribuna Presidencial
3 Maio 2012
5,624
1,733
Conquistas
4
33
Porto
  • Lucho González
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Go All Blacks!!!!

Ka tu te ihiihi
Ka tu te wanawana
Ki runga ki te rangi e tu iho nei,
Tu iho nei, hi!

Ponga ra!

Kapa o pango, aue hi!
Ponga ra!
Kapa o pango, aue hi, ha!
Hii!!!

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
jfc_campos disse:
Go All Blacks!!!!

Ka tu te ihiihi
Ka tu te wanawana
Ki runga ki te rangi e tu iho nei,
Tu iho nei, hi!

Ponga ra!

Kapa o pango, aue hi!
Ponga ra!
Kapa o pango, aue hi, ha!
Hii!!!
Gwlad, gwlad, pleidiol wyf i'm gwlad!

Tra môr yn fur i'r bur hoff bau,
O bydded i'r hen iaith barhau!

Tra môr yn fur i'r bur hoff bau,
O bydded i'r hen iaith barhau!

hehehehe :)

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Nada contra quem gosta dos All Blacks mas eu acho que o Rugby Union já merece outro campeão do mundo, depois do bis da NZ... Só faz bem ao desporto.

E portanto, como sou do hemisfério Norte, go Wales! Senão, que seja a Irlanda, e se não que seja a Inglaterra... heheh

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,452
33,886
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Eu acho o Haka, e as danças tribais já enunciadas atrás, das manifestações culturais mais bonitas do desporto. Nem sequer entendo aquilo como provocação, pode ser um factor motivador/inquietação para as equipas adversárias para as equipas que o fazem entendo que serve de factor de união naquele objectivo comum.

Há alguma explicação, resumida claro está, para o facto das equipas da Ocêania serem tão fortes no rugby?