#Andebol Pré-Época 2024/2025

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,543
8,574
43
Porto
A questão é se nós vamos ser um adversário ou não.
Acho que a história do lutarmos até ao fim pode escamotear que, a meu ver, não tínhamos a mínima hipótese de ganhar.. eles eram/foram melhores do que nós.
É um grande ponto, sem dúvida.
Confesso que parto para a época com baixas expectativas.
O regresso do Magnus, na minha modesta opinião, tratou-se de um remendo e de uma solução "fácil" para uma nova Direcção que pouca margem teve para preparar a época sendo que, ao contrário da opinião da maioria, não acredito que surta grande efeito.
Do outro lado prevejo que vamos ter 2 adversários mais fortes do que na época passada.
Vamos continuar a ter um Sporting muito forte e que ainda vai beneficiar muito do andamento que a Champions lhes vai trazer (vantagem essa da qual beneficiámos bastante durante alguns anos) e o Benfica, será um erro se os desvalorizarmos pois não irá ter, certamente, a época azarada que teve na época passada.
Voltando ao início, e ao teu ponto, tenho muitas dificuldades em acreditar que vamos conseguir lutar de igual para igual com o Sporting.
O que isto tem de bom é que com as baixas expectativas, praticamente só existe lugar para ser surpreendido...positivamente.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
É um grande ponto, sem dúvida.
Confesso que parto para a época com baixas expectativas.
O regresso do Magnus, na minha modesta opinião, tratou-se de um remendo e de uma solução "fácil" para uma nova Direcção que pouca margem teve para preparar a época sendo que, ao contrário da opinião da maioria, não acredito que surta grande efeito.
Do outro lado prevejo que vamos ter 2 adversários mais fortes do que na época passada.
Vamos continuar a ter um Sporting muito forte e que ainda vai beneficiar muito do andamento que a Champions lhes vai trazer (vantagem essa da qual beneficiámos bastante durante alguns anos) e o Benfica, será um erro se os desvalorizarmos pois não irá ter, certamente, a época azarada que teve na época passada.
Voltando ao início, e ao teu ponto, tenho muitas dificuldades em acreditar que vamos conseguir lutar de igual para igual com o Sporting.
O que isto tem de bom é que com as baixas expectativas, praticamente só existe lugar para ser surpreendido...positivamente.
Ao menos com o Magnus deve dar para não perder em casa com o ABC e no Águas

E se assim for, estaremos novamente na luta até ao fim

O FCPorto, na sua história, não é conhecido por ganhar recorrentemente nas modalidades por ter mais dinheiro ou planteis mais cotados. Aliás há muitos exemplos exactamente do contrário
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
119,856
54,365
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Ao menos com o Magnus deve dar para não perder em casa com o ABC e no Águas

E se assim for, estaremos novamente na luta até ao fim

O FCPorto, na sua história, não é conhecido por ganhar recorrentemente nas modalidades por ter mais dinheiro ou planteis mais cotados. Aliás há muitos exemplos exactamente do contrário
Por acaso perdemos com o Magnus contra o Águas, na última vez que lá jogou.
 
  • Like
Reações: Flamma

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Por acaso perdemos com o Magnus contra o Águas, na última vez que lá jogou.
Perdeste, e foste campeão nacional

O Obradovic perdeu em casa com o Xico e também foi

Além disso, se fizermos um levantamento das derrotas, fora com os 2 grandes (e mesmo com o SLB devem ser poucas), para o campeonato, nos anos todos de Magnus, devem contar-se pelos dedos de uma mão

E devem sobrar dedos.

E depois, mais importante que tudo isto, é que quando chegava os jogos que decidiam o campeão, os últimos até disputados em casa do adversário directo, nunca perdias.

Este ano foi igual, e ao intervalo ja estava o campeão encontrado
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
119,856
54,365
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Perdeste, e foste campeão nacional

O Obradovic perdeu em casa com o Xico e também foi

Além disso, se fizermos um levantamento das derrotas, fora com os 2 grandes (e mesmo com o SLB devem ser poucas), para o campeonato, nos anos todos de Magnus, devem contar-se pelos dedos de uma mão

E devem sobrar dedos.

E depois, mais importante que tudo isto, é que quando chegava os jogos que decidiam o campeão, os últimos até disputados em casa do adversário directo, nunca perdias.

Este ano foi igual, e ao intervalo ja estava o campeão encontrado
Sim, o Magnus perdeu muitas poucas vezes no campeonato. Mas como referiste o Águas, fiz questão de relembrar que na última vez que lá fomos com o Magnus, infelizmente perdemos.

Agora, nos momentos chave (Benfica e Sporting), a equipa dizia sempre presente, algo que na época passada não aconteceu.
 
  • Like
Reações: Flamma

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,838
16,097
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Sim, o Magnus perdeu muitas poucas vezes no campeonato. Mas como referiste o Águas, fiz questão de relembrar que na última vez que lá fomos com o Magnus, infelizmente perdemos.

Agora, nos momentos chave (Benfica e Sporting), a equipa dizia sempre presente, algo que na época passada não aconteceu.
Estou a lembrar-me de um jogo em Avanca, outro na Póvoa e um em casa com o ISMAI que também estivemos para não ganhar.

Mas era totalmente diferente, notava-se que era fruto de cansaço, descompressão e até desgaste mental, e não falta de qualidade, de jogo ou vontade.

Este ano que passou viu-se desde cedo o rumo, a descompressão não era pontual nem execução, era a regra
 

Flamma

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
5,909
11,200
Porto
Sim, o Magnus perdeu muitas poucas vezes no campeonato. Mas como referiste o Águas, fiz questão de relembrar que na última vez que lá fomos com o Magnus, infelizmente perdemos.

Agora, nos momentos chave (Benfica e Sporting), a equipa dizia sempre presente, algo que na época passada não aconteceu.
Já era hora de olhar em frente... digo eu.

Já não tem sequer piada quando insistem - teimam - em colocar a tónica no Resende, como A grande explicação do insucesso da época passada... tornou-se apenas ridículo.

Como se não tivesse acontecido as lesões de Iturriza e do Daymaro, peças nucleares da hegemonia do FCP no andebol.

Como se o Rui Silva não tivesse distante, para ser simpático, do rendimento médio que apresentou nas épocas anteriores; o principal motor e municiador do nosso jogo ofensivo.

Não bastante, como se o David Fernández não tivesse estado praticamente ausente (mesmo quando jogou...) da temporada, não tendo podido dar o seu contributo na lateral direita.

Como se, ainda assim, com toda a conjugação destes infortúnios não tivessemos conseguido chegar ao jogo de todas as decisões, quer na Champions, quer no Campeonato, a depender apenas de nós para conquistar os objetivos a que sempre nos propusemos.
 

Flamma

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
5,909
11,200
Porto
Não há transmissão pois não?
Infelizmente... não.

Do que entretanto consegui (re)ver dos jogos de pré-época, nota-se muita gente ainda com as pernas pesadas... muitos passes errados, parece-me mais pela falta de disponibilidade e frescura físicas do que propriamente pela falta de automatismos.

Espero que o Rui Silva desta época volte a ser o Rui Sila que todos conhecemos com a nossa camisola, e não apenas a espaços como a época transacta, porque para além da defesa, estou em crer que muito da chave do nosso sucesso passará pelo recuperar da sua performance média...

O Thorsteinn foi experiência na defesa, o que muito me agrada... pode ser um sinal do Magnus a dizer que poderá ser útil igualmente na defesa, algo que, com a sua envergadura, dava um jeitaço...

Venha de lá 24/25, mas com expectativas moderadas...

O cenário competitivo desta época será bem diferente daqueles que o Magnus enfrentou nas várias épocas de sucesso que cumpriu no FCP.

Especialmente se atendermos à competitividade do sporting (muito por força do brilhantismo dos manos Costa, não há como nem porque negá-lo) e à composição do nosso atual plantel... os bravos do andebol vão precisar de todo o apoio e força vindos das bancadas do Arena.

Vamos Porto!! 😊
 

Paudragao71

Bancada central
10 Abril 2012
1,072
1,588
Já era hora de olhar em frente... digo eu.

Já não tem sequer piada quando insistem - teimam - em colocar a tónica no Resende, como A grande explicação do insucesso da época passada... tornou-se apenas ridículo.

Como se não tivesse acontecido as lesões de Iturriza e do Daymaro, peças nucleares da hegemonia do FCP no andebol.

Como se o Rui Silva não tivesse distante, para ser simpático, do rendimento médio que apresentou nas épocas anteriores; o principal motor e municiador do nosso jogo ofensivo.

Não bastante, como se o David Fernández não tivesse estado praticamente ausente (mesmo quando jogou...) da temporada, não tendo podido dar o seu contributo na lateral direita.

Como se, ainda assim, com toda a conjugação destes infortúnios não tivessemos conseguido chegar ao jogo de todas as decisões, quer na Champions, quer no Campeonato, a depender apenas de nós para conquistar os objetivos a que sempre nos propusemos.
Corrijam-me se estiver enganado... Na época passada jogámos uma 'final' do campeonato em Alvalade e perdemos; na época anterior, com o Magnus, jogámos uma 'final' em casa com o Sporting e ganhámos com uma exibição monumental do Frandsen, creio. Os sinais de perda de hegemonia já vinham dessa temporada, demérito nosso e mérito do scp
 

Flamma

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
5,909
11,200
Porto
Corrijam-me se estiver enganado... Na época passada jogámos uma 'final' do campeonato em Alvalade e perdemos; na época anterior, com o Magnus, jogámos uma 'final' em casa com o Sporting e ganhámos com uma exibição monumental do Frandsen, creio. Os sinais de perda de hegemonia já vinham dessa temporada, demérito nosso e mérito do scp
Absolutamente.

Revelador...

Magnus é obviamente muito melhor treinador do que Resende é, e alguma vez será, não queiram é fazer do ex-treinador O grande motivo pelo qual na época transacta ficámos aquém dos objetivos.

E não vale a pena repetir a mesma lenga-lenga até ao cúmulo do ridículo, vezes sem conta, que esta não vai de repente passar a ser verdade apenas porque corresponde à nossa casmurrice, arrogância, mesquinhez ou seja lá o que for 😄 ...

Existem muitos e bons argumentos que evidenciam para quem acompanha minimamente de perto o andebol nacional, o porquê do FCP ter perdido a hegemonia.

Ainda bem que existe o desafio atual, significa que o andebol português evoluiu de uma forma geral, ou pelo menos no que respeita ao nível dos candidatos ao título.

Também se fosse fácil... não era para o FCP. 😊

Acredito no trabalho que esta equipa técnica pode desenvolver (seja também muito bem regressado, Mr. Carlos Martinho!)... mas tudo somado creio que partimos atrás no favoritismo.
 
  • Like
Reações: Paudragao71