Proposta de alternativa à atual administração

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,662
23,840
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
PO disse:
Gostava de deixar aqui um desafio a todos: quais são as medidas, políticas, prioridades, opções... que acham que uma nova direção deve seguir?
Existe mesmo muita coisa a ser feita. As prioridades são muitas. Nas contas há muita coisa a fazer, desde logo e por muito que custe a diminuição da despesa. Com as receitas de TV dos próximos anos já hipotecadas será necessário criar algumas receitas extraordinárias. É preciso alguma criatividade. É preciso encontrar soluções de financiamento.
O futuro do clube passa pela formação. Não inteiramente como alimentador da equipa principal mas também como instrumento de gerar receita com a venda de jogadores que não fiquem na equipa A. Para isso é necessário uma estrutura totalmente profissional com os melhores treinadores de formação e a capacidade de segurar e agregar talento. E muito muito mais coisas...

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,289
26,017
Conquistas
1
Por esta pequeníssima amostra e logo na primeira iniciativa para criar um projeto... Já se viu que existem muitos velhos do Restelo na massa adepta...

Para eles, deviam ser dedicadas esta eliminação da Champions, o resultado em Barcelos e os próximos desaires do clube...

Continuem a apoiar o Pinto velho, que só nas moças rivaliza com o grande Pinto do passado...

Drgon Sky

Bancada central
27 Julho 2015
2,433
281
PO disse:
Os adeptos do United estão muito preocupados e chateados com a gestão do Glazer!
E sabes porque?

Porque depois de um período em que compraram ações do clube de forma gradual, em 2005 a família Glazer (Malcolm, que morreu em 2014, colocou os seus seis filhos a gerir o clube), passou a deter o clube por completo.

O Problemas é que a compra do clube por parte dos Glazer foi feita através de um esquema complexo que atraiu as críticas de muitos adeptos do clube: a família comprou o clube, tendo-se endividado nesse processo. Mais tarde, passou essa dívida para o clube, que até hoje continua a pagá-la. E tudo isto aconteceu devido aos estatutos que o clube possuía até 2005.

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
PO disse:
Os adeptos do United estão muito preocupados e chateados com a gestão do Glazer!
Os Glazers são donos do clube por isso não há nada que os adeptos do Manchester United possam fazer a não ser que venha outro investidor. Só que os Glazers estão ausente na gestão desportiva, pois este opta por delegar, ao contrário de PdC pois este não delega nada, quer dizer apenas delega quando se trata de amigos.
Neste caso os Glazers delegaram a gestão do futebol para Ed Woodward. Os adeptos do Manchester United não estão chateados pela gestão de Glazer, mas sim estão bastante chateados pela gestão de Ed Woodward, desde que assumiu o cargo de chairman tem havido dinheiro mal gasto.

Drgon Sky

Bancada central
27 Julho 2015
2,433
281
PO disse:
Depois da desblindagem o preço cai mais. O clube está em falência. A totalidade do ativo não chega para cobrir o passivo. Desblindar o clube significa que uma qualquer toupeira poderia comprar o clube talvez até por menos de 1M de euros!
Isso não é verdade. Tens ideia de quem são os maiores acionistas individuais do NGC e porque?

patitu

Bancada central
1 Junho 2007
1,581
341
Viana do Castelo
Drgon Sky disse:
Isso não é verdade. Tens ideia de quem são os maiores acionistas individuais do NGC e porque?
Claro que não é verdade.

Alguma vez pinto da Costa e Oliveira vendiam as suas ações por 1M?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
Mesmo vendendo a SAD é possível acautelar os interesses do clube. Existem determinados mecanismos como disposições estatutárias como uma instituição da "golden share", acções com nível diferenciados, etc... Claro que o melhor seria sempre vender a um accionista português e portista.

Drgon Sky

Bancada central
27 Julho 2015
2,433
281
patitu disse:
Claro que não é verdade.

Pois! Já tens aí parte da resposta.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,317
37,960
Tenho vista para o Dragão.
Drgon Sky disse:
Eu sou apologista do desmantelamento dos estatutos da SAD e do Clube FC Porto para que o clube seja vendido em 51% para um investido/dono e os restantes serem disponibilizados para a CMP e restantes sócios interessados, um pouco á semelhança do que acontece em Inglaterra e em França com os grandes clubes.

Só dessa forma teremos capital investido e gerido de forma empresarial e séria. Existem varios magnatas interessados no NGC. A mim não me afeta nada que isso aconteça e assim seria o fim dos abutres que se vão perfilar pela cadeira do poder, pois não vejo ninguem (Oliveiras, Rui Moreiras, AVB... etc...) com capacidade de ser Presidente do nosso clube.
Existem?
Que retorno esperam tirar de um clube de uma liga periférica, um enorme clube, mas ainda assim num mercado muito pequeno.

Viriam investir dezenas de milhões de euros sem ter o devido retorno, ou esperar imensos anos para o reaver e começar a tirar lucro?
Estilo chapar 400 milhões de euros, limpar o passivo e depois o clube devolver anualmente 40M livres de qualquer tipo de juro, ou 20M em 20 anos?
Será que esse magnata iria ficar aqui esse tempo todo sem se cansar do "brinquedo"?

Fico sempre de pé atrás quando vejo um clube a passar para as mãos de uma só pessoa, é arriscar demasiado com uma instituição.
O problema do FCP nunca foi dinheiro, foi sim gastá-lo mal para alimentar vícios.

Sou apologista que que qualquer lista que ganhasse umas eleições, automaticamente deveria iniciar um processo de auditoria externa às contas do grupo FCP.
Isso e também limitação de mandatos, tipo 3 no máximo, ou 4... já a esticar muito.

______

Passei os posts para aqui, é um local mais apropriado.

PortoSempre

Arquibancada
6 Janeiro 2013
254
188
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Ao próximo Presidente do FC Porto será pedida uma missão hercúlea, este deverá ter um verdadeiro sentido de missão e estar consciente que a probabilidade de ser um Presidente interino/transitório é alta. O primeiro grande obstáculo será nas eleições, a força eleitoral de Pinto da Costa não é a claque, a sua grande força, são as casas do FC Porto, aí sim reside o grande bastião eleitoral de JNPC.

Na minha opinião, a chave para agregar Portistas dessa falange, passará sempre pela despersonificação da mensagem, criticar a SAD (eufemismo para o atual JNPC) mantendo o legado do antigo JNPC. Há, como tem que haver em todos os Portistas um sentimento de gratidão para com Pinto da Costa, ele foi figura maior na potencialização do FC Porto que "hoje" conhecemos. Esse sentimento, ainda muito enraizado nos Portistas das casas do Porto (cerca 1700 no último jantar de 14 casas do FC Porto da região do Minho) não permite um choque frontal à figura de JNPC. Muitos deles, de "outros tempos" viram o ante e pós JNPC e um ataque severo ao ídolo de uma vida, nunca será, julgo eu, bem sucedido.

Seguido do primeiro grande obstáculo, as eleições, vem outro com certeza ainda maior. O passo lógico para o primeiro Presidente pós/JNPC será pedir uma auditoria às contas do clube, se dela resultarem indícios de gestão danosa, vem a primeira grande encruzilhada, engolir e tornar-se conivente, podendo no futuro, ser acusado de tal, do ponto de vista moral e cível, ou, novamente carregar em cima da figura de JNPC, sendo certo que na existência de maus resultados, esse ataque a essa figura maior, lhe será atirado à cara.

Penso que, por causa destas questões e outras, todos com reais aspirações de ser candidatos, preferirão concorrer contra o sucessor de JNPC do que contra este último. Esse sucessor do sucessor poderá sempre disparar contra o seu antecessor, a luta contra JNPC poderá sempre ser assacada ao presidente do anterior exercício. Em suma será sempre preferível alguém rebentar a bomba e "eu" colar os cacos do que ser "eu" com o "gatilho na mão".

Louvo-lhe @Vartan as palavras e esse sentido de missão que me pareceu estar presente nas suas palavras, anseio por algo mais concreto ao nível da candidatura, espero que possa passar das palavras aos actos e claro que me predisponho a ajudar no que me for possível.
Sei que não terá uma missão fácil, até mesmo na própria concretização dessa mesma candidatura mas deixo-lhe a certeza que se isto for o primeiro, mesmo que pequenino passo, para o emergir do debate do estado do clube e de possíveis soluções de "governação", já terá prestado ao FC Porto que todos amamos, um excelente serviço.

Bem-haja caro Ricardo.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,001
3,680
Antes de mais: parabéns.

Depois: disponibilidade para ajudar sempre.
Pelo Porto, sempre.

Ps: não é possível enviar mensagens privadas aqui?

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,289
26,017
Conquistas
1
joliveira disse:
Mesmo vendendo a SAD é possível acautelar os interesses do clube. Existem determinados mecanismos como disposições estatutárias como uma instituição da "golden share", acções com nível diferenciados, etc... Claro que o melhor seria sempre vender a um accionista português e portista.
Mais um emprestimozinho ou dois e o Berardo comprava nos isto...

Eu acho interessante o pessoal olhar pro benfica como exemplo... E eles não fazem mais que lavar dinheiro com o Jorge Mendes e suas redes de interesses totalmente opacas...

E queiram competir num país de benfiquistao com tiros nos pés tipo auditorias externas que nos iam lixar e publicar tudo na imprensa lisboeta...

É o que eu digo, há muitos muitos adeptos que merecem tudo o que está a acontecer...

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,587
18,231
patitu disse:
Claro que não é verdade.

Fiquei agora a saber que esses dois juntos têm 50% + 1 ação do clube. Pensei que o FCP tivesse 64%. Não se pode vender as coisas e ficar com elas. Se vendermos 51% das ações do clube. Perdemos o controlo. E neste momento estas ações valem 5,6M apenas.

Sergio Filipe Costa

Bancada lateral
3 Dezembro 2016
517
26
Drgon Sky disse:
Pois! Já tens aí parte da resposta.
mas quem e o cromo que quer as ações do presidente... Chega bem ter 51% para ser o dono e senhor do clube.... Sabem porque a eleições...porque nós temos a maioria do capital e nós delegamos o Presidente juntamente com a sua equipa mandatado para gerir a nossa galinha de ovos de dragão! Se somos o patrão e não gostamos do gerente... O que fazemos...

EJCC

Arquibancada
1 Setembro 2012
486
894
35
Sta. M. Da Feira
Perdoem-me a ignorância mas quais são os requisitos para alguém se candidatar à presidência do clube? Os estatutos não colocam uma série de requisitos?

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
tripeiro_de_gema disse:
Os Glazers são donos do clube por isso não há nada que os adeptos do Manchester United possam fazer a não ser que venha outro investidor. Só que os Glazers estão ausente na gestão desportiva, pois este opta por delegar, ao contrário de PdC pois este não delega nada, quer dizer apenas delega quando se trata de amigos.
Neste caso os Glazers delegaram a gestão do futebol para Ed Woodward. Os adeptos do Manchester United não estão chateados pela gestão de Glazer, mas sim estão bastante chateados pela gestão de Ed Woodward, desde que assumiu o cargo de chairman tem havido dinheiro mal gasto.
Sim. É o problema mais recente. Mas na verdade os problemas deles com os Glazers já vem desde a compra do clube. Os americanos pediram empréstimos massivos para ter dinheiro para comprar o United e depois colocaram o passivo daquela dívida toda no clube. Por isso, o United é o clube da europa com maior passivo, mas que na verdade não foi feito pelo clube mas sim pelos donos.

Drgon Sky

Bancada central
27 Julho 2015
2,433
281
Sergio Filipe Costa disse:
mas quem e o cromo que quer as ações do presidente... Chega bem ter 51% para ser o dono e senhor do clube.... Sabem porque a eleições...porque nós temos a maioria do capital e nós delegamos o Presidente juntamente com a sua equipa mandatado para gerir a nossa galinha de ovos de dragão! Se somos o patrão e não gostamos do gerente... O que fazemos...
Tens alguma razão, mas não te esqueças que já nasceram e morreram pessoas que só viram um unico Presidente no nosso clube e ele é o PdC. Serve de muito as eleições... nota-se!

A diferença é que o PdC enriqueceu com o NGC, enquanto um investidor/dono, arrisca o seu dinhero pelo clube. São coisas diferentes, mas no que concerne ao poder, vai dar ao mesmo.

RGalego

Chega de luto, o futuro é já ali!
12 Março 2012
12,388
13,838
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Temos uma líder carismático, totalitário e vencedor.

Ninguém de relevo ousará se descredibilizar, enfrentando e atacando um homem que é a maior figura da história do NGC.

Só a iminência da morte vai separar o caminho do presidente e do clube.

Até lá, cabe a nós esperar que algumas coisas de bom ainda sejam feitas e que o clube não tome um caminho no desfiladeiro do irremediável.

Mas respeito todos aqueles que querem ir contra a inércia.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,289
26,017
Conquistas
1
RGalego disse:

Ninguém de relevo ousará se descredibilizar, enfrentando e atacando um homem que é a maior figura da história do NGC.

Até lá, cabe a nós esperar que algumas coisas de bom ainda sejam feitas e que o clube não tome um caminho no desfiladeiro do irremediável.

Isso do parar de ver futebol enquanto o homem não falece é uma perspectiva interessante...

E não deixa de ser inspiradora...

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,317
37,960
Tenho vista para o Dragão.
RGalego disse:

O Oliveira não contava que tivesse de esperar tanto tempo pela vez dele.

Estado
Não está aberto para novas respostas.