JMPedroto disse:
E os europeus que foram escravizados pelos muçulmanos antes disso? Também é mais compressível se os europeus forem racistas com eles ?
Isso tinha muito por onde pegar, foi uma luta de séculos de igual para igual, com atrocidades iguais dos dois lados.
Mas eu não estava a usar esses exemplos como justificação para o racismo no presente. O que estou a dizer é que não podes tomar como verdade universal o racismo ser injustificável. Há situações limite em que eu pelo menos percebo.
Mas falemos de hoje em dia, mete-te na pele de um miúdo da cova de moura, qual é a realidade dele? O que é que ele vê?
Não te digo para veres de fora, porque obviamente podes achar que as condições de vida deles não têm origem na cor da pele. Digo-te para pensares naquilo que é a realidade de cada um desde que nasce. Eu moro aqui na miséria e não vejo aqui nenhum branco, ali ao fundo mora tudo em casas em condições e não vive lá nenhum negro. Não é uma desculpa, mas é uma atenuante.
Isto não é igual a um gajo cuja vida nunca foi directamente afectada por um negro ir para um estádio cuspir e insultar qualquer negro que lhe apareça à frente.
PS: Eu não estou a defender que os negros o façam. É estúpido fazê-lo e é só um perpetuar da sua própria condição. Mas não acho que seja igual.