Ao próximo Presidente do FC Porto será pedida uma missão hercúlea, este deverá ter um verdadeiro sentido de missão e estar consciente que a probabilidade de ser um Presidente interino/transitório é alta. O primeiro grande obstáculo será nas eleições, a força eleitoral de Pinto da Costa não é a claque, a sua grande força, são as casas do FC Porto, aí sim reside o grande bastião eleitoral de JNPC.
Na minha opinião, a chave para agregar Portistas dessa falange, passará sempre pela despersonificação da mensagem, criticar a SAD (eufemismo para o atual JNPC) mantendo o legado do antigo JNPC. Há, como tem que haver em todos os Portistas um sentimento de gratidão para com Pinto da Costa, ele foi figura maior na potencialização do FC Porto que "hoje" conhecemos. Esse sentimento, ainda muito enraizado nos Portistas das casas do Porto (cerca 1700 no último jantar de 14 casas do FC Porto da região do Minho) não permite um choque frontal à figura de JNPC. Muitos deles, de "outros tempos" viram o ante e pós JNPC e um ataque severo ao ídolo de uma vida, nunca será, julgo eu, bem sucedido.
Seguido do primeiro grande obstáculo, as eleições, vem outro com certeza ainda maior. O passo lógico para o primeiro Presidente pós/JNPC será pedir uma auditoria às contas do clube, se dela resultarem indícios de gestão danosa, vem a primeira grande encruzilhada, engolir e tornar-se conivente, podendo no futuro, ser acusado de tal, do ponto de vista moral e cível, ou, novamente carregar em cima da figura de JNPC, sendo certo que na existência de maus resultados, esse ataque a essa figura maior, lhe será atirado à cara.
Penso que, por causa destas questões e outras, todos com reais aspirações de ser candidatos, preferirão concorrer contra o sucessor de JNPC do que contra este último. Esse sucessor do sucessor poderá sempre disparar contra o seu antecessor, a luta contra JNPC poderá sempre ser assacada ao presidente do anterior exercício. Em suma será sempre preferível alguém rebentar a bomba e "eu" colar os cacos do que ser "eu" com o "gatilho na mão".
Louvo-lhe
@Vartan as palavras e esse sentido de missão que me pareceu estar presente nas suas palavras, anseio por algo mais concreto ao nível da candidatura, espero que possa passar das palavras aos actos e claro que me predisponho a ajudar no que me for possível.
Sei que não terá uma missão fácil, até mesmo na própria concretização dessa mesma candidatura mas deixo-lhe a certeza que se isto for o primeiro, mesmo que pequenino passo, para o emergir do debate do estado do clube e de possíveis soluções de "governação", já terá prestado ao FC Porto que todos amamos, um excelente serviço.
Bem-haja caro Ricardo.