É apenas uma pergunta, respondes se quiseres obviamente.JMPedroto disse:Estás a gozar comigo não estás?
É apenas uma pergunta, respondes se quiseres obviamente.JMPedroto disse:Estás a gozar comigo não estás?
Obviamente que não sou racista. E tu?jaco250 disse:É apenas uma pergunta, respondes se quiseres obviamente.
Ora ai esta..é que lendo coisas que pululam por ai só ha racismo de um lado.Regod disse:Portugal não é racistas. Infelizmente existem indivíduos racistas.
Racismo existe em todas raças, etnias etc.
Infelizmente só se associa a uma raça e etnia.,ignorando o racism3do outro lado. Se queremos acabar com isto, temos que considerar todo o tipo de racismo, tenha a origem que tiver.
Isso é de um absurdo tremendo, é o mesmo tipo de discurso do "eu não sou racista, até tenho amigos pretos...".Regod disse:Portugal não é racistas. Infelizmente existem indivíduos racistas.
Racismo existe em todas raças, etnias etc.
Infelizmente só se associa a uma raça e etnia.,ignorando o racism3do outro lado. Se queremos acabar com isto, temos que considerar todo o tipo de racismo, tenha a origem que tiver.
Falso existem raças sim. Até a estrutura óssea difere. É qual o problema de haver raças? Eu não vejo problema, a diferença é boa, permite aprender e evoluirJohn Wick disse:Isso é de um absurdo tremendo, é o mesmo tipo de discurso do "eu não sou racista, até tenho amigos pretos...".
Em primeiro lugar, não existem raças, raças há só uma, começa por aqui, educar as pessoas para perceberam o que o termo raças na espécie humana não existe. Tudo o resto são variações fenotípicas como resultado da interacção entre genes e meio ambiente.
Em segundo lugar, não se pode ignorar o passado e o passado é uma história de superioridade étnica dos povos europeus em relação a africanos, ameríndios, etc. Séculos de escravatura e quer queiramos quer não, apesar de toda um caminho percorrido que passou pela abolição da escravatura, pela igualdade de direitos, etc., o racismo e a ignorância persistem na sociedade. Meter tudo no mesmo saco é completamente absurdo, o racismo de um branco para com um preto quer gostes ou não é diferente do racismo de um preto para com um branco, por todo um contexto social e histórico, etc. Tanto de um lado como de outro há ignorância, mas de um lado há a ideia de que os brancos são superiores e que o resto é uma raça inferior e do outro a ideia é a de que todos os brancos não prestam porque todos eles são culpados por tudo aquilo que fizeram passar os povos africanos. A verdade é que, apesar de ambos estarem totalmente errados e de ambos serem fruto da ignorância, um é muito mais compreensível de que o outro.
Não faz qualquer tipo de sentido meter tudo no mesmo saco.
Quando dizes isso só revela muita da tua ignorância. Não, não existem raças. As diferenças na estrutura óssea, na quantidade de melanina produzida, na composição e quantidade dos diferentes tipos de fibras musculares, etc., não têm absolutamente nada a ver com raça, mas sim com a interacção entre genes e ambiente, adaptações a altitude, clima, etc.Regod disse:Falso existem raças sim. Até a estrutura óssea difere. É qual o problema de haver raças? Eu não vejo problema, a diferença é boa, permite aprender e evoluir
Racismo é mau, seja se que cor for. Se vais pela escravidão, até no século XIX havia brancos a serem escravizados. Ainda hoje existem. Escravidão, perseguição não é exclusivo de uma raça. É algo transversal a todos. Os muçulmanos raotavam mulheres, de preferência branca pálida para os harens.
Existe um etnia caucasiana, os eslavos. Chamam se eslavos, porque durante séculos foram Escravizados. Está etnia está presente no leste europeu.
Racismo não pode ser aceitável, independentemente da cor do sujeito.
Devemos tratar todos de igual forma, nem se deve previligiar nem se deve prejudicar. Devemos avaliar o outro pelo que faz.
Eu tive antropologia. Sei bem de onde vem esses estudos. Genética também existem diferenças. Então nos animais também não há raças, é tudo etnia...John Wick disse:Quando dizes isso só revela muita da tua ignorância. Não, não existem raças. As diferenças na estrutura óssea, na quantidade de melanina produzida, na composição e quantidade dos diferentes tipos de fibras musculares, etc., não têm absolutamente nada a ver com raça, mas sim com a interacção entre genes e ambiente, adaptações a altitude, clima, etc.
https://www.eurekalert.org/pub_releases/1998-10/WUiS-GSRD-071098.php
https://www.nationalgeographic.com/magazine/2018/04/race-genetics-science-africa/
http://sitn.hms.harvard.edu/flash/2017/science-genetics-reshaping-race-debate-21st-century/
https://www.uni-jena.de/en/190910_JE_en.html
São alguns exemplos, é algo que está bem documentado na literatura científica e muito bem sustentado com inúmeros estudos genéticos.
A diferença q falas é a de estrutura económica q suporte o preconceito porque racismo só tem uma definição independentemente da etnia e nenhum é "compreensível".John Wick disse:Isso é de um absurdo tremendo, é o mesmo tipo de discurso do "eu não sou racista, até tenho amigos pretos...".
Em primeiro lugar, não existem raças, raças há só uma, começa por aqui, educar as pessoas para perceberam o que o termo raças na espécie humana não existe. Tudo o resto são variações fenotípicas como resultado da interacção entre genes e meio ambiente.
Em segundo lugar, não se pode ignorar o passado e o passado é uma história de superioridade étnica e moral dos povos europeus em relação a africanos, ameríndios, etc. Séculos de escravatura e quer queiramos quer não, apesar de todo um caminho percorrido que passou pela abolição da escravatura, pela igualdade de direitos, etc., o racismo e a ignorância persistem na sociedade. Meter tudo no mesmo saco é completamente absurdo, o racismo de um branco para com um preto quer gostes ou não é diferente do racismo de um preto para com um branco, por todo um contexto social e histórico, etc. Tanto de um lado como de outro há ignorância, mas de um lado há a ideia de que os brancos são superiores e que o resto é uma raça inferior e do outro a ideia é a de que todos os brancos não prestam porque todos eles são culpados por tudo aquilo que fizeram passar os povos africanos. A verdade é que, apesar de ambos estarem totalmente errados e de ambos serem fruto da ignorância, um é muito mais compreensível de que o outro.
Não faz qualquer tipo de sentido meter tudo no mesmo saco.
Falso o que dizes. E para não argumentar lê isto.Regod disse:Falso existem raças sim. Até a estrutura óssea difere. É qual o problema de haver raças? Eu não vejo problema, a diferença é boa, permite aprender e evoluir
Aceito que estou errado. E interfere na mensagem? Nop.Devenish disse:Falso o que dizes. E para não argumentar lê isto.
https://www.publico.pt/2019/06/19/ciencia/noticia/rui-diogo-biologicamente-nao-ha-racas-humanas-1877067
E essa "cena" da estrutura óssea é caricata. Se assim fosse os de pele mais clara, os chamados brancos que é uma forma de os chamar porque não há brancos no que a cor significa, também teriam várias raças porque a estrutura óssea não é igual nas diversas etnias.
Completamente falso. Não foi nada disso que escrevi. Não disse que um era válido e outro não, disse que ambos eram fruto da ignorância e disse que um era mais compreensível que o outro, porque eram diferentes na sua génese.Regod disse:Aceito que estou errado. E interfere na mensagem? Nop.
O que aqui vi foi alguém a dizer que um tipo de racismo é válido e o outro não. Eu acho que todo tipo de racismo tem de ser condenado e castigo. Independentemente da origem
Isso quer dizer o quê? O racismo é comprensível?John Wick disse:Completamente falso. Não foi nada disso que escrevi. Não disse que um era válido e outro não, disse que ambos eram fruto da ignorância e disse que um era mais compreensível que o outro, porque eram diferentes na sua génese.
É o mesmo que um judeu achar que todos os alemães são culpados daquilo que aconteceu ao seu povo e que todos têm que pagar por isso e um alemão achar que os judeus são uma raça inferior e que deve ser exterminada. O primeiro caso está errado, é fruto da ignorância, mas é muito mais compreensível que o segundo.
Não, não quer dizer que o racismo é compreensível. Quer dizer que as coisas não são comparáveis, que não se pode pôr tudo no mesmo saco, é só de uma falta de noção atroz.JMPedroto disse:Isso quer dizer o quê? O racismo é comprensível?
Compreensível? Não, não é. Não pode ser. Porque se olhar mos para o passado, quase todos os povos foram oprimidos em algum ponto da história. Se queremos acabar, minimizar, estes problemas temos que condenadar e castigar todos e qualquer tipo de racismo.John Wick disse:Completamente falso. Não foi nada disso que escrevi. Não disse que um era válido e outro não, disse que ambos eram fruto da ignorância e disse que um era mais compreensível que o outro, porque eram diferentes na sua génese.
É o mesmo que um judeu achar que todos os alemães são culpados daquilo que aconteceu ao seu povo e que todos têm que pagar por isso e um alemão achar que os judeus são uma raça inferior e que deve ser exterminada. O primeiro caso está errado, é fruto da ignorância, mas é muito mais compreensível que o segundo.
Nestas alturas vem sempre esse tipo de paleio, é o tipo de conversa que serve para mascarar muita coisa e atirar tudo para debaixo do tapete e continuarmos como se nada fosse. Sim, todos os povos foram oprimidos, a história da humanidade é uma história de violência e atrocidades, mas continuo a dizer que cada caso é um caso e que não pode ser tudo relativizado e colocado no mesmo saco, a dimensão dos problemas é completamente diferente, quer gostes ou não, há muito, mas muito mais racismo de brancos para com pretos do que o contrário, é incomparável, são situações que não fazem sequer qualquer tipo de sentido serem comparadas e vir com esses discursos, nestas alturas, é simplesmente ridículo.Regod disse:Compreensível? Não, não é. Não pode ser. Porque se olhar mos para o passado, quase todos os povos foram oprimidos em algum ponto da história. Se queremos acabar, minimizar, estes problemas temos que condenadar e castigar todos e qualquer tipo de racismo.
Porque chamam racismo então? Vocês não têm razão. Há diferenças genéticas entre os povos. Se o único problema é o uso do termo raça, digam aí qual querem usar. Temos de combater o etnismo?Devenish disse:Falso o que dizes. E para não argumentar lê isto.
https://www.publico.pt/2019/06/19/ciencia/noticia/rui-diogo-biologicamente-nao-ha-racas-humanas-1877067
E essa "cena" da estrutura óssea é caricata. Se assim fosse os de pele mais clara, os chamados brancos que é uma forma de os chamar porque não há brancos no que a cor significa, também teriam várias raças porque a estrutura óssea não é igual nas diversas etnias.
Se tu e toda a tua família fossem escravos, no século XVI ou XVII. Não era compreensível que fosses racista?JMPedroto disse:Isso quer dizer o quê? O racismo é comprensível?